Toyota Etios evolui na linha 2014, mas não o suficiente

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Praticamente um ano depois de fazer a sua estreia no Brasil, o Toyota Etios acaba de chegar às concessionárias como a linha 2014 com alterações no acabamento interno e mínimas mudanças no painel. A marca japonesa tenta corrigir alguns erros estratégicos do passado. Sem dúvida, a situação melhorou; mas não o suficiente.

Depois de fracassar nas vendas por um período expressivo (melhorando depois) e de ser forçada a fazer inúmeras promoções (preço “antigo”, preço sem aumento de IPI, taxa zero, TV de 42″ de brinde, etc.), além de fazer os artistas aparecerem mais do que o carro nos comerciais, a Toyota resolveu agir dentro da fábrica para a linha 2014.

A partir hoje (16 de setembro), o Etios chega às concessionárias nas versões 1.3, X 1.3, XS 1.5 (novidade é a alteração da motorização) e XLS 1.5 na carroceria hatch; e X 1.5, XS 1.5 e XLS 1.5 na carroceria sedã.

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Painel central continua ruim

A partir da versão X 2014 equipada com ar-condicionado (opcional), o Etios (hatch e sedã) ganhou nova roupagem nos bancos e painel Total Black, velocímetro e tacômetro com grafia Black & Blue, o que melhora um pouco a visualização, maçanetas internas das portas em prata fosco, travamento das portas e acionamento elétrico dos vidros, além de novos espelhos retrovisores e maçanetas externas na cor da carroceria. Ou seja, versão 1.3 e X 1.3 do hatch continuam com o mesmo painel original (“ridículo”).

A versão XS 1.5 tem os itens da X 1.3 com ar-condicionado, além de revestimento Sport Comfort nos bancos, novo sistema de áudio double DIN, que integra rádio AM/FM, CD player e entrada USB. Complementam o acabamento do painel os novos botões cromados do comando do ar-condicionado e detalhes cromados nos difusores de ar e também na manopla do câmbio, nas versões XS e XLS.

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Painel melhorou, mas ainda deixa a desejar

A versão topo de linha XLS ganhou todas as novidades citadas, mais volante esportivo de base reta com acabamento em couro e costura diferenciada, e passa a integrar o controle do sistema de audio.

A gama Etios é equipada com airbag duplo frontal e freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem, cinto de segurança com pré-tensionador e limitador de força, direção eletroassistida progressiva e pintura metálica. Exceção feita à versão standard do modelo, que oferece apenas airbag duplo frontal, mas que tem sua comercialização direcionada à frotistas. Pelo visto, para a marca, os frotistas não merecem ter a segurança de um motorista comum (cadê o ABS?), infelizmente (pelo menos até 31 de dezembro de 2013).

Com três anos de garantia, o Etios 2014 será comercializado em seis cores: branco, preto, cinza, azul, prata e vermelho (sai a cor verde do hatch 2013).

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Volante esportivo de base reta revestido em couro para a versão XLS

O Toyota Etios continua disponível com os mesmos motores. O 1.3 16V desenvolve 84 cv de potência a 5.600 rpm e 11,9 mkgf de torque a 3.100 rpm com gasolina e 90 cv e 12,8 mkgf com etanol, nas mesmas rotações. O propulsor 1.5 16V gera 92 cv de potência com gasolina e 96,5 cv com etanol, ambos os números alcançados a 3.600 rpm, e 13,9 mkgf de torque a 3.100 rpm com qualquer combustível.

Os números parecem desanimadores. Mas, na prática, o Etios tem um desempenho interessante e boa média de consumo. O comportamento geral do veículo realmente me agradou. Definitivamente a brincadeira de fazer o “Test Etios” (test drive do modelo) de olhos fechados daria certo, pois o motorista sentiria apenas a “ótima parte mecânica funcionando”, sem ver o bizarro painel (que continuou feio na linha 2014).

Confira abaixo os preços e equipamentos do Toyota Etios 2014:

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Toyota Etios Hatch 2014

Hatch 2014

Toyota Etios 1.3 – R$ 29.990 – airbag duplo, rodas de aço aro 14, direção mecânica, grade sem pintura e porta-luvas ventilado;

Toyota Etios 1.3 X – R$ 32.790 – airbag duplo, freios ABS com EBD, rodas de aço aro 14″, direção elétrica, grade na cor da carroceria, aerofólio, desembaçador/limpador traseiro e ajuste de altura do volante.

Toyota Etios 1.3 X com ar-condicionado - R$ 35.690 – Itens do X sem ar-condicionado, além de travas e vidros elétricos, novo revestimento dos bancos, velocímetro e tacômetro com nova grafia, novos espelhos retrovisores e maçanetas externas na cor da carroceria;

Toyota Etios 1.5 XS – R$ 38.990 – (itens da versão X com ar-condicionado +) novo sistema de som com rádio AM/FM, CD Player e entrada USB, aerofólio traseiro e acabamentos cromados no painel;

Toyota Etios 1.5 XLS – R$ 42.490 – (itens da versão XS +) rodas de liga aro 15″, chave com comando elétrico para abertura e fechamento das portas, alarme, faróis de neblina, abertura do porta-malas por comando elétrico, friso cromado na tampa traseira, cromado na grade dianteira, volante esportivo de base reta com acabamento em couro e costura diferenciada e com controle do sistema de audio.

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Toyota Etios Sedã 2014

Sedã 2014

Toyota Etios Sedã 1.5 X – R$ 36.590 – airbag duplo, freios ABS com EBD, rodas de aço aro 14″, direção elétrica, grade na cor da carroceria, aerofólio, desembaçador/limpador traseiro e ajuste de altura do volante.

Toyota Etios Sedã 1.5 X com ar-condicionado - R$ 39.490 - Itens do X sem ar-condicionado, além de travas e vidros elétricos, novo revestimento dos bancos, velocímetro e tacômetro com nova grafia, novos espelhos retrovisores e maçanetas externas na cor da carroceria;

Toyota Etios Sedã 1.5 XS – R$ 41.490 – (itens da versão X com ar-condicionado +) novo sistema de som com rádio AM/FM, CD Player e entrada USB e acabamentos cromados no painel;

Toyota Etios Sedã 1.5 XLS – R$ 44.990 – (itens da versão XS +) rodas de liga aro 15″, chave com comando elétrico para abertura e fechamento das portas, alarme, faróis de neblina, abertura do porta-malas por comando elétrico, friso cromado na tampa traseira, cromado na grade dianteira, volante esportivo de base reta com acabamento em couro e costura diferenciada e com controle do sistema de audio.

Versão / Preço no lançamento 2013 2014
Toyota Etios Hatch 1.3 R$ 29.990 R$ 29.990
Toyota Etios Hatch X 1.3 R$ 33.490 R$ 32.790
Toyota Etios Hatch X 1.3 com ar-condicionado R$ 36.190 R$ 35.690
Toyota Etios Hatch XS 1.3 (2013) / 1.5 (2014) R$ 38.790 R$ 38.990
Toyota Etios Hatch XLS 1.5 R$ 42.790 R$ 42.490
Toyota Etios Sedã X 1.5 R$ 36.190 R$ 36.590
Toyota Etios Sedã X 1.5 com ar-condicionado R$ 38.890 R$ 39.490
Toyota Etios Sedã XS 1.5 R$ 41.490 R$ 41.490
Toyota Etios Sedã XLS 1.5 R$ 44.690 R$ 44.990

Resumo da obra
Simpático (hatch principalmente), com bom espaço interno e com parte mecânica confiável, eficiente, mas que não chega a empolgar, o Etios continua com grande potencial para ter sucesso no Brasil.

Mas, para isso, a Toyota deveria reduzir o preço “premium” pedido pelo modelo, podendo, assim usufruir de vez do aumento de produção da fábrica de Sorocaba (SP). Embora, de maneira geral, a relação custo/benefício do modelo 2014 tenha melhorado, o Etios fica devendo em equipamentos de série nas versões mais simples e, especialmente, num painel verdadeiramente digno para o brasileiro.

O acabamento da linha 2014 melhorou mais ao vivo do que nas fotos. Mas, ainda assim, não me sinto a bordo de um verdadeiro Toyota quando estou dentro do Etios, mesmo na versão topo de linha XLS. Acredito que essa sensação só irá embora quando o painel com instrumentos no centro for abandonado de vez – o consumidor brasileiro e o próprio Etios merecem!

Repito a minha sugestão: acabar com a versão hatch 1.3 (sem sobrenome), voltada para frotista; reduzir o valor da versão X 1.3 do hatch para R$ 29.990 (frotista também merece mais equipamentos de série e segurança); diminuindo assim o preço da XS 1.5 para R$ 32.790 (R$ 35.690 com ar-condicionado); e fazendo a XLS 1.5 sair por R$ 38.990.

O Etios Sedã, que ficou um pouco mais caro na linha 2014, teria uma redução semelhante. A versão X com ar-condicionado passaria a custar R$ 36.590, enquanto a XS iria para R$ 39.490, deixando a XLS por R$ 41.490. Sem dúvida, hatch e sedã venderiam muito mais, mantendo o lucro da Toyota pelo volume de unidades comercializadas.

Comentários (31)

  1. Fiz teste drive com Etios xls , maravilha ,anda bem ,não faz barulho e achei o painél lindo na cor azulada, comprei um e vou receber esta semana, parabéns Toyota..

  2. As qualidades apontadas pelo Fernando, ” anda bem, não faz barulho e por fim achou o painel lindo!!” esse carro na versão na versão hath 42.000,00 e na sedam 45.000,00, se não andar bem! e não fazer Barulho em um carro nesse valor, parece piada esse comentário só esqueceu de mencionar o estilo, parece carro chinês, esse carro não é feio, tão pouco bonito pois beleza e subjetivo, acho esquisito. na índia já vai ter alteração por completo, aqui no Brasil, pode ficar por mias 5 anos que sempre vai ter alguém se sujeitando a esse tipo de produto

    • O carrinho não é chinês. É um carro indiano para mercados terceiro mundistas. Na índia o coisa ruim custa cerca de 22 mil reais a versão topo de linha. A mais básica fica em 18 mil. É um carrinho, como se disse, para mercados pobres e pessoas sem grandes expectativas quanto a um carro.

  3. BOM FIZ UM TESTE DRIVE EM UMA SEXTA NA SEGUNDA FUI BUSCAR O MEU GOSTEI MUITO. MOTOR 1.5 VALENTE ECONÔMICO,ESPAÇO INTERNO PASSAGEIRO, MOTORISTA, PORTA MALAS EXCELENTE,
    SÓ FALTOU SER AUTOMÁTICO.

  4. 80 % dos brasileiros compram carro sem pensar no seguro, no consumo e no pos venda. somos burros de nascencia. brasileiro analiza o farol, a costura do banco, uma ilusao de otica de lcd no painel e paga 10 k a mais por isso. e financia tudo em 60 meses. e nao tem nem casa propria. e gava a sua amizade com o gerente do banco. a vaahhh

  5. Comprei um sedã xls (pelo espaco da mala), pois fui informada que era “completo”. Não sei para outras pessoas, mas para mim, isso incluiria retrovisor elétric. ( não é confortável ajustar os espelhos quando nem alcança a alavanca).
    Outro detalhe, o acabamento cromado e brilhoso do ar condicionado, refletem nos vidros que se vê nos retrvisores laterais, atrapalhando a visão.

  6. Esse papo furado de fazer test drive e leva o carro só pode ser de um coitado que comprou sem comparar e está querendo se livrar o quanto antes desta verdadeira bomba ou de funcionário da Toyota(que deve estar revoltado por ter de tentar enfiar nos clientes esse verdadeiro aborto automobilístico). Quem compara as opções na mesma faixa de preço descarta imediatamente esse Etios. Na faixa de 40k a 43k, é simplesmente IMPOSSÍVEL pensar nesse carro. Tenho pena dos coitados que foram enganados pela Toyota e quando estão na rua vêem passando New Fiesta(bonito e cheio de tecnologia), Peugeot 208(melhor design da categoria e acabamento, tecnologia etc), Citroen C3(irmão do 208), HB20 Completasso…. me desculpem os infelizes proprietários dessa marmota, mas pagar + de 40k em um carro que não tem sequer PC de bordo, iluminação nos comandos das portas, parafusos e molas à mostra(igualzinho carros chineses) e um dos design mais trágicos da história automobilística brasileira(nem vou falar do painel de balança de sacolão no centro) e esperar uma grande compra só porque é Toyota…… é de morrer de rir. Não se desesperem ainda proprietários….. a coisa ainda vai piorar, pois a Toyota já admitiu o erro no visual e irá corrigi-lo em breve( máximo 2 anos). Quando forem trocar por um novo, daqui a 2 ou 4 anos, se preparem para a maior desvalorização da história.

  7. Meus amigos, vou aguardar a Toyota mudar o visual do Etios. O carro deve ser bom mas é muito feio, feio demais ! A Renault mudou o Logan e vai vender muito. Por enquanto vou ficando com o meu Corola 2009.

  8. Não tenho o Etios, mas tive a oportunidade de viajar e dirigir um 1.3 … tenho q admitir q é um exelente carro, anda bem, conforto, economia, etc… eu trabalho com carros, agora vocês q não entende vão procurar saber sobre essa marca q lançou esse motor com três cilindros …. assim q puder vou comprar meu etios … parabéns toyota.

    • acho incrivel como as pessoas que naotem condiçoes de trocar de carro, descontam a infelicidade por nao ter dinheiro para isso, e começam a atacar sem nehum argumento. o etiosé um carro maravilhoso, motor potente e ao mesmo tempo economico, direçao eletrica,excelçente, suspensao extremamente confortavel…fico com dó dessas pessoas, que querem detonar um carro apenas por detonar, nao entendem nada de carro…e fala sério as pessoas que acham o hb20 bonito realmente nao entedem nada.nao tenho etios, mas meu irmao comprou um 2014, andei nele cerca de 180km, me agradou muito…poderá ser meu próximo carro.

  9. Meu pai comprou um Etios e se arrependeu amargamente. O carro é econômico e tem disposição para andar (ele não nega). Mas há um barulho horrível no carro quando em deslocamento, desde a 1ª à 3ª marcha, que só deixa de ser ouvido quando ultrapassa-se a velocidade de 50k/h. O mais impressionante é que a revenda em Recife, a Toyolex, tenta ludibriá-lo afirmando que “todo Etios é assim!”. Amigos de meu pai têm Etios e os deles não fazem esse famigerado barulho! Após conduzir o veículo a uma oficina renomada da Capital Pernambucana, meu pai recebeu o diagnóstico de que o defeito é nos rolamentos da caixa-de-marcha. Não resta outra alternativa, senão, procurar os órgãos de defesa do consumidor e denunciar a quimera plantada, seja pela Toyota (fábrica), seja pela Toyolex (revenda).

    • Robson, a lamentar, o meu nada de barulho, com vidros fechados só resta a sensibilidade no pé para sentir o funcionamento. Logo a caixa de marcha um dos pontos fortes dessa marca ! Sucesso na briga.

  10. Comprei meu etios em agosto/2013. Fiz agora a revisão de 20.000 Km. O carro é ótimo, anda bem, econômico, silencioso e seguro. A única observação que faço é não poder instalar alarme pósitron com travamento nas 4 portas e elevação dos vidros, sem mexer no sistema elétrico e perder a garantia. No mais estou plenamente satisfeito

  11. o corro eh bonito…tem comentarios possitivos e negativos precisa ver de perto e analizar para crer…eu ja tive um corola.2013-2014.muito bom,..valente na estrada, bom para dirgir….porem gasta muito e o etios como que é a economia dele?

  12. Obtive o primeiro hatch e agora 2014 comprei um sedã, o hatch andava bem mais devido acredito eu ser mais leve com um ótimo motor. Mais amo o Etios quero trocar por um 2015 devido aos avisos de faróis e portas kkkkkk e lógico uma carro novo!!!! Não tenho o q reclamar amei a Toyota!!!!! E olha que eu ando heim faço RJ x SC. Pelo menos duas vezes por ano

  13. Gostei do carro, adquiri um sedan XLS 1.5, até o escapamento é de aço inox, adeus compra de silenciosos que não resistem a maresia ! Econômico e ágil, motor todo em alumínio, o que impede a corrosão de todo sistema de refrigeração do automóvel. Comandos internos mais resistentes, correia de comando manutenção só com 160 mil, motor aberto, garantia de cinco anos, seguro 10x 147,00. Toda robustez dos Toyotas num carro mais popular. Mecânicos não gostam desse carro !

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