Saindo de cena aos poucos, Fiat Linea 2014 chega com poucas novidades. Visual continua o mesmo

Fiat-Linea-2014-Brasil-flex-Essence-visual-dianteira

Fiat Linea Essence

A Fiat acaba de lançar o Linea 2014, que chega às concessionárias de todo Brasil com apenas duas novidades: kit parafusos antifurto das rodas e piloto automático passam a ser de série na versão Essence. Sem as esperadas mudanças visuais, o sedã italiano vai, aos poucos, saindo de cena no país. Será que o modelo tem fôlego para ficar no mercado nacional por mais alguns anos?

Mesmo sendo um carro legal, o futuro do Linea no Brasil é realmente incerto. Fazendo um rápido resumo, o modelo chegou como o grande representante da Fiat para o segmento de sedãs médios. Mas sua história no país não deu muito certo, mesmo com os esforço da marca. Desde o seu lançamento, ele já foi vendido nas versões LX, HLX, T-Jet até chegar nas atuais Essence e Absolute; ganhou o motor E.TorQ 1.8 16V flex, perdeu os propulsores 1.9 16V flex e 1.4 16V turbo, e teve seus preços reduzidos.

Fiat-Linea-2014-Brasil-flex-Absolute-Dualogic-visual-traseira

Fiat Linea Absolute Dualogic

Mas, jamais, o sedã italiano conseguiu decolar nas vendas. A estratégia de colocá-lo no mercado para brigar de igual para igual com Honda Civic e Toyota Corolla definitivamente não foi a mais acertada. Primeiro porque o Linea nasceu derivado do Punto, o colocando como adversário mais adequado do Honda City, por exemplo; segundo porque o seu conjunto mecânico nunca agradou. Não é à toa que o motor 1.9 16V flex foi tirado de linha rapidamente. Mas o câmbio Dualogic (agora Plus) continua lá, firme e forte, enquanto os concorrentes possuem caixas de transmissão automática tradicionais – mais adequadas para a categoria.

Fiat-Linea-2014-Brasil-flex-Essence-interior-painel

Fiat Linea Essence

Restou à Fiat ir tirando o Linea de cena aos poucos. Versões foram sumindo; o motor 1.4 turbo deixou de ser ofertado… No momento da esperada mudança visual, para dar o último fôlego de vida ao sedã, concentrando suas vendas apenas em duas versões (Essence e Absolute), a Fiat lançou a linha 2014 do Linea com uma melhora de R$ 310 no custo/benefício do veículo (preço somado do piloto automático e do kit de parafusos para a linha 2013, de acordo com o valor de 02/09/2013). Bem-vindo, mas pouco.

Da janeiro a agosto de 2013, de acordo com a Fenabrave, foram emplacadas 5.420 unidades do Linea no Brasil – média mensal de apenas 677 unidades.

Fiat-Linea-2013-Turquia-visual-dianteira2

Fiat Linea reestilizado ficou para depois ou para o “nunca”

Talvez, se o Linea tivesse nascido com motor 1.8 16V E.Torq, e tivesse brigado desde o início no segmento de sedãs compactos premium, ou fosse derivado do Bravo para poder enfrentar os adversários médios, sua história no Brasil poderia ter sido outra.

Do meu ponto de vista, resta à Fiat aprender com as lições e guardar forças (energia e dinheiro) para o futuro sedã médio da marca, provável substituto oficial do Linea. Com o know-how da Chrysler, provavelmente teremos um grande representante no mercado nacional.

Fiat-Linea-2013-Turquia-visual-traseira

Traseira mudou pouco na reestilização do Linea na Turquia

LANÇAMENTO

Fiat Linea 1.9 16V manual – R$ 60.900
Fiat Linea 1.9 16V Dualogic – R$ 63.900
Fiat Linea 1.9 16V Absolute Dualogic – R$ 68.890
Fiat Linea T-Jet 1.4 16V turbo a gasolina – R$ 78.900

LINHA 2010

Linea LX 1.9 16V: R$ 53.990
Linea LX 1.9 16V Dualogic: R$ 56.800
Linea HLX 1.9 16V: R$ 56.550
Linea HLX 1.9 16V Dualogic: R$ 59.350
Linea Absolute 1.9 16V Dualogic: R$ 64.850
Linea T-Jet 1.4 16V turbo a gasolina: R$ 68.850

LINHA 2011

Fiat Linea LX 1.8 16V – R$ 55.450
Fiat Linea LX Dualogic 1.8 16V – R$ 58.430
Fiat Linea HLX 1.8 16V – R$ 58.180
Fiat Linea HLX Dualogic 1.8 16V – R$ 61.140
Fiat Linea Absolute Dualogic 1.8 16V – R$ 67.030
Fiat Linea T-Jet 1.4 16V turbo a gasolina – R$ 71.290

LINHA 2012

Fiat Linea Essence 1.8 16V: R$ 56.700
Fiat Linea Essence 1.8 16V Dualogic: R$ 59.700
Fiat Linea Absolute 1.8 16V Dualogic: R$ 67.570
Fiat Linea T-Jet 1.4 16V turbo a gasolina: R$ 71.860

LINHA 2013

Fiat Linea Essence 1.8 16V – R$ 52.990
Fiat Linea Essence Dualogic 1.8 16V – R$ 55.780
Fiat Linea Absolute Dualogic 1.8 16V – R$ 63.140

LINHA 2014

Fiat Linea Essence 1.8 16V – R$ 53.100
Fiat Linea Essence 1.8 16V Dualogic – R$ 56.178
Fiat Linea Absolute 1.8 16V Dualogic – R$ 63.340

Confira abaixo a lista de equipamentos do Fiat Linea Essence 2014:

* Acabamento em Preto Ônix na parte central do painel de instrumentos
* Alarme antifurto
* Alertas de limite de velocidade e manutenção programada
* Apoia-braço central traseiro com porta-objetos e porta-copos
* Apoios de cabeça traseiros (3) rebaixados e com regulagem de altura
* Ar-condicionado
* Banco do motorista com regulagem de altura
* Banco traseiro bipartido
* Bolsa porta-objetos nas portas dianteiras e traseiras
* Bolsa porta-revistas no encosto dos bancos dianteiros
* Bolsas nas laterais do encosto dos bancos dianteiros (incompatíveis com side bag)
* Chave canivete com telecomando para abertura das portas, vidros e porta-malas
* Check luzes e portas
* Cintos de segurança dianteiros retráteis de 3 pontos com regulagem de altura
* Cintos de segurança traseiros (laterais e central) retráteis de 3 pontos
* Comando interno de abertura da tampa do tanque de combustível
* Comando interno elétrico de abertura do porta-malas
* Computador de Bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso)
* Computador de Bordo B (distância B, consumo médio B, velocidade média B e tempo de percurso B)
* Console central com porta-objetos e porta-copos
* Controle de iluminação do quadro de instrumentos
* Desembaçador do vidro traseiro
* Detalhes externos cromados
* Direção hidráulica
* Drive by Wire (controle eletrônico da aceleração)
* Embreagem com acionamento hidráulico
* Espelho no para-sol lados motorista e passageiro com iluminação
* Faróis de neblina
* Fiat Code 2ª geração
* Follow me home
* Freios a disco nas 4 rodas
* Frisos cromados nas laterais, nos para-choques dianteiro e traseiro e na tampa do porta-malas
* Ganchos de fixação de carga no porta-malas
* HSD (High Safety Drive): airbag duplo (motorista e passageiro) e ABS com EBD
* Iluminação do porta-malas
* Kit parafusos antifurto das rodas (um por roda)
* Luzes de leitura dianteiras (com spot) e traseiras
* My Car Fiat (personaliza várias funções do carro)
* Para-brisas degradê
* Piloto automático
* Ponteira de escapamento cromada
* Porta USB + cabo para Ipod / Iphone (cabo para Ipod / Iphone incompatível com Blue&Me e Blue&Me Nav)
* Porta-objetos móvel (copinho)
* Porta-óculos
* Quadro de instrumentos com display Dot Matrix (relógio digital, calendário e indicador de temperatura externa)
* Repetidor lateral nos pára-lamas dianteiros
* Retrovisores externos elétricos
* Revestimento externo nas colunas das portas
* Rodas de liga leve 6.0 x 15″ + pneus 195/65 R15
* Rádio CD MP3 integrado ao painel com RDS
* Sistema de gerenciamento elétrico e eletrônico NANO-FLORENCE
* Tomada 12V
* Travas elétricas + trava automática das portas a 20 km/h
* Vidros elétricos dianteiros e traseiros com one touch e antiesmagamento
* Volante com regulagem de altura e profundidade
* Volante revestido em couro
* Válvula antirrefluxo de combustível

Comentários (47)

  1. Acredito que os principais problemas do Linea tenham sido a falta de uma estratégia clara de sua montadora para o carro e o preconceito contra a marca Fiat, fruto de uma mentalidade conservadora e preguiçosa que julga o presente se apoiando no que foi dito no passado. Quero dizer, as pessoas falam de defeitos do carro baseados não em experiência própria na relação com o mesmo, mas simplesmente repetindo senso-comum. Escrevem que o carro é estreito, mas até pouco tempo tínhamos o Vectra da GM com largura menor e ninguém falava sobre isso. Ninguém dizia que o Vectra não era um sedan-médio verdadeiro por conta disso. O Jetta está aí com motor de 120cv no modelo de entrada, mas o do Linea, de 132cv, é que é fraco para um sedan-médio. Não entendo. O Civic nem tem porta-malas para concorrer na categoria, possui um das menores autonomias também, o Linea, porém, é que não tem jeito de sedan-médio. Vai entender ? Muita gente escreve sobre o Linea, mas nunca dirigiu um, fala sem saber. De fato, é um bom carro. Um dos melhores custo-benefício da categoria, mas fazer o que contra senso-comum de quem tem preguiça de ler e comparar dados ? Por outro lado, a Fiat abandonou o carro. O carro é bom em si, mas a montadora é peba em estratégia e marketing. Venceu a visão preguiçosa que se propagou pela falta de acerto da montadora.

    • Luiz, interessante as suas colocações. Mas veja alguns pontos:

      Largura:
      Linea: 1,730 m
      Vectra: 1,728 m
      Civic (atual): 1,755 m
      Corolla: 1,760 m

      Porta-malas
      Linea: 500 litros
      Civic (atual): 449 litros
      Corolla: 470 litros

      Tanque
      Linea: 60 litros
      Civic (atual): 57 litros
      Corolla: 60 litros

      Entre-eixos
      Linea: 2,603 m
      Civic (atual): 2,668 m

      Câmbio:
      Linea: automatizado de uma embreagem
      Civic (atual): automático de cinco marchas
      Corolla: automático de quatro marchas

      • Eu tenho um linea 2010 pouco gastão, Mas é um excelente carro já sofri enchenteencheu o carro de água e após secar o carro continua normal, abuso do cambio e faço pouca manutenção o carro esta com 90 mil km e com correiadentada original , não tenho o que reclamar do carro alem da desvalorização de mercado .

    • Nunca dirigi um fiat linea e penso em comprar um e o que me motiva a fazer isso é que adorei esse carro quando comecei a pesquisar sobre em varios sites que visitei , lendo varios depoimentos de quem tem, lendo e comparando sua ficha técnica com outros modelos e marcas etc.. Mas o que mais chamou minha atenção foi o conjunto de tudo isso somado com a beleza,segurança,conforto,preço em fim o custo-beneficio do LINEA, fantastico.A fiat não deveria parar de fabrica-lo e sim incrementa – lo.

    • EU JÁ TIVE UM LÍNEA É UM EXCELENTE CARRO O PORTA MALA E ENORME ,CONFORTÁVEL ESPAÇOSO ,DUALOGIC MELHOR AINDA BEM MELHOR DO QUE O HONDA EM ESPAÇO E CONFORTO.

    • Concordo parcialmente com tudo que você diz, o que você não diz é o sistema de câmbio, improprio para um excelente carro, bonito, confortável, estável e para o conjunto até econômico. Minha unica restrição é o câmbio, no resto o Línea Absolute é um carro que não deixa a desejar.

    • A maioria das críticas ao Linea são infundadas. É um excelente carro. O erro é compará-lo com carros de categoria e preço muito superiores.

  2. Comprei um Linea 2013 (Essense / Sublime)
    Não me arrependo, atendeu todas as minhas espectativas.
    Quanta a questão de desvalorização, já tinha conciencia disso.
    Mas não me preocupo com isso, o carro atendeu minhas necessidades (pelo custo/benefício).

    • comprei um linea essence dualogic 1.8 faz 1 semana,e o que esta me descepicionando no carro e o consumo ,ele ta fazendo 11.4 km na gasolina na cidade e 7.1 na rodovia de acordo com o computador de bordo dele,comprei achando que fosse mais economico mas do restante o carro e muito bom .ja levei na fiat aqu ida minha cidade e passaram o computador ,mas nao resolveu o problema,(se isso for um problema )

      • Amigo acabei de vender um linea 2011 para minha irmã, estou triste, mas e a vida. Em relação a sua constatação tem um erro que também cometi, de interpretação dos instrumentos do painel, verá que a unidade de medida não está em km/litro. Mude nas opções do menu com o carro desligado apenas com a chave ligada.

      • O computador de bordo do Linea não marca Km/l e sim litros por 100 Km, ou seja onde viu 11,4 é na verdade 11,4 litros de combustível por 100 Km o que é igual a 8,77 Km/l na cidade, e 7,1 L/Km dá 14,08 Km/L na estrada oque é um ótimo consumo para um sedan

  3. realmente o comentario inicial faz sentido, a Fiat abandonou o sedan a sua propria sorte, comprei um linea essence 2013 completo, so não automatico, e não me decepcionei com o carro, com relação a economia me surpreendi com o consumo, faz entre 9,7 e 11 km/l na cidade e na estrada com ar ligado a uma velocidade média de 100 a 110 km/h faz 14,9 a 15,5 km/l, ja fiz esta média varias vezes, pena que a desvalorização do veículo venha sobrepor as qualidades do mesmo, e como disse outro comentario as pessoas se deixam levar por comentarios de quem não possuiu o carro ou pelo menos dirigiu por alguns kilometros para ter autoridade para falar.

  4. É uma pena que a Fiat seja tão incompetente quanto a valorizar seus veículos, essa história de deixar carros bons caírem no esquecimento é bem coisa da Fiat. Vejam o Marea, é melhor carro que eu já tive e muitos metem o pau mas as pessoas que fazem isso é porque nunca tiveram um Marea, eu tenho um a 4 anos e nunca me deu problema, é um carrão, na estrada passa por mim quem eu deixo. Infelizmente o Linea vai para o mesmo caminho, e eu queria vender meu Marea e comprar um Linea. Acorda Fiat!!!

  5. Antes de comprar, fui algumas lojas e ouvi que o carro era ruim e muito desvalorizado, mas comecei a pesquisar na internet, e os comentários foram sempre que o carro era bom, comprei um LX 2010, estou contente com o carro, só um detalhe que incomoda um pouco é o barulho, quando está acima de 110, 120 km, mas não tira minha satisfação.

    • Você deve mandar verificar o que pode estar acontecendo, pois tenho um, também neste modelo só que 2011/2012 e não apresenta este problema não.
      Houve um problema com a boia de combustível mas a concessionária resolveu rapidinho.

  6. Tenho um línea absolut 2011 e estou muito satisfeito com o carro. Muito econômico, média de 13,8 na estrada, com ar ligado o tempo todo. Ao contrário de muitos, não tive problema algum com o dualogic, pelo contrário, até gostei dele pelo ar de esportividade. No inverno aqui do RGS, sem ar ligado, já cheguei a fazer trecho de 70 km com média de 16km/l. Conheço carros de outras marcas, inclusive toyota, que é muito bom, mas o Línea não deixa nada a desejar, além de ter um design interessante. Recomendo.

  7. Levei meu linea essence dualogic 2013 com 10 meses de uso na concessionária BLUMARE em Maceio para realizar serviço de pintura (Retirada de arranhão) no dia 13.05.2014 e aproveitei para solicitar a troca do friso cromado que fica ao lado do volante, pois o mesmo apresenta o cromado com engilhamento. O técnico que me atendeu afirmou que o engilhamento se deve ao uso de produto químico. Apesar de ter informado que nunca passei qualquer produto químico no painel ou frisos internos do carro o técnico afirmou que sim, sem qualquer teste químico ou conhecimento científico que o torne capaz de afirmar tal fato. Procurei a gerente da concessionária por duas vezes no horário comercial (dias 14 e 16.05.2014) para reclamar do ocorrido, mas infelizmente a mesma não se encontrava na concessionária. Lamento profundamente a postura dessa concessionária com relação ao tratamento e negativa de substituição de peças do carro que a FIAT afirma ter três anos de garantia.

  8. Comprei um essence 2013 e não me arrependo. Econômico, espaçoso, e bem superior se comparado com alguns carros do mesmo preço. E quanto a desvalorização, carro não e, e nunca vai ser investimento.

  9. Ando pesquisando muito sobre este carro, outro dia tive a oportunidade de andar em um, dualogic (o tipo que penso em pegar), e adorei a tocada do cambio, essa reclamação (infundada) de que dá ‘trancos’ e blas, não achei, vc sente a troca de marcha, mas achei delicioso o resultado, ainda mais tendo a oportunidade de usar o modo manual.
    carro não é investimento, mas claro, todos querem perder pouco na revenda, mas isso é sonho, rs… devo mesmo pegar um, modelo absolute…

  10. ESTOU MUITO INTERESSADO EM PEGAR UM LINEA, PESQUISEI BASTANTE E OS PROS SUPERAM OS CONTRAS. ENTÃO GOSTARIA DE SABER SE ALGUEM TEM OU CONHECE O LINEA T-JET 1.4 TURBO 2009, POIS É ESSE MODELO QUE PRETENDO COMPRAR. SE PUDEREM, POSTEM SUAS EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS COM RELAÇÃO A ESSE MODELO TURBO. VALEW PESSOAL…

  11. gostaria muito de comprar um linea sou apaixonado ainda não comprei por quer as taxa de juro são muito alta quero comprar um absulute completo não me porto pela desvalorisasao vol comprar não vejo a hora axo muito bonito quero um afiat deveria valorisa mas o modelo ok fiat

  12. Tenho um LInea, ano 2009 e é uma maravilha, já fui de São Paulo pra Belém nele e me surpreendeu, pois colocando em piloto automático a viagem fica mais confortável e a economia de combustível é de valer apena. Chegou a fazer 13k/l em gasolina e 10,5k/l no etanol

  13. Olá, comprei um Linea 2011/2012 essence, esta com 13.000 Km, cheira a novo estou muito satisfeito, tinha antes um focus 2008, o linea é muito confortável, potente e seguro, estou satisfeito com o tão mau falado linea, é um ótimo carro quem fala mau é porque não dirigiu e não tem opinião formada sobre o carro.

  14. boa tarde pessoal… alguém pode me passar algumas informações do linea T-jet ano 2011… estou pretendendo pegar um… na verdade na duvida entre ele e um absolute tbm ano 2011. obrigado.

  15. Mesmo ouvindo criticas sobre o linea comprei um LX2010 com 80000km,achei o carro muito bom,so tem dois problemas nele me encomodando,o velocímetro as vezes para de funcionar e depois volta,o outro problema e um barulho frontal do lado do passageiro parecido com uma hélice de helicóptero(so acontece quando passo dos 100/h),se alguém tem conhecimento desses problemas em seus carros,favor comentar o assunto.

  16. comprei dia 02/12/2014,ainda nao chegou,estou muito ansiosa,espero ele chegue antes do natal. comprei no plano agricola com 9% de desconto,muito barato. gran siena,con algun itens + teto solar 485oo,linea essence +kit emotion 1. custo 53280,custo beneficio,OTTIMO. tem radio,sensor de estacionamento,incluido que no siena nao tinha,no preço. vendi o gran siena 1.4 que tinha,acho que vou ficar muito satisfeito.

  17. Boa noite estou fechando a compra do Absolut, tô um pouco nervosa, uns falam bem outros deixam a gente em dúvida, mais pelo eu estou vendo nos comentários falam mais bem do que mal então vamos ver no que vai dá…

  18. É o melhor carro da Fiat e um dos melhores do mercado. Tenho um Linea 2013 duallogic. É muito confortável, possui excelente acústica, bom desempenho é tudo de bom. É o melhor custo beneficio do mercado. Se ainda estão em dúvida façam um test drive. A desvalorização é maior, mas o valor pago é proporcionalmente menor, portanto vale a pena comprar. Ex: Quem compra um carro de R$70.000 ou mais dever perder o valor de quem comprou um Linea de R$55.000 em valor, porém quem comprou um Linea desembolsou bem menos dinheiro no carro.

  19. Olá pessoal tenho um Linea essense 2013 Dualogic Plus, já estou em meu segundo Linea, e posso dizer o carro é fantástico e muito econômico, o tio da minha esposa tem um agite 1.4 e faz a mesma média do Linea, já andei de Civic e posso dizer que sente a troca de marcha igual a o Dualogic, amo meu carro completo, sistema Blue&Me excelente, para quem quer pegar um carro bom e quer um Sedã, compra um Linea 2010 a 2014 na têm melhor custo benefício, custo R$38.000,00 hoje em dia preço de carrinho 1.0, o meu único defeito que deu foi na bóia do tanquinho de partida a frio, manutenção de carro 1.0, quem quiser tem um vídeo do consumo do meu Linea no YouTube, aqui vai o Link https://m.youtube.com/watch?v=qohzkr02tAA

  20. Tenho um Linea Absolut 2009 desde de zero. Excelente carro, ja troquei o carro da minha esposa dua vezes desde de entao e nao tenho a minima vontade de trocar o Linea. Tinha um Focus antes e nao tem comparacao o custo beneficio. Indico a compra.

    • Luis quero pegar um do mesmo modelo 2009 absolut mais so tem um probleminha o velocimetrobnao está funcionando ser a que vale a pena pegar o propietario está pedindo 21.900 por fv da uma opinião pois estou muito ansioso ser a o meu primeiro carro

  21. TENHO UM LINEA 2013/20/13 DUALOGIC, É UM EXCELENTE CARRO, ATENDE TODAS AS MINHAS NECESSIDADES, ECONÔMICO (PELO TAMANHO DO CARRO E MOTOR) ESCAÇO INTERNO MUITO BOM, ACHEI BEM MAIS CONFORTÁVEL DO QUE O HONDA.
    É UM CARRO QUE EU INDICO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *