Retrato do Brasil: Homem ajuda população carente com ônibus “especial” no Pará

Onibus-destruido-Xinguara-Para-Brasil

O Brasil é mesmo um país de extremos, onde o que parece péssimo acaba sendo ótimo para muita gente. Embora o nível de pobreza da população tenha diminuído nos últimos 10 anos, ainda vemos situações que chamam a nossa atenção pela precariedade.

Vejam o caso desse ônibus “especial” das fotos. Nas grandes cidades, ele teria dificuldades para rodar – se é que poderia. Mas, em Xinguará, no Pará, ele roda e ajuda muito nos deslocamentos de diversas pessoas do município, sendo essencial para o dia a dia delas. Muito espirituoso, o dono do ônibus prefere ficar longe de encrenca e brinca que seu veículo tem até pneus vindos da Fórmula 1!

Só mesmo o bom humor do dono do ônibus, que preferiu não passar o seu nome, para tornar essa situação quase trágica num ato nobre. Quem me enviou as fotos e conheceu o veículo do perto foi o meu grande amigo Walber, que trabalhou em Xinguará por alguns dias. Com cerca de 41 mil habitantes, a cidade está localizada na região sudeste do Pará, próximo à divisa com o Tocantins.

Onibus-destruido-Xinguara-Para-Brasil-01

Quando ouvi que o ônibus tinha “pneus de Fórmula 1”, logo achei que seriam os lisos, para correr em pista seca – ou seja, “carecas”. Mas, na verdade, seus pneus têm sulcos para pista molhada – mais adequados para rodar nas belas estradas brasileiras, cheias de buracos e de terra, como nas imagens.

O “ônibus especial” já perdeu toda a sua “saia esportiva” da Fórmula 1, facilitando a travessia de terrenos ainda mais acidentados e conta com um retrovisor lateral e com apenas um farol dianteiro funcionando – o outro não existe. O para-brisa também não está lá, mas quase todas as janelas estão presentes. Seu único opcional é a “traseira tapume de madeira”.

Onibus-destruido-Xinguara-Para-Brasil-02

Por dentro, o veículo tem cerca de 10 bancos para transportar a população carente. A carga vai espalhada pelo assoalho, enquanto o luxo fica por conta de algumas cortinas.

Curiosamente, esse ônibus pode circular até um lado de uma determinada ponte de chegada da cidade. Caso ele cruze para o outro lado, o seu dono resume o que pode acontecer: “se passar, o ‘pessoal’ do lado de lá compra o meu ônibus. Mas eu não vendo”!

Onibus-destruido-Xinguara-Para-Brasil-interior

Embora o estado do ônibus seja deplorável, colocando seu ocupantes em risco, a bondade de seu dono em transportar a população carente merece aplausos.

Comentários (63)

    • A presidente está cansada de saber da precariedade em que vivem milhares de brasileiros. O que o faz crer que ela se importaria com mais esses miseráveis aí, num país onde, ela sabe, existem tantos outros????

      • kkkkkkkk.
        Mais fácil a carrocerias CAIO se interessar de reformar esse ônibus (se é q tem jeito) do que a presidente Dilma se interessar pela situação dese pessoal ai.

    • Cade o governador do para,os deputados,prefeito e vereador dessa regiao,ajudam esse motorista que tem o coracao bom em ajudar as pessoas,srs politicos do para na hora do voto,vcs aparecem do nda para pedir e prometem um montao de coisas e quando alguns ganham e entram no poder,nao cumpre nem 20% das promessas,lembre-se que esse motorista de bom coracao ajudou vcs na urna,agora nada mais que obrigacao de os srs. politicos do para retribuirem dando um onibus novo para esse heroi,muito bonito a atitude dele,se na politica tivesse homens igual a esse motorista o brasil estava outro….

      • Politico no Brasil é safado e na região Norte e Nordeste é pior ainda.
        Nessas regiões os políticos compram os votos das pessoas, pagam em torno de R$ 50,00 ou qq outro valor ou necessidade que estejam passando.
        Apos a eleição se esse mesmo cidadão for reivindicar alguma coisa, o politico simplesmente responde que ja pagou pelo seu voto e que não tem nenhuma divida a mais com aquele eleitor e infelizmente as pessoas aceitam e se sujeitão a isso.
        Essa é a cultura do nosso Pais, e como fazer para que essas pessoas comecem a brigar pelos seus direitos????
        Eles acham que estão lucrando fazendo isso, mas esse dinheiro que eles ganham não paga nem os impostos dos próximos 4 anos de mandato desses safados.

      • O comentarista Alessandro pergunta onde anda os políticos que não tomam atitude quanto a situação. Resposta- Cuidando da sua candidatura as proxímas eleições, aliás,tal obrigação começa imediatamente após a posse.

    • Compreendo os riscos, mas só estando do lado extremo da pobreza para entender o bem que este homem faz.

      Ele esta fazendo pelos que não tem condição de pagar o transporte público.

      Mas como dizem nossos polítocos e o Ronaldo, o lance não é hospital e ajudar a popupalação não, o lance é ajudar a FIFA ficar mais rica com o dinheiro nosso, e ainda construir estádios bilionários para acontecerem 2 jogos !!!

      • Tem muitas empresas de onibus que poderiam doar um, por exemplo no estado de São Paulo em varias cidades é comum renovar a frota. A empresa que doar no imposto de renda tem desconto. No Para políticos incompetentes.

    • ELA TOMA PROVIDENCIA IMEDIATAMENTE: MANDA PRENDER O ÔNIBUS, CAÇAR A CARTEIRA DO MOTORISTA (SE ELE NÃO TIVER PODE ATÉ SER PRESO PELO RESTO DA VIDA!!) E COBRAR DELE MUITOS IMPOSTOS, COITADO!!! É O PAÍS DOS CONTRAPONTOS…. AJUDAR PRA QUE!!!

    • sera que não existe um empresario que gasta milhares de reais em festa não poderia dar um onibus prar esse verdadeiro brasileiro de corpo e coração

    • até onde eu sei ele não ajuda ninguém, simplesmente faz frete nesse ônibus caindo os pedaços e cobra passagem de cada passageiro normal, não tem nada de solidário ai, ainda coloca a vida das pessoas em risco .

  1. Muita boa ação desta pessoa, principalmente por não querer se identificar. Mas infelizmente neste nosso pais é bem capaz que algum deputado, governador ou qualquer outro político ficar saber e ao invés de ajudar, mandar prender o ônibus.

    • este é o retorno do voto em Jader Barbalho e outros politicos que ” trabalham incessantemente ” pela melhoria de condições de vida do povo brasileiro , uma verdadeira piada para não dizer tragédia.

  2. Homem de coragem, honestidade e com um coração puro. Deveriam emprestar um ônibus para ele rodar, enquanto reformassem o antigo. Parabéns ao anonimos deste país.

  3. De fato, condição de risco, segurança, enfim, pessima, pessoas sofrem, crianças passam fome, nao tem nenhum presentinho de natal, quem sabe um carrinho pros meninos brincarem, uma bonequinha pras meninas, mas é assim, esse herói sem medalha, pode ter certeza, alguem vai mandar prender o bus dele, por nao estar trafegando com adequação de segurança, e a população continua sofrendo com o preço alto da passagem, quando tem transporte né, e os governadores, andando de carro importado, e tudo de bom, roubando cada vez mais, enriquecendo cada vez mais, e assim vai. depois vem pedir voto prometendo um monte de coisas, e nunca fazem…. francamente, eu nao me meto com politica, porque é tudo sujo, pra mim nao passa de um lamaçal cheio de larvas exalando mal odor, onde todo tipo de animal peçonhento brigam por espaço, mas se eu fosse um governador de um estado como esse, eu renunciaria o cago.
    Por outro lado, é bom o povo do norte e nordeste, que são mais massacrados, analisarem isso, e na hora de votar, esquecer da maldita bolsa familia, prometida pelos politicos, que com ela, eles mantem o povo em escravidao, sempre, para poder ganhar votos, se ainda nao perceberam, é exatamente isso, votem em gente certa, esqueça de tiririca, etc… esses caras nao fazem nada, quem ganha é o partido, que coloca mais gente la pra nao fazer nada, e roubar mais ainda, e o pobre continua mais pobre, e o rico mais rico ainda.. me revolta certas coisas, se pudesse, fazer com que o Brazil parasse um minuto pra me ouvir, só um minuto..

  4. Quando nossa Presidenta diz que PAIS RICO É PAIS SEM POBREZA não se refere ao nosso Brasil, e sim no pais de faz de conta do PT.
    Enquanto se fala em cifras das negociações da Petrobras, privatizações dos aeroportes e estradas, com certeza estes recursos vai para o bem estar dos nossos presidiários, da onde será que sai o salario de R$20.000,00 do nosso querido Jose Dirceu. Do lombo destes coitados que não tem EDUCAÇÃO, ASSISTÊNCIA MÉDICA E TRANSPORTE DIGNO.

  5. O retrato do Brasil, realmente, é contraditório.
    Se o ônibus não “rodar” os usuários provavelmente ficam sem locomoção automotiva. Creio que não têm opção.
    Por outro lado, se o ônibus “rodar” os usuários ficam sujeitos à pouca (será mesmo pouca?) segurança.
    Resta louvar o dono do veículo.

  6. ESTE É VERDADEIRAMENTE UM BRASILEIRO AONDE ESTA O PODER PÚBLICO NESTAS HORAS AONDE ESTA A JUSTICA NESTA HORA APLAUSOS PARA ESTE CIDADÃO QUE DE TÃO HUMILDE QUE É NEM QUIS SEU NOME DIVULGADO

  7. Realmente todos tem razão moro perto de xinguara o problema e’ que não tem estradas pra rodar ,são trilhas cheia de atoleiros e o que roda e’ veículos como este ônibus, mas não e’ somente em xinguara e sim todo sul do estado,um lugar abandonado ,políticos aparecem nas eleições pra pegar o voto e fazer promessas,ainda tem mais aqui no estado do Para’ alem de viver este transporte ,o agricultor pra arara terra pra plantar milho ,reformar o pasto tem que tirara uma licença no ibama claro e pagar por isto se não fizer e’ crime ambiental ,nao sei o acontece achei que Dilma depois de ser deportada e perseguida tinha um objetivo,hoje ela esta no topo e veja a situação dos seu eleitores. e’ lamentavel

  8. seria de grande valia a comparação deste veiculo tão útil a população com um dos veiculos utilizados pelos vereadores ou outra secretaria do municipio, será q as condições de conservação são as mesmas??, pois sempre que o político é questionado pq utiliza carro oficial respondem com cara de pau: este veiculo não é p meu uso e sim para uso da população…, agora coitado desse homem generoso se acontecer algum acidente…vão crucificá-lo…BRASIL UM PAÍS DE TODOS ..QUE TEM PRIVILÉGIOS COMO ESSES POLITICOS…

  9. Sem mais comentários , sabem porque ? O povão vão continuar votando nestes politicos corruptos / pilantras / safado / ladrões ! O bolsa miséria compra 60 milhões de votos !

  10. INFELIZMENTE NOSSO PAÍS É MOVIDO TÃO SOMENTE COM INTERESSES POLÍTICOS MAS COM INTERESSE PESSOAIS DELES, ESTAVA REFLETINDO HOJE; ALGUM TEM HOUVE INCENDIO NA PONTE ESTAIADINHA EM SP, SEMANA PASSADA INCENDIO NO MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA-SP E SEMANA PASSADA TAMBÉM A QUEDA DO GUINDASTE NO ITAQUERÃO, POIS BEM: A PONTE EST´INTERDITADA POR TEMPO INDETERMINADO, NÃO IMPORTA O TRANSTORNOS P QUEM PASSA POR TODOS OS DIAS…, O MEMORIAL FICARÁ INTERDITADO POR TEMPO INDETERMINADO TAMBÉM…, JÁ O ITAQUERÃO QUE INCLUSUVE HOUVE MORTES, RETORNOU AS ATIVIDADES NORMAIS NESTA 2ª FEIRA, NÃO ESTÃO PROCURANDO CULPADOS TÃO MENOS SE ESTAVA COM ALVARÁ, E QUE ME PARECE A OBRA ESTÁ ILEGAL, MAS AFINAL A COPA É MAIS IMPORTANTE QUE A PONTE E O MEMORIAL….

  11. Senhores Empresários da área de transporte , estamos perto do Natal , aquele ôníbus usado que esta encostado para venda, pense neste nosso Irmão Brasileiro, fazendo um simples gesto de CARINHO doando 01 veiculo para o senhor anônimo, porém trabalhador e de bom coração.
    Deixo aqui meu fraternal abraço a todos e um Feliz Natal.

  12. LUCIANO HULK… Tomara que esta matéria chegue até a sua produção. Seria muito bonito vermos este veículo recebendo uma reforma geral desta equipe brilhante que voce tem aí na Globo. Por favor, ajudem estas pessoas a terem um transporte de melhor qualidade!!!

    • Infelizmente, para o governo, este homem está provando que é possivel, mesmo sem recursos financeiros, ajuda os habitantes, porém o governo com tudo, só suga e certamente vai mandar alguem lá para proibir, e aida aplicar multas e talves cassar a carteira, mas não tira um pouco das comissões de ladroagem que são pagas por nós, para dar uma vida um pouco mais digna aquela população.
      Exemplo disto, são as ambulâncias que estão se deteriorando em um galpão, conforme já foi notícia vinculada, e não disdtribuidas para atender os necessitados.
      Mas os politicos senvergonha, tem veiculo que nos pagamos, melhores planos de saude, melhores hospitais e o mais em fim.
      Temos que observar, que isto não é só a partir do governo do PT, mas sim, dos anteriores.
      Quem já esteve no poder, não pode criticar o sucessor, porque não efetuou o que prometeu.

  13. bom como a noticia ja se espalhou , uma hora desta nosso brasileiro bondoso que ainda além de ser motorista tem que ser mecânico e borracheiro a pm e o Detran esta a sua espera pra aprender o veiculo claro ele tambem , o onibus dele nao tem reforma só outro mesmo e nao vai ganhar ônibus . eu sinto muito ,mas vem novas eleições saiba em quem votar, acredito que nao vamos mais ter protestos e sim uma revolução .Querida Dilma faca algo use a tolerância zero coloque estes corruptos na cadeia. ou vai cair

  14. Tá aí um cara que faz o Brasil, não aqueles que as revistas ficam publicando, fazendo média com políticos e empresários.
    Este cara do ônibus merecia a oportunidade de dirigir pelo menos algo mais novo e com melhores condições a dar aos demais Brasileiros da região. Vamos lá quem se habilita a dar um ônibus em melhores condições (eu não disse novo).

  15. Querem um pais sério… é simples.. não precisamos de deputados, senadores ..etc..etc.. Precisamos de pessoas HONESTAS e que querem o bem do próximo, e não o bem do bolso. Uma simples e repito ” HONESTA” atitude, faz a grande diferença.

    Parabéns ao anonimo motorista desse ônibus.

  16. Pra quem não conhece o Estado do Pará, é uma terra sem leis, nada funciona lá, saúde um caos, defesa agropecuária não funciona, policia e governantes corruptos e péssima educação, não Pará nada funciona como deveria.

  17. É gratificante saber que há pessoas de coração tão bom ainda. Poderíamos até fazer uma campanha pro programa Lata Velha de Luciano Huck adotar esse ônibus. O que acham? Vamos abraçar essa ideia pessoal? Abração a todos e que o coração iluminado dessa pessoa continue a ajudar ao próximo.

  18. Em 2014 antes do carnaval nos jovens estudantes estaremos manifestando contra esta ditadura democrática e vamos ate o fim afinal somos a maioria ,chega isto esta insuportável. temos que lembrar que somos a maioria ,adeus Dilma.

  19. Eu sou genro deste cidadão, herói citado por alguns comentário sobre a matéria e me surpreendi por que ouvi tantas criticas e proibição dos órgãos competente e principalmente da parte de alguns jornalista local.Mas foi por médio da imprensa externa que viram com outro olhos e entendeu a carência de estradas e o custo beneficio se fosse lícito para o DMT, claro aumentaria a passagem do transporte, não diminuindo os direito do usuários, é mais para servir aos mesmos o transporte dos produtos como animais, aves, mudanças e utensílios etc. A quase 40 anos servindo os mais carente que não tem seu próprio transporte aqui em Xinguara e Rio Maria uma distancia de 50 km.

  20. eu nao queria que chegasse a presidente Dilma isso seria muito, pois tem lugares que vivem em situações mais precárias que esta e sim aos olhos do excelentíssimo prefeito OSVALDINHO ASSUNÇAO, ja seria o suficiente. vamos ver se ele fará algo referente a esta situação.

  21. Neste país, as pessoas de menor condições financeiras são as que mais demonstram amor pelo próximo, gostaria muito de ver o ônibus do amigão no lata velha.

  22. Conheço o Rubão,ele passa aqui perto da minha casa,ele transporta as pessoas na segunda e quinta-feira,numa distancia absurda.
    Onibus é o unico meio d transporte da populaçao q nao possui carro ou moto.

  23. Conheço. E conheço o bastante pra afirmar que é um homem de muita fibra e determinação que ama e gosta dessa região em especial do município de Xinguara PA, que enfrenta até hoje todas essas dificuldades citadas, e tantas já superadas em anos passados ainda bem mais difíceis. O Rubão como é conhecido faz isso por que gosta de seu trabalho de servir as pessoas que precisam desse transporte pra ir até o comercio mais próximo. O Rubão é bom para servir em todos os pontos e quesitos e não apenas em seu (simpático ônibus). Sambem por onde ele passa, estrada de terra que trafega, falo com conhecimento em loco, não oferece condições para um ônibus novo, ficaria nas mesmas condições em pouco tempo. Estradas muito ruis e pontes perigosas. mas o RUBÂO conhece e trafega com agilidade, Rubão você é um Brasileiro de fé e coragem.

    • Tem prefeituras no Brasil que ônibus urbano não pode circular no transporte urbano depois de 4 a 10 anos de uso. São milhares de ônibus que deixam de circular devido a essa exigência. São ônibus em perfeito estado que muitos são vendidos para desmanches. NÃO custaria nada em doar um ônibus desses para esse heroi.

  24. Melhor não pedir nada para os políticos. Pois é bem provável que vão ferrar com a vida do dono do ônibus e ainda tentarem passar a imagem de “bons moços…” O ideal seria fazer uma corrente para pedir a ajuda de empresários bem intencionados.

  25. Bem que uma empresa de ônibus podia doar um ônibus rodoviário com bagageiro para este homem seguir transportando essas pessoas carentes neste múnicipio, tantos ônibus inteiros sendo jogados ou vendidos para sucata, apenas por não terem mais o ano ideal para rodar.

  26. Olha sou pioneiro na regiao!….Conheço a riquesa e pobreza,carencia na amazonia e sempre sera assim enquanto nao dividir em tres este estado um dos mais rico do pais, mas tambem das desiqualdade sociais principalmente em saude, destribuiçao de renda e inzolamento total, BR abandonadas dira as vicinais por onde transita os colonos e animais. Este Senhor. Transita por estas trilhas, bitolas, poças e pinguelas emprovisadas a 42 anos, inquanto muitos critica seu espamta cao, nome dado a estes meio de transporte absurdo, mas ainda trasporta o proguesso deste povo da regiao, se por um veiculo normal na primeira viagem ficara rasgado tera a mesma aparencia do espamta cao. Resumindo faltam estradas e pontes dignidades ao cidadao.

  27. que falta de orientassao. pelo menos o regulamento do transporte tem que ter orientassao necessária. não pelo menos a prova que a sociedade do veiculo. a comunidade eh feita para o transporte de cadeirante. a documentassao do veiculo o que precisa de usar para verificar a confissão. absolutamente eh um documento feito por Detran.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *