Teste: Toyota Etios XS 1.5 – Conjunto mecânico, desempenho e consumo agradam muito, mas alguns pontos precisam melhorar

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Assim como aconteceu em 2013 (mais de uma vez), o ano de 2014 guarda algumas novidades para o De 0 a 100! Uma delas é o aumento do número impressões e análises de carros. E nada melhor do que começar com o teste do Toyota Etios XS 1.5 hatch, a sua versão mais popular no Brasil!

Esse Etios testado não veio da Toyota, mas sim de uma proprietária que começou a conversar comigo por causa das seção Vale a compra do De 0 a 100. Nos falamos inúmeras vezes antes dela escolher (e depois comprar) o carro. Um detalhe importante: durantes os quatro meses de conversas, em nenhum momento eu recomendei que ela comprasse o Etios ou qualquer outro veículo. Eu sempre digo e continuarei dizendo: escolha aquele carro que vai te trazer mais alegria e felicidade. E, para ela, que prefere manter o anonimato, esse automóvel foi o Etios (o outro finalista foi um Nissan March)! Ela está muito feliz com a sua escolha e, como agradecimento, me emprestou o modelo, que tem apenas 2.500 km rodados, para um teste mais detalhado.

Quem sabe, num futuro próximo, o De 0 a 100 não passar a fazer parte do mailing de jornalistas que testam os carros da Toyota?

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Toyota Etios

Voltado ao modelo em questão, se em 2012 o Etios teve participação mais apagada no mercado nacional, em 2013 a situação melhorou, “forçando” a Toyota a duplicar a produção do modelo, que, com carroceria hatch, foi o 21º carro mais emplacado do Brasil, com 34.801 unidades, segundo a Fenabrave.

Foi uma melhora e tanto, embora as vendas pudessem ser ainda mais altas. O Corolla, carro muito maior, mais caro e refinado que toda a família Etios, vendeu praticamente 20.000 unidades a mais no ano passado – número que impressiona, pois o sedã médio, na sua versão de entrada, tem preço sugerido de R$ 62.100 – praticamente o dobro do Etios mais barato (R$ 36.790).

Ainda assim, a evolução de mercado do Etios se deve, especialmente, à consolidação dos seus pontos positivos, que são realmente muito bons, aliada às melhorias da linha 2014 – embora eu as tenha considerado insuficientes.

De acordo com a Toyota, a versão testada do Etios, a XS 1.5, foi a mais popular da linha no Brasil em 2013, com 26% – incluindo o Etios Sedan. Veja o mix de vendas no ano passado:

Toyota Mix de vendas em 2013
Etios 0,1%
Etios X 0,2%
Etios X + AC 11,2%
Etios XS 26,0%
Etios XLS 16,8%
Etios Cross 1,1%
Etios Sedã X 0,1%
Etios Sedã X + AC 5,8%
Etios Sedã XS 17,5%
Etios Sedã XLS 21,3%

Não custa lembrar que o Etios Cross foi lançado em novembro de 2013.

O lado bom

O maior destaque do Etios, sem dúvida, é o seu conjunto mecânico. A versão XS do hatch trouxe, como novidade na linha 2014, a adoção do propulsor 1.5 16V no lugar do 1.3 16V, que ficou restrito à versão X (a versão de entrada, sem “sobrenome”, não é mais vendida).

Além da confiabilidade característica da marca Toyota, o motor 1.5, que desenvolve modestos 92 cv de potência com gasolina e 96,5 cv com etanol (alcançados a 3.600 rpm) e 13,9 mkgf de torque a 3.100 rpm com qualquer combustível, engana, mas no bom sentido. Em muitos momentos, tive a impressão do carro ter um propulsor de maior cilindrada tamanha a força que ele demonstrou.

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Espaço interno é bom

Na estrada, a motorização 1.5 manteve o fôlego, mesmo com 3 pessoas a bordo e ar-condicionado ligado. Mas, se o porta-malas estivesse totalmente cheio e com mais dois ocupantes, as ultrapassagens precisariam de mais atenção. Mas, de modo geral, o Etios anda muito bem. Seu segredo não está no câmbio (manual de cinco marchas), que achei honesto, mas sim no baixo peso: a versão XS 1.5 hatch pesa apenas 950 kg.

Na cidade, além do bom desempenho, outro ponto positivo chamou a minha atenção: a leveza do volante. Com assistência elétrica, fazer uma manobra para estacionar, por exemplo, foi bem fácil. O nível de esforço foi realmente muito baixo, inferior, por exemplo, ao de um Honda Civic. Por outro lado, notei que o volante demorava mais do que o normal para responder – até orientei a proprietária a procurar a concessionária para verificar um possível problema. Na estrada, senti falta de um pouco mais de “peso” na direção, especialmente acima de 90 km/h, o que traria mais precisão e segurança.

Se o desempenho me agradou, a média de consumo também me deixou satisfeito, especialmente no perímetro urbano. Rodando com gasolina, o Etios XS 1.5 fez 11 km/l na cidade e 12,8 km/l na estrada (eu esperava um pouco mais).

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Ajuste manual para os retrovisores do Etios XS testado

Outro aspecto que me agradou, como eu já tinha comentado antes, é o espaço interno do Etios. Com os meus quase 2 metros de altura, coloquei o banco do motorista numa posição adequada para a minha condução e me sentei logo atrás para medir o espaço traseiro. Meus joelhos não encostaram no banco dianteiro, embora a minha cabeça esbarrasse no teto. Logo, os passageiros vão bem (menos o central traseiro, que vai meio apertado). O mesmo não pode ser dito das bagagens: o Etios hatch tem apenas 270 litros de capacidade no porta-malas.

O bom espaço interno ajuda na sensação de conforto. Embora tenha evoluído um pouco com a linha 2014, o acabamento poderia ser melhor, com o uso de materiais de melhor qualidade, o que tornaria o habitáculo mais aconchegante. Pelo menos o isolamento acústico é honesto, assim como a suspensão. A Toyota fez um acerto adequado à proposta do carro. O Etios é um carro bastante previsível na estrada (o que é bom) e absorve bem as imperfeições das “excelentes” ruas e estradas brasileiras.

Embora não tenha chamado a minha atenção, a saída de ar-condicionado no porta-luvas foi bastante elogiada pela dona do Etios. Ela também gosta do espaço e acha que o porta-malas tem espaço suficiente para o dia a dia – mas não para viagens com a família (quando o carro do marido é usado).

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Toyota Etios e o seu “belo” painel…

O lado ruim

Se o Etios foi muito bem em vários aspectos, por outro lado, ele foi mal em diversos pontos! Começando pelo painel…

Definitivamente a Toyota não foi feliz ao priorizar o custo de produção em relação ao design e à qualidade do painel. Mesmo com as melhorias de acabamento e grafia dos instrumentos, o painel central do Etios continua feio e com difícil visualização das informações (nível de combustível no tanque, por exemplo). O novo sistema de som da linha 2014 até ajudou um pouco, mas o painel continuou com aspecto ultrapassado. Se a completa falta de beleza e a limitada visualização não fossem suficientes, durante alguns momentos do teste, com o carro debaixo de um sol muito forte, o reflexo da luze solar no painel ofuscou a minha visão.

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Instrumentos tem visualização difícil. Reparem no marcador de combustivel

E pensar que esse painel já foi piordesde o meu primeiro contato, definitivamente ele não me agradou. A solução (temporária) encontrada foi colocar astros da música brasileira para aparecem (bem) mais do que o painel nas campanhas de TV.

Mas voltando ao Etios XS 1.5, a posição de dirigir sofre com a falta de ajuste de profundidade do volante – fato lamentável. Não entendo como um carro lançado depois de 2010 não tenha esse sistema disponível (nem como opcional). Mesmo assim, encontrei rapidamente uma posição de guiar até boa mas que, em viagens longas, provavelmente me cansaria. Pelo menos o modelo conta com ajuste de altura do volante e do banco.

Logo que conheci o Etios, fiquei com a impressão do carro ter saído de fábrica antes da hora; antes de alguns pontos da fabricação do modelo ficarem prontas. Por exemplo: o veículo não tem ajuste de altura no cinto de segurança dianteiro, nem uma micro luz para iluminar o botão dos vidros elétricos a noite (reclamação também da dona do veículo). Com a linha 2014, achei que esses pontos seriam corrigidos.

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Cintos de segurança não têm ajuste de altura, “luxo” que até carros bem mais baratos possuem

A falta de retrovisores elétricos, pelo menos, não existe mais, pois o Etios Cross marcou a estreia desse dispositivo, que agora é um equipamento de série desde a versão de entrada, X 1.3 (finalmente), embora o carro testado não tivesse esse dispositivo (provavelmente virou de série em toda linha desde 1º de janeiro de 2014)!

Um ponto que me espantou foi a localização do macaco. A turma da revista Carro não achou nada de estranho, mas eu não gostei do macaco ficar debaixo do banco do motorista. Além disso, achei o macaco pouco prático. Eu (acho que) não enfrentaria problemas, mas a dona do Etios testado, com certeza, teria uma “boa dor de cabeça na hora de trocar um pneu” – como ela mesmo disse.

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Sem nenhuma luz, encontrar os comandos de abrir os vidros à noite fica mais demorado

Falando no estepe, um aspecto que foi duramente criticado pela proprietária do veículo foi a abertura do porta-malas, que só é possível pela fechadura no porta-malas (um chamativo para ladrões, sem contar a feiura estética). Na linha 2014/2014, apenas as versões hatch XLS e Cross contam com abertura elétrica do porta-malas.

Para fechar, o Etios XS testado vinha equipado com alarme, que, segundo a proprietária, foi instalado como opcional na concessionária Osaka, em Belo Horizonte. Mas o trabalho executado deixou a desejar. O sensor ficou na altura dos olhos da dona do carro e ligeiramente mais afastado da coluna do que o normal, o que prejudica a visão do motorista.

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Instalação do alarme poderia ser melhor

Preços e equipamentos

Toyota Preço sugerido (30/01/2014)
Etios X R$ 36.790
Etios XS R$ 40.190
Etios XLS R$ 43.690
Etios Cross R$ 46.790
Etios Sedã X R$ 40.690
Etios Sedã XS R$ 42.690
Etios Sedã XLS R$ 46.290

Toyota Etios X 1.3 – R$ 36.790

A versão X do Etios hatch vem equipada, de série, com painel Total Black, painel de instrumentos Black & Blue, maçanetas na cor do veículo, vidros e travas elétricas, acabamento interno das portas em tecido, ar-condicionado com filtro anti pólen, porta-luvas climatizado, espelhos retrovisores externos elétricos na cor do carro (novidade para a linha 2014/2014), aerofólio traseiro, grade dianteira na cor do carro, para-choques dianteiro e traseiro na cor do carro, rodas de aço aro 14″ com calotas integrais, abertura interna do porta-malas, abertura interna do tanque de combustível, banco traseiro rebatível (somente encosto), acelerador eletrônico, console central com dois porta-copos dianteiros e um traseiro, direção eletroassistida progressiva, espelho de cortesia no para-sol (motorista e passageiro), freios ABS com EBD, airbag frontal duplo para motorista e passageiro, cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador e limitador de força, cintos de segurança traseiros laterais de três pontos e central de dois pontos, alarme de advertência de portas abertas, alarme de advertência dos cintos de segurança (motorista e passageiro), imobilizador eletrônico do motor; limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro; brake light, antena, entre outros.

Toyota Etios XS 1.5 – R$ 40.190

A versão mais vendida de toda linha Etios, XS 1.5, vem com os itens da X além de acabamento preto na coluna central (exceto veículo na cor preta), acabamento dos bancos Sport Comfort, difusores de ar com acabamento cromado; e rádio com função MP3 e entrada USB, 2 alto-falantes e 2 tweeters.

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Painel “Total Black” ofuscou a minha visão por causa do reflexo do sol

Toyota Etios XLS 1.5 – R$ 43.690

A versão topo de linha, a XLS 1.5, tem os equipamentos da XS com a adição de rodas de liga leve aro 15”, faróis de neblina dianteiros; volante esportivo com controle de áudio; alarme antifurto; chave com comando de abertura das portas e acabamento cromado na grade dianteira e na tampa do porta-malas.

Resumo da obra

O Toyota Etios é um carro básico, sem refinamentos e que deixa a desejar em acabamento e na falta de alguns equipamentos – sem contar, obviamente, o título de automóvel com o painel mais feio do Brasil. Além disso, como eu disse no seu lançamento, seus preços poderiam ser mais baixos.

Por outro lado, o Etios tem um conjunto mecânico excelente, com desempenho que surpreende, boa média de consumo (especialmente na cidade) e espaço interno interessante. Embora seja um aspecto subjetivo, seu visual é simpático e discreto – e discrição num carro agrada muita gente.

A versão XS 1.5 é mais adequada do que a X 1.3 especialmente pelo motor, que, como eu disse, tem bom desempenho. Mesmo com alguns equipamentos de série a mais do que a X (veja mais acima), a versão intermediária poderia ter mais alguns itens, como alarme e faróis de neblina.

Pontos positivos

. Desempenho surpreendente
. Funcionamento do motor
. Volante leve (para a cidade)
. Espaço interno
. Ar-condicionado no porta-luvas
. Consumo na cidade

Não comprometem

. Câmbio
. Suspensão
. Consumo na estrada

Pontos negativos

. Painel central e de difícil visualização dos instrumentos
. Falta de ajuste de altura do cinto de segurança
. Acabamento pobre
. Falta de luzes nos comandos dos vidros nas portas
. Sistema de abertura do porta-malas
. Desleixo na instalação do alarme
. Macaco localizado abaixo do banco do motorista é pouco prático
. Já falei painel?

Se você não se importar com o painel e estiver procurando um carro com mecânica confiável, desempenho interessante e boa média de consumo na cidade, o Etios XS 1.5 pode ser o carro perfeito para você – assim como foi para a sua (muito) feliz proprietária!

Comentários (60)

  1. Queria parabenizar o site pelo ótimo trabalho que vem desenvolvendo no mundo dos automóveis. A unica ressalva seria uma atenção maior em informar quais os itens e nível de segurança empregados nos carros. Eu por exemplo, iria gostar de saber como ele se saiu nos crash tests, o numero de air bags, recursos de frenagem como abs, ebd. bas, cbc, cintos com pretencionadores, barra de proteção nas portas, ou seja, quais itens de segurança os carros testados possuem e pra que servem, enfim, saber se tem um nível de segurança aceitável. No mais volto a elogiar o trabalho do http://WWW.DEZEROACEM.COM.BR

    • Oi Armando. O Etios, por ter um comportamento previsível na estrada, acaba se tornando mais seguro porque é possível antecipar o comportamento do carro em alguns momentos. Por outro lado, a direção um pouco leve demais na estrada, torna a condução um mais insegura, pois você não sente o “peso do carro nas mãos”.

      Em termos de equipamento, por lei, o Etios, em todas as versões, vem equipado com airbag duplo e freios com sistema ABS com EBD. Além disso, o carro tem cintos de segurança dianteiros (sem ajuste de altura, o que piora a segurança e o conforto) com pré-tensionador e limitador de força. Sobre o crash test, você pode acompanhar como o carro se saiu nesse link:

      http://www.youtube.com/watch?v=XqNM5q5Dvf8

      Um abraço e obrigado por acompanhar o De 0 a 100!

    • comprei um Etios 1/3 o k estou gostando muito do carro ? porem tem um defeito no painel ? fica muito dificil a visualização dos instrumentos de velocidade ; o ponteiro que marca a velocidade fica quase invisivel não tem brilho é escuro ; acho eu que poderia ser trocado por um ponteiro brilhante ficaria mais confortavel para dirigir por causa dos limites de velocidade tanto na cidade como na estrada que variam muito em pouco espaço de tempo ???

  2. Comprei o XLS 1.5 Hatch em novembro de 2013 e veio com regulagem elétrica dos retrovisores, abertura elétrica do porta malas e alarme de fabrica. A questão do painel é algo muito pessoal, no meu caso não acho ele feio, digo que ele é “diferente”, quanto a visualização dos instrumentos não atrapalha, talvez seja questão de costume, não me arrependo nem um pouco. O carro além de ajustado no conjunto mecânico anda muito, mesmo usando reboque esporadicamente.

    • Que bom, Carlos! A versão XS testada, definitivamente, fica devendo nesses três itens. Você gosta do desempenho do seu carro? E do consumo? Um abraço!

      • Eu considero o desempenho bem além da expectativa, no habitáculo não se percebe a velocidade principalmente na estrada, por ser bem ajustado, seguidamente olho no velocímetro e tenho que moderar. Quanto ao consumo gira em torno de 12 a 13 km na cidade, porém, devido a baixa kilometragem acredito que deva oscilar, conforme o motor for amaciando. Percebo que é mais econômico que o meu antigo Ágile 2010 que vendi com 24.000km que fazia em torno de 11Km/l.

  3. Comprei meu etios 1.3 em agosto de 2013, a melhor coisa do carro é o baixo consumo de combustível. A questão do painel realmente é uma das coisas que mais pecam no carro, não por ser central, pois tinha um picasso também com painel central. A questão é ser analógico. Andar em São Paulo ou no ABC, cheio de radares, dificulta muito enxergar em qual velocidade vc realmente está. O acabamento é sofrível também, mas pensando em custo benefício, no meu caso vale a pena.

  4. É um carro barato com manutenção de carro de luxo. Encostei no para-choque de um e o orçamento deu R$3500,00 na Newland Fortaleza. 10% do valor do carro somente no para-choque.

    • Kra, quando pensamos em comprar essas porcarias, cujas fábricas consideram “popular e baratas” devemos fazer uma analogia à popularização das impressoras HP, vc paga 150,00 em uma nova e “ganha” 2 cartuchos, mas quando vai comprar o cartucho novo acaba gastando + 150,00 só por eles. Entendeu ?

    • Achei curioso seu comentário, sobretudo se levar em conta que o etios é o 2º carro com menor custo de conserto de funilaria no Brasil, dados não da toyota mais de empresas de seguro.

  5. O carro é muito feio, tanto externamente como internamente, tipico carro de país emergente ou em desenvolvimento, senão fosse a marca seria um fiasco no mercado. Foi desenvolvido para o mercado indiano, cujo povo não tem muita exigência de qualidade e design, já o povo brasileiro parece unir esses 2 ítens ao preço, é rídiculo pagar 36mil em um modelo “pé duro”.
    Pra mim só se fosse de graça.

    • VC FALA ISTO PORQUE NUNCA TEVE UM XLS 1.5….EU TENHO E O CARRO É ESPETACULAR….MEU CARRO ANTERIOR ERA UM AGILE…MEU PROX CARRO SERÁ OUTRO TOYOTA

    • Alex, desculpe, mas estou achando seu comentário muito estranho. Tá certo que gosto não se discute, mas tenho um Etios 1.5 xls e acho o carro muito bonito, confortável, excelente de dirigir, econômico … enfim, estou satisfeitíssimo com ele.

    • “Pé duro”? Amigo nenhum carro hoje no Brasil vem tão completo já na versão básica como ele. Pode é clarro não ser muito bonito, mas o que ele oferece de série, como A/C, ABS e AIR BAG, direção elétrica e trio elétrico você não encontra nem e versões mais completas de algums nacionais. Precisa rever um pouco mais seus conceitos

    • Não é possível,você não deve ter dirigido um!!! Tenho um 2014 Hatch completo e é maravilhoso!!! super confortável e ótimo desempenho!!!

    • A maior fraude é o preço. O maior valor de um carro deve ser o seu conjunto mecânico, nele está toda a potencializada do fabricante. Colocar penduricalhos, porta-trecos e outros mimos é barato e simples, não requer tecnologia. O brasileiro ainda não sabe comprar carro, compra pela suposta beleza, não considera o conjunto mecânico (motor e câmbio), não considera as etiquetagens de consumo e segurança (InMetro e Latin NCAP), só fica ligado na forma e não no conteúdo. Neste ponto, o japoneses dão um show e por isto nos escalpela no preço. O Etios pode ter uma forma discutível, mas o conjunto mecânico e a segurança está na frente de todos os concorrentes. Colocar mimos e penduricalhos é fácil, quero ver é desenvolver um motor bom, durável e econômico. Quem privilegia a forma compra Chevrolet, quem privilegia conteúdo compra Toyota.

  6. Tenho um ETIOS 1.3 com 15.000 Km, o carro é fantastico, bate qualquer popular brasileiro em todos os quesitos, segurança, conforto, consumo e potência, tanto na cidade como nas vias rápidas, o consumo não baixa de 15,50 chegando a 16,90 com gasolina e pisando no acelerador a vontade, tem que dirigir para sentir como esse carro é incrivel, é surpreendente. Tem que entender de carro para gostar desse carro.

  7. O design não agrada muito, e o painel muito tosco e de mal gosto, se for pra comprar esse carro só por ser da toyota, acho q não vale a pena não pois a fabricante fez só um carrinho meia boca.

  8. Como a Toyota sabe que brasileiro compra qualquer coisa, fez um carro feio, com painel horroroso, sem diversos equipamentos de conforto e comodidade e, ainda por cima, com preço alto. Tem muitas outras opções no mercado.

    O que ele tem de bom parece ser o motor, mas mesmo assim temos concorrentes bem melhores, com motores tão bons quanto (HB20, New Fiesta, Fox bluemotion).

    • bom é gol nê ultrapassado e os brasileiros sempre o colocam em primeiro lugar.
      comprei um sedam 1.5 xls completo não me arrependo parabéns toyota logo logo o etios estará igual ao toyota corrola indo para os primeiros lugares em venda, andou no etios comprou.

  9. acho q so vale apena comprar o etios na versao X do hatch, o resto das versoes do hatch, sedan e principalmente o cross sao caros e nao valem apena mesmo

  10. comprei um etios cedam 214 nao nao mim arrepedie .e lindo confortaveu maravilhoso na estrada, desempenho fantastic ,conforto total vc nao se cansa viajando, e sem fala do dsign maravilhoso. eu sou aberto a coisa novas, nao min arrependo. ocarro e lindo demas.

  11. Eu comprei um Etios Sedan 1.5 XLS, e não me arrependi, eu não gosto de carros bonitinhos e ordinarios, o ETIOS é um carro é otimo o meu faz 16 l / km na estrada e na cidade é economico, não preciso de carro bonito o importante que é um carro seguro otimo em curvas amaciei o meu na estrada o freio e otimo e um ar condicionado que funciona bem, e que me traga economia de combustivel. Sempre tive carros completo cheio de frescuras atualmente não ligo para isso, painel central ja me acostumei,tudo é questão de costume.
    É o primeiro TOYOTA que eu compro, estou feliz com a marca e atendimento.

    • Li vários comentários, muitos estão subentendidos, então concluo de quem adquiriu o carro deve ter informado antes e optado por alguns valores: confiabilidade, segurança, custo-beneficio, conforto, pós-venda etc. e não priorizando aparência externa. Estes comentam com satisfação o produto adquirido. Eu comprei um xs 1.5 2014 para minha filha ( sempre fui fiel ao carro VW- pq tinha a minha concepção “alemão é um povo muito criterioso”) fiz a 1ª viagem a cidade de Aparecida. Meu comentário racionalizado: O carro é prazeroso para “tocar”, desempenho atende as expectativas, é “espertinho”, acompanha o fluxo ocupando com tranquilidade espaços vazios, é silencioso (não se ouve o motor) etc. Minha surpresa foi que fez 17,5 km/lt. com gasolina aditivada. Respeito os comentário com outros valores. Espero com isto ter feito a minha contribuição.

    • realmente que faz teste drive no etios esquece os outros o carro é muito bom de arrancada e economico, tenho um amigo que comprou um frances e já levou 14 isto mesmo 14 vezes na concessionaria por problemas de aquecimento é bonitinho mas ord….

  12. Design deplorável, acabamento ruim, mecânica boa. A toyota aproveita a boa reputação criada com o Corolla e vende uma monstruosidade dessas pelo preço de HB 20 e Ônix, muito mais bonitos e modernos, e com os mesmos opcionais! Não entendo como alguém tem coragem de compra “isso”…..

    • Putz! Comparar um HB 20 com um Étios!!!!My God!!! HB 20 SÓ tem beleza mesmo! O Étios é um SENHOR carro dentro do seu segmento. Tenho um FUSION AWD 240 cavalos Ecoboost e precisava de um carro com agilidade e econômico. Fiz teste em vários e tinha aversão ao Étios, até fazer o teste! MUITO superior ao HB 20 e Onix e MAIS barato também!!! É só ver quanto custa um similar ao Etios XLS dentro dessas 2 outras marcas.

  13. Certeza que só fala mau do etios quem não possui um ou que não dirigiu um ainda, o carro é fantástico em todos os aspectos (consumo, segurança, espaço interno, potencia do motor), eu acho o meu muito bonito, já tive Logan, Gol, já dirigi um Up, HB20, Onix, e sinceramente, deixam muito a desejar quando comparados ao etios. Tenho um etios XLS, o carro é excelente!!!

  14. Comprei um Etios 14/14. Até então tenho gostado muito do carro. Achei confortável e econômico, levando em conta que o meu carro anterior era um Fiesta que também achava muito confortável, mais não tão econômico quanto o Etios. O que Deixa a Desejar no carro na minha opinião é, somente o tamanho do porta malas, tendo em vista que , outros hatch’s tem uma mala maior. A questão da direç~]ao tornar o carro “leve”, isso senti no começo, mais quando você começa a ter um contato diário, isso é logo superado. É uma questão de acostumar-se!
    No mais estou satisfeito com o carro, viajo de uma cidade para outra , todos os dias para trabalhar e o carro tem uma reposta boa nas ultrapassagens!
    Recomendaria o carro com certeza! Creio que fiz uma boa escolha!!!

  15. Andei num ETIOS 1.5 xs e pessoalmente gostei. 4 estrelas no crashtest esta acima da media dos nacionais (empata com o new fiesta e perde p UP que é 1.0). Acho que a toyota poderia melhorar alguns itens de conforto e oferecer cambio automatico (quem sabe um CVT) e ele ficaria melhor ainda. Vou avaliar seriamente esse carro quando trocar o meu. Para dentro da cidade parece otimo.

  16. Tenho um Etios Sedan XS 1.5 2014 e estou muito satisfeito. Econômico, silencioso, espaçoso e um motor muito potente com respostas rápidas.
    Único senão são a falta de regulagem da altura do cinto de segurança e o alarme de farol ligado. Poderia ter também um alerta sonoro do nível de combustível que soasse quando entrasse na reserva e luz de teto na parte traseira.

  17. Se você procura qualidade, credibilidade, boa mecânica, excelente custo beneficio, prazer em dirigir, preço seguro condizente com o carro, praticidade e durabilidade, esse é o carro certo. Agora ser procura outras coisas o mercdado está cheiro.

  18. Estou comprando um Etios XLS sedan depois de fazer teste driver em vários outros carros como VOYAGE, SANDERO e HB20. Nem o HB20 que é um carro tão comentado se iguala ao conforto do Etios. Apenas peca na pobreza do painel, mesmo assim preferi o Etios pelo seu conforto.

  19. Ganhei, um etios hatch 1.5 branco do meu esposo , e estou amando o carro , economico e adorei p painel, diferente dos comentários eu visualizo muito bem, a umica coisa que acho que ficou a desejar foi alguns detalhes no interior do carro coisas pequenas, detalhes como na parte do interior das portas.

  20. Tenho um Etios Cross na cor grafite. Depois de analisar vários veículos, como das marcas: Chevrolet, Agile, Onix etc, Hiunday: HB20, Volks: UP, Gol,etc, resolvi comprar o Cross, porque o seu desempenho foi maravilhoso. O meu gol custou, com dez mil reais de entrada , quase quarenta mil reais e o cross 14/14, custou quase 47 ou 48 . Qui diferença.Eu gosto e acho ele com aspecto que me agrada bastante. Não procuro tantos acessórios como muitos, mas sim, um excelente motor, câmbio, direção, conforto e segurança. Quem deseja um carro lindo maravilhoso, na praça existe. FERRARI, LAMBORGHINI e etc. Quem puder aproveite. Devemos respeitar o desejo dos outros compradores. Se não gostaram o problema é de vocês, não comprem. Tem pessoas que também criticam as suas escolhas. Quem sabe da mesma forma que vocês fizeram. Pensem nisso.

  21. Comprei um Etios 2014/2015 – carro excelente, resposta de marcha excelente, carro muito econômico com designer inovador, Toyota a cada ano inovando seus produtos!

    Parabéns pra quem tem um Etios!

  22. Comprei um etios xs sedan modelo 2015, achei td perfeito, porém, quando ligo o carro o giro vai até 2000 rotações e permanece lá por alguns segundos e depois disso vem descendo para as 1000 rotações. Fica aquele barulho de carro acelerado. Reparei também um zunido como se fosse de diferencial em algumas marchas, isso é normal ou preciso levar para a concessionária para fazer algum ajuste?

    • Pelos comentários, tem-se idéia de que o carro é bom. Minha esposa possui o XLS sedan ano 2014.
      Tenho um civic 2014, e digo: o etios é confortável. Ou seja, o carro não é perfeito, mas se sobressai no segmento, sem dúvida.

  23. Olá gostaria de deixar meu comentário pois tenho um Etios Platinum e sobre o painel é só questão de adaptação pois foge do ”normal”. Depois de 7 meses com ele posso garantir que isso não é problema e sim facilita a concentração na hora de dirigir pois não tira a atenção como um painel na frente da direção!!!!

    • Acabo de adquirir um Hatch 1.5 XLS.
      Estou me acostumando ao modelo, mas tenho alguns comentários.
      1) O conjunto ferramentas no compartimento do estepe foram jogados, não tem nenhum tipo de fixação.
      2) O macado também não é fixado adequadamente.
      3) A mesma coisa para o triangulo.
      4) Deveria iluminação piloto nos acionamentos dos vidros.
      Apesar destes detalhes o veiculo é “macio” para dirigir e o conjunto mecânico como um todo dizem e parecer realmente ser muito confiavel.
      Fiz um bom negocio, mas faltam alguns detalhes que o fabricante, acredito, oportunamente irão melhoras

  24. comprei um etios sedan modelo x para uso no serviço de taxi otimo carro faz mais de 10km por litro de etanol na cidade taxista só faz a primeira revisão na concessionaria pelos custos vou fazer todas as revisoes na concessionaria (10.000 , 20.000 , 30.000 , 40.000 , 50.000 , 60.000 ) todas essas revisões o valor é de r$2.100,00 ,só a de 30.000 nas outras marcas passa de r$1.000,00 detalhe não tem troca de correia dentada e cabo de vela , etc daqui para frente só TOYOTA

  25. Tenho um Etios Sedan 1.5 XS. Passei a usar o carro com álcool e realmente ele tem um excelente desempenho e um baixo consumo. A media com gasolina aditivada era de quase 15 km/l em viagem. Com o carro vazio, 2 pessoas, velocidade media de 80 a 90 km/h, cheguei a fazer 14km/l. Com o carro cheio e ar cond ligado, a media tem sido em torno de 12 km/l em viagem.

  26. Tenho um Etios sedan 1.5 XS, 2015/2016, confesso que, assim que lançou, odiei o design, mas pesquisando vi que é o melhor carro Custo X Benefício.
    Estou impressionado com o carro! Quem fala mal são as pessoas que não tem ou não dirigiram! Consumo médio que estou fazendo são inacreditáveis 16/17 Km/l. É impressionante seu torque em baixa rotação, leveza do volante e a ótima dirigibilidade. Ele é um carro clássico e não rico em design.

  27. SEMPRE PENSEI EM TER UM TOYOTA DESDE RAPAZ E TIVE A OPORTUNIDADE DE COMPRAR O ETIOS XS 1.5 2015/2016, EXCELENTE CARRO, GOSTARIA SE PERMITIR DE SUGERIR UM AUMENTO DE SEU COMPRIMENTO DE 0,45 CM DISTRIBUÍDO, 0.12 CM ENTRE O ASSENTO DO MOTORISTA O PAINEL E O RESTANTE QUE É 0,33 CM NO BAGAGEIRO, E NA ALTURA DO PISO AO TETO DE 0.10 CM OK.
    DARIA UM VISUAL ROBUSTO E ELEGANTE SEM SAIR DE SUA LINHA E DESENVOLVENDO UMA VISÃO MAIS AMPLA DO ESTILO PADRÃO TOYOTA E SE POSSÍVEL NA LARGURA SEM MEDO AUMENTAR 3,5 CM DE CADA LADO, PENSAR PODE TORNAR UMA REALIDADE E SONHAR É DAR VIDA É VISÃO. QUEM SABE, PAZ.

  28. Não resolveria todos os problemas de designer, mas melhoraria muitos as vendas colocando o painel de instrumentos por cima do volante e as entradas de ar centrais no seu devido lugar, certeza que reduziria absurdamente a rejeição e a confiabilidade da marca teria mais força na concretização das vendas. O porta-luvas atrapalhado, o gliter no black piano e a imitação de fibra de carbono desnecessária provavelmente seriam perdoados ou notados somente tardiamente.

  29. COMPREI O ETIOS 2014 , 1.5 XLS ACHEI O CARRO FANTASTICO,E BONITO,ESSE É MEU GOSTO , ACREDITO QUE CADA UM TEM O SEU,NÃO ME ARREPENDO,ÓTIMO DESEMPENHO,ECONÔMICO,DEIXOU A DESEJAR EM ALGUMAS COISAS ,DO MAIS ESTOU MUITISSIMO FELIZ!!! SE TIVER QUE COMPRAR OUTRO COM CERTEZA VOU DE TOYOTA!!!!

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