Como o futebol americano une a história, o cinema e o esporte nos seus comerciais

Foto Galo Futebol Americano com uma picape Volkswagen Amarok, ilustrando a parceria com a Carbel
Galo Futebol Americano “testa” a robustez da Amarok

O Super Bowl, jogo final da temporada do futebol americano nos EUA, é um dos momentos esportivos mais marcantes do ano. E é exatamente por causa dele que várias marcas saem da “caixinha” e criam momentos marcantes – mas nos comerciais durante o jogo! Veja abaixo alguns exemplos de como o futebol americano uniu a história, o cinema e o esporte no seus comercias.

Vale reforçar que o Super Bowl é o evento de maior audiência da TV norte-americana, transmitido num horário nobre no domingo, e que, por isso, seu espaço comercial é absurdamente caro. Estou falando de mais de R$ 500.000 por segundo – pense então num comercial de 30 segundos!

Por isso, as marcas anunciantes costumam trabalhar bastante nas suas peças. Além do custo elevado e da audiência altíssima, as propagandas podem ir além, sendo lembradas por vários anos.

Três lembranças especiais

Abaixo, separei três anúncios que achei muito interessantes.

‘The Force’ – Volkswagen

Qualquer marca que se juntar a Star Wars entrará aqui na minha lista, sem dúvida! Esse é o caro da Volkswagen quee, no lançamento do novo Passat, fez um comercial com o personagem mais marcante do cinema: Darth Vader.

Foi interessante porque a Volks ficou muito tempo sem aparecer no Super Bowl, mas voltou m grande estilo. Na peça, a criança, vestida de Vader, tentar usar a Força para fazer uma série de coisas. E, claro, com o apoio da VW, a Força deu certo!

Cadillac Mãos de Tesoura

No Super Bowl da temporada passada, a grande surpresa do intervalo foi comercial inspirado no filme Edward Mãos de Tesoura, um clássico do cinema dos anos 1990, do diretor Tim Burton.

Mas, ao invés de ser estrelada por Johnny Depp (Edward), o protagonista é o seu filho, Edgard, interpretado pelo ator Timothée Chalamet, famoso pela série Homeland e, mais recentemente, pelo ´ótimo filme Dune.

Cadillac LYRIQ

Na peça, vemos o dia a dia de Edgard que, como o pai, tem as mãos de tesoura e, por isso, passa por vários apertos. Mas, graças à sua mãe, Kim Boggs, interpretada pela atriz Winona Ryder, o jovem recebe um super presente para melhorar a sua vida: um Cadillac LYRIQ

Ainda conceito, ele é o primeiro modelo 100% elétrico da marca e conta com o Super Cruise, assistente que permite que Edgard (ou qualquer motorista) solte as mãos do volante em estrada habilitadas. Muito bom!

Toyota – How great I am

O vídeo abaixo tem a atleta paralímpica Amy Purdy como protagonista. Além de uma mensagem de estímulo e superação para pessoas com deficiência, o momento mais marcante do comercial é utilizar o clássico discurso How great I am (“O quão bom eu sou” –  tradução literal), do maior boxeador de todos os tempo,  Muhammad Ali,

A propaganda, muito bem feita, marcou o Super Bowl de 2015 e faz uma referência ao Toyota Camry, um dos melhores carros já feitos pela marca na história.

E no Brasil?

Comparado a outros, o futebol americano ainda não é um esporte muito popular no Brasil, embora ele fica cada fez mais “famoso” ano após ano! Tanto é que a modalidade passa a ter torneios cada vez mais competitivos e organizados.

Se ainda não temos um Super Bowl, nem seus famosos comerciais, pelo menos começamos a ter uma aproximação de marcas automotivas e seus parceiros com alguns clubes.

Galo Futebol Americano

É o caso da Carbel Volkswagen, concessionária aqui de Belo Horizonte (MG), que é a nova patrocinadora do Galo Futebol Americano. A foto do início do post, de parte do time ao lado da picape Amarok (testada por mim – vídeos acima e abaixo), ilustra a parceria.

O apoio começou na véspera da equipe conquistar o título do Minas Gerais Football League, com uma vitória humilhante, por 40 x 3, diante do Cruzeiro Futebol Americano, em BH, diante de 300 torcedores (carga máxima de público por conta dos protocolos de segurança contra a Covid-19).

Além da liga estadual, o Galo FA já foi campeão do Brasil Futebol Americano (BFA), do Campeonato da Conferência Sudeste e do Desafio dos Campeões. O time conseguiu o recorde mundial de maior sequência de vitórias ativas: 44 triunfos consecutivos.

“Estamos muito empolgados com essa nova parceria. Fazer parte de um projeto inovador, que incentiva o esporte é algo que nos traz muita alegria e satisfação. A Carbel chega para fortalecer o projeto do futebol americano no país. O Galo Futebol Americano já tem demonstrado grande potencial e é hoje um dos melhores do Brasil”, comenta Thiago Maia, diretor da Carbel Volkswagen.

Espero que a parceria dure por muitos anos!

ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:

Comentários