Nissan New March com motor 1.0 de três cilindros parte de R$ 35.990. Parece caro, mas é competitivo. Compare!

Nissan-New-March-2016

A Nissan acaba de lançar o New March com o novo motor 1.0 12V flex de três cilindros, que chega para substituir o propulsor 1.0 16V e para se juntar às versões 1.6 16V. A nova linha tem preço variando entre R$ 35.990 e R$ 47.490. Parece caro, e é, só que o valor é mais mais competitivo do que boa parte dos concorrentes. Compare!

Produzido no Complexo Industrial da Nissan em Resende, no Rio de Janeiro (assim como o irmão Versa), e com mais de 20 mil unidades fabricadas em solo nacional desde o seu lançamento em junho do ano passado, o New March agora traz debaixo do capô o motor 1.0 12V, vendido em três versões: S (R$ 37.990), SV (R$ 40.990) e Conforto.

New March S – equipamentos

Essa última, a de entrada, parte de R$ 35.990 e vem equipada, de série, com ar-condicionado, computador de bordo, direção elétrica progressiva, volante e banco do motorista com regulagem de altura, vidros elétricos, abertura interna da tampa do tanque de combustível,rodas de aço 14” com calotas integrais, airbag duplo, freios com sistema ABS com controle eletrônico de frenagem (EBD) e assistência de frenagem (BA), conta-giros, console central com 3 porta-copos e porta-objetos, para-sol com espelhos cortesia para motorista e passageiro, tomada de 12V integrada ao console centra, retrovisores externos rebatíveis e na cor da carroceria, bloqueio de ignição através de imobilizador do motor, preparação para áudio, entre outros itens.

Nissan-New-March-SV-2015-Brasil-painel

Nissan New March SV 1.0

Motor 1.0 12V

O novo propulsor 1.0 12V de três cilindros, batizado de HR10, desenvolve 77 cv de potência e 10 kgfm de torque, tanto com gasolina como com etanol – 3 cv a mais e mesmo torque se comparado à motorização 1.0 16V flex que está saindo de linha. A intenção da Nissan é manter (ou até melhorar) o desempenho reduzindo o consumo de combustível. Já a motor 1.6 16V (111 cv e 15,1 mkgf) perdeu o tanquinho de partida a frio, a sua principal novidade no momento, e pode ser encontrado nas versões S (R$ 40.990), SV (R$ 43.990) e SL (R$ 47.490).

Como vocês viram, na versão de entrada, o New March 1.0 12V de três cilindros entrega o que é trivial para um automóvel hoje, mas partindo de R$ 35.990 com fabricação nacional (se igualou aos concorrentes) e três anos de garantia (igual ou superior aos concorrentes).

Modelo 1.0 12V Nissan New March Ford Ka Hyundai HB20 Volkswagen up!
Potência (cv) 77 (g/e) 80/85 (g/e) 75/80 (g/e) 75/82 (g/e)
Torque (kgfm) 10 (g/e) 10,2/10,7 (g/e) 9,4/10,2 (g/e) 9,7/10,2 (g/e)
Comprimento (m) 3,780 3,886 3,900 3,605
Largura (m) 1,665 1,991** 1,680 1,910**
Altura (m) 1,528 1,525 1,470 1,500
Entre-eixos (m) 2,450 2,491 2,500 2,421
Porta-malas (l) 265 257 300 285
Tanque (l) 41 51 50 50
Peso (kg) 925* 1.007 935 910

*: Peso da versão básica com motor 1.0 16V de quatro cilindros.
**: Medidas incluindo os retrovisores externos.

Mas o que os principais adversários de três cilindros oferecem? E quanto eles custam?

Ford-KA-2015-Brasil

Ford Ka SE 1.0 – R$ 38.290

O Ford Ka, na sua versão de entrada, SE, também vem com propulsor 1.0 12V de três cilindros. Seus números de potência e torque são superiores aos do Nissan, mas, aparentemente, o nipo-brasileiro é mais leve.

Custando R$ 2.300 a mais do que o New March, o Ka tenta compensar a diferença com uma lista de equipamentos mais extensa, mas nem por isso melhor para essa categoria de carro: de série, ele vem com com aviso dos faróis acesos, apoios de cabeça com regulagem de altura, ajuste de altura do volante, ar-condicionado, aviso de portas abertas, banco traseiro rebatível, bolso porta-revistas atrás do banco dianteiro, desembaçador do vidro traseiro, ganchos para sacolas no porta-malas, iluminação do porta-malas, luz de cortesia dianteira com temporizador, maçanetas internas na cor preta, pára-sol do motorista e do passageiro com espelho de cortesia, porta-malas com abertura elétrica, tomada 12V, 4 porta copos, tapetes em carpete, vidros elétricos dianteiros com sistema de abertura / fechamento com um toque, airbag duplo frontal, cintos de segurança dianteiros com ajuste de altura, Follow me Home, freios ABS com EBD e EBL (acendimento automático das luzes de emergência após frenagem brusca), brake-light, PATS – Sistema Ford anti-furto, retrovisores externos com ajuste manual, trava elétrica com travamento automático, trava de segurança para crianças nas portas traseiras, palhetas do limpador do tipo “Flat Blade”, My Connection, alto falantes 4 alto falantes, conexão bluetooth, entradas USB e auxiliar, My Ford Dock (com Aux-In), radio AM e FM, entre outros.

Hyundai-HB20-2014-Comfort-Style-automatico

Hyundai HB20 Comfort 1.0 – R$ 37.795

O HB20 é um dos grandes representantes da categoria e, atualmente, o “rival a ser batido” no segmento de hatches compactos com motor 1.0 de três cilindros. A sua versão de entrada, Comfort, tem preço inicial sugerido de R$ 37.795 – R$ 1.805 a mais do que o New March (é possível pagar o IPVA do carro com a diferença, por exemplo), mas vem um pouco mais equipada.

O motor 1.0 12V do coreano brasileiro não tem os melhores números de potência e torque, mas é um dos que possui o melhor casamento com o seu dono (carro), e isso faz diferença no dia a dia.

O Hyundai HB20 Comfort vem equipado, de série, com airbag duplo, ar-condicionado, banco do motorista com regulagem de altura, pneus 175/70 R14 com calotas de 14″, comando interno de abertura do tanque de combustível, comandos de áudio e Bluetooth no volante; computador de bordo com funções autonomia, consumo médio em km/l, consumo instantâneo em km/l, tempo de viagem e hodômetro parcial (trip A e B); , conexões USB e auxiliar, direção hidráulica, espelho de cortesia no para sol para motorista e passageiro, faróis com máscara negra, fixação ISOFIX com top tether para cadeirinha de bebê e assento infantil, freios ABS com EBD, iluminação no porta-luvas, rádio integrado ao painel com conexão Bluetooth com streaming de áudio, MP3 player, entre outros.

Volkswagen-take-high-move-up-2016

Volkswagen Take up! 1.0 – R$ 32.250

Como estou comparando o New March 4p de entrada com os seus principais concorrentes com a mesma carroceria, coloquei no Take up! um único opcional, para ser mais justo: 4 portas. Com isso, o pequeno Volkswagen tem preço inicial sugerido de R$ 32.250.

Sem dúvida, é o mais barato desse post, o que é bastante válido. Por outro lado, sua lista de equipamentos de série é, disparada, a pior. O modelo vem equipado com freios ABS com EBD (distribuição eletrônica de frenagem) e ESS (alerta de frenagem de emergência), palhetas do limpador de para-brisas com melhor performance (Aerowischer), sistema de partida a frio sem tanquinho (E-Flex), banco do motorista com ajuste milimétrico de altura, airbag duplo frontal, alerta sonoro de faróis acesos, cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador e limitador de carga, console central com porta-copo; desembaçador, limpador e lavador do vidro traseiro; encosto do banco traseiro rebatível, espelhos retrovisores externos com comando interno manual, fixação da cadeirinha de criança com sistema ISOFIX® / top tether, imobilizador eletrônico, luz de cortesia dianteira no teto, luzes indicadoras de direção com função “comfort blinker“, para-sol com espelho para o passageiro, porta-copos traseiro, porta-objetos nas portas dianteiras, tampa do porta-malas com abertura elétrica “push button”, tampa do tanque de combustível com chave, tomada 12V, entre outros.

Com ar-condicionado, direção com assistência elétrica e rodas de liga-leve de 14″ (vendidas em “parceria” com a assistência de direção), o preço do Take up! sobe para R$ 36.850 – mais caro que o New March, mas mais barato do que Ka e HB20.

Nissan-New-March-SL-2015-Brasil

Resumo da obra

O New March 1.0 12V de três cilindros chega ao mercado nacional com um conjunto competitivo para o segmento. Como a imensa maioria dos carros do Brasil, ele poderia custar mais barato. Mesmo assim, o pequeno japonês custa menos do que os principais concorrentes diretos com a mesma motorização (quando incluímos equipamentos triviais ao Take up!, como ar-condicionado e direção assistida).

Ampliando um pouco esse breve comparativo para carros com motores mais antigos (1.0 16V e, especialmente, 1.0 8V de quatro cilindros), temos ainda, com uma lista de equipamentos de série semelhante às mostradas aqui nesse post, Renault Clio Expression 1.0 (R$ 35.670), Volkswagen Gol Special 1.0 (R$ 35.800), os Chevrolet Onix LS 1.0 (R$ 38.290) e Celta LT 1.0 (R$ 33.060); e os Fiat Uno Vivace 1.0 (R$ 35.798), novo Uno Attractive 1.0 (R$ 36.330), Palio Fire 1.0 (R$ 34.031) e Palio Attractive 1.0 (R$ 38.560).

Nissan-New-March-SL-2015-Brasil-visual

Para fechar, ao olhar o New March (ainda 1.0 16V) numa concessionária em Belo Horizonte, fiquei com a sensação de que o modelo poderia ter um acabamento um pouco melhor, especialmente no painel – isso não mudou em relação ao March 1.0 12V. Fico agora na expectativa de poder testar o novo Nissan com o propulsor de três cilindros para avaliar desempenho, consumo e comportamento.

OBS: As fotos desse post não ilustram as respectivas versões de entrada dos carros abordados no conteúdo.

Comentários (7)

  1. Caberia facilmente nesse comparativo o Toyota Etios X, o hatch de entrada da marca. Tudo bem que seu motor é maior, 1.3, porém, ele equipara aos demais citados na matéria pelo preço de venda e equipamentos de série.

    Sendo assim, o Etios sairia na frente dos demais, uma vez que sua mecânica dispensa comentários, também com destaque para seu espaço interno e de porta-malas.

    Resumindo, pagando o mesmo ou pouco mais (agora em promoção até menos) do que seus concorrentes com motorização 1.0, ele ficaria em primeiro lugar na minha lista de opções!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *