Duelo 4: Nissan Versa X Renault Symbol

O Nissan Versa está dando trabalho para muitos concorrentes nos comparativos e duelos nas revistas e na internet. Com seu conjunto atraente, ele é realmente um dos carros com melhor custo/benefício do Brasil nesse momento. Uma pena que a Nissan não esteja conseguindo atender as demandas, e o sedã tem demorado de 30 dias a 120 dias para chegar até o consumidor (embora a situação já deva estar ligeiramente melhor).

Atendendo a vários pedidos, como será que o Versa vai se sair no Duelo contra um adversário discreto, com vendas modestas, mas também com relação custo/benefício relativamente atraente: Renault Symbol. Será que o francês vai vingar a (apertada) derrota do irmão “menor” Logan?

Antes do início, sabia que Symbol e Versa tem motor 1.6 16V flex e três anos de garantia.

Nissan Versa X Nissan Tiida Sedan
Nissan Versa X Chevrolet Cobalt
Nissan Versa X Renault Logan 
Nissan Versa X Fiat Grand Siena

Preços e equipamentos
Como o pequeno aumento de preços realizado pela Nissan, o Versa 1.6 S tem preço sugerido de R$ 35.990 e já vem equipado com airbag duplo, trava elétrica, sistema Keyless com abertura do porta-malas, alarme, direção elétrica progressiva, ajuste de altura do banco do motorista e do volante, computador de bordo, console central inteiriço, tampa de combustível com abertura interna e rodas de aço de aro 15″ (pneus 185/65R15). Pagando mais R$ 2.600, o cliente leva ar-condicionado (R$ 38.590).

Symbol já pede uma atualização visual

Esse valor é bem próximo ao do Symbol Expression, que custa sugeridos R$ 39.400 e já vem equipado de série com ar-condicionado, banco do motorista regulável em altura, direção hidráulica, travas elétricas das portas por radiofrequência, vidros dianteiros elétricos, volante com regulagem altura, banco traseiro rebatível (1/1), computador de bordo, retrovisores externos na cor preta, rodas de aço aro 14′ com pneus 175/65 R14 (+ calotas integrais), iluminação do porta-malas, Sistema CAR – travamento automático a 6 Km/h, airbags para motorista e passageiro e alarme.

Se o consumidor pagar mais R$ 40.700, leva o Symbol com os itens acima e o pacote de opcionais Pack (R$ 1.300), composto por maçanetas externas e retrovisores externos na cor da carroceria, rádio CD-Player MP3 com comando satélite na coluna de direção e roda de liga-leve de aro 15″. Por R$ 42.300, o Symbol Expression vem com o pacote Pack e freios com sistema ABS.

No Versa, a versão intermediária SV, que custa R$ 40.390, tem os itens da S além de ar-condicionado, vidros com acionamento elétrico nas quatro portas, retrovisor com acionamento elétrico na cor do veículo, rádio CD Player 2DIN com RDS, MP3, iPod e entrada auxiliar; maçanetas externas cromadas (gosto duvidoso), banco traseiro bipartido (60/40), três cintos de segurança traseiro de três pontos (todas as versões deveriam ter), sistema fixação de cadeiras de criança ISOFIX, abertura interna do porta-malas e iluminação do porta-malas.

No topo
Por R$ 43.390, o Versa 1.6 SL (o preferido dos consumidores) tem todos os equipamentos da versão SV acrescidos de freios ABS com distribuição eletrônica da frenagem (EBD) e assistência à frenagem (BA), roda de liga de aro 15 com pneus 185/65R15, maçanetas internas cromadas, painel “Fine Vision” e faróis de neblina.

Por R$ 44.900, a Renault contra-ataca com o Symbol Privilege, que tem os itens da versão Expression, além de ar-condicionado digital, retrovisores externos com regulagem elétrica, sensor de estacionamento traseiro, vidros dianteiros (com sistema one-touch de descida p/ motorista) e traseiros elétricos, indicador de temperatura externa, bancos com revestimento em veludo, maçanetas e retrovisores externos na cor da carroceria, volante em couro com aro interno cromado e manopla da alavanca de câmbio em couro, rodas de liga leve aro 15′ com pneus 185/55 R15, rádio CD-Player MP3 com comando satélite na coluna de direção e faróis de neblina. Pagando R$ 1.600 extras, o Symbol vem com ABS (R$ 46.500)

Nas versões entrada, Symbol e Versa se equivalem, mas o Nissan leva vantagem por ser mais barato e por ter direção elétrica. Já o Renault é melhor na versão intermediária (Expression + opcionais). Mesmo sendo R$ 1.910 mais caro, aumentar a segurança dos ocupantes com sistema ABS compença a diferença ao tirar o carro da concessionária.

Logo da Renault esconde o botão de abertura do porta-malas. Ótima solução visual

Nas versões SL e Privilege, as mais luxuosas de casa sedã, vitória do Versa. Custa menos e vem mais equipada, mesmo que o Symbol ofereça alguns mimos a mais. Se a Renault vendesse o Symbol Privilege com a ABS por R$ 44.900, a história poderia ter sido outra. R$ 46.500 deveria ser o valor do Symbol Privilege 1.6 16V com câmbio automático (que nunca foi lançado) e ABS.

Renault Symbol Expression – R$ 39.400
Renault Symbol Expression + Pack – R$ 40.700
Renault Symbol Expression + Pack + ABS – R$ 42.300
Renault Symbol Privilege – R$ 44.900
Renault Symbol Privilege + ABS – R$ 46.500
X
Nissan Versa S – R$ 35.990
Nissan Versa S + ar-condicionado – R$ 38.590
Nissan Versa SV – R$ 40.390
Nissan Versa SL – R$ 43.390

Resultado: Renault Symbol 0 x 1 Nissan Versa

Desempenho
Depois de bater Chevrolet Cobalt e Renault Logan, as duas armas secretas do Versa, baixo peso (em relação aos adversários, não importando a versão) e motor mais elástico, não fizeram diferença para o Nissan vencer desta vez.

Além de ser entre 7 kg e 24 kg mais leve, o Symbol é 4 cv mais potente com etanol (e 1 cv mais fraco com gasolina) e atinge torque máximo maior (0,1 mkgf com gasolina e 0,9 mkgf com álcool) com rotação 250 rpm mais baixa. Por isso, o Renault levou o quesito desempenho.

Nissan Versa 1.6 16V
Potência: 111 cv (g/e) a 5.600 rpm
Torque: 15,1 mkgf (g/e) a 4.000 rpm
Comprimento: 4,455 m
Largura: 1,695 m
Altura: 1,505 m
Entre-eixos: 2,600 m
Porta-malas: 460 litros
Tanque: 41 litros
Peso: 1.052 kg (S), 1.068 kg (SV) e 1.069 kg (SL)
Consumo (etanol): 8 km/l na cidade e 11,5 km/l na estrada (medições da Quatro Rodas Ed. 624)

Renault Symbol 1.6 16V
Potência: 110/115 cv (g/e) a 5.750 rpm
Torque: 15,2/16 mkgf (g/e) a 3.750 rpm
Comprimento: 4,261 m
Largura: 1,672 m (1,925 m com os retrovisores)
Altura: 1,439 m
Entre-eixos: 2,473 m
Porta-malas: 506 litros
Tanque: 50 litros
Peso: 1.045 kg
Consumo (etanol): 7 km/l na cidade (medição da Quatro Rodas)

Resultado: Renault Symbol 1 x 1 Nissan Versa

Versa: painel é feio e funcional. Direção elétrica é de série em todas as versões

Espaço, acabamento e conforto
A união entre estes dois sedãs faria um carro com conjunto difícil de ser vencido na categoria: espaço para os passageiros e conforto do Versa e acabamento e porta-malas do Symbol. Pensando dessa forma, eu poderia decretar empate entre o Nissan e o Renault.

Entretanto, o Versa vence neste quesito porque seu espaço interno é muito maior, especialmente no banco traseiro, mesmo que seu acabamento seja inferior ao Renault. Os 13 cm a mais de entre-eixos fazem muita diferença, permitindo que quem vá atrás tenha conforto. Já o Symbol tem o mesmo espaço interno do Clio Sedan, ou seja, é apertado.

O Symbol também compartilha o espaço do porta-malas do Clio Sedan, o que, por outro lado, é muito bom. São 506 litros, contra 460 litros do Versa.  

Resultado: Renault Symbol 1 x 2 Nissan Versa

Symbol: ar-condicionado digital na versão Privilege

Visual
Este é um aspecto subjetivo, por isso não vale nota. Repito a minha opinião: com seu jeito desengonçado, o Versão não é feio, mas também não é um primor de design. Acho o Symbol ligeiramente mais bem resolvido, mas isso também não o faz bonito, nem uma referência em design. O Renault já precisa de um tapa no visual, o que não deve demorar muito a acontecer.

Resumo da obra
O Symbol é um carro honesto, que compensa o espaço interno ruim com bom desempenho, ótimo porta-malas e relação custo/benefício razoavelmente boa. Entretanto, suas qualidades não foram suficientes para superar o Nissan Versa, que segue invicto nos Duelos do De 0 a 100 (contra Tiida Sedan, Cobalt e Logan).

O sedã “mexicano japonês” anda um pouco menos, mas é mais barato e tem espaço interno muito maior – qualidades que pesaram muito a seu favor.

Fotos: Versa – Nissan/Divulgação // Symbol – Renault/Divulgação

Comentários (16)

  1. Acho o Versa um carro melhor pelos pontos apresentados, mas nenhum dos dois é lá muito bonito…. é questão de gosto. Eu realmente prezo o espaço interno, sempre uso o banco totalmente afastado, e olha que nem sou tão alto, tenho 1,76m.
    Abraços

  2. Vendi meu Symbol na semana passada. Eita carro bom, viu. O carro andava muito. Vendi porque ele estava rodado demais. Agora busco outro sedã. Como a família cresceu, o espaço interno do Symbl não me atende mais. Penso no Logan, no Versa e no Grand Siena. Voyage não me interessa e o Cobalt é muito caro.

  3. Quando o Symbol foi lançado cheguei a ficar interessado, mas infelizmente o carro já nasceu defasado. Mas me pareceu um carro robusto e pode ser boa opção de semi-novo. Zero não compraria de jeito nenhum.

  4. Renato, boa tarde!

    Seria possível colocar em pauta um debate sobre o novo palio Sporting, ja que um ´´esportivo de adesivo´´ possui uma fila de espera de 120 dias? Fiz o meu pedido em 19/12/2011 e estou esperando até hoje! Será que vou receber um lamborghini diablo produzido a mão???? Ou sera que a falta de responsabilidade da FIAT e tão grande que tenta vender algo que nao foi realmente produzido em larga escala?

  5. Estava quase comprando o Versa SL mas quando vi o Grand Siena mudei de idéia e adquiri um dualogic. Agora é esperar os 60 dias de espera de Fiat, já se passaram 20.

  6. E meu amigo, te desejo sorte… Pois esta empresa ira testar a sua paciencia!!! Quando comprei o meu carro em 19/12/2011 eu iria esperar 15 dias, hoje sao 25/04/2012 e nao tenho uma previsão concreta! Mas tenho fé que ate o final do ano irei receber o meu carro….

  7. Bom para mim que estou saindo de um gol 1.6 power 2005, com direção hidráulica somente, acho que não é um salto, mas sim um vôo. Comparei alguns carros como novo gol, fox, spacefox, grand siena, optei pelo versa, em comparação com estes que eu ví, tá barato com o que oferece já na versão de entrada, coisa que o gol nem sonhando oferece, num fox eleva muito o preço (além dele ser pitoco), deixa a space muito mais cara(além do que nem é desta categoria e tem o mesmo motor que meu antigo gol), grand siena já tinha desistido. Atendimento, bom, na concessionária vw, fizeram de conta que eu não existia, se não fosse pelo gerente perguntar o que eu queria os vendedores nem saberiam que eu estava lá já a 10 minutos (fiquei com cara de idiota, será que eu pareço um trocha? além do que avaliaram meu gol em 16 mil ), na fiat ficou quase igual a vw, só valorizaram um pouco mais meu carro 18 mil, já na revenda nissan, a vendedora atendeu tão bem que não tive como não dizer não para o negócio, além de pagarem em meu carro a tabela fip (21 mangos) e terem um versa a pronta entrega (sorte a minha, que tinha ido só ver o carro de perto). Então só tenho que dar nota 10 para o atendimento e nota 10 para o carro. Alem do que, todo e qualquer gol adora poeira, o novo então nem se fala, pega uma estrada de terra. Pode fechar todos os vidros do carro desligar o ar (que seja condicionado ou não) e olha bem para o interior, parece brotar poeira de baixo dos pés da gente. Então para mim, o versa de entrada está mais do que bem merecido.

  8. bom dia todos de todos os cometarios que lir nessa caixa de dialogo cheguei a uma conclusao o logan a mais carro que seus concorretes tenho um logan 1.6 16v privilege um carro bem ajustado nao e porque e meu que eu vou elogios e porque tratase de um bom carro e carro disposto anda bem faz 10 klm no etanol e 12 klm na gasolina quando for compra seu proximo carro pense no logan voçes nao vaõ se arrepende pois tenho um nao min arrependo pela compra que fiz compre um logan ele supreende voçe cometario de cristiano

  9. Não posso compreender, como o Versa SL(top de linha) pode ganhar do Symbol Privilêge, pois o Versa SL, não tem vidros traseiros eletrícos, menor porta malas, ar digital automático, bancos em veludo e valor do Symbol teve uma pequena queda. Não acho justo esta comparação.

  10. Se a opção for acabamento, design, itens de série e desempenho é o Symbol, mas se o quesito for conforto, espaço interno e economia, é o Versa. Os seriam o carro perfeito da categoria se unissem tudo. Mesmo não unindo são melhores que os concorrentes básicos e podem até levar nas versões completas contra o city, fiesta e bora.

  11. Então, mas o Symbol 2013 sairá em versão unica com ABS, com preço de 37 mil na tabela. Acessórios serão ar digital, ABS com EBD e umas coisitas mais por R$ 2 mil a mais!
    O Symbol tem pronta entrega, uma rede de asistencia maior, não tem problemas com peças para seu 1.6 16V, mecanica já consagrada no Brasil e no mundo, que não depende de oficina conscessionária. Olha, na boa, acho que o consumdor não deveria aceitar fila de espera em um carro, é por isos que os preços são tão inflacionados.

    Eu nem estava olhando para o Symbol, mas como não preciso de tanto espaço interno, ele não chega a ser apertado para mim, acho que esse espaço menor no banco traseiro é facilmente compensado pelo porta-malas maior, melhor acabamento e conforto acustico e mecânica e suspensão sem problemas com peças e assistência.

  12. Moro no interior de Minas, em Varginha, e aqui ate que e bem atendido em concessionarias, porem nesse finalzinho de 2012 esta ridiculo e praticamente todas as concessionarias, sem carros, filas de espera de no minimo 2 meses, que viram facinho 3 meses, chegando ao cumulo de pedirem 120 pra alguns modelos.

    Ai fui ver o Versa so de passagem, minha esposa adorou, e apesar de apresentar algumas falhas que considero ridiculas pro carro (nao ter USB nem Bluetooth, sem sensor de estacionamento e computador de bordo muito simples e com comandos pessimamente localizados) me pareceu ser a melhor compra, sem contar que tem o carro a pronta entrega na cor que minha esposa gostou, talvez merito da estrutura de importaçao baseada em modelos fechados.

    E aqui entra um detalhe interessantissimo dessa disputa. Fomos no local para ir na concessionaria Renault, e nao na Nissan (sao “irmas” e dividem um predio enorme) e ja sabiamos que o Symbol nao tinha na concessionaria, iriamos apenas ver os preços reais na loja e prazos. Um prazo absurdamente dilatado de 90 dias em um carro de versao unica com apenas um opcional e simplesmente nao tem em lugar nenhum… O carro tem agora um custo beneficio imbativel, porem sem ver nao da pra fechar negocio pra um carro que so vai chegar daqui a 3 meses. A Renault NAO QUER VENDER o carro, simples assim.

  13. Possuo um Symbol 2009/2010 e até agora tem me atendido muito bem. Economico e gostoso de dirigir. Vou troca-lo, pois preciso de um carro automatico, devido as condições fisicas minha e de meu marido.
    Qto ao DESIGN, tem modelos mais feio, embora tenha CARRO BONITO com DESEMPENHO PÉSSIMO. Questão de gosto.Abraços a tds.

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