Nissan chuta o balde… da Ford!

A Nissan está realmente pegando pesado nos seus anúncios. Depois de bater no Fiat Idea e em outros concorrentes, agora foi a fez da marca japonesa bater no Ford Focus de forma descarada. Vejam abaixo:

Depois de ver o comercial, pesquisei e pensei:

Tiida 1.8 S (hatch)

Preço sugerido: R$ 50.990, mas vendido por R$ 48.990
Principais equipamentos de série: Alarme, airbag duplo, ar-condicionado, banco do motorista e volante com regulagem de altura, banco traseiro bipartido 60/40, dobrável em 180º, câmbio manual de seis marchas, computador de bordo, limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro, rádio AM/FM/CD Player com leitor de arquivos em MP3, entrada auxiliar para iPod e 4 alto-falantes; rodas de liga leve de aro 15″ e “quarteto elétrico” (travas, vidros, retrovisores e direção). Garantia de 3 anos.

Números: O motor 1.8 16V desenvolve 125 cv de potência com gasolina e 126 cv com etanol e 17,5 kgfm de torque com qualquer combustível. O porta-malas tem capacidade de 289 litros; o tanque comporta 52 litros e o peso da versão S 1.8 manual é 1.195 kg.

Ford Focus 1.6 GL (hatch)

Preço sugerido: R$ 54.250
Principais equipamentos de série: Ar-condicionado, direção hidráulica, airbag duplo, rodas de liga leve 16″, rádio AM/FM/CD Player com leitor de arquivos em MP3 e seis alto-falantes; vidros elétricos dianteiros, alarme antifurto, ajuste de altura dos faróis e do banco do motorista; ajuste de altura e profundidade da coluna de direção, chave canivete, computador de bordo; limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro; câmbio manual de cinco marchas; travas e retrovisores elétricos. Garantia de 3 anos.

Números: O motor 1.6 16V Sigma desenvolve 109 cv de potência e 15,4 kgfm de torque com gasolina e 116 cv e 16,3 kgfm com etanol. O porta-malas tem capacidade de 328 litros; o tanque comporta 55 litros e o peso da versão GL 1.6 manual é 1.290 kg.

Mercado (só hatches):

. Ford Focus em 2010: 25.351 unidades vendidas (3º lugar no segmento)
. Nissan Tiida em 2010: 5.663 unidades vendidas (9º lugar no segmento)

. Ford Focus em 2011 (janeiro e fevereiro): 4.659 unidades (2º lugar)
. Nissan Tiida em 2011 (janeiro e fevereiro): 1.392 unidades (6º lugar)

Desvalorização (de acordo com a Quatro Rodas de março de 2011):
. Ford Focus GL: 17%
. Nissan Tiida S: 16,4%

O que vale mais entre os hatches: comprar um Tiida 1.8 S ou um Focus 1.6 GL?

Comentários (29)

  1. Será que compensa comprar um Tiida zero? A desvalorização dele não seria um pouco além da conta?
    Será que ele ostenta a mesma estabilidade do Focus?
    Estou pensando seriamente em trocar meu Focus 05 por um Tiida (já que não encontro um Subaru Impreza usado que compense).

  2. VAMOS SER SINCEROS, O TIIDA É HORROROSO ATÉ NO NOME… VC PODE ATÉ PAGAR MAIS BARATO AGORA, MAS NA REVENDA VAI TER QUE “DAR DE GRAÇA”. AÍ É QUE VAI JOGAR DINHEIRO FORA.

    PARIZZI, A QUEM PERTENCE A NISSAN?
    EU ACHEI QUE ERA DO GRUPO FORD…

  3. E olha que o comercial só diz a verdade: tem mais espaço, mais motor e custa menos!
    Mas para superar a rejeição, ainda existe muito trabalho a ser feito.

    Boa Nissan, Muito boa!

  4. Não devemos nos esquecer que beleza é subjetiva: a frente do i30é bem tosca, a traseira do City com aquele monte de recortes parece ter sido feita com alguma espada jedi… e por ai vai.

  5. Se fosse pra “arriscar” entre o tiida e o consolidado focus.
    Eu arriscaria no j3 da jac motors.
    Que tem mais itens que os dois e quase R$ 10.000 de diferença.

  6. Acontece que o Tiida usa a plataforma do Clio III, ou seja é um carro de segmento abaixo do Focus, claro que o motor é mais forte que o 1.6 Sigma atual, mas a Ford já disse que esse motor está apenas no 1º estágio, ela tem algumas “evoluções” já prontas desde o desenvolvimento que ela lançará se achar necessário. Ou seja ele não está na versão final.

  7. Tenho um Focus, mas entre o GL e o Tiida, prefiro o segundo. Mas tem duas coisas que me incomodam nesse Nissan: não tem regulagem de distância no volante nem opção de freios a disco atrás (me corrijam se eu estiver errado, ok?)

  8. O tiida e horroroso, ja pensou vc todo dia olhar pro seu carro e ver que comprou um patinho feio, e comprou pq falaram que e bom? pode ser mais em conta mas ficaria sem duvida nenhuma com o focus

  9. Entre os dois, ficaria com o Tiida. Se o focus 2.0 GLX estivesse na jogada, com certeza iria de focus, mas aí a conta ficaria mais salgada.

  10. Olhei muito esses 2 e ainda o C4 e o i30. Mas minha busca era pelo automático, e por conta de vários outros fatores escolhi o C4 (custo de seguro, manutenção, financiamento, beleza, motor, etc, enfim, entre os automáticos a disputa é outra).

    Dirigi os 2 dessa enquete. Direi aqui coisas que vcs não verão nas revistas, a maioria patrocinada pela Hyundai (agora, depois por quem pagar mais).

    A favor do Focus, muito pouco:
    . Beleza;
    . A suspensão traseira é mais confortável (multilink) e mais resistente, mas se quebrar, prepare o bolso.
    . Valor do seguro é quase metade (na minha avaliação de perfil e benefícios 1700 pro Focus, 3200 pro Tiida, a mais barata. Justificativa: carro importado)

    A favor do Tiida:
    . Mais espaçoso e na versão automática a mala fica de mesmo tamanho, pq os bancos correm. Infelizmente o mec. não tem isso.
    Mais espaço no teto para pessoas altas, assim como para as pernas. O Focus é “arrochadinho”.

    . Tem mais motor e é mais econômico. É só ver a relação peso x potência.

    . A dirigibilidade tb é melhor.

    . Visibilidade, que é importantíssima e ignorada. O Focus tem uma área de ponto cego enorme. O Tiida oferece visão ampla, o que o torna mais seguro.

    . A posição de dirigir é mais confortável e ergonômica. E os ajustes de banco e volante causam mais impacto no resultado.

    . O acabamento interno tb é melhor, mais confortável ao toque, pq tem bancos de veludo. Nas portas, mais um ponto pro Tiida. O acabamento do Focus só briga com o Golf, que todo mundo sabe que é fraquinho demais.

    . O valor de revenda do Focus, na minha cidade, é melhor. Mas isso é relativo, se guie pelos anúncios de usados na sua cidade, não pelas revistas. Além do quê, vc já está pagando 3 mil a menos por um carro melhor, o que já compensa a possível perda na revenda. Ponto pro Tiida.

    De empate, negativamente ficam os preços de manutenção e a obrigatoriedade de revisão a cada 6 meses. É muito chato, e caro, ter que parar o carro 2x por ano na concessionária, principalmente se vc não roda 10000Km / 6 meses.

    O i30 baixou os preços de revisão, aparentemente os preços de peças tb. Se tivessem feito isso 2 meses atrás, talvez tivesse comprado ele. Considerem ainda ele o C4, ótimos carros, ficando ao seu critério a questão estética.

    Abraços.

    Rama.

  11. Daniel,

    essa é uma possibilidade real. Se vc não gosta do carro, não compre só porque alguém disse que era bom e vantajoso, principalmente se foi uma propaganda bem feita.

    Mas se negar a comprar um carro que vc acha melhor, pq os outros vão ACHAR feio ou um mal negócio, e escolher um carro que não anda nada, bebe feito louco e tem uma vida a bordo ruim, é AINDA PIOR.

    Não conheço ninguém que dirige na lataria do carro.

    Esse negócio de fazer o que todo mundo faz, pra mim se chama complexo de gado.

    Abs,
    Rama 🙂

  12. Rama,

    Também gosto muito do C4. Só desisti dele por não oferecer espaço atrás. Nem me preocupo muito com o porta-malas, mas com 2 filhos adolescentes que levo para escola, aí não teve jeito.

  13. Olá Rama, infelizmente é isso mesmo, a maioria compra um carro preocupados com o que as outras pessoas pensam e com o segundo dono. Sem contar que a indústria automobilística nos condiciona às cores preto ou prata.
    Esse comportamento tem estreita relação com a nossa herança cultural portuguesa.

  14. Como diria o parizzi, carro voce tem que comprar aquele que te deixará feliz e irá suprir suas necessidades, afinal carro e bem de consumo e nao investimento, alem de ser uma compra muitas vezes racional é tambem uma compra emocional.

  15. A Nissan tem a capacidade de desenhar os carros de passeio mais feios do mercado, ao contrário do seus esportivos, que são bonitões. Por que ela não traz algumas linhas do 370Z e do GTR pro Sentra, Tiida, etc?

  16. Pois é Renato, pelo resultado da enquete entre o Focus e o Tiida, deu para perceber que “a propaganda é a alma do negócio”. Mesmo estando no mercado há alguns anos, somente agora o Tiida chamou a atenção do consumidor.

  17. Estou fazendo um post exatamente sobre isso. É o próximo a entrar aqui no De 0 a 100. Vou até ampliar a discussão para outras versões de Focus e Tiida.

    Estou fazendo um também sobre a enquete das peruas, que saiu do ar há poucos dias.

  18. Nissan Tiida?
    Isso ñ é nome de carro.
    Desvalorização Nissan Tiida: 16,4%?
    Só 16,4%. Só se for pra casa com o carro.

    “E olha que o comercial só diz a verdade: tem mais espaço, mais motor e custa menos!Mas para superar a rejeição, ainda existe muito trabalho a ser feito
    Boa Nissan, Muito boa!”?

    Esse carro é muito feio parece carro Chinês. Para superar a rejeição tem que troca o designe do carro. Brasileiro compra carro principalmente pelo visual e manutenção barata. O Tiiiiiida ñ tem nenhum dos dois itens por isso vende tão pouco.

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