Fiat Toro ganha novo motor 2.4 Tigershark e uma versão quase perfeita

Fiat Toro Freedom com novo motor 2.4 Tigershark

Fiat Toro Freedom com novo motor 2.4 Tigershark

Passando pelo seu melhor momento no Brasil desde o seu lançamento, com vendas excelentes para a situação de mercado atual, mesmo depois de quatro aumentos de preços, o Fiat Toro ganha novo motor 2.4 Tigershark e uma versão quase perfeita.

De fevereiro a outubro, foram emplacadas 31.922 unidades da picape Toro, de acordo com a Fenabrave, a colocando no segundo lugar entre os comerciais leves, perdendo apenas para a Strada, com 49.487 unidades.

Motor 2.4 16V Tigershark Multiair do Fiat Toro Freedom

Motor 2.4 16V Tigershark Multiair flex tem 174/186 cv de potência

Aproveitando esse excelente embalo, a Fiat acrescenta mais uma opção de motor para o modelo, que chega para corrigir e quase preencher o buraco entre os propulsores 1.8 16V E.TorQ flex e 2.0 16V Multijet a diesel. Enquanto o primeiro deixa bastante a desejar em desempenho e consumo, o segundo custa caro demais (sofre com o imposto mais alto por ser a diesel e pela boa margem de lucro da montadora).

Por isso a chegada da Toro 2.4 16V Tigershark Multiair é muito bem-vinda e quase perfeita. Sem tanquinho auxiliar de partida a frio e associado ao bom câmbio automático de nove velocidades, a novidade recebe ainda o ótimo sistema Start & Stop para melhorar os índices de consumo de combustível.

Esse motor traz também o modo Sport, acionado por um botão no painel, que muda o mapa de calibração do propulsor, deixando a picape, em teoria, mais ágil e com um comportamento mais esportivo (só testando para saber se funciona mesmo).

Motor 1.8 16V E.TorQ 2.4 16V Tigershark 2.0 16V Multijet II
Potência diesel 170 cv
Potência gasolina 135 cv 174 cv
Potência etanol 139 cv 186 cv
Torque diesel 35,7 mkgf
Torque gasolina 18,8 mkgf 23,5 mkgf
Torque etanol 19,3 mkgf 24,9 mkgf
Peso 1.619 kg 1.704 kg 1.779/1.788/1.871 kg

Equipamentos de série

Antes de comentar sobre os equipamentos de série da nova versão da picape, lembre-se que o Toro Freedom 1.8 vem, de fábrica, com tração dianteira, câmbio automático de 6 marchas, piloto automático com controlador de velocidade, computador de bordo (distância percorrida, consumo médio/instantâneo e autonomia), quadro de instrumentos personalizável de 3,5″ em TFT (com relógio digital, calendário e indicador de temperatura externa), ESC (controle eletrônico de estabilidade), Hill Holder e rádio Connect com comando no volante, este com regulagem de altura e profundidade; banco do motorista com regulagem de altura, abertura elétrica do bocal de abastecimento, ar-condicionado, direção elétrica, fixação Isofix para cadeira infantil, vidros e travas elétricas (automáticas – fecham a 20 km/h), sensor de estacionamento traseiro e revestimento de caçamba, entre outros.

Painel do Fiat Toro Freedom 2.4 Tigershark

Painel do iat Toro Freedom 2.4 Tigershark

O Toro Freedom 2.4 Flex tem ainda capota marítima, retrovisores elétricos, brake light, luz de caçamba, sensor de pressão nos pneus, volante revestido em couro com teclas de áudio e borboletas para as trocas de marchas; rodas “Super Spoke” de 16″, além da nova cor perolizada exclusiva para a versão, a Branco Polar.

Opcionais

O consumidor do Fiat Toro Freedom 2.4 flex AT9 poderá equipá-lo ainda vários itens que deveriam ser de série, como faróis de neblina, sensores de chuva e crepuscular, retrovisor interno eletrocrômico, câmara de ré, Uconnnect Touch Nav 5” (central multimídia com tela de 5”, navegação GPS, comandos de voz Bluetooth, áudio Streaming, entrada aux, porta USB, MP3 e rádio AM/FM), além de bancos revestidos parcialmente em couro, teto solar elétrico, barras longitudinais no teto, rodas de liga leve 6.5 x 17” + pneus de uso misto, side bags dianteiros, window bags e knee bag (airbag de joelho para o motorista).

Modelo – 2016 Março Junho Agosto Novembro
Toro Freedom 1.8 flex R$ 76.500 R$ 79.240 R$ 81.700 R$ 82.930
Toro Freedom 2.4 flex R$ 98.730
Toro Freedom 2.0 diesel R$ 93.900 R$ 97.270 R$ 97.270 R$ 98.730
Toro Freedom 2.0 4X4 diesel R$ 101.900 R$ 105.570 R$ 105.570 R$ 107.150
Toro Volcano 2.0 4X4 diesel R$ 116.500 R$ 120.670 R$ 122.710 R$ 124.550

Resumo da obra

Posso considerar dois pontos para explicar porque a nova versão Freedom com motor 2.4 é quase perfeita. O desempenho e a média de consumo são muito mais honestos do que qualquer versão 1.8. Mas é quase perfeita, primeiro, pela a ausência de alguns equipamentos que deveriam ser de série num veículo de R$ 100.000. Mesmo que a lista seja boa, faltam faróis de neblina, sensores de chuva e crepuscular e um sistema multimídia mais robusto, entre outros.

Fiat Toro Freedom com novo motor 2.4 Tigershark e câmbio automático

Visual e câmbio automático de nove marchas são destaques do Toro 2.4 Tigershark

O segundo ponto é mais complexo e envolve diretamente a cabeça do consumidor. Isso pode até não acontecer, mas o interessado pela bela picape da Fiat pode ficar confuso em ter duas versões rigorosamente com o mesmo preço, R$ 98.730, com a mesma tração, 4×2, e com dois motores tão distintos: 2.4 16V flex e 2.0 16V diesel. São duas propostas diferentes, que exigem calma ao comprador na hora de escolher.

Fiat Toro 2.4 Tigershark tem câmbio automático AT9

AT9 na tampa da caçamba revela versão com novo motor 2.4

Se o Toro com motor à diesel é mais caro por causa do imposto maior, seria mais estratégico para a Fiat colocar a versão Freedom 2.4 mais barata, custando na casa de R$ 90.000, preenchendo o enorme buraco de R$ 15.800 existente entre os preços das picapes 1.8 e 2.4. Seria uma manobra muito mais correta da marca italiana, que precisa acertar agora mais do que nunca.

Comentários (1)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *