Cumprindo tabela antes da nova geração, Renault Sandero fica mais caro e evolui pouco para a linha 2014

Renault Sandero Stepway 2014 Brasil

Em ritmo de preparação para o lançamento da nova geração do Sandero (e do Logan), a Renault apenas “cumpriu tabela” nas novidades da linha 2014 do seu compacto premium. Foram poucas novidades. Será que o modelo conseguirá manter a competitividade numa faixa de mercado tão disputada?

Em março deste ano, a Renault já havia lançado a linha 2013/2013 do Sandero (e do Logan), quando praticamente todas as versões passaram a contar com airbag duplo e ABS como equipamentos de série (menos a pelada versão Authentique 1.0 16V). Na época, o aumento da segurança foi a única novidade.

Agora, para 2014, a marca francesa colocou máscara na cor cinza nos faróis e lanternas do Sandero. A versão Privilège passa a vir novas rodas de liga leve de aro 15’’, adesivo na coluna B com serigrafia identificando a versão, ponteira do escapamento cromada e puxadores internos das portas dianteiras na cor preta brilhante.

Renault Sandero Stepway 2014 Brasil interior painel

No “aventureiro urbano” Stepway, os retrovisores e maçanetas externas agora têm a mesma cor da carroceria e os contornos das s saídas de ar internas são na cor vermelha. Já a versão “esportiva” GT Line passa a contar opcionalmente com o sistema de navegação Media NAV – um kit multimídia com tela de 7″ sensível ao toque integrada ao painel, com rádio, GPS e conexão bluetooth (é o mesmo do Duster Tech Road).

Fico pensando: não teria sido melhor fazer um único lançamento do Sandero neste ano, concentrando todas as mudanças para um único momento?

Renault Sandero GT Line 2014 Brasil Media NAV

Os motores 1.0 16V, 1.6 8V e 1.6 16V (que pode contar com o câmbio automático de apenas quatro marchas) continuam os mesmos. Desde a versão básica, a Authentique, o Sandero vem equipado de série com banco traseiro rebatível; desembaçador, limpador e lavador do vidro traseiro, brake light, entre outros itens. Como eu disse antes, airbag duplo e ABS só a partir do Expression. O Sandero tem 3 anos de garantia.

Confira os preços e as versões da linha 2013/2014 do Sandero:

Renault Sandero Authentique 1.0 16V Hi-Flex – R$ 28.200
Renault Sandero Expression 1.0 16V Hi-Flex – R$ 35.080
Renault Sandero Expression 1.6 8V Hi-Power – R$ 38.300
Renault Sandero Privilège 1.6 8V Hi-Power – R$ 41.210
Renault Sandero Privilège 1.6 16V Hi-Flex (automático) – R$ 45.140
Renault Sandero GT Line 1.6 8V Hi-Power – R$ 40.960
Renault Sandero Stepway 1.6 8V Hi-Power –R$ 44.090
Renault Sandero Stepway 1.6 16V Hi-Flex (automático) – R$ 49.120

Infelizmente, todas as versões do Sandero 2014 ficaram mais caras. Compare abaixo os valores sugeridos pela Renault para a linha 2013/2013 do Sandero, em consulta feita hoje, dia 28/06/2013:

Renault Sandero Authentique 1.0 16V Hi-Flex – R$ 27.850
Renault Sandero Expression 1.0 16V Hi-Flex – R$ 33.850
Renault Sandero Expression 1.6 8V Hi-Power – R$ 37.060
Renault Sandero Privilège 1.6 8V Hi-Power – R$ 39.880
Renault Sandero Privilège 1.6 16V Hi-Flex (automático) – R$ 43.780
Renault Sandero GT Line 1.6 8V Hi-Power – R$ 40.680
Renault Sandero Stepway 1.6 8V Hi-Power –R$ 43.290
Renault Sandero Stepway 1.6 16V Hi-Flex (automático) – R$ 48.280

Este aumento não foi uma boa ideia da Renault, especialmente porque Peugeot 208, Citroën C3, Chevrolet OnixFord New Fiesta, Jac J3, Hyundai HB20 e HB20X já mostraram as suas “garras”. Os Fiat Palio e Punto e os Volkswagen Gol, Fox e Polo também já estão na linha 2014, embora tenham recebido poucas novidades.

Renault Logan 2014 Brasil

Veremos como será a aceitação de mercado do Sandero 2014 que, mesmo mais caro, continua sendo um ótimo carro. E vamos ficar na expectativa para o novo Sandero, que será lançado no ano que vem, como linha 2015, com a cara do novo Logan, da foto acima, que chega ainda em 2013 – será muito bem-vindo!

Comentários