Segurança em segundo plano: NÃO QUERO RODAS 16″! QUERO ABS DE SÉRIE!

Ford-Focus-hatch-segurança-ABS-airbagsDepois de ler o comentário do internauta Mario, no post anterior, fiquei pensando em como as montadoras parecem nos passar para trás. Veja o que ele disse:

“Realmente eu também achei muito caro o preço do Focus 1.6; poderia tirar as rodas 16″ e colocar as de 15″ e deixar o sistema ABS primando pela segurança dos ocupantes e não com o visual do carro.”

A Ford preferiu equipar o Focus com rodas de aro 16″ e deixou o sistema ABS de freios como opcional. Eu não faço questão nenhuma de rodas com aro 16″! Também prefiro muito mais as de 15″ (por causa do custo/benefício), ainda mais para ter o ABS incluído. Tudo bem que a Ford já vende o Focus com airbag duplo e com encosto de cabeça e cinto de três pontos para todos os ocupantes, mas não seria melhor equipar o hatch com ABS de série? Já imaginaram, por exemplo, a versão GLX sendo a básica e partindo de R$ 49.900 com ABS? A Ford teria um potencial de mercado bem maior.

Mas não é só a Ford que peca em vender rodas de aro 16″ de série ao invés de itens de segurança. A Chevrolet comercializa o Astra com rodas 16″ e sem airbag duplo, que é vendido como opcional. O pior é que o modelo não tem encosto de cabeça para todos os ocupantes (cinto de três pontos ele tem), muito menos sistema ABS nos freios, que não faz parte nem da lista de opcionais! Uma vergonha… O Vectra GT também “premia” o motorista com rodas de alumínio aro 16″, mas se esquece de protegê-lo com airbag duplo, que é opcional. Com o Golf, a Volkswagen não oferece de série nem rodas de aro 16″, nem airbag duplo na versão 1.6.

Não quero ficar aqui apontando marcas e modelos. O que quero é levantar a bola para o fato dos carros nacionais serem vendidos valorizando muito mais o aspecto visual (design) do que a segurança de ocupantes. É um completo absurdo que alguns veículos saiam das fábricas sem limpador e desembaçador do vidro traseiro! Se eles não tem esses dois equipamentos, como pedir cinto de três pontos e apoios de cabeça para todos os ocupantes?
Ter duas luzes de ré então parece quase um pecado.

Mas a situação já foi bem pior. Há cinco anos atrás, equipar um automóvel com ABS e airbag duplo era sinônimo de investir quase R$ 6.000. Hoje o valor caiu pela metade. Mesmo tardiamente, e de forma um pouco estranha, o governo federal fez uma boa ação e tornou obrigatório o airbag duplo e os freios ABS em toda frota nacional a partir de 2014. Vamos ver se não teremos nenhum tipo de adiamento sobre essa questão.

Então, alterando um pouco as palavras do Mario:

NÃO QUERO RODAS 16″! EU QUERO É ABS DE SÉRIE!

Comentários (20)

  1. Eu concordo com tudo, Parizzi. O ABS já salvou a minha e a vida da minha família uma vez. Aqui em casa, pelo menos, só entra carro com Air-bag, ABS e um bom motor que garanta segurança nas ultrapassagens. É mais vantagem pegar um carro usado que tenha esses itens de segurança do que comprar um 1.0 novo e completamente pelado.

  2. Se aqui fosse a Alemanha! Não teriamos essa falta de compromisso ao cliente…que deixa de mudar de apartamente para ter um carro novo de tão caro e mal equipado! Veja um site nos EUA por quanto eles vendem o Air Bag do Focus americano!

    http://www.fordairbags.com/

    Air-bag OEM US$ 380,00 = R$ 660,00

    Adivinhem quanto custa a mesma coisa aqui? No mercado livre está por R$ 1500,00, imagino que de fábrica saia por uns R$ 2500,00…

    No focus coupe o ABS sai por US$ 700,00 = R$ 1225,00

    Então poderiamos ficar protegidos com apenas R$ 1885,00 reais! Mas Isso não acontece!

    Para vocês terem idéia no TIO SAM o Focus Sedan completo sai por US$ 17,340 = R$ 30.345,00

    Dá para entender? O brasil não cobra 100% de IPI não! Onde vamos chegar?

    US$ 1,00 = R$ 1,75

  3. VALEU mesmo Parizzi mais é verdade da muita raiva as montadoras anunciando o carro com rodas de 16″ quando nem ABS nem Airbag se tem como opcional como é o caso do Chevrolet Astra.

    obs: coloquei meu segundo nome Mário Cesar

  4. O Dj Van petten levantou uma questão importante tb, em relação ao valor do air-bag e dos demais itens cobrados aqui no brasil, acho muito caro em geral os opcionais dos veículos no brasil, além do que ja foi colocado da questão da segurança, veja que um simples ar condicionado para um carro popular custa na casa de 3 mil (caso do uno por exemplo), itens de segurança também tem valores altissimos, e muitas pessoas so dão valor a itens de segurança se ja precisaram alguma vez, os demais acham “besteira” e que nunca irão precisar

  5. Agora vejam o sistema de segurança do Focus Sedan americano no site da Ford.

    http://www.fordvehicles.com/cars/focussedan/

    Ao cliclar no vídeo IMPRESSIVE SAFETY FEATURES vocês veram que o sistema de Air Bag é composto acho q por 8 air bags, como cortinas de janela, as laterais e as frontais! E ABS!!!! Isso por US$ 17,340 = R$ 30.345,00

    Outro detalhe! O Focus Americano é um geração acima do Brasil que dizem que é novo! ahhahahahahahahaha
    É para rir!

  6. O pior é que não é só o Ford Focus que não vem com ABS em sua configuração de entrada lideres de segmento como o Hyundai Tucson e Toyota Corolla não tem ABS e o Corolla nem roda de liga leve vem.

  7. Não adianta pedir ABS. Só pagando a mais por ele. A culpa se existe alguma, é do perfii do consumidor. Como dizem meus colegas “Eu não compro carro pra bater” então melhor uma roda bonita que impressiona muito mais o vizinho!!!
    HAHAHA! ABS e AIRBAG só vem de serie quando for obrigatorio!

  8. Arrependimento que tenho é de não ter colocado airbag no meu carro, ABS não era opcional. Sorte não ter precisado ainda, dirijo numa defensiva danada, mais sem empatar o trânsito. Vou citar mais um exemplo de estética superando a engenharia:
    Pra que diabos um Fox 1.0 sai de fabrica com aro 15 e pneus 195, mesma coisa usado no antigo(nem tanto assim) Mareia Turbo?

    Essa Onda de Tuning deixou muita gente sem nossão da realidade! E está enfluenciando demais a industria automobilistica.

    Gosto de tuning, acho legal, é uma parada maneira quando é bem feita e sem exageros…porra já vi prisma com roda 17″…só pode ser sacanagem né!?
    Procuremn no youtube que vc’s vão achar.

    artigo 8º da Resolução 292 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), que proíbe a utilização do conjunto roda/pneu que ultrapassam os limites externos dos pára-lamas do veículo, o aumento ou diminuição do diâmetro externo do conjunto roda/pneu e a alteração das características originais das molas do veículo, assim como a modificação dos dispositivos da suspensão.

  9. Enquanto o governo permitir que tralhas como a Kombi, o Mille, o Classic e algumas porcarias 1.0 peladões sejam vendidos, teremos sempre carros de qualidades inferiores aos europeus, vou ter que pagar mais para ter o Focus Sedã 2.0 Duratec flex (alô dona Ford estou esperando para fevereiro ok), com ABS e airbag.

  10. Então, alterando um pouco as palavras do Parizzi:

    QUERO RODAS 16″! QUERO TAMBÉM ABS DE SÉRIE!

    Enquanto existem os “extremistas” do ponto de vista estético, existem os extremistas do ponto de vista da segurança. Hugoas é um deles:

    “porra já vi prisma com roda 17″…só pode ser sacanagem né!?”

    Qual é o problema?? Não podemos deixar nosso carro mais bonito? Acho que a questão não é criticar quem investe no visual, mas sim criticar quem NÃO investe na segurança. Não confundam as coisas…

  11. Infelizmente são poucas as montadoras que disponibilizam Air Bag e Abs de série. Elas preferem mesmo é enfeitar o carro para chamar a atenção do comprador, q na maioria dos casos, põe o visual em primeiro plano.

    Não sei se vocês lembram, mas até para carros sairem de fábrica com um simples Brake Light, o governo deve que baixar uma resolução.

  12. Realmente não tenho nada contra um visual melhorado também.

    Mas é que vemos coisas incoerentes as vezes como o cara investir 8 mil num jogo de rodas mas o carro andar fumando por falta de cuidado com o motor.
    É o que mais se vê por aí.

    E o brasileiro tem mesmo esse hábito de olhar somente o visual. Faz parte da escala evolutiva.
    Um dia todos terão ciência do valor de um ítem de segurança que não é “visto”.
    Quanto tempo vai demorar já nem faço idéia…

    Abraços!

  13. Caro jow, que segurança existe em um prisma com rodas 17″? Quando este feliz proprietário, precisar fazer uma curva, usando todo o giro do volante em uma das direções,o que acontece:
    A – ele vai furar o pneu?
    B – Vai arrancar os paralamas?
    C – perder o controle do carro?
    D – colidir com um cara de sorte que não tem nada a ver com a linda estética das rodas 17 do carrinho dele?
    E – Todas as anteriores juntas?

    Pelo amor de Deus, têm Zé Ruela que alem de colocar as rodonas ainda tira ou serra as molas da suspensão…cara, tem muito doido inconsequente.

    Vejam bem, se o que está escrito abaixo não é cumprido, então NÃO EXISTE MAIS SEGURANÇA!!!

    De acordo com os fabricantes de pneus e também com as montadoras de automóveis, é possível trocar o conjunto de roda e pneu, desde que o diâmetro externo seja mantido ou no máximo sofrer variação de até 3%, tanto para mais ou para menos. Ou seja, será uma alteração sutil que não irá comprometer a dinâmica do automóvel. Já a lei define, de acordo com os itens I e II do artigo 8 que consta da resolução 292 do Denatran, que é proibido tanto aumentar quanto diminuir o diâmetro externo do conjunto roda/pneu. Esse mesmo conjunto também não pode ultrapassar os limites externos dos pára-lamas. Em outras palavras, é permitido fazer a troca dentro das normas da legislação, porém ao trocar as rodas originais, é preciso ficar atento. Quando aumentar o aro será preciso diminuir o perfil do pneu, ou seja, a altura, a fim de manter o diâmetro externo do conjunto roda/pneu inalterado.

  14. Acho personalização maneiro, não sou contra, desde que não ultrapassem os limites regulamentados para segurança.
    Um carro bem trabalhado fica show.
    Não podemos esquecer que quando exedemos os limites de segurança, colocamos as vidas de outras pessoas em risco!
    Antes de fazer a personalização de seu veículo, procurem saber o que a lei permite ou não!

  15. Sobre personalização, hoje temos a possibilidade de alterar a característica do veículo como suspensão por exemplo e regularizá-lo no detran, pois existem kit´s de suspensão e amortecedores especiais para os veiculos onde que os mesmo ficam mais baixos e podem passar por uma vistoria rígida ondem e testado vários ítens dentre eles o fator segurança, assim o carro ficando personalizado e dentro da lei

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