Chevrolet Onix e Prisma chegam à linha 2014 com uma grande novidade: câmbio automático de $ei$ marcha$

Chevrolet Onix LT LTZ 2014 automatico Brasil

Finalmente a Chevrolet está lançando a linha 2014 do Onix e do Prisma, que chega com uma grande notícia: o câmbio automático se seis marchas. A espera realmente foi longa desde o anúncio oficial. A nova transmissão será oferecida apenas para as versões LT e LTZ, sempre com motor 1.4 SPE/4. Uma pena que o preço da novidade tenha ficado tão alto.

Quando equipados com câmbio automático GF6 da 2ª geração (o mesmo do Cruze), que permite troca sequenciais pela alavanca (Active Select), Onix e Prisma saem de fábrica ainda com controle automático de velocidade (mais conhecido como piloto automático), com botões no volante (lado esquerdo), volante revestido em couro e acionamento automático da abertura da tampa do tanque de combustível e do porta-malas de dentro do veículo.

Hatch e sedã são ofertados ainda uma nova opção de cor, Azul Sky (fotos). Suas versões manuais receberam atualizações na transmissão, garantindo, segundo a marca, “engates com menor esforço e trocas mais esportivas”.

Chevrolet Prisma LT LTZ 2014 automatico Brasil

O motor 1.4 SPE/4 não recebeu nenhuma alteração. Ele desenvolve 98 cv de potência e 13 mkgf de torque com gasolina e 106 cv e 13,9 mkgf com etanol.

As vendas da linha 2014 começam ainda em julho. A Chevrolet espera que as versões automáticas representem cerca de 10% do mix de vendas do Onix e 20% no do Prisma. Achei o número até comedido, mas talvez a explicação esteja no preço:

Chevrolet Onix 1.0 LS manual – R$ 30.990
Chevrolet Onix 1.0 LT manual – R$ 32.590
Chevrolet Onix 1.4 LT manual – R$ 36.190
Chevrolet Onix 1.4 LT automático – R$ 43.390
Chevrolet Onix 1.4 LTZ manual – R$ 43.690
Chevrolet Onix 1.4 LTZ automático – R$ 47.190

Chevrolet Prisma 1.0 LT manual – R$ 35.390
Chevrolet Prisma LT 1.0 manual – R$ 38.890 (com ar-condicionado e MyLink)
Chevrolet Prisma 1.4 LT manual – R$ 39.490
Chevrolet Prisma LT 1.4 manual – R$ 42.890 (com ar-condicionado e MyLink)
Chevrolet Prisma 1.4 LT automático – R$ 46.390
Chevrolet Prisma 1.4 LTZ manual – R$ 46.490
Chevrolet Prisma 1.4 LTZ automático – R$ 49.990

Reparem como as versões automáticas ficaram BEM mais caras – exatamente o que eu temia! O Onix LT 1.4 automático custa absurdos R$ 7.200 a mais do que a sua versão manual, enquanto o LTZ 1.4 automático será vendido por “apenas” R$ 3.500 – valor mais razoável. Se este número fosse repetido no LT, o preço seria de convidativos R$ 39.690.

Chevrolet Prisma Onix LT LTZ 2014 cambio automatico Brasil interior painel

O Prisma LT 1.4 automático custa R$ 6.900 a mais do que a sua respectiva versão manual, que já havia ficado R$ 400 mais cara recentemente! A versão topo de linha, LTZ, que também subiu de preço (R$ 500) na versão manual, fica R$ 3.500 mais cara com câmbio automático.

A Chevrolet não disse nada a respeito, mas penso em duas explicações aceitáveis para o absurdo preço cobrado pelo câmbio automático das versões LT 1.4. A primeira seria a inclusão do ar-condicionado (R$ 2.000) e do MyLink (R$ 1.400) no pacote – ou, pelo menos, só o ar-condicionado. Vou tentar confirmar a informação, mas confesso que estou bem pessimista, ainda mais depois de ler o release oficial da Chevrolet, que não diz nada sobre a adição de equipamentos.

A segunda é o “movimento” que a marca já faz para fazer o Onix ocupar também o lugar do Agile, que será reestilizado em breve antes de morrer.

Comentários (7)

  1. O Sonic Hatch LT AT sai por R$ 50.890,00 segundo o configurador da GM.
    Sem o MyLink, mas c/ motor 1.6 de 120CV(E) e 116CV(G).
    Comparando c/ o Onix, o que vc acha Renato ?
    Vale a compra ?

    • Oi Márcio! Estou fazendo dois posts sobre comparativo de preços do Onix e do Prisma (uma para cada) automáticos com carros semelhantes.

      Inicialmente, o Sonic vale mais. Ele entrega mais por um pouco mais. Entretanto, ele vende bem menos, é importado e (ainda) não caiu nas graças do brasileiro. A decisão vai mesmo ser uma questão de gosto do comprador.

      Um abraço!

      • Vou aguardar o comparativo.
        Só p/ lembrar: A versão que comentei ainda é a 2013. Na 2014 deverá ter o MyLink e deverão acrescentar mais alguma coisa p/ justificar o preço mais elevado que terá, logo, a diferença será bem maior e não vai mais valer a compra.

    • Olá Luiz. Veja o que diz a Chevrolet sobre a linha 2013/2014:

      Onix LT 1.0: Banco traseiro com encosto inteiriço rebatível e dois encostos de cabeça com regulagem em altura e removíveis.

      Onix LT 1.4: Banco traseiro bipartido 60/40 rebatível e dois encostos de cabeça com regulagem em altura e removíveis.

      Onix LTZ 1.4: Banco traseiro bipartido 60/40 rebatível e dois encostos de cabeça com regulagem em altura e removíveis.

      Logo, o Onix conta com banco traseiro bipartido só a partir da versão LT 1.4.

      Um abraço!

  2. Realmente foi muito bom para a GM essa reformulação feita no mercado brasileiro. Os carros já estavam desatualizados e muito cansativos aos olhos dos brasileiros. O Onix e o Prisma realmente veio com força total para ser líderes de vendas em seus respectivos segmentos. Com esses novos câmbios automáticos vão conseguir mais unidades ainda, porque agora a preferência por carros com essa transmissão está aumentando muito. Parabéns a GM por essa nova tecnologia.

  3. Quería realizar una consulta compre un ONIX 1.4 LTZ en Argentina y me informan que no viene de fabrica el chapon ( cubre el motor la parte de abajo) eso es verdad? y me lo vende como accesorio esto es verdad?
    y si lo es quería saber porque?

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