Fiat Tempra Turbo: memórias do trovão vermelho

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Era um final de manhã de sábado. Cheguei ao ponto de encontro sozinho, à bordo de um Tempra 2.0 16V grafite. O local era uma espécie de hangar aposentado, com uma pista usada para o pouso e decolagens de aviões – como um aeroporto particular fantasma. Tudo dentro de uma enorme fazenda no interior de Minas Gerais, cuja localização exata juramos não revelar na época. Mas isso já não importa. O que valeu a pena naquele dia chegou pouco tempo depois de mim: um Fiat Tempra Turbo vermelho.

Foi um momento épico. O veículo, impecável, poderia ser “testado” pelos poucos que estavam ali, mas tomando todas as precauções e os cuidados possíveis para o momento.

Acabei sendo o penúltimo a guiá-lo, mas a espera valeu a pena! Enquanto aguardava, pude observar, pelo lado de fora, o ronco do motor 2.0 8V turbo, com brutais (para a época) 165 cv de potência.

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As acelerações eram fortes e as curvas, feitas no final da pista, chamavam a atenção pela estabilidade. Mesmo cantando pneu, o carro segurava forte. Algumas palavras do dono do veículo também marcaram aquele dia, principalmente as que resumiam bem o comportamento do Tempra Turbo:

“É um carro manso. Mas, quando chega a 3.000 giros, ele vira um trovão, um trovão vermelho”.

Até hoje a fala dele ecoa na minha cabeça.

A partir de 3.000 rpm, o turbo de 0,8 kg/cm2 entrava em ação, entregando os 26,5 mkgf de torque! O auge acontecia a 5.250 rpm, quando todos os 165 cv eram liberados. De mansinho, ele virava uma fera.

Trovão domável

Chegou o meu momento. Antes de entrar no belo sedã de duas portas, observei o aerofólio traseiro, que tinha a luz do brake light integrada, e as rodas de liga-leve de aro 14” (sim!), que davam ao Tempra um visual ainda mais esportivo. Mas será que andava mesmo? Até hoje não sei por que me fiz essa pergunta, mesmo depois de observá-lo por mais de 30 minutos consecutivos pelo lado de fora. Só tinha um jeito de descobrir.

Entrei no esportivo, ajustei o banco com revestimento em couro, a altura do volante e os espelhos. Apertei o cinto de segurança e estava tudo pronto! Rodei a chave e dei uma acelerada de leve, para “sentir o monstro”.

Fiat-Tempra-Turbo

Saí do meio da pista e fui manso até o seu final, sentindo do que o carro era capaz, para evitar possíveis surpresas desagradáveis. Fiz o retorno e já pisei fundo no acelerador, quase furando o assoalho.

O carro deu um violento arranque, fazendo o corpo de quem estava no veículo pregar no banco. Ele foi pedindo marchas… terceira, quarta, quinta… O giro estava alto e o grave ronco do motor preenchia a cabine – uma “sinfonia” que até hoje está na minha cabeça.

Olho para o velocímetro: 190 km/h, e o carro queria mais, mas infelizmente, a pista já estava chegando ao fim.

Fiz a curva, com a velocidade já mais baixa, mas veloz o suficiente para fazer o carro começar a sair de frente. Foi uma provocação boba; nada que preocupasse. Em seguida, simulei um slalom com as (poucas e ainda visíveis) linhas centrais da pista, e pude notar que as alterações “esportivas” feitas pela Fiat na suspensão e nos amortecedores deram resultado. O carro estava sempre “na mão”.

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Cavalo de pau do delírio

Desci do “Trovão Vermelho” ainda com o corpo tomado pela adrenalina. Caminhei até os outros para acompanhar o último capítulo daquele inesquecível dia. Um belo cavalo de pau foi dado pelo dono do veículo, no centro da pista, para o delírio dos presentes.

Hoje tenho consciência de que o local não era o mais adequado para o que fizemos, como um autódromo – ainda mais sem uma ambulância por perto.

Mais veloz do Brasil

Porém, guiar o automóvel que foi considerado, por muito anos, o mais rápido do Brasil foi uma emoção sem preço! Uma pena mesmo que a câmera digital ainda não era popular no Brasil – nem os celulares! Por causa disso, as lembranças estão apenas na memória e no coração!

E que bom que pude vivê-las!

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Fotos: Fiat/Divulgação

Comentários

  • Marco Pires disse:

    Que bacana a reportagem, carro apaixonante eu tenho um tempra turbo 1995, completaco anda demais,,so quem teve um sabe que carro maravilhoso … nada a reclamar ate hj amigos, colegas conhecidos .. ficam admirando este carro que em minha cidade so tem o meu hehehhe…

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