Vale a pena comprar um Fiat (Palio) Weekend 2017? Preços subiram e versão Trekking se foi

Fiat-Palio-Weekend-Adventure-Extreme

Visual do (Palio) Weekend Adventure 2017 ficou igual ao da versão Extreme

A Fiat anunciou recentemente as novidades da linha 2017 do (Palio) Weekend. As mudanças ficam por conta da lista de equipamentos, do fim da mais interessante das versões, a Trekking 1.6, e de mais um aumento de preços (outro). Enquanto a marca italiana “cozinha a sua perua em banho-maria” até a aposentadoria do modelo, pergunto: vale a pena comprar um Weekend 2017?

Superado em termos segurança, espaço interno, conforto e conjunto mecânico, a station wagon antes chamada de Palio Weekend (hoje só Weekend) continua tentado atrair o consumidor apostando na confiabilidade do seu conjunto, associado a porta-malas de 460 litros que, se não é dos maiores,tem um bom volume. Para a linha 2017, a Fiat repetiu a estratégia do modelo 2016, aumentando a lista de equipamentos de série e, infelizmente, elevando o preço (de novo), que está caríssimo.

Fiat-Palio-Weekend-Adventure-Locker-painel-2016

Ergonomia não melhorou no Fiat (Palio) Weekend Adventure 2017

O (Palio) Weekend Attractive 1.4 passa a contar de série com barras longitudinais no teto, rádio Connect e banco do motorista com regulagem de altura. A versão Adventure 1.8 ganha externamente faróis com moldura e máscara negra, moldura dos para-choques dianteiro, traseiro, soleira e rodas de liga leve 16” escurecidas – como na versão Extreme. Internamente traz volante revestido em couro com comandos do rádio e banco traseiro bipartido (antes vendido como “Kit Creative 1”).

Motores não mudaram. O ruidoso, beberrão e confiável 1.4 8V Fire Flex, que não é EVO, desenvolve os mesmos (e poucos) 85 cv de potência e 12,4 kgfm de torque com gasolina e 86 cv e 12,5 kgfm com etanol. A motorização 1.8 16V E.TorQ gera 130 cv e 18,4 kgfm com o combustível fóssil e 132 cv e 18,9 kgfm com o derivado da cana-de-açúcar.

Fiat Preço 2014* Preço 2015 Preço 2016 Preço 2016** Preço 2017
Fiat (Palio) Weekend Attractive 1.4 R$ 45.190 R$ 45.550 R$ 49.150 R$ 54.710 R$ 56.600
Fiat (Palio) Weekend Trekking 1.6 R$ 47.220 R$ 47.600 R$ 51.350 R$ 57.150
Fiat (Palio) Weekend Adventure 1.8 R$ 56.110 R$ 56.660 R$ 62.320 R$ 69.300 R$ 71.150

*: Preço em 24/06/2014
**: Preço em 30/09/2016

Se os preços são desanimadores, a versão Adventure, quando equipada com o pouco eficiente câmbio manual automatizado Dualogic Plus (com direito a borboletas atrás do volante), teve seu valor também elevado de R$ 74.116 para inacreditáveis R$ 75.150.

Digo isso porque não entendo como um carro derivado do Palio (não do atual), com um projeto antigo (dos anos 1990), que já deu todos os retornos de investimentos que poderia dar em quase 20 anos de mercado, com uma transmissão automatizada que, em teoria, tem um preço mais amigável, pode custar tanto.

Foto do Fiat Palio Weekend Attractive 2017

Fiat Palio Weekend Attractive 2017 tem motor 1.4

Sem contar o fato da versão mais interessante da linha, Trekking 1.6 16V, ter saído de linha. Visualmente mais bem resolvido, o acabamento intermediário era o mais legal porque aliava um pacote de equipamentos mais atraente e um motor mais eficiente (1.6 16V E.TorQ de 115 cv e 16,2 kgfm com gasolina e 117 cv e 16,8 kgfm com etanol) do que o da versão Attractive 1.4,  com um preço mais amigável (embora não baixo) em relação ao (Palio) Weekend Adventure 1.8.

Resumo da Obra

Voltando à pergunta do título: Vale a pena comprar um Fiat (Palio) Weekend 2017? A resposta é não, pois, pagar caro num carro superado em termos de espaço interno, ergonomia, conforto e mecânica não é um bom negócio.

Agora, se você gosta mesmo da perua da marca italiana, pode comprar uma unidade sem medo, pois, pelo menos, o veículo tem como destaque a sua confiabilidade, além de um porta-malas interessante. Mas, se fosse eu, investiria o (alto) valor pedido pelo modelo num outro carro.

Comentários (25)

  1. Depende. Se você precisar de porta malas é uma boa opção. Este Renegade citado acima não tem porta malas nenhum e estaria fora como carro de família. Como eu preciso, entre os dois, eu fico com o carro da FIAT. O Renegade eu só teria se pudesse ter como segundo carro. Como não posso…

  2. Definitivamente é uma questão de ponto de vista, gosto e necessidade. O (Palio) Weekend não é um carro ruim, como comentei, mas é superado e caro demais. O principal concorrente, Volkswagen SpaceFox, também é caríssimo.

  3. Deste carro eu posso falar pois possuo uma Week 2005 desde zero km.Ele nunca me deu qualquer problema e ainda tem folego para muito mais.Pena que ficou ultrapassada e muito cara e acredito que a Fiat talvez a substituirá por uma derivada da Picape Toro o que seria uma boa.Se eu compraria uma nova?Não,pois ficou muito cara e necessita de uma atualização urgente.
    Vou aguardar uma substituta,pois no mercado nacional não vejo outro veiculo da mesma versão com a mesma qualidade.

  4. Comprei o carro ano passado. Não sei se arrependimento é a palavra, maa uso pouco…e sinto q é muito desconfortável pra dirigir…entendo nada de carro. O porta mala q me chamou a atenção, pois tenho um bebê… mas essa coisa de q vai sair ee linha me assusta.

    • A senhorita tem uma verdadeira máquina nas mão esse carro e muito bom tenho uma adventure locker 2010 já com 100.000 km e até agora não me deu nenhum problema , um ótimo pra viajar anda muito nas estradas .

  5. Porque a Fiat vai tirar de linha carros bons, modernos e de linhas atuais e elegantes? Como o Palio que foi seu carro chefe, a perua Wekend, pondo em seus lugares carrinhos feiosos, todos com aquela horrível “bunda” chata. Veja se a Wolkswagen tira o Gol de linha, veja se a Ford, tira seu Fiesta, reestilizam, mas não tiram de linha. Assim a burra da Fiat, vai perdendo seus clientes que acabam migrando para marcas concorrentes mais seguras nesse sentido!!

  6. Não trocaria uma palio por outro de outra marca tinha uma pálio e vendi para comprar outra mas não encontrei nenhuma na minha região então optei por um spacecros seminovo mas não têm comparação a palio e muito melhor

  7. Não trocaria uma palio por outro de outra marca tinha uma pálio e vendi para comprar outra mas não encontrei nenhuma na minha região então optei por um spacecros seminovo mas não têm comparação a palio e muito melhor . Outra a consecionaria da wolvagem onde comprei o carro não me deu asistencia nenhuma na garantia trocou algumas peças por que ameacei procurar o procom . Saga Amazônia 👎🏻

    • PALIO WEEK ESSE CARRO CAIU DO CÉU PRINCIPALMENTE A VERSÃO 1.4 NÃO TEM IGUAL NO MERCADO EM TODOS OS SENTIDOS ESPESSO CONFORTO E TUDO MAIS. A NÃO SE QUE VOCÊ SEJA UM MARAJÁ ESTOU ME REFERINDO AO CIDADÃO COMUM QUE COMO EU PRECISA DE UM CARRO PRA TUDO. RECOMENDO.

  8. Eu tenho uma adventure 2010, nunca me deixou na mao, se a FIAT fabricasse uma adv melhor , inovasse sua aparencia e com mais conforto interno, mais qualidade e mais opcionais, eu compraria outra, mas com esse preço ridiculo e sendo quase igual a que eu tenho, nao sou nenhum burro para comprar outra. So queria saber, e agora? que opçao eu tenho aqui nesse país?

  9. Tenho uma Week 15/16, comprei por necessidade, família, sítio aos finais de semana, não que seja bonita, porém resolve qualquer problema, é um carro forte ( adventure ) e aguenta de tudo de fato sem pestanejar. Não vejo no mercado atual nada que a substitua. Com certeza a Fiat nos próximos dois anos relançará muitas versões após ter se associado com a Jeep, Crysller etc. Não é um carro moderno, todavia é um carro sem intercorrência, confiável 100%! Principalmente aqui em Minas onde as estradas são esburacadas, só Fiat pra aguentar e principalmente os modelos Adventure!

  10. Com certeza a Fiat tem carros bons,confiaveis,tenho Palio Week trekking 1.6/16v 15/16, muito boa,consumo/estabilidade, não sei porque tirou de linha este modelo.

  11. Tenho um aventure 16, náo vejo nenhum melhor no mercado para competir na categoria em conforto, segurança, estabilidade.
    Tenho um sítio na região metropolitana de salvador, 25 kms de estrada de chão, muitos buracos, pequenos riachos, e este carro foi a solução.

  12. Olá, também tenho uma weekend trekking 2009 só trocaria por outra weekend adventure de preferencia 2013 etorque,já tive uma stile também, troquei de marca e me arrependi ai voltei, estou no final da construção da casa do sitio aqui em Camaçari Ba quando falto algum material ela da comta de ir buscar sem reclamar,ma minha opinião o melhor carro.

  13. A fiat deveria refazer o porta malas para 470 litros eo modelo atractive estilosa com motor 1.6 8valvulas fire ou com o novo motor 1.6 16v evo carro com rodas 14 de ligaleve radio com bluetooth carro ótimo com estilo de camionete executiva tenho uma atractive 2013/2014 com motor 1,4 com GNV (taxi aeroporto salgado filho ) porto alegre e aqui todos adoram esse carro se surpreendidos com o porta malas da lhe weekend

  14. As análises feitas são quase unânimes. Ja tive quatro weekends. Em uma cheguei a rodar 180.000km sem problemas e com o carro em ótimas condições ainda. Ou seja um carro confiável, com uma mala sem concorrente na categoria e que aguenta carga. Consumo variando entre dez e doze Km por litro na cidade e ate quatorze ou um pouco mais na estrada (versões 1.4 e 1,6). Compraria novamente pelas boas experiências anteriores e mala, pois, a uso com frequência. Mas realmente o preço chega junto de carros com muito mais tecnologia e outros atrativos inclusive garantia estendida.

  15. Excelente a Wekend adventure 1.8. com cãmbio dualógic.
    É ótimo. Tive uma strada adv. 2010 estendida. ótima sispensão. tive uma srtada cabinada 2012. muito boa, só não gostei do pneu misto, fica alto e em viagem dá menos estabilidade. Fexo de molas ótimo. Locher também. Agora tenho uma ADV 2014 já esta com 54.000 mil. pau para toda obra, porta malas baixo fácil para carregar, limpar, vira o acento, bota colchão, retinha vira cama. Só tive problema na hora de usar pneu estepe, mas tudo certo. Creio que deveriam muda-la pra um pouco nais SUV. Isso é para os engenheiros. Estou procurando uma 16/17.

  16. Não existe outro carro para substituí-lo tenho um 2013 e nunca me deu probremas é 100% confiável em questão de altura para estradas de terrras como e o meu caso tamanho de porta malas e força.Sistema de câmbio altomatizado nunca me trouxe problemas e só fazer manutenção coisa que Brasileiro não sabe o que é.Agora se não não tem tem dinheiro para manter um caro tem que andar a pé ou a cavalo melhor de taxi porque até cavalo é bem caro manter eu que o diga.O caro é 10.

  17. Compraria outro coserteza se o meu não estivesse tão novo apesar de ser 2013 e só andar en estradas de terra muito bom o carro só fala mal quem não tem opinião própria e é igual a papagaio só fala oque os outros falam.A manutenção do câmbio altomatizado é só levar para calibrar eles cobram uma merreca só que ninguém leva depois ficam reclamando.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *