O que as principais marcas de carro estão preparando para 2014 no Brasil?

Toyota-Corolla-Brasil-2015-novo-sedanO mês de janeiro já está chegando ao fim, mas ainda dá tempo de darmos uma olhada em algo especial: o que as principais marcas de carros estão preparando para 2014 no Brasil. Selecionei as novidades das 10 marcas mais vendidas do Brasil em 2013, ordenadas pela colocação no ranking do ano passado: Fiat, Volkswagen, Chevrolet, Ford, Renault, Hyundai, Toyota, Honda, Nissan e Peugeot.

A marca do leão ficou na amarga 11ª colocação no ranking nacional de emplacamentos no ano passado, segundo a Fenabrave. Em 10º lugar ficou a Citroën. Como as duas companhias fazem parte do mesmo conglomerado, PSA, não teve problemas colocar a Peugeot na lista, especialmente porque a Citroën não deve ter grandes novidades em 2014 – realmente espero estar errado enquanto a isso.

Novo-Fiat-Palio-Fire-Flex-2014-Brasil

Fiat Palio Fire

FIAT

Em 2014, a Fiat está em consolidar a sua fábrica em Goiana (PE). Por isso, a marca não terá nenhum grande lançamento (ou algo inédito) nesse ano. Por outro lado, os italianos já começaram o ano colocando no mercado o substituto do Mille: o “novo” Palio Fire. Equipado com airbag e ABS de série, como manda a lei, o modelo tem como proposta ser o carro mais barato da marca no Brasil.

Ainda no primeiro semestre teremos a reestilização do Linea. Provavelmente essa será a última mudança do modelo antes da sua aposentadoria. Além de alterações visuais, o deixando praticamente como o Linea turco, o sedã deverá ter evoluções internas.

Fiat-Linea-2013-Turquia-visual-dianteira2

Novo Fiat Linea brasileiro terá o visual parecido com esse

Para o segundo semestre, a Fiat prepara mais duas reestilizações. A mais crítica (no sentido de importância) será no Uno, que manterá seu conceito de “quadrado redondo”, ganhando fôlego para manter a briga com o Volkswagen Gol e com o novo Up!. A outra será no Bravo. Espero que, com as mudanças, o hatch médio finalmente venda muito bem.

Fechando as novidades, teremos o 500 Abarth. A versão esportiva do simpático compacto virá do México com câmbio manual de seis marchas e motor 1.4 16V turbo que desenvolve 162 cv de potência e 23,5 kgfm de torque. A data de lançamento do “pequeno escorpião” não foi confirmada.

Volkswagen-Black-Up-2014-Brasil

Volkswagen Up!

VOLKSWAGEN

A Volkswagen começará o seu ano de verdade em fevereiro, como o novíssimo Up!, substituto do desconfortável Gol G4, será finalmente lançado no Brasil. O compacto terá motor 1.0 de três cilindros, que equipa o Fox Bluemotion desde o ano passado, e duas opções de câmbio: manual e manual automatizada I-Motion.

Ainda no primeiro semestre, a marca alemã prepara mais duas novidades importantes. Umas delas é a segunda (grande?) reestilização do Fox, que deverá ficar mais sofisticado para aposentar de vez o Polo. Também teremos, finalmente, o lançamento da Saveiro com cabine dupla. Além dessa nova atração da carroceria, que não deverá ter quatro portas (inicialmente), a picape deverá ser a responsável pela estreia do novo motor 1.6 16V flex, que deverá desenvolver cerca de 120 cv de potência com etanol. Uma dessas atrações pode ficar para o segundo semestre.

Nos últimos seis meses de 2014 teremos também a reestilização do Jetta. Aproveitando as melhorias mecânicas de 2013, quando o carro recebeu suspensão traseira independente e motor 2.0 turbo mais potente, para a linha 2015 o sedã provavelmente terá o motor 1.4 TSI na versão de entrada, substituindo o ultrapassado 2.0 8V Total Flex.

Chevrolet-Malibu-USA-Brasil-2015

Chevrolet Malibu

CHEVROLET

Assim como a Fiat, o ano de 2014 não deve ter nenhum importante ou inédito lançamento da Chevrolet. Como a marca já renovou quase toda a sua linha no Brasil, deixando apenas os veteranos Celta e Classic, além dos “meio termos” Agile e Motana, podemos esperar, para o primeiro semestre, a chegada das versões mais baratas (LT) do Tracker e do TrailBlazer (se é que é possível para esse SUV ser barato).

Para o segundo semestre, o sedã Malibu deve voltar a ser comercializado no Brasil. Além disso, o feio e popular Spin deve ganhar uma versão “aventureira”.

Espero que, em 2014, a marca faça melhorias da dupla Cruze e Cruze Sport6, como no peso dos veículos, no desempenho e consumo da dupla e, especialmente, no alto preço pedido pelos dois. Ambos enfrentarão uma concorrência ainda mais pesada nesse ano.

Novo-Ford-Ka-Conceito-Concept-Brasil-hatch-4-portas-dianteira

Novo Ford Ka terá praticamente esse visual

FORD

Depois de anos de marasmo no Brasil, a Ford finalmente resolveu se movimentar em 2013 e continuar com a sequência em 2014. Já no primeiro semestre teremos a chegada do novíssimo Ka. O seu lançamento pode estar mais próximo do que imaginamos, uma vez que o antigo (ou atual) Ka já não está mais no site da marca.

Além das quatro portas (finalmente!!), o novo Ka deverá ter o inédito (para o Brasil) motor 1.0 12V de três cilindros, com potência máxima de cerca de 80 cv. A outra motorização já é bem conhecida por todos, pois fez a sua estreia no New Fiesta hatch 2014: 1.5 16V, que desenvolve 107 cv de potência e 14,8 kgfm de torque com gasolina e 111 cv e 15 kgfm com etanol.

Ford-New-Fiesta-ST-Brasil-2015

Ford New Fiesta ST – esportivo

Falando no New Fiesta, para o segundo semestre, a Ford deve lançar a versão esportiva do modelo, baseada de ST. Se tudo der certo, teremos o hatch com motor 1.6 16V turbo de 180 cv de potência e câmbio manual de seis marchas.

Além dele, a marca do oval azul deverá lançar o SUV Everest, derivado da picape Ranger, e o Kuga, o irmão maior do EcoSport. Mas, sem dúvida, a novidade mais importante do segundo semestre é o Ka Sedan, que deverá ajudar bastante a Ford a se manter na cômoda (e pouco ambiciosa) quarta posição do mercado nacional.

Novo-Renault-Logan-2014-Brasil-seda-flex-visual-dianteira

Sandero terá a mesma dianteira do Logan

RENAULT

Se o lançamento do novo Logan em 2013 mostrou do que a Renault era capaz, para 2014, a marca francesa prepara o lançamento da segunda geração do Sandero, que será inspirado no irmão sedã. Logo, teremos visual mais caprichado, acabamento de melhor qualidade, melhorias no painel, conforto acústico e assim vai. Ele deverá ser lançado ainda no primeiro semestre acompanhado, talvez, do Megane RS. Embora o lançamento do esportivo de 265 cv de potência (2.0 turbo) por aqui tenha sido descartado pelos franceses em outubro do ano passado, a nova investida de vários fabricantes em carros mais apimentados (500 Abarth, New Fiesta ST, Civic SI, Golf GTI, 208 GTI etc.) pode pesar a favor da importação do hatch da Renault para o Brasil.

Renault-Duster-Brasil-2015-facelift-reestilizado

Novo Renault Duster deve ter esse visual

Ainda no primeiro semestre, o Clio, finalmente, deverá contar com ABS e airbg duplo, como já aconteceu em outros anos. Sem isso, o compacto seria obrigado a dar adeus ao nosso mercado.

No segundo semestre teremos as esperadas reestilizações do Fluence, que terá vida ainda mais dura com a chegada do novo Corolla e com as mudanças do Civic, e do Duster, que, embora tenha boas vendas, enfrentará adversários ainda mais complicados em 2014.

Renatul-Captur-SUV-Brasil-2014

Renault Captur

A Renault preza tanto o segmento de utilitários compactos que, além do Duster, a marca importará para o Brasil o belo Captur, que tem muito mais atributos para brigar com Chevrolet Tracker, Ford EcoSport, Peugeot 2008, Volkswagen Taigun, entre outros. O Duster reestilizado ocuparia a faixa mais inicial da categoria, deixando o Captur, com suas linhas mais bonitas e modernas, ocupando a faixa mais cara do segmento. O Captur deve ser produzido no Brasil entre 2016 e 2017.

HYUNDAI

A Hyundai não deverá ter grandes novidades em 2014. A marca já anunciou a linha 2014/2014 da família HB20, que recebeu melhorias e ficou ainda mais cara, e o lançamento do i30 1.8, que chegou para corrigir algumas bobagens da marca.

Toyota-Corolla-Brasil-2015-novo

Novo Toyota Corolla

TOYOTA

A Toyota não deverá ter um número grande de novidades 2014. Mas, em compensação, a novidade prevista para o primeiro semestre é de parar o trânsito. Embora exista a possibilidade mudanças na dupla Hilux e Hilux SW4, o lançamento da 11ª geração do Corolla será o principal atrativo da marca e de todo o segmento de sedãs médios do Brasil no ano.

Mais comprido e largo, o novo Corolla será mais espaçoso e confortável, com um visual bem mais moderno e harmônico – diferente do ultrapassado estilo “xuning” do atual. Em termos mecânicos, os motores 1.8 e 2.0 serão mantidos, mas o câmbio automático deverá receber uma evolução, ficando com mais marchas. É esperado que o Corolla 2.0 tenha transmissão automática do tipo CVT, simulando seis ou sete velocidades.

Honda-Fit-novo-Brasil-2015

Novo Honda Fit brasileiro terá praticamente esse visual

HONDA

Se a Honda teve um comportamento mais discreto em 2013, já que suas principais novidades vieram no início do ano, como o Civic 2.0 (e, no segundo semestre, a marca cometeu um erro imenso ao lançar o Fit CX sem ABS), e ainda tivemos o CR-V flex e o novo Accord, para 2014, a marca japonesa promete “arrebentar”.

Honda-Civic-2015-Brasil-novo

Honda Civic brasileiro deverá ter esse visual em 2014

No primeiro semestre teremos a nova geração do Fit, que trará melhorias ficará maior, mais esportivo e que receberá melhorias de acabamento, equipamentos e na parte mecânica – câmbio CVT deve voltar. Depois do novo Fit, será a vez do Civic ser reestilizado – para a minha alegria. O carro ficará com o visual do Civic dos Estados Unidos (bem mais bonito), além de receber melhorias de acabamento – tudo para enfrentar o novo Corolla e outros concorrentes que também mudam em 2014, como o Fluence.

Honda-Vezel-Urban-SUV

SUV da Honda concorrente do EcoSport: Vezel (ou Urban)

No segundo semestre, a Honda irá lançar a versão SI do Civic, que terá motor 2.4 16V de 201 cv de potência e 23,4 kgfm de torque. Se tudo der certo, 2014 será ainda o ano do lançamento do City reestilizado e o SUV Vezel (que pode se chamar Urban ou, mais provável, segundo uma fonte, HR-V) – mas ambos podem ficar para 2015.

NISSAN

Se em 2013 a Nissan se concentrou na “parte de cima”, atualizando o sedãs Sentra e Altima, em 2014 a marca japonesa vai concentrar as suas forças na “parte de baixo”. O primeiro a se beneficiar com isso, ainda no primeiro semestre, é o March. Além de receber bem-vindas mudanças visuais e de acabamento, o modelo será feito na nova fábrica da empresa em Resende (RJ).

Nissan-March-2015-Brasil-novo

Novo Nissan March: visual renovado e fabricação nacional

Dessa mesma planta, no segundo semestre desse ano, teremos outra novidade da marca: o sedã Versa deixa de ser importado do México para ser fabricado no Brasil. Nacionalizar a sua “dupla dinâmica” é realmente uma boa notícia para os fãs dos dois carros. Ainda existe a possibilidade da Nissan lançar, o “anti-Fit” da marca. É mais provável que ele apareça no Salão do Automóvel de São Paulo, sendo comercializado por aqui em 2015.

Peugeot-2008-2014-suv-crossover-visual-capa

Peugeot 2008

PEUGEOT

A Peugeot tem uma gama de carros interessante no Brasil, mas a montadora não vende como pode há tempos. Para tentar mudar essa história, a marca deve apostar na versão esportiva do belo 208, batizada de GTI, que teria motor 1.6 turbo. O modelo daria as caras ainda no primeiro semestre.

Para o segundo, aí sim teríamos uma excelente novidade: o SUV compacto 2008. Com conjunto interessante, o carro tem tudo para fazer sucesso no Brasil. Só espero que a estratégia de preço da Peugeot seja agressiva.

Minha sugestão para a marca do leão seria reduzir os preços do 208 e lançar o interessante sedã 301 no Brasil.

OUTRAS MARCAS

Outras marcas também possuem uma série de novidades previstas para 2014 no Brasil. Confira algumas delas, que podem ou não aparecer nas ruas brasileiras juntamente com outras que não estão listadas:

Audi: A3 Sedan e SQ5
BMW: i3, M3, Série 2 Coupé, Série 4 Coupé e a moto R Nine T
Chery: Celer (reestilização e fabricação no Brasil) e QQ (novo)
Dodge: Durango (reestilização)
Geely: EC7 e GC2
Jac Motors: J2 Flex, J3 Flex, T6 e T8
Jaguar: F-Type Coupé
Kia: Optima (reestilização), Quoris e Soul (novo)
Lifan: 530
Maserati: Ghibli
Mercedes-Benz: CLA e GLA
MINI Cooper (novo)
Porsche: Macan
Troller: T4
Volvo: V40 Cross Country

Comentários (52)

    • Bernadette, o Citroën C4 Lounge foi lançado em 2013, por isso não devemos ter nenhuma novidade significativa em relação a ele em 2014. Ele é vendido com motores 2.0 16V e 1.6 Turbo. Um abraço.

      • É bem melhor falar de WV, Ford, Fiat e essa turminha do quero ganhar sem dar muito! Fala sério, a Citroen lança um carrão e vcs me vem com notícias da Fiat, WV, Ford e as fabriquetas de sempre? Ta de brincadeira?

        • J. Carlos, o C4 lounge já é ‘velho’. Você pode só estar vendo propagandas dele agora, mas já está disponível para venda desde o ano passado. Tudo que você viu na matéria são novidades que ainda estão por vir.

    • Boa matéria, só não concordei em relação ao Cruze e Cruze SPORT6 (não tenho um) mais gosto do carro.
      Pode ser caro mais não enxerguei estes concorrentes de “peso” seriam estes;
      Fiat Bravo 2 anos de garantia nos dias de hoje e o carro nunca se estabeleceu e já vejo no horizonte este sair de linha como o linea que sempre prometeu e não aconteceu.
      FORD Focus: Talvez o mais concorrido mais vejo os mesmo preços e o excesso de plástico e a aparência no interior me incomoda bastante. O Focus acabou de ser atualizado e vejo poucas diferenças nos itens de série, vale lembrar que em 2015 o Cruze vai ser atualizado.
      Hyundai I30: poderia ser o concorrente de maior peso isto se estivéssemos 3 anos atrás, não é dificil de conbfundir um HB20 com um I30 nas ruas a traseira não passa de uma mera coincidência.
      Quanto a Citroen e Peugeot infelizmente são marcas que tem carros bons porém o Brasileiro não perdoa sua primeira leva há anos atras e continua com a fama de que “se quebrar você quebra junto” com isto é um dos carros que mais desvaloriza na revenda. Já vi um Peugeot 307 desvalorizar 40% com apenas 2 anos de uso.

      • Oi Mário! Eu sou fã do Cruze Sport6, mas não me conformo com a política de preços (altos) da Chevrolet. Pelo preço que ele custa, prefiro investir em outros carros, até mesmo da mesma categoria, como Focus 2.0 e Golf, que possuem conjunto mecânico mais atraente (especialmente o Volkswagen).

        O segmento de hatches médios está caríssimo de maneira geral. Isso é realmente lamentável. Mas os menores também estão, como HB20, Sonic e outros. Complicado.

        Um abraço.

    • A indústria da chinelagem a cada dia piora os próprios produtos sob os aplausos ou mesmo sob a letargia dos otários consumidores brasileiros. Desde fábrica de bolachas e chocolates – que reduzem a quantidade do produto mantendo, senão aumentando ainda mais o preço – passando pelas fábricas de automóveis. Pioram o que já é ruim. Quantas saudades dos anos 70, em que prevaleciam robustos motores de 6 ou 8 cilindros, com honestas cilindradas (4.1 e 5.0l). Sofro com meu 1.6, quatro cilindros, de 106hp, principalmente com o ar ligado. E agora essa tigrada começa reduzir ainda mais as parcas cilindradas e até mesmo o número de cilindros. (3!). Ah, vão para o inferno!!!

      • Melhor seria um J3 Sport 1.5 de 127 cv, em matéria de Marcas Chinesas a Jacmotors é a melhor com o melhor custo benefício aliado ao Alto Desempenho.

    • Vou comprar um Aircross por que o vendedor me garantiu que nos próximos 5 anos não haverá mudança de versão, será que é verdade ou é papo de vendedor?

      • Alan, inicialmente não existe previsão para o Civic mudar totalmente em 2015, quando a versão EXR deve voltar ao mercado. Essa mudança de 2016 talvez aconteça, mas ainda é cedo para dizer. Tudo vai depender das vendas do veículo. A expectativa é que a nova geração do Civic seja lançada entre 2017 e 2018 – mas tudo pode acontecer. Um abraço!

    • Enrico, embora ele seja maior, o Duster deverá ser o SUV de “entrada” da Renault, mantendo os motores 1.6 e 2.0, enquanto o Captur será o responsável pela sofisticação da marca no segmento. É provável que ele tenha motor 1.2 turbo. Vamos esperar para ver. Um abraço!

    • Oi Eduardo. A nova picape Hilux e o SW4 devem aparecer mundialmente em 2014, começando a ser fabricados na Argentina (de onde são importados para o Brasil) em 2015. Mas tudo ainda é especulação. Eu gostaria muito que os dois fossem lançados nesse ano. Um abraço!

  1. Estou descrente com o mercado nacional. HB20, New Fiesta, Sonic… compactos beirando 60 mil reais. Tá cada dia mais difícil ter um carro que preste no Brasil. Essa semana recebi o boletozinho de R$ 1.500,00 de IPVA 2014, bom demais…

  2. Desde 2006 anda de Corolla. Comprei no final de 2013 outro, e veio com vários itens que me agradaram. Necessito de carro pequeno com cambio automatico, etc,etc.A Hunday tenho HB 2O completo.
    A Toyota ´vai lançar um carro pequeno com cambio automático ainda em 2014? Por gentileza me mande um e-mail.

    • Como se justifica que um automóvel custando mais de R$ 80.000,00, como o novo Corola não tenha controle de tração, de estabilidade e que falta até a luz de cortesia no para-sol?

  3. O corolla está precisando mesmo de uma reformulada, ele é um EXCLENTE CARRO mas seu desenho está a tempos no mercado, então precisa de uma repaginada. Já temos o lindíssimo e espetacular HB20, o maior sucesso do mercado automobilístico brasileiro, então agora esperamos que novos carros e de sucesso como o HB20 surjam para agraciar os consumidores brasileiros com bons e lindos carros.

  4. O corolla é o melhor carro que já tive. Passei por muitos Volkswagens, fiats e chevrolets. Ele é leve, ágil, confortável e principalmente econômico. Gosto do visual dele, mas repaginar ele melhorará mais ainda. Se para muitos é carro de velho, para mim é carro de pessoas de bom gosto.

    • “Se para muitos é carro de velho, para mim é carro de pessoas de bom gosto.” Elizabete, sem querer ser bruto, já sendo… Você diz que é bom gosto porque é igual ao seu. O modelo atual do Corolla tem um design que pode lhe agradar, é bonito, mas não tem nada de jovial, esportivo, muito diferente do que está por vir. Eu vejo um corolla hoje e já pressuponho que vai sair uma pessoa mais velha de dentro, é fato. Não dá pra comparar com o novo Civic, por exemplo, que inclusive já incomoda os ossos do meu pai, por ser muito baixo, com design bem mais esportivo.

  5. Parizzi, quanto a Citroen, alguma novidade? É esperado para esse ano algum tipo de reestilização da linha C3 Picasso e seu irmão aventureiro Aircross? Talvez uma mudança no pacote de equipamentos etc. Obrigado e grande abraço. Parabéns pela matéria!

    • Oi Bernardo! De certo mesmo, até o momento, é a morte do C4 hatch. Espero que o carro tenha substituto em breve. O C4 Picasso deverá receber as alterações já aplicadas na Europa (finalmente!). Espero ter mais novidades, pois ainda estou apurando algumas informações mais concretas. Um abraço!

      • Correto. Quanto ao obituário do C4 hatch e a possível chegada do C4 Picasso Europeu, estas eu já sabia. O que poderá nos surpreender é uma provável aparição de um Novo C4 hatch inspirado no C4 Lounge. Mas, gostaria mesmo de saber sobre a linha C3 Picasso, assim como o seu irmão Aricross, se sofrerão alguma pequena mudança ou continuarão do jeito que estão. Abs!

  6. ano q vem e a FIAT q vai passar por profundas mudanças como nao se ve desde 2008… tera;

    novo palio 2016 “1° reestilizacao da nova geracao”
    novo suv compacto “sucessor da familia palio weekend”
    novo subcompacto “sucessor do mille/palio fire”
    novo suv medio “carro de categoria abaixo do freemont”
    novo tempra “sucessor do linea”
    novo ottimo “sucessor do bravo”

  7. 2016 chegara a versao sedan desse subcompacto pra substituir o siena EL, e a 2° geracao finalmente da STRADA q sera do tamanho das antigas s10 e ranger, tera plataforma inteiriça e cabine dupla com 4 portas convencionais

  8. O Novo Honda Civic será lançado no meio do ano no modelo 14/15 ou no inicio do proximo ano como 15/15? Qual a sua expectativa sobre esse carro?

    E nesse mesmo sentido, acredita-se que a mudança sera somente estetica ou outras funcionalidades, como : Cambio CVT entre outras?

    • Oi Anderson, tudo bem?
      A previsão é que o Civic reestilizado seja lançado ainda em 2014 como linha 2014/2015. Eu tenho boas expectativas em relação a ele porque o modelo norte-americano já recebeu as mudanças, evoluindo em acabamento e em termos visuais (aspecto subjetivo, mas que eu acho que melhorou muito, principalmente a traseira). Pelo que pude pesquisar, não existe previsão para mudanças mecânicas (câmbio e motor). Logo, continuam o propulsor 1.8 16V com transmissão manual de 6 marchas ou automática de cinco velocidades e o 2.0 16V com câmbio automático de cinco marchas. Se as transmissões recebessem uma sexta marcha, seria muito bem-vindo para enfrentar o novo Corolla e seu câmbio CVT que simula 7 marchas. Um abraço!

      • Tenho um Corolla GLI 2011 e fui ao lançamento do Novo Corolla 2014, pois pretendia trocar o meu… Ocorre que eu gostei muito da parte externa, mas achei que o acabamento interno deixou MUITO a desejar… Um carro na versão GLI (75 mil/preço Aracaju), o motor é 1.8; não vem banco de couro; não vem sequer sensor estacionamento; o ar não é digital; não vem farol de neblina, etc… FALA SÉRIO… Nessa faixa de preço, vi que o Civic é 2.0, oferece tudo isto e até mais. RESULTADO: acabei de optar em trocar o meu Corolla pelo Civic 0KM, mas vou aguardar essa reestilização do Civic no segundo semestre de 2014, pois ouço que ele vai mudar agora… MAS será que em 2015 o modelo voltará a mudar drasticamente, Parizzi?
        Gostaria de uma opinião. Obrigado.

        • Oi Junior. Eu acho que vale esperar pelo Civic 2015 por dois motivos. O primeiro é para pegar o carro reestilizado, com a nova traseira (á mesma do norte-americano) que, do meu ponto de vista, é mais bonita. Além disso, o Civic deve evoluir em termos de acabamento interno e, quem sabe, em termos mecânicos (ainda mais após a chegada do novo Corolla). Mas, caso você não goste do carro (segundo motivo), compre um Civic 2014/2014 com um belo desconto na hora que o 2015 sair, o que compensaria a desvalorização maior pelo fato do modelo estar sendo reestilizado.
          E lembre-se: compre o carro que vai te deixar mais feliz e satisfeito! Um abraço!

  9. … E quanto aos novos modelos do Citroën C4 Picasso e Gran Picasso? não haviam sido confirmados para maio ou junho de 2014? refiro-me àquele mesmo modelo apresentado no saão de Genebra.

  10. Olá amigos, os carro que são vendidos no Brasil infelizmente são todos ultrapassados. O que eles vem sendo atualizados são os preços que é uma vergonha. Não tem segurança nenhuma devido os material utilizados neles, e todos são beberão. Aqui é Brasil amigos.

    Um carro novo no Brasil é usado três ou quatro anos e já pode jogar na ribanceira a baixo porque não serve nem para os cachorros de rua morar.

  11. O maior problema da Renault Duster é cambio automático da antiga Scenic, de 4 marchas, muito ruim a troca de marchas, que fica em aceleração alta e demora para realizar a troca, caso coloquem o cambio do Fluence, aí sim seria um SUV de mais respeito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *