Duelo 5: Nissan Versa X Fiat Grand Siena

O Nissan Versa tem uma das melhores relações custo/benefício do segmento no Brasil. Mesmo que ele ainda não consiga demonstrar o seu potencial nas vendas, ele vem criando uma grande dor de cabeça para os interessados em comprar um sedã compacto premium, tanto é que ele já venceu os duelos contra o Nissan Tiida Sedan (não é compacto), o Chevrolet Cobalt e os Renault Logan e Symbol aqui no De 0 a 100. Mas como será que o Versa vai se sair contra o seu maior adversário no segmento, o Fiat Grand Siena?

Nissan Versa X Nissan Tiida Sedan
Nissan Versa X Chevrolet Cobalt
Nissan Versa X Renault Logan 
Nissan Versa X Renault Symbol

Já antecipo um ponto semelhante entre Versa e Grand Siena: o prazo de entrega. Ambos continuam “sofrendo” com a alta procura, obrigando o consumidor a aguardar entre 1 e 2 meses (já foi pior para o Nissan), mesmo com as notícias de estoques cheios das montadoras (leia mais aqui, aqui e aqui). O Fiat Palio Sporting também está com longa fila de espera.

Preços e equipamentos

O Nissan Versa 1.6 S tem preço sugerido de R$ 35.990 e já vem equipado com airbag duplo, trava elétrica, sistema Keyless com abertura do porta-malas, alarme, direção elétrica progressiva, ajuste de altura do banco do motorista e do volante, computador de bordo, para-choques na cor do veículo (maçanetas externas e capa dos retrovisores pretos), console central inteiriço, tampa de combustível com abertura interna, preparação para som com antena e dois alto-falantes e rodas de aço de aro 15″ (pneus 185/65 R15). Pagando mais R$ 2.600, o cliente leva ar-condicionado (R$ 38.590).

A Fiat equipa a versão de entrada do Grand Siena, Attractive 1.4, com airbag duplo, sistema ABS de freios, direção hidráulica, vidros elétricos dianteiros, faróis de neblina, banco traseiro rebatível com 2 posições para o encosto, chave canivete com telecomando para abertura das portas, vidros e porta-malas; computador de bordo, follow me home; comando interno de abertura da tampa do tanque de combustível; rodas de aço estampado 5.5 x 14″ (pneus 185/65 R14 – baixa resistência a rolagem); travas elétricas + trava automática das portas a 20 km/h; para-choques, maçanetas externas e retrovisores na cor do veículo, três apoios de cabeça traseiros, porta-luvas iluminado e volante com regulagem de altura. O preço sugerido é de R$ 38.410 – R$ 2.420 mais caro que o Versa, mas o Grand Siena vem mais equipado. Pagando R$ 2.979, o sedã italiano passa a ser equipado com ar-condicionado (R$ 41.689).

Mas, ao invés de pagar quase R$ 42.000 no Grand Siena 1.4, penso que vale investir um pouco mais e pegar o Grand Siena Essence 1.6 16V, que tem preço sugerido de R$ 43.470 e vem equipado com os itens do Attractive além de ar-condicionado, banco do motorista com regulagem de altura, rodas de liga leve 6.0 x 16″ (pneus 195/55 R16 – baixa resistência a rolagem), indicador de temperatura externa, frisos laterais cromados e luzes de leitura dianteiras (com spot) – mas estranhamente, itens como os vidros traseiros elétricos (R$ 470) e predisposição para rádio (R$ 303) continuam opcionais. Por R$ 45.990, o Grand Siena Essence passa a ser equipado com câmbio manual automatizado Dualogic e piloto automático.

No Versa, a versão intermediária SV custa R$ 40.390 e tem os itens da S além de ar-condicionado, vidros com acionamento elétrico nas quatro portas, retrovisor com acionamento elétrico na cor do veículo, rádio CD Player 2DIN com RDS, MP3, iPod e entrada auxiliar; maçanetas externas cromadas (gosto duvidoso), banco traseiro bipartido (60/40), três cintos de segurança traseiro de três pontos (todas as versões deveriam ter), sistema fixação de cadeiras de criança ISOFIX, abertura interna do porta-malas e iluminação do porta-malas.

Por R$ 43.390, o Versa 1.6 SL (o preferido dos consumidores) tem todos os equipamentos da versão SV acrescidos de freios ABS com distribuição eletrônica da frenagem (EBD) e assistência à frenagem (BA), roda de liga leve de aro 15 com pneus 185/65 R15, maçanetas internas cromadas, painel “Fine Vision” e farois de neblina.

Nas versões básicas (Attractive e S), o Grand Siena é mais caro e mais equipado, tendo como principal diferencial o ABS; mas o Versa compensa com a força (1.6 x 1.4). Comparando os acabamentos topo de linha, Essence e SL, o Nissan é mais barato. Mas o sedã da Fiat tem uma lista de itens de série mais extensa, além de equipamentos exclusivos, como o câmbio Dualogic, piloto automático, side bags dianteiros e comandos de rádio no volante. Mas fica em dívida com o consumidor por não oferecer o sistema de som de série – item disponível de fábrica desde o Versa intermediário.

No Versa, painel é feio e funcional. Direção elétrica é de série em todas as versões

O maior defeito do Grand Siena é oferecer apenas um ano de garantia, enquanto o Versa (e quase todos os outros concorrentes – Cobalt, Logan e Symbol) oference três anos. A Fiat contra-ataca com com uma rede de quase 600 concessionárias espalhadas pelo Brasil, enquanto a Nissan beira 150. A facilidade de reposição de peças também pesa a favor da marca italiana.

Grand Siena Essence pode ser equipado com o câmbio manual automatizado Dualogic

No quesito “Preços e Equipamentos”, decreto empate.

Fiat Grand Siena Attractive 1.4 – R$ 38.410
Fiat Grand Siena Attractive 1.4 + ar-condicionado – R$ 41.689
Fiat Grand Siena Essence 1.6 16V – R$ 43.470
Fiat Grand Siena Essence 1.6 16V Dualogic – R$ 45.990
X
Nissan Versa S – R$ 35.990
Nissan Versa S + ar-condicionado – R$ 38.590
Nissan Versa SV – R$ 40.390
Nissan Versa SL – R$ 43.390

Resultado: Fiat Grand Siena 1 x 1 Nissan Versa

Desempenho

Comparando o Versa 1.6 com o Grand Siena 1.4, vitória com folga do Versa, que anda mais e bebe menos. Mas, ao colocarmos o motor 1.6 16V E.TorQ a favor do Fiat, a situação fica bem mais equilibrada.

Versa: Visual é meio desengonçado, mas carro não é feio

Por mais que o sedã da Nissan seja mais leve, o Grand Siena 1.6 contra-ataca entregando mais potência (4 cv e 6 cv) com rotação mais baixa (100 rpm) e torque visivelmente superior (1,1 mkgf e 1,7 mkgf), mas com regime de giro 500 rpm mais alto.

Na prática, o Versa anda ligeiramente mais que o Grand Siena 1.6, com o Fiat superando o Nissan nas frenagens. O consumo com etanol é praticamente igual na cidade e melhor para o Versa na estrada. Mas, como o sedã japonês mexicano tem um tanque com capacidade pífia, o italiano tem melhor autonomia. Mais um empate.

Grand Siena tem visual mais bem resolvido

Nissan Versa 1.6 16V

Potência: 111 cv (g/e) a 5.600 rpm
Torque: 15,1 mkgf (g/e) a 4.000 rpm
Comprimento: 4,455 m
Largura: 1,695 m
Altura: 1,505 m
Entre-eixos: 2,600 m
Porta-malas: 460 litros
Tanque: 41 litros
Peso: 1.052 kg (S), 1.068 kg (SV) e 1.069 kg (SL)
Consumo (etanol): 8 km/l na cidade e 11,5 km/l na estrada (medições da Quatro Rodas Ed. 624)

Fiat Grand Siena

Potência 1.4: 85/88 cv (g/e) a 5.750 rpm
Torque 1.4: 12,4/12,5 mkgf (g/e) a 3.500 rpm
Potência 1.6 16V: 115/117 cv (g/e) a 5.500 rpm
Torque 1.6 16V: 16,2/16,8 mkgf (g/e) a 4.500 rpm
Comprimento: 4,290 m
Largura: 1,700 m
Altura: 1,507 m
Entre-eixos: 2,511 m
Porta-malas: 520 litros
Tanque: 48 litros
Peso 1.4: 1.094 kg;
Peso 1.6 16V: 1.141 kg (Essence); 1.148 kg (Essence Dualogic)
Consumo 1.4 (etanol): 7,6 km/l na cidade e 9,5 km/l na estrada (medições da Quatro Rodas Ed. 630)
Consumo 1.6 (etanol): 7,8 km/l na cidade e 10,9 km/l na estrada (medições da Quatro Rodas Ed. 629)

Resultado: Fiat Grand Siena 2 x 2 Nissan Versa

Espaço, acabamento e conforto

Começando pelo acabamento, ligeira vantagem para o Siena. O Versa tem acabamento simples, mas bem feito, com peças bem encaixadas, mas o Fiat passa a sensação de melhor qualidade. No quesito espaço, por mais que o Versa seja um veículo maior (4,455 m x 4,29 m), o Grand Siena leva 60 litros a mais de bagagem no porta-malas (520 l x 460 l), o que pode fazer a diferença numa viagem.

Grand Siena tem porta-malas maior

Mas o Versa leva pequena vantagem no espaço interno, especialmente para as pernas, graças ao seu entre-eixos mais longo (2,60 m x 2,511 m). O Grand Siena é mais largo para quem vai atrás, o que facilita na hora de levar três pessoas no banco traseiro.

Em termos de conforto, gostei um pouco mais do acerto de suspensão do Versa, embora não tenha achado a do Grand Siena ruim. Por outro lado, a posição de dirigir do Fiat é mais gostosa. Os dois ficam devendo com a falta em ajuste de profundidade do volante.

Espaço do Versa é bom. Na traseira, sobra espaço para as pernas, mas só 2 viajam com conforto por causa da largura

A possibilidade de equipar o Grand Siena com comandos de rádio no volante (disponíveis para o Versa fora do Brasil) e com câmbio Dualogic (com a opção de Paddle Shift atrás do volante) tornam o sedã italiano ainda mais confortável – embora a transmissão automatizada ainda precise evoluir. Mais um quesito que termina com empate.

Resultado: Fiat Grand Siena 3 x 3 Nissan Versa

Visual

Este é um aspecto subjetivo, por isso não vale nota. Mas afirmo sem dúvidas: o Grand Siena é muito mais bonito e resolvido que o Nissan Versa. A Fiat realmente caprichou nas duas últimas carrocerias do Siena (atual e anterior), especialmente na traseira, inspirada em modelos da Alfa Romeo. Em relação ao Nissan, repito o que já disse antes: com seu jeito desengonçado, o Versão não é feio, mas também não é um primor de design.

Resumo da obra

O Nissan Versa não venceu, mas também não perdeu, se mantendo invicto aqui nos Duelos do De 0 a 100 – batendo anteriormente Nissan Tiida Sedan, Chevrolvet Cobalt e os Renault Logan e Symbol. O Grand Siena se mostrou um grande adversário, com qualidades para se tornar o mais popular do segmento.

A escolha entre os dois acaba mesmo sendo por gosto pessoal, pois os tem vantagens e desvantagens específicas. O Versa anda mais, bebe menos, é mais barato e tem três anos de garantia, enquanto o Grand Siena tem porta-malas maior, melhor autonomia, amplo apoio da rede de concessionárias, melhor posição de dirigir, maior segurança e maior possibilidade de equipamentos de conforto e segurança do que o adversário.

E como a decisão é algo bastante pessoal, entre os dois, na minha garagem eu teria um Fiat Grand Siena 1.6 16V.

Pelo visto, depois de uma equilibradíssima disputa, um pouco mais da metade das pessoas concorda comigo, mostrando que os dois carros são boas opções:

Qual desses dois sedãs vale mais a pena no Brasil?
Fiat Grand Siena – 65 votos (52,8%)
Nissan Versa – 58 votos (47,1%)
Total: 123 votos

A enquete ficou no ar no De 0 a 100 por exatos 5 dias.

Fotos: Grand Siena – Fiat/Divulgação // Versa – Nissan/Divulgação

Comentários

  • Anonymous disse:

    A diferença do Versa andar mais e beber menos é mínima (nem sei se na prática isso faria diferença). Pelo Grand Siena ser bem mais acabado, seguro, moderno, ter a opção de automatizado e com certeza um valor melhor de revenda eu ficaria com ele sem dúvida!

  • Anonymous disse:

    O conjunto do versa continua embatível. Seu motor com comando de valvulas varialvel, continua superior aos seus concorrentes pares sem a mesma tecnologia.
    Só não entedi pq os parachoques na cor da carroceria soaram como algo a mais no siena, o versa de entrada tem parachoque preto???
    O Siena de entrada completo cobra 3.000,00 praticamente só pelo ABS.
    Me desculpem os entusiastas mais cambio automatizado só é bom com dupla embreagem. Coisa que nossos carrinhos caros não vão ter tão cedo.
    O versa é o carro mais seguro em sua categoria nos EUA. Provavelmente lá tem uns air bags a mais.

    Mais concordo que o siena é mais bonito(por fora), é é um “Fiat”…para muitos isso já é o suficiente…

    Hugoas.

  • A questão, para mim é: Vale a pena pagar R$ 1.135,00 a mais no Grand Siena 1.6 Essence (R$ 46.015,00) para ter os mesmos itens de segurança e conforto do Versa (R$ 44.880,00) cujas diferenças “inalteráveis” são:
    1- Direção elétrica (Versa);
    2- Garantia de 3 anos e 2 anos de assistência 24hs (Versa);
    3- Espaço interno maior (Versa);
    4- Pontos de ancoragem para cadeiras infantis (ISOFIX) – ideal para quem tem bebês/crianças pequenas (Versa)
    X
    1- Roda de liga leve maior – 16′(Siena);
    2- Melhor valor de revenda (Siena);
    3- Porta mala maior (Siena);
    4- Autonomia maior (Siena).

    Concordo com o empate.

    A opção de compra se dará pelos detalhes de acordo com as preferências de cada consumidor.

    • Ayrton Costa disse:

      desde quando o espaço interno do versa é maior que do gran siena se este é mais largo internamente? como os 117 cv do Gran siena é menos potente do que 111 cv do versa, se o peso dos dois se equivalem.
      acho que está havendo um equivoco de comparações nestes equisítos.

  • Apesar do bom conjunto, não levaria um Versa pra casa por um motivo estritamente subjetivo: para mim o carro faz companhia ao Cobalt, ao Tiida e ao Fiesta Sedan, ele é muito feio.
    Apesar de o Grand Siena não ser uma maravilha de design, é muito mais bonito que o Versa.

  • Paulo Cezar disse:

    Desculpe a ignorância mas o que quer dizer baixa resistência a rolagem no que se refere aos pneus?
    No meu ponto de vista os dois carros são muito bons, eu ia de versa até o lançamento do grand siena, mas mudei de opinião.

  • Na fala da Audi:

    Pneus com baixa resistência à rolagem, e características de rolagem otimizada, oferecem um potencial enorme para economia de energia. Há uma meta de reduzir de 3 a 5% de energia sem reduzir a segurança. Além disso, graças ao composto especial de borracha, ao perfil e às dimensões, além da excelente estabilidade dimensional, esses pneus provocam consideravelmente menos ruído de rolagem.

  • Fábio Silva disse:

    Acho que os carros se equivalem em geral, porém eu preferia o Versa pela garantia de 3 anos. Não dá pra pagar mais de 40 mil num carro com um ano só de garantia. Ainda mais um projeto novo como o siena que certamente terá algnuns probleminhas nos primeiros anos…

  • Parizzi, eu desisti do Siena em função do Versa por duas coisa:

    Primeira: Nao gostei do atendimento da Fiat. Sempre fui fã da marca, tive um Mille 0km, mas, depois que seu carro é faturado e vc tira da concessionária (Cambui veiculos), a mesma no pós venda te trata como se prestasse um favor. Depois que a garantia do Mille acabou, nunca mais coloquei os pes (e as rodas do Uno) lá. Até quando estive lá interessado no Novo Palio, fui muito mal atendido.

    Segundo: Os preços da manutenção da linha Palio sempre foram um pouco salgadas na minha opinião para o que o carro dispoe de tecnologia. Fora que o Grand Siena 1.6 vem calçado com inúteis pneus aro 16, que sao muito caros para o que o carro oferece. Digo inúteis,pois para um motor tão diminuto nao há tamanha potencia para precsar disso tudo. Um Mara Turbo com 182cv usa pneus 195 aro 15!

    O Versa foi muito mais equilibrado. Atendimento inicial excelente e, até agora pelo menos, pós venda idem.

    • PIRRONY LUIZ disse:

      Concordo. Eu tenho um versa SL, desde 2012, tanto na compra quanto no pós venda, sempre fui bem recebido na Orient de Varginha e o valor das revisões não são caras. O consumo, usando gasolina, é impressionante, ele faz 16km/l na rodovia, e ainda é potente, espaçoso, só peca no conforto do assento para dirigir, pois nos outros assentos é impecável. Viajar como passageiro é mais prazeroso do que até mesmo dirigi-lo. O que pesa é a aparecia quando você olha o carro de frente, mas não é nada grave. A nissan remodelou o Sentra, quem sabe não mude a aparecia do versa. Se a montadora resolver melhorar a aparecia, incrementar um pouco o painel do versa e o consumidor brasileiro deixar de ter preconceito com carros importados, as concorrentes que se cuidem. O versa vem para ganhar o mercado. Para os entendidos de plantão, a NISSAN é uma das que mais vende nos EUA, onde o consumidor é exigente e valorizado. Deve ser por isso que sou bem recebido na agência.

    • Ayrton Costa disse:

      Tenho um Gran Siena 2012/13 completo dualogico com borboleta no volante, unico problema que sentir no carro é quando saio a noite, como aqui e manaus é muito umido embaça o vidro dianteiro qdo ligo o ár. qto aos pneus 16″ pra quem mora em Manaus é muito bom,pq as ruas da cidade qdo não tem buraco é cheio de mondrongos após taparem.
      As concessionárias da qui são muitos pretativos, a manutenção é um pouco elevado, mas pra quem teve corsa sedam da chevrolet e um eco sport da ford, não tem muita diferença há um empate técnico.

  • Anonymous disse:

    Comprei um Versa SL e este final de semana fiz um teste com ele na estrada, indo no limite de 120 km/h e abastecido com gasolina, fiz a média de 15 km/lts, o motor se mostrou bem eficientes e retomadas em 5 marcha.

  • Fernando disse:

    O Versa é MUITO mais bonito que o Siena. As linhas do Siena são retas demais, parace que uma criança o desenhou.
    Os que dizem que o Versa é feio, são pessoas que estão acostumadas com os “desenhos” brasileiros (gol, corsa, palio etc).
    sempre tives carros comuns (Fiesta, Agile, Celta, Siena), porém, comprei um Versa SL: PERFEITO!!!
    Não sou a favor do Versa porque gosto do carro, mas simplesmente porque já tive as carroças nacionais, e vi a diferença drástica.
    Parebéns Nissan!

  • Luis disse:

    Versa: vendido no mundo inteiro = nota 10!
    – estilo;
    – acabamento;
    – consumo = ótimo;
    – maciez;
    – marca japonesa;
    – materiais excelentes;
    etc.

    Siena: projeto mal feito;
    – beberrão;
    – cópia de alguns carros (ex. faróis dianteiros iguais do JAC)
    – fiat tem pecado com peças;
    etc.

    -> dirigi os 2 carros:
    Versa é indiscutívelmente o melhor!

  • Anonymous disse:

    O Versa é uma otima relação custo beneficio, mas torcam para nada dar defeito. Entrem no reclameaqui.com.br e vejam as reclamações por falta de peças. Tem caso de carro parado a mais de mes esperando um farol.

    André

  • Anonymous disse:

    FIAT é carro descartável, por isso há tantas vendas (tem que ficar comprando novo de tempo em tempo)… assim como FORD (sóq ue esse não vende)

  • Anonymous disse:

    Siena mais moderno? Vale ressaltar que a linha chamada de E-torq recém incorporada, foi descartada ainda na década de 1990 pela BMW, que o utilizada nos Mini. O motor do Versa é bem atual, além de contar com o comando variável das válvulas.

  • Anonymous disse:

    Gostei muito do Grand Siena, mas não acho que seja melhor acabado que o Versa. Alias, a sensação geral que o Siena passa é de um carro comum, um Siena 😉 .
    Já o Versa, talvez por ser maior, passa a sensação de carro de categoria superior. Na rua, até é confundido com o Corolla, mas o Grand Siena é confundido com o Siena :(.
    Para mim isso é muito claro e se você colocar um ao lado do outro e pedir para pessoas escolherem, certamente irão escolher o Versa, pois esse é sem dúvida “mais presença”, pelo seu ṕorte.

    Vou comprar um desses dois, ou quem sabe o Cobalt. A escolha irá recair na questão do melhor negócio que conseguir: o carro mais equipado pelo menor custo e melhor valorização do meu usado.

    O Grand Siena tem uma grande vantagem sobre o Siena: é Fiat, uma linha comprovadamente robusta e confiável e tem manutenção muito fácil em todo o Brasil e a revenda é normal. Do resto, acho que empatam, com ligeira superioridade ao Veras pelo porte maior.

  • Anonymous disse:

    O E-Torq do Siena na~é um motor moderno como o motor do Versa. Maaaaaas é comprovadamente bom e confiável.
    Lembram da mecanica 2.0 dos Vectras e ultimos Kadetts? Não tinha nada de moderna, mas eu não acharia nada ruim se essa mecanica fosse oferecida no Cobalt.Mecânica consagradamente boa e robusta, de manutenção fácil.

  • Anonymous disse:

    Essa estória de que FIAT é descartável definitivamente é estória de quem nunca teve um FIAT do ano 2000 para cá.
    Eu torcia o nariz para FIAT até comprar um Palio 2002 Young. Ó Young é uma linha simples, mas o conforto do carro é melhor que do Classic 0Km ou do Gol 0km. O carro é MUITO robusto, suspensão ótima para o dia a dia (confortável e resistente).
    Por isso justamente o Siena é um grande candidato a minha compra.

    Acho FIAT muito menos “descartável” que GM e Ford. E falo porque já tive as três marcas e meu uso é intenso. VW tb é boa nisso, mas muito cara.

  • Anonymous disse:

    Estou me apaixonando pelo Versa, pesando nisso muito a relação custo-benefício. E o cinza Titanium é realmente lindo!

    Bom, Fiat não compro de jeito algum, nunca. Todos que conheço que possuem Fiat ficam na mão, pela mecânica…

    Prefiro um carro japonês!

  • Anonymous disse:

    Olá, A todos!

    Que pena que o versa não e fabrica no Brasil e não pode ser faturado com desconto para deficiente fiico.
    Por que sem sombra de dúvida eu escolheria o Versa ja que oferece 3 anos de garantia mas, vou ter que ir de Gran siena msm.

  • Anonymous disse:

    Comprei um Versa SL Cinza Titânio e estou muito satisfeito com o carro. Ele parece ser de categoria muito superior! Meu cunhado que tem um Honda City dirigiu e simplesmente achou o mesmo veículo. E na verdade ele se parece muito ao City, no espaço interno, posição de dirigir, etc. a diferença é que o Versa é mais ágil, e o consumo é menor, eu chego a fazer 22k/l na reta em veloc. constante, na decida faço 29km/l, parece mentira, mas o tanque pequeno não reduz a autonomia do carro, pois ele vai longe com o consumo baixo. Ainda, o freio do Versa é top, e a direção muito leve, é elétrica progressiva. Quem acha o carro feio nas fotos vá a uma concessionária e olhe o carro ao vivo, é uma nave no tamanho, parece um corolla na presença.

  • Anonymous disse:

    Concordo, hoje sou proprietário de um versa e estou muito satisfeito. Sem dúvida é o melhor carro da atualidade. Economico confortável e espaçoso para a família. Pós-venda muito bom. Comprei o carro e o pneu tinha 2 gomos arrancados devido ao transporte.Retornei até a concessionária e trocaram por um outro novo no mesmo momento.
    Recomendo.

  • Octavio Bonevit disse:

    sou mecânico e gosto dos motores da Nissan. Porém, não conhecia o motor do Versa, e acabei por dar uma analisada mais profunda nele, quando um amigo que tem o carro me mostrou o veículo.

    O que posso afirmar é que se trata de um motor muito atual e tecnológico, com um comando de válvulas variáveis, que proporciona uma ótima potência aliado a um baixo consumo;

    é relamente um motor show!

    abraços e até mais.

  • Angenor disse:

    Tenho um corolla ano 2011, manual. E comprei o Versa para minha esposa. E me surpreendi, pelo tamanho grande, pela “presença”, pelo porte e pelo baixo consumo de combustível.
    Realmente, o Versa é melhor, projeto mais bem desenvolvido e compra certa quando o assunto é boa mecânica, garantia de 3 anos e tem tudo o que um carro de categoria superior tem, aliás, tem muitas coisas que até carro de 65 mil não tem.

    E o que faço agora é trabalhar com o Versa, pois mesmo sendo da minha mulher o Versa, acabei deixando o outro carro com ela;
    abraços a todos;

  • Comprei um March, pois já havia perdido a esperança na fila do Versa.
    Fiquei muito satisfeito com o March, mas, depois de 120 dias, chegou o meu Versa SL!
    Acabei pegando este também, sendo que conseguiu até ser melhor que o primeiro… Na primeira viagem na Vialagos (RJ), foram 14,8Km/l pisando fundo e ar ligado. Espaço interno maravilhoso, principalmente para que vai atrás. Acabamento simples, mas muito bem feito (não pago mais R$10.000,00 só para ter um painel psicodélico). Direção elétrica fantástica (para mim, virou item obrigatório na próxima compra!). Gosto não se discute, mas ainda prefiro o Versa em relação ao Grand Siena. Ao vivo, o Versa é mais bonito. O Cobalt só vale pela mala maior, mas perde em qualquer outro quesito…
    O carro tem presença, como outros já falaram. Entretanto, não compro carro para “tirar onda” ou pensando em revenda. Apenas quero curtir o carro com conforto, segurança, baixo custo de manutenção e economia de combustível.
    Em relação às demais marcas, a Nissan peca mesmo na reposição de peças. O carro não dá problemas. A questão é quem ninguém está livre de alguém acertar sua lanterna o para-choque.
    Já tive Palio… Jogo muito curto e carro muito simples. Tive também dois 206 (sempre fui fã da Peugeot), mas a mecânica é muito cara.
    A garantia de 3 anos não foi fator decisivo, mas traz um conforto a mais. Se uma marca vende um carro por R$40.000,00 e não consegue dar mais do que 1 ano de garantia, é sinal de que nem ela confia no produto que fabrica!!!
    Sempre encontraremos alguém para reclamar deste ou daquele veículo, até porque não existe produto perfeito, sendo que certamente terá problemas com carro 0Km de qualquer marca. Além disso, consumidores insatisfeito se manifestam muito mais do que os satistfeitos (isso vale para qualquer tipo de produto). A estatística de problemas da Nissan não é pior ou muito diferente de GM, Fiat, Ford ou Volks. Então, procure prestar mais atenção nos clientes satisfeitos, mas levando em consideração a questão do tempo de reposição de peças…

  • Anonymous disse:

    Alá galera! concordo com vcs custo/beneficio gostei do VERSA, porem o maior adversario da NISSAN pelo menos aqui em itumbiara/go é o despreparo de seus vendedores arrogantes. Então parabens ai pra vcs que conseguiram comprar seu VERSA pq por aqui ta dificil, mas vou dar um pulinho na capital/Goiania QUEM SABE eu tenha mais exito. Abraços!

  • Versa: feio por dentro e por fora. Mais estreito, mais fraco em relação ao Siena, principalmente se abastecido com gasolina; MOTOR RENAULT (ISSO MESMO!); alto índice de desvalorização, etc;!
    G. Siena: Mais forte, mais bonito; mesmo consumo com álcool, mais econômico com gasolina; quase 17kgfm de torque; relações de 1ª e 2ª marchas mais curtas; maior porta-malas; menor índice de desvalorização!

    Ainda vai querer um Versa?

  • Anonymous disse:

    Eu estou na fila do G. Siena há 130 dias e estou muito decepcionado com a fiat vende um carro com opcionais mas não tem pra entregar me avisou que se eu quiser vai faturar o carro sem um kit tem base uma vergonha se estou esperando é porque quero o carro completo mas vou acabar comprando o versa se a espera tbem não for tão longa muita decepção e olha que já tivemos vários carros e todos fiat e o tratamento péssimo

  • Claudir disse:

    Tb estou muito decepcionado com a fiat, encomendei um Grand Siena no dia 26 de maio de 2012, com prazo de entrega confirmado por ele para antes do termino do desconto no IPI. Porem dia 15 de agosto de 2012 me passaram que a previsão de mentagem mudou para 22 de setembro, isso sem garantia de que vai montar nesta data, apenas previsão. Com tamanha falta de consideração por parte da fiat desisti do Grand Siena e comprei um Honda City.

  • Anonymous disse:

    quem gosta do versa deve achar bonita a aracy de almeida , fala serio vai vender o versa daqui a 3 anos com esse visual e mais vai compra peças de reposição e ver o preço e tem mais se eles não derem 3 anos de garantia quem vai comprar? pensem nisso, não falo que o carro é ruim mas no futuro proximo vai ser.

  • Anonymous disse:

    Fiz o teste em ambos, tenho um palio 06 e estou trocando por um carro maior, a família aumentou! Pelo que eu vi preferi sem duvida o grand siena 1.6! Muito mais carro!

  • Anonymous disse:

    Peguei Meu Grand Siena 1.6 com teto solar na quinta feira, show de carro, to adorando, fui muito bem atendido pelo vendedor “Gentil” da Barigui Campo Largo, tive sorte, em 15 ou 20 dias estava com o carro na mão.
    Média na estrada: 15 km /L
    Média na cidade: 9 km / L
    Ambas com gasolina.
    Paulo Cezar Hekavei

  • Anonymous disse:

    Estou pesquisando sobre os 2 carros a mais de 4 meses.De cara sempre fui fã do versa! completão e com ótimo preço pelo que oferece,porém oq me conquistou mais ainda: anda muito e bebe muito pouco, pra mim quase o carro dos sonhos….quase….infelizmente estou profundamente triste pq como já li o México esta impondo dificuldades para importar o carro….e ai como fica??? além do tempo exorbitante de espera e de carros que vem com defeito, como vi em ralato de proprietários. Não sou mt sortudo, tenho mt receio de “se conseguir” comprar o carro falte peças, além do valor de revenda cair realmente muito. Por isso acabei pesquisando a fundo o Gran Siena e vi q é um´Excelente carro tbm! pena o consumo n ser igual o do versa……ai estaria perfeito! se as dificuldades com o versa continuarem vou de Gran Siena!

  • Bom dia! Comprei um versa SL cinza titanium há um mês e só tenho uma coisa à dizer: MARAVILHOSO. Os meus amigos estão de queixo caído. Econômico, espaçoso, bom de dirigir, chama atenção por onde passa. Até quem criticou inicialmente nossa escolha deu o braço a torcer. Quase fui de Gran Siena devido o longo prazo de espera pelo Versa, mais valeu a pena.

  • Augusto Lima disse:

    Depois de pesquisar por mais de 3 meses, minha esposa e eu ficamos na dúvida entre os dois carros deste comparativo!
    Olhamos ambos e, na nossa balança (que, no fundo, é subjetiva) deu empate também!
    Como eu havia gostado mais do Versa, pela motorização, suspensão e preço (convênio Petros) estava inclinado a comprá-lo.
    Porém, antes de bater o martelo fizemos a cotação de seguro e a diferença ficou em torno de R$900,00 entre os carros, com o versa mais caro, ainda sem a cobertura para os vidros, questionando o meu corretor pelo o porquê da diferença, ele me respondeu que esta diferença deve-se as peças e tecnologia do carro mexicano/japonês.
    Portanto, não deu outra!
    Compramos o Grand Siena Essence 1.6, com os opcionais Rádio integrado com Bluetooth, sensor de estacionamento, pintura metálica, kit antifurto rodas, e aquele detalhe do painel com apoio de braço no banco do motorista, por 43K, em Campinas-SP!
    Pode ser que não tenha sido o melhor negócio, ou que o Versa seja um carro melhor em alguns quesitos técnicos!
    Porém, entendemos que o valor do seguro é fundamental na hora de escolher o carro, sobretudo quando se trata de reposição de peças!
    Espero que gostemos muito do carro e que ele possa atender aquilo que nós buscamos nele!
    Por fim, acho que num comparativo entre carros, há de se constar o valor médio do seguro, manutenção e disponibilidade de peças!
    Fica a minha sugestão!

    Abraços

    Augusto Lima

  • Depois de muito pesquisar e por indicação de uma sobrinha, comprei um Versa SL branco (coloquei multimídia, um show a parte).
    Meu carro está com 6.000 km. Neste feriado fui de São Vicente, SP à Belo Horizonte, MG…e acreditem, fiquei pasmo com o baixo consumo. Rodei 660 Km, só abasteci em BH e coube 37 litros. Um cunhado foi junto comigo em um Fiat Idea.
    Aos 400 km (mais ou menos) me ligou para que parasse no primeiro posto pois o carro dele ia entra na reserva.
    Paramos e ele me perguntou se eu não abasteceria…eu disse que tinha mais de um quarto no tanque e ele não acreditou e foi confirmar. Quase caiu para trás quando eu disse que o tanque tem apenas 41 litros…e só abasteci em BH.
    Fiz 17,8 km por litro….e me impressionou mais, eu estava com o ar ligado toda a viagem, 4 pessoas no carro e porta malas cheio.
    Para retornar a mesma coisa, abastecemos em BH e cheguei aqui nem entrou na reserva.
    De resto….o carro anda bem fomos a 110 km/h aproximadamente, confortável, com meus filhos (de 15 e 17 anos) espaçosos atrás.
    Quanto ao que se fala da beleza, realmente é subjetivo, mas todos que veem meu carro, amigos, alunos e parentes, acham lindíssimo. O gran siena para mim é feio e sem graça, desenho batido, quase igual ao siena, voyage, etc. Fiz aqui uma sincera avaliação para ajudar quem está em dúvida,
    sem querer contar vantagem em cima do carro, uma avaliação verdadeira que também me impressionou muito. Já era apaixonado pelo carro…
    Ainda que eu errasse todas as contas, os 660 km (tanto na ida quanto na volta), ainda que consumidos os 41 litros do tanque, daria mais de 16 km/l

    Abraços

  • Anonymous disse:

    Eu estou entre os dois. Gosto do Versa e até daquele visual esquisito dele. É um desenho único, não imita nenhum carro e é um carro bem vendido nos EUA (Grand Siena, ninguém nem sabe que existe).
    Na rua, o porte é semelhante a de um Corolla.
    O Grand Siena já tem visual mais timido, mas acho um carro bonito, principalmente se não for da cor preto ou prata, que já enjoou demais.

    A grande vantagem do G Siena é a reposição fácil de peças e manutenção simples, o que remete a um seguro mais barato, principalmente se for o 1.4. No Siena, se vc bater, não haverá drama, terá seu carro reparado em pouco tempo. Já no Versa, prepara-se para esperar bastante.

    Nessa faixa, penso que seja interessante buscar o que oferece mais por menos, porque o design e conforto de ambos são muito semelhantes. Dai, estou de olho no G Siena 1.4 com ar (faixa de 35K no mercado). Mas ainda pensando no Versa também.
    Estou aguardano o Latin NCAP do Grand Siena e do Versa.

  • Anonymous disse:

    Ah! A questão de peças do Versa é questão de tempo. Por exemplo, hoje já não tem fila para compra, tem pronta-entrega do carro.
    Quem se desesperou para comprar no lançamento sofreu com espera e preços mais salgados, agora já dá até para escolher cor na pronta-entrega. 😉
    Se a Nissan fizesse taxa 0% como no Livina, compraria na hora. Aguradando… 😉

  • Anonymous disse:

    Pessoal,

    Não esquentem com relação a peças, já está em construção uma fábrica da Nissan em Rezende no Rio De Janeiro. Ela irá fabricar o March e também o Versa, que tem a mesma plataforma.

  • Anonymous disse:

    Comprei um Versa SL há uma semana, trouxe de Passos de Torres-SC para Rio Grande cerca de 500KM o carro é show, coloquei 180 Km na estrada e com o ar cond ligado. Estou satisfeitíssimo.

  • Luis Carlos disse:

    Estou com um GS Essence há três semanas e estou muitíssimo satisfeito. O carro anda bem, não o achei beberrão, é confortável e bonito.
    Mas penso que, não só pelo que foi exposto na matéria, mas de uma maneira geral, temos que comprar o carro que nos agrada, independente da opinião alheia.
    Parabéns para quem tem um Versa, ou um Cobalt, por exemplo. Se o carro está suprindo suas necessidades, é o que importa.

  • Enéas Neto disse:

    OLá galera, comprei um Versa SL 2014 , estou rodando com ele há 3 semanas, não tenho nenhum queixa do veículo até o momento. Equipei com central multímidia, bancos de couro e película, ficou lindíssimo. O que mais me chama atenção é o baixo consumo, comparado ao meu carro anterior, um Meriva Maxx 1.4, que bebia demais. O Versa é espaçoso, confortável , gostoso de dirigir, silencioso, e a direção elétrica é MARA…bem no quesito estético, gosto é gosto, no início também achava o modelo feinho, mas depois tu vai se acostumando e até muda de opinião. Para mim o que de fato contou mesmo , são os 3 anos de garantia e o atentidmento da Nissan, que é bemmm superior que da GM e Ford, meus modelos anteriores. Bem espero ter contibuido com os que estão em dúvida, mas de qualquer forma são dois exceletens carros, e tem que ver qual se encaixa melhor para você.

    • REALISTA disse:

      Mais que pena que as pessoas aqui não pensaram na hora de revender o carro pois onde moramos a nissan não tem tanto valor de revenda como a FIAT, eu compraria um SIENA pois quando fosse querer revender o carro venderia com mais facilidade do que um VERSA,

    • Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *