Qual picape comprar: Chevrolet Montana, Fiat Strada ou Volkswagen Saveiro?

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O internauta Carlos me enviou um e-mail com uma dúvida interessante. Recém casado, mas sem planos para filhos num futuro de médio prazo, ele precisa de uma picape compacta (para caber na garagem), que tenha espaço interno maior e motor mais forte (para levar malas em viagens anuais de cerca de 1.000 km por trecho) e que consiga carregar duas de suas outras paixões: uma moto de trilha e, especialmente, uma bike.

O ideal seria que o veículo conseguisse levar, pelo menos, duas pessoas, malas e de duas a quatro bicicletas (a moto é menos comum). Seu limite financeiro para investir no momento é de R$ 48.000. Mas ainda existe um detalhe importante: muitas vezes, o Carlos leva amigos no carro! Expostos os principais detalhes, qual picape ele deve comprar: Chevrolet Montana, Fiat Strada ou Volkswagen Saveiro?

Os três modelos atenderiam razoavelmente bem às necessidades do Carlos. Porém, a picape Strada tem maior versatilidade e, por isso, do meu ponto de vista, seria a sugestão inicial. Mas vamos analisar os três veículos separadamente:

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Chevrolet Montana Sport 2014

Chevrolet Montana
Já como linha 2014, a Chevrolet Montana está disponível unicamente com cabine simples e motor 1.4 8V Econo.Flex nas versões LS e Sport. Seu espaço interno é limitado e o desempenho dos 97/102 cv de potência e 13/2/13,5 kgfm de torque é apenas razoável. Por outro lado, a caçamba tem ótimo espaço e boa capacidade de carga – adequado para levar a moto e as bikes.

Em termos de preço, infelizmente, a Chevrolet já aumentou os valores da linha 2014 da Montana – prática que, aparentemente, virou uma rotina para a GM no Brasil, especialmente se observarmos Onix e Prisma. A picape custa R$ 32.590 na versão LS e R$ 42.190 na Sport.

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Chevrolet Montana LS 2014

Os principais equipamentos de série da Montana LS são airbag duplo frontal, freios ABS com EBD, protetor de caçamba, aquecedor com display digital, banco do motorista com ajuste de altura, roda de aço 14″ com pneus 175/70 R14 e calotas integrais; brake light, pára-choques dianteiro e traseiro na cor do veículo; sistema de advertência sonoro de faróis ligados; sistema de luzes ” follow me home”; preparação para receber sistema de som com fiação completa, chave de desativação do airbag do lado do passageiro; tampa traseira com chave e volante com base plana.

Incluindo direção hidráulica, computador de bordo, coluna de direção com regulagem de altura, barra de proteção no vidro traseiro, ar-condicionado com display digital, espelhos retrovisores externos com comando elétrico, antena no teto, rádio AM/FM stereo, MP3/WMA player, bluetooth, reconhecimento de voz e discagem automática do celular, entrada auxiliar frontal e leitor USB; vidros elétricos, travas elétricas, alarme, chave tipo canivete e janela traseira corrediça, o preço sobe para R$ 40.090 com pintura sólida.

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Chevrolet Montana Sport 2014

A versão Sport tem valor sugerido de R$ 42.190 e seus principais equipamentos de série são airbag duplo frontal, freios ABS com EBD, protetor de caçamba, banco do motorista com ajuste de altura, direção hidráulica, computador de bordo,  ar-condicionado com display digital, alarme, vidros e travas elétricas, kit Sport (barra de proteção no teto, maçanetas, capas dos retrovisores, molduras laterais e spoiler lateral na cor do veículo, faróis com máscara negra, rodas de alumínio 16” com pneus 195/55 R16 e lanterna traseira fumê), sensor crepuscular, faróis de neblina; rádio AM/FM stereo, CD/MP3/WMA player, Bluetooth, reconhecimento de voz e discagem automática do celular, entrada auxiliar frontal e leitor USB; alto falantes e janela traseira corrediça.

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Volkswagen Saveiro Cross 2014

Volkswagen Saveiro
Também comercializada como linha 2014, a Saveiro, que recentemente chegou à marca de 1 milhão de unidades fabricadas no Brasil, tem um perfil mais próximo à necessidade do Carlos. A picape é vendida exclusivamente com motor 1.6 8V, duas opções de cabine – simples e estendida -, e três versões: 1.6, Trooper e Cross. Por causa disso, o modelo da Volkswagen oferece maior versatilidade interna e desempenho superior à Montana, graças à extensão da cabine e aos 101/104 cv (e 15,4/15,6 kgfm) de força do propulsor.

Embora não leve mais do que duas pessoas, a carroceria com cabine estendida aumenta o espaço interno para os passageiros e para a carga, mantendo ainda um bom volume na caçamba, com espaço tranquilo para as bicicletas e mais limitado para a motocicleta (provavelmente a tampa traseira precisará ser retirada para levar a moto).

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Volkswagen Saveiro 1.6 com pacote de opcionais Trend

A Saveiro 1.6 com cabine simples tem preço sugerido de R$ 34.940 e os principais itens de série são airbag duplo frontal, apoio lateral, banco do motorista com regulagem de altura, freios ABS com EBD, moldura nas caixas de roda, novas “funções tecnológicas”, porta-objetos nas laterais das portas, protetor da caçamba, quadro de instrumentos com detalhes cromado, retrovisores com comando interno, tampa com chave e sistema de amortecimento, tomada de 12 volts, travamento central das portas e vidros com acionamento elétrico. Por R$ 37.610 a Volkswagen oferece a mesma versão, mas com cabine estendida. Ar-condicionado custa R$ 2.811, fazendo os valores subirem para R$ 37.751 (cabine simples) e R$ 40.421 (cabine estendida).

Por R$ 43.970, a Saveiro é vendida na versão Trooper com cabine estendida, que tem como principais itens de série airbag duplo, barra santantonio, bolsa para objetos na parte frontal abaixo do banco do passageiro, brake-light com iluminação da caçamba, freios ABS com EBD, grade na janela traseira; I-System, lanterna traseira com lente escurecida, lanterna traseira de neblina, novas rodas de liga leve 15″, novos faróis de neblina, faróis duplos escurecidos, para-choque na cor do veículo e rack longitudinal no teto.

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Volkswagen Saveiro Trooper 2014

A versão topo de linha é a Cross, com cabine estendida e motor 1.6, custa R$ 49.640 e vem equipado, de série, com ar-condicionado, airbag duplo, bolsa para objetos na parte frontal abaixo do banco do passageiro; capota marítima; coluna de direção com regulagem de altura e profundidade; Coming & Leaving Home; faróis auxiliares de dupla ação (neblina e milha); freios ABS com EBD; janela traseira deslizante com grade de proteção; luzes de direção incorporadas às carcaças dos retrovisores; molduras alargadas das caixas de roda; molduras nas soleiras; rodas de liga leve aro 15″; novos para-choques “off-road” com logo “Cross” na grade do radiador; pedais em alumínio; pneus 205/60 R15″ “All Terrain”; rede para retenção de carga no painel traseiro da cabine; retrovisores elétricos com sistema tilt-down; retrovisores na cor prata; santantônio exclusivo; sensor de estacionamento, tomada adicional de 12V, entre outros.

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Fiat Strada Adventure 2014

Fiat Strada
Sem dúvida, a picape Strada é a que melhor oferece possibilidades a todos os consumidores brasileiros, em específico ao Carlos neste post. Além das mudanças visuais, a linha 2014 trouxe a inédita opção de cabine dupla com três portas, que aumenta ainda mais a versatilidade do modelo da Fiat. Ao todo são três versões – Working, Trekking e Adventure -, três opções de motor – 1.4 8V, 1.6 16V e 18 16V -, e três opções de cabine: simples, estendida e dupla.

A carroceria com cabine dupla leva até quatro pessoas, além de manter um razoável espaço na caçamba – mas menor do que o das picapes com cabine estendida e menor ainda do que o dos modelos com cabine simples. Mas, para compensar um pouco as coisas, a Fiat vende, como acessório, um extensor da caçamba.

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Extensor de cabine é um acessório da Fiat Strada

A Strada mais barata é a Working, que pode ser encontrada com as três opções de cabine e apenas com motor 1.4 8V, que desenvolve fracos 85/86 cv (12,4/12,5 kgfm). O modelo parte de R$ 33.750 e tem como principais equipamentos de série alertas de limite de velocidade e manutenção programada, alça de segurança lado passageiro, apoios de cabeça com regulagem de altura, bancos com assento anti-submarining; bolsa porta-objetos nas portas; capô retrátil com dobradiças de segurança; chave desmodrômica; cintos de segurança retráteis de 3 pontos com regulagem de altura; computador de Bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso); console central com porta-objetos e porta-copos; conta-giros, Drive by Wire (controle eletrônico da aceleração); espelho no para-sol lado passageiro; Fiat Code 2ª geração; Follow me home; ganchos para amarração de carga na caçamba; grade protetora do vidro traseiro e porta-escadas; airbag duplo  e freios com sistema ABS com EBD; hodômetro digital (total e parcial); indicador digital do nível de combustível; indicador gradual de temperatura da água; My Car Fiat (personaliza várias funções do carro); para-choque traseiro com estribos antiderrapantes; protetor de caçamba; retrovisores externos com comando interno mecânico; rodas de aço estampado 5.5 x 14″ (pneus 175/70 R14); suspensão elevada; tampa da caçamba removível e com chave; tomada 12V; vidros climatizados verdes; volante EAS – Energy Absorbing System, válvula antirrefluxo de combustível, entre outros.

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Strada Working recebeu reestilização na dianteira na linhda 2014

Com praticamente a mesma lista de equipamentos, a Strada Working 1.4 com cabine estendida tem preço sugerido de R$ 36.870, enquanto a Working 1.4 cabine dupla (3 portas) vale R$ 42.330.

Subindo uma categoria vem a Strada Trekking, vendida exclusivamente com cabine dupla (com 3 portas) e motor 1.6 16V (115/117 cv e 16,2/16,8 kgfm). O preço inicial é de R$ 48.360 e os principais equipamentos de série são os da versão Working com a adição de abertura elétrica bocal de abastecimento, alças de segurança lados motorista e passageiro; brake light; calotas integrais; ar-condicionado (+ para-brisas degradê); cintos de segurança retráteis de 3 pontos com regulagem de altura; direção hidráulica, faróis de neblina, janela traseira corrediça, My Car Fiat (personaliza várias funções do carro), travas elétricas (travamento automático a 20 km/h, indicador de portas abertas e luz interna com temporizador), vidros elétricos com one touch e antiesmagamento e volante com regulagem de altura, entre outros.

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Fiat Strada Trekking 2014

A versão topo de linha da Strada é a Adventure, que pode ser encontrada com as cabines estendida e dupla, sempre com motor 1.8 16V (130/132 cv e 18,4/18,9 kgfm). Se ela tem o melhor desempenho, também conta com os preços mais altos: R$ 49.480 (CE) e R$ 54.390 (CD).

A versão Adventure tem os itens da Trekking além de banco do motorista com regulagem de altura; bússola e inclinômetros longitudinal e transversal; chave canivete com telecomando para abertura e fechamento das portas; computador de bordo B (distância B, consumo médio B, velocidade média B e tempo de percurso B); retrovisores externos com luzes indicadoras de direção integradas, rodas de liga leve 5.5 X 16” + pneus de uso misto; entre outros.

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Fiat Strada Adventure 2014

Mas qual das picapes é a mais indicada?
Como vocês puderam ver, e, conforme o Carlos comentou comigo, as picapes compactas vendidas no Brasil, nesse momento, não possuem preços tão convidativos como em outras épocas, especialmente as versões mais requintadas de cada uma.

Levando em consideração o desejo e a necessidade do Carlos, acredito que as três versões mais indicadas são:

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3. Fiat Strada Adventure – Cabine Estendida 1.8
A Strada Adventure Cabine Estendida tem o melhor desempenho das três finalistas, mas é a mais cara: R$ 49.480 – R$ 1.480 acima do pretendido pelo Carlos. Por contar com espaço interno atraente e ainda bom volume e boa capacidade na caçamba, fica em terceiro na minha indicação. Se custasse menos, fatalmente teria conseguido uma posição melhor.

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2. Volkswagen Saveiro Trooper – Cabine Estendida 1.6
A Saveiro Trooper Cabine Estendida 1.6 oferece espaço interno e na caçamba semelhante ao da Strada com a mesma carroceria. Embora não tenha o desempenho do propulsor 1.8 da Fiat, a picape da Volkswagen ficou em segundo por custar menos, embora custo/benefício não seja o seu forte (como boa parte ddos carros da Volks no Brasil). Com ar-condicionado (R$ 2.881), a versão Trooper sobe de R$ 43.970 para R$ 46.781 – R$ 1.219 a menos do que o limite do Carlos.

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1. Fiat Strada Trekking – Cabine Dupla 1.6
Sem dúvida, a melhor indicação para o Carlos, do meu ponto de vista, é a Strada Trekking Cabine Dupla 1.6. Com preço intermediário (R$ 48.360) entre a Saveiro Trooper CE e a sua irmã Adventure CE, a Strada Trekking é a melhor opção disponível no mercado nacional capaz de aliar a com cabine dupla com custo/benefício e desempenho. Embora ultrapasse em R$ 360 a possibilidade do Carlos, essa diferença pode ser negociada na concessionária.

Como o Carlos tem mais interesse em levar as bicicletas do que a moto e, também, precisa de espaço interno para bagagem e, em muitos casos, para os amigos, sempre mantendo um desempenho interessante (que os motores 1.4 não conseguem dar), a Fiat Strada Trekking Cabine Dupla 1.6 16V E.TorQ é o modelo que eu indico.

E você, o que acha?

Comentários (34)

  1. eu acho q a melhor compra definitivamente e qualquer versao de cabine estendida e cabine dupla da strada, a montana fica devendo muito a strada e saveiro no mercado… e a saveiro e uma alternativa pra quem quer um carro mais moderno e menos vendido

  2. Ainda não possuo veiculo de carrocria, estou me decidindo poispreciso de uma picape forte,de preços rasoaveis para desempenhar no trabalho com melhor equilibrio ótimo ecomico

    • opiniao de quem ja teve 2 stradas, a maquina e muito boa e qdo anunciei a 1 para vender, demorou 1 dia para vender.
      precisa ser modernizada, mas supera as outras pick ups em tudo menos na montana em relaçao ao conforto.

  3. a melhor sem duvidas e a strada ,montana praticamente nao existe e saveiro sinceramente come poieira da strada que como ja disse e a MELHOR DAS MELHORES ,sem fala que e o carro mas bonito do brasil …

  4. Não tem comparação, a STRADA ADVENTURE é bem superior em todos os quesitos. Já dirigi as três e posso fazer tal afirmação.

  5. Não tem comparação, a STRADA ADVENTURE é bem superior em todos os quesitos. Já dirigi as três e posso fazer tal afirmação. A versão 4 portas ficou show de bola !!!

  6. Questão de gosto, para mim a Fiat utiliza muito plástico, parece um robocop, acabamento muito carregado.

    Tenho duas Montana Conquest 2010 na minha empresa, os veículos nunca apresentaram problemas, e essa semana levamos em 3 lojas de carros usados, para minha surpresa as 3 lojas ficavam com as duas, no valor de R$21.000,00 cada, sendo que eu paguei R$32.500,00 há 4 anos atrás. Com protetor de caçamba + som sairam por R$34.000,00.

    Vou comprar outras Montana 0km, no meu caso para PJ por R$34.500,00, sendo que essas já virão com air bag, ABS, som e protetor de caçamba de fábrica, sairão pelo mesmo valor de 2010.

    No meu caso não é “achismo”, é o histórico dos veículos utilizados na empresa, com baixíssimo custo de manutenção, baixíssima depreciação e preço convidativo.

  7. Tenho uma empresa comprei 2 stradas e 2 saveiros… pois tive muitos problemas com suspensão dianteira das 2 saveiros e a concessionária nunca resolveu a questão. .. p trabalho ou passeio a melhor compra é strada com certeza.

  8. A todos os leitores concordo com cada pensar de mas a unica picap que aguenta pau mesmo e a strda mas ela esta muita linda mesmo so que esta faltando e o volante com mais acabamento mas ta um carrao breve estou com uma com certeza mas zero km trabalha e ttira onda nos finais de semana valeuuuuuuuuuuuuuuuuu

  9. Tive uma Montana 2008 conquest, nunca me deu nenhum problema, e olha que eu fiz 112.000km em asfalto e estradas de chão.
    Show de bola a guerreira!!!

    Vendi por R$ 21000

    Agora comprei uma modelo sport zero

    Com certeza vou ser feliz!!

  10. Eu se fosse comprar uma compraria saveiro ou montana ate porque tenho um palio 2011/12 que e horrivel veio cheio de defeitos e fiat agora to fora.

  11. Comprei a nova montana no final de 2012 e so tive problemas com o sistema de injeção, falhava e cortava sempre.
    Antes dela tive 2 stradas e com certeza a strada é a melhor opção!
    Entre no google e digite por problemas na injeção da montana e me dara razão!

  12. Vamos lá. Possuo um mercadinho e tenho um atualmente uma montana ls. O carro serve para tudo, é pau para toda obra: carrega peso, sobe ladeira, vai no barro, serve para passeio, enfim, uso um carro como deve ser usado e por isso estou aqui comentado a respeito. Como já tive uma saveiro anteriormente (um modelo anterior ao da reportagem) tenho uma breve experiência a cerca das disparidades entre a montana e a saveiro. Primeiro; Espaço interno – tenho 1,94 de altura e senti muita diferença entre uma e outra, ponto positivo para montana, tendo um baita espaço fazendo eu me sentir muito confortável (obs: tenho entrado ultimamente em carros novos em test drives e pasmem, civic, sandero, hb20 e alguns outros me fizeram gerar sensação de claustrofobia). Acabamento – aqui não há discussão. a gm sai sempre na frente da VW, incrível a tamanha diferença entre uma marca e outra, como diria meu pai: – a saveiro parece ter sido feita a facão. Para se ter ideia a saveiro na época nem tapetes vinha incluso, já a montana na versão que eu tenho vem até com um canhão de som com 4 falantes de dois tweeters, contando é claro um rádio usb de fábrica (obs: um ponto fraco foi a descontinuação do rádio original na versão ls, mesmo nos pacotes mais completos, que pena.) Conforto – Montana ganha, de novo. Meu deus como ela é macia, suave e principalmente silenciosa (lembro me da saveiro e suas portas rangindo já nos 10 mil km, bem como seus vidros trepidando, que horror, sem falar no isolamento das portas – pareciam ser feitos com borracha paralelas) Motorização – aqui destaque para a saveiro, e seu motor na época ap 1.6. Delicia de torque, fazendo a montana parecer uma cruzeiro lerdo e pesado.

    • Bom, talvez seja isso, a saveiro na época só ganhava no motor, de resto perdia em tudo. Por isso minha próxima troca de carro eu nem penso duas vezes, vou de GM MONTANA, a não ser que a VW tenha mudado e muito oque eu não acredito. Abraços,

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