Impressões: substituindo um “mito” Stilo por uma aventura familiar

Quem diria! Estou publicando as Impressões do novo carro do Leônidas, uma amante incondicional do Stilo! Mas o modelo não é o hatch médio da Fiat, mas sim um Idea Adventure Locker Dualogic! Depois de muita discussão aqui no blog, o “aventureiro familiar” da Fiat foi o modelo escolhido. Como vocês poderão ver, os dois carros têm alguns pontos em comum. Só lembrando que essa é a segunda vez que temos um Idea nesta seção do De 0 a 100 (a primeira está aqui).

Quem quiser participar do Impressões, como o Leônidas, o Rafael, o Jow, o Hugo, o Bruno, o Joathan e o Leônidas (de novo!), basta enviar um e-mail para renatoparizzi@gmail.com. Fale um pouco sobre o seu carro. Descreva os pontos positivos, negativos e conte alguma coisa curiosa! E não se esqueça de mandar fotos do veículo (só serão publicados posts com fotos). Garanto que a placa (ou algum outro detalhe) não será mostrada.

Fiat Idea

“Caros amigos, depois de um mês pesquisando aqui e ali, restaram três automóveis que atenderam os meus pré-requisitos. Uma Idea HLX Vermelha (volta de 15.600 reais); uma Meriva preta (volta de 16.250 reais); e uma Idea Adventure preta (volta de 21.000 reais), todos os automóveis com IPVA, seguro e emplacamento incluídos.

A Idea HLX foi descartada pela minha esposa por ser vermelha. Fomos fechar com a Meriva então. Carro espaçoso, câmbio automatizado e com um preço bem atraente. Na hora de bater o martelo, minha esposa falou que queria ver a Idea Adventure mais uma vez. A Adventure tinha saído do páreo por causa da dificuldade de abertura do porta malas e pelo valor superior a ser desembolsado.

No final deu mesmo Adventure, um sonho antigo da minha esposa.

Fui buscar a Adventure na última sexta-feira, chuva de granizo no STILO. Ainda bem que foi bem fraquinha. Peguei a Adventure e saí na chuva mesmo. A gasolina quase não deu para chegar no posto. Tanque cheio, fui para casa. Depois de várias barberagens, consegui chegar.

Agora já andei 70 km com ela e estou gostando muito. O motor é o mesmo do STILO, o porta malas tem 380 litros como o do STILO. Mandei uma foto mostrando como fica a parte de trás dos meus carros. É um aperto só com as duas cadeirinhas (veja mais abaixo). Mas o espaço para as pernas aumentou. O lateral continuou o mesmo.

O preto é sólido mas não vejo muita diferença nesta cor para o preto metálico. De opcional, vidro elétrico traseiro e Bluetooth com Ipod e USB. O câmbio é o Dualogic e como eu já disse, tive que me acostumar e barberei bastante principalmente nos morros. Agora já estou indo bem.

A Adventure é cheia de porta trecos e até no lugar do estepe tem um, bem grande por sinal. Mas, eté agora, o único ponto negativo é a falta do REPEAT no som. Para quem tem criança que quer ouvir a mesma música várias vezes, sabe quanta falta este recurso faz.

Para terminar, eu tentei comprar um novo STILO e minha esposa até concordou mas não achei um que me atendesse. Ela queria com Dualogic e eu concordei mas só tinha com borboletas nas concessionárias que pesquisamos. O preço é um roubo pois tem que levar o airbag junto. Fica para a próxima.

Agradeço a todos que me ajudaram a escolher. Ninguém sugeriu a Adventure mas me ajudaram a descartar alguns.

Espero em breve estar escrevendo IDEA ADV, mas por enquanto somente o STILO e a RANGER foram merecedoras de figurar com nome maiúsculo e em negrito. Por enquanto, estou feliz com minha Idea Adv. É FATO!”


Opinião do blogueiro

Repito mais ou menos o que eu disse sobre o Idea do Rafael. Gosto do espaço interno e dos vários porta-objetos do modelo.O visual ainda me agrada, por isso tenho uma alta expectativa em relação à primeira plástica do veículo.

Em relação ao desempenho, acho o motor 1.4 flex muito fraco para o carro. Já o 1.8 é melhor, mas não é nada de extraordinário, já que o Idea Adventure Locker pesa um pouco mais de 1.300 kg. O Idea do Leônidas deve estar bem legal de guiar, já que ele tem o câmbio Dualogic. Só espero que a transmissão já tenha recebido as melhorias vindas com o Palio ELX, já que os trancos das trocas de marcha do Stilo Dualogic são dolorosos.

Comentários (60)

  1. Gostaria primeiramente de parabenizar o Leônidas pela bela compra. Gosto muito do Idea Adventure.

    Leonidas gostaria que vc falasse do comportamento do câmbio. Quando andei no Linea sai satisfeito com o Dualogic, principalmente no modo manual, esperto e sem trancos em baixa e altas rotações.

    Quem acompanha blog Autos Segredos do Marlos, sabe que o Idea sofrerá uma restilização no inicio de 2010. Vc sabia ou não? Vc liga pra isso, pensando numa venda futura pela teoricamente maior desvalorização, ou não?

    Abraços e seja muito feliz com o carro.

  2. Vilker, o futuro a Deus pertence. Se a gente for esperar pela reestilização pra trocar de carro, não troca. Principalmente com a Fiat que adora mudar… O negócio é rezar pra que não tenha uma mudança drástica, como a que ocorreu do Gol GIV para o GV.

    Quanto ao Idea, apesar de eu considerar como ‘Idea de Girico’ (rss), o carro atende as necessidades do amigo Leônidas que consta de uma ‘grande’ familia e também foi a escolha de sua esposa. O carro me parece bom, confortavel e razoavelmente espaçoso, mas oque pega é o custo-beneficio. Muito caro pelo oque é.

    Enfim, parabéns ao Leônidas pela nova aquisição e felicidades com o novo carro!!

    Obs.: Leônidas, te vejo no BRAVO ano que vem!

  3. Vamos lá então:
    Cambio Dualogic. Me surpreendeu positivamente. É só uma questão de acostumar. Tem três maneiras de comportamento e cada uma tem suas vantagens e desvantagens. Modo automático normal. Bom para economizar. O carro fica lento e onde eu estaria de terceira ele está em quinta. Não é bom para subir morros de qualquer inclinação e comprimento. Fica trocando de marcha toda hora e pode atrapalhar mais do que ajudar. Modo automático S. O carro fica bem esperto. As marchas demoram mais para ser trocadas mas gasta mais combustível pois estica muito as marchas. No modo manual é igual ao câmbio normal. Se esta de quinta e o sinal fecha, ele reduz para a primeira automaticamente mesmo neste modo. Recomendo o modo manual para subir morros. Você tem o domínio do carro. Para enchentes como a de hoje, câmbio manual. Apenas não consegui foi resolver o problema de atravessar alagamentos. Como o carro não tem embreagem fico imaginando como fazer. Fico no automático normal dentro da cidade e no S na estrada. Situações difíceis, modo manual. Espero ter ajudado.

  4. Sobre me preocupar com o valor do carro na troca, não me preocupo. Não tenho tempo e troco sempre em concessionária. Lá uso a minha fórmula de valor de retorno. Se atender, tem negócio, se não atender a fórmula, não tem. É FATO!

  5. Antes que me perguntem, já vou respondendo. Por que eu olhei Tucson, C4 Pallas, Honda City, Focus Sedãn e outros carros e fiquei com a Idea Adv?
    Por que foi uma escolha de toda a família. O Tucson não vale 58.000. O acabamento e ruim e o prório vendedor fala para colocar o couro pois o estofado é uma porcaria. O carro é muito básico, não tem nada. Nas versões mais completas tem tudo mas custa MUITO mais ainda. O mesmo vale para os outros. Dos carros caros (60000 reais) que olhei, só o I30 me fez balançar. Este vale. Foi descartado por ter manutenção cara e pelo mini porta mala.
    A Idea Adv sempre foi um desejo da minha esposa e ela queria com dualogic. Apesar de não dirigir, ela dá muitos palpites. Como não consegui viabilizar outro STILO, ficamos com a Idea Adv. É FATO!

  6. É, o negócio é realizar os desejos da patroa, se ela discorda é guerra até a próxima troca de carro (rsrsrs). Meus parabéns pela compra, chutei o Linea mas já tinha dúvidas por conta da falta do cromado nas grades, mas tudo bem.

  7. Leônidas, não sou fã dos carros da Fiat(nunca tive um),e até hoje não sei para que serve o Idea porém, se você foi extremamente feliz com o Stilo desejo-lhe a mesma sorte do Idea.
    Sabe como começa uma briga de casal?, “a esposa pergunta ao marido o que tem na tv? ele responde poeira” É FATO(licença).

  8. hahaha! gostei dos comentários. Independente do carro, se você escolheu, então está feliz com ele. Parabéns Leônidas pela aquisição! Na minha opinião, o Stilo é mais carro. E o Idea será reestilizado. Se era ele mesmo o escolhido, podia ter esperado uns meses.

    E pq descartou a palio weekend adventure? É bem bonita!

    “No final deu mesmo Adventure, um sonho antigo da minha esposa.”

    Como eu já tinha apostado antes, a palavra final seria da patroa. hehehe!

  9. Parabéns Leoniadas pela escolha e bem vindo ao clube rsrs

    Espero que o Idea atenda as suas necessidades…

    Caso você tem Orkut venha participar da nossa comunidade (Fiat Idea – Comunidade Oficial). Lá trocamos informações, discutimos duvidas entre outros assuntos. Pessoal bastante participativo e gente boa..

  10. Parabéns pela aquisição. Sem dúvida, para quem gosta de carro, adquirir um veículo novo também nos renova pessoalmente. Quanto ao veículo, Idea é de gosto duvidoso, bastante feminino e familiar. Como o veículo me parece ser dividido entre o marido e a esposa (além da presença das crianças), foi uma boa escolha. Parabéns por este quadro blogueiro, pretendo acompanhar mais o site. abraço!

  11. Caro Leônidas. Só para evitar um mal-entendido, queria salientar que não é da minha índole fazer provocações. Acompanho o site há tempos, mas agora que estou participando dos comentários. Reconheço que o termo “feminino” não foi pertinente. É que, sinceramente, não gosto destas minivans (desenho). Mas o que importa é que vc e sua família estão contentes. Abraço!

  12. na versão Adventure e ainda preto “quebra o paradgma de carro feminino.” [2]

    Fica tranquilo Leônidas, desse mal vc não sofre! hehehe!

    Mas se fosse um C3 ou um Fit…….

  13. Ontem quase tive meu carro arrastado pela chuva. Acelerei tudo e consegui escapar. O carro está muito sujo por fora mas continua funcionando. Continuo com dúvidas em como proceder para atravessar alagamentos com o dualogic. Eu afundei o pé no acelerador em modo manual e passei mas não tinha ninguém na minha frente. Se eu tivesse que parar ou diminuir a aceleração acho que tinha ficado. É FATO!

  14. Leonidas o site carros on line está fazendo o teste dos 100 dias com três modelos que tem cambio automatizado. Polo I-Motion, Idea Adventure e o Meriva.

    Parece q semana q vem vão iniciar os testes com o Idea, dá uma olhada lá, talvez ajude na suas duvidas

  15. Parabens Leonidas! Andei no Ideia de um amigo e gostei muito! Gosto muito de carro alto! Gostaria que vc depois nos informace o consumo do carro. Agora e depois que o motor amaciar!

  16. Primeiro parabens ao leonidas pelo carro e que seja feliz com ele o quanto foi com o stilo, e a adventure realmente e muito melhor que a idea comum, apesar de nao me agradar muito este segmento de minivans pois nao tenho a necessidade desse tipo de veiculo.

  17. Leônidas, acho que o que você fez foi correto. Engatou a primeira e foi acelerando, no modo manual, sem mudar de marcha (como eu não estava presente, não posso comentar sobre a aceleração). Acredito que, na dúvida, seja interessante repetir o procedimento, que também é válido para os carros “manuais normais”.

  18. O Idea parece um carro interessante, mas ultimamente tem dois itens que faço questão num carro: ABS e duplo air bag.Se fosse eu, teria pego a Meriva com ABS e Air Bag duplo, ou então optado por outro carro, como por exemplo o Focus hatch automático que você encontra por volta de 56 mil.

  19. Leônidas, para atravessar uma poça com o combio dualogic, vc deve aperta o modo esportivo e manter uma aceleração constante a + ou – 3000 rpm , porque no modo esporte o cambio só faz a troca da marcha a 6000 rpm e assim ñ corre o risco do motor bebe água.

  20. Caro Sr vinicar, eu acho que a FIAT mudou um pouco o Dualogic. Agora mesmo no modo S ele muda de marcha não só pela rotação mas também pela pressão no acelerador. Assim se eu acelerar e der uma pequena parada e acelerar de novo ele muda para segunda. O meu funciona assim. Isto vale para o S ou para o normal. Para tirar a dúvida vou manter a aceleração em 3000 e ver se muda ou não. Obrigado.

  21. CARAMBA JÁ COMEÇOU A DAR PROBLEMAS TÃO NOVA E LOGO NO CÂMBIO,IMAGINO SÓ O QUE VIRÁ PELA FRENTE.
    MANTENHA TODOS INFORMADOS.

    Marcus Quintanilha

  22. Vamos lá: O carro foi devolvido na sexta feira mesmo. Segundo o “Intelligent Diagnostic Interpreter – Versão 2.00” na sua memória de erros: 2908 Erro no subsistema da embreagem 2 – Controle de embreagem – intermitente.

    O problema foi resolvido e eu fui muito bem atendido. O Reboque chegou rápido e a solução foi imediatamente dada. Ponto para a FIAT. Atendimento nota 10. Satisfeitíssimo.

  23. Aproveitando o feriado fui para uma fazenda perto de Pitangui, distante 137 km da minha casa em BH. 20 km de estrada de terra. 15 km em bom estado e 5km de estrada de fazenda, mato mesmo. Nota 10 para o Idea no asfalto e nota 10 com louvor na terra. Já tinha feito esta mesma viagem com o STILO e na terra ele não tinha se saído muito bem. O Idea é fantástico na terra. É FATO!

  24. Parece que sim caro vinicar, mas foi uma enchente mesmo. Desde que eu moro aqui neste lugar foi a segunda vez que ví água neste volume. Moro desde 2004. Só uma vez na minha vida atravessei um volume de água igual a este, foi com um Gol e não tive nenhum problema. É FATO!

  25. Leonidas, depois que o motor amaciar, as médias de consumo vão melhorar! Pode apostar! Outra coisa, conheço pessoas que tem carro automático e tiveram o mesmo problema quando tentaram passar por vias alagadas! E com carros de outras marcas, então isso não é exclusividade da Fiat!

  26. Leônidas parabéns antes de tudo. Importante é você estar gostando!

    Só uma coisa, pelo que entendo câmbios automatizados (como este do Idea) não são AUTOMÁTICOS (tecnicamente falando). A tecnologia entre eles é bem diferente e os automatizados tem sim embreagem. (os automáticos tem conversor de torque)

    Sei que os automáticos não podem com enchentes de forma alguma e como o seu automatizado já reclamou creio que deve ser igual nesse sentido.

    Abraços!

  27. Caro Sr Bruno Medina, o câmbio é automatizado mesmo. Tem embreagem mas não tem o pedal da embreagem. No final dá no mesmo. Marchas são trocadas automaticamente. Sobre gostar, o Idea está, no momento, em quarto lugar no ranking dos carros que já tive.
    1 STILO (ZERO)
    2 RANGER (ZERO)
    3 S10 V6(ZERO)
    4 Idea (ZERO)
    5 Gol GTS (semi-novo)
    6 Siena HLX (semi-novo)
    7 Corsa (ZERO)
    8 Gol 1.0 16V Preto (ZERO)
    9 Gol 1.0 16V Prata (semi-novo)
    10 Gol 1.0 (usado)
    11 Passat Iraque (usado)
    12 Brasília (usado)
    13 Monza Hatch (usado)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *