Fiat Mobi 2018 ganha câmbio automatizado GSR, mas perde custo/benefício

Fiat Mobi Drive GSR 2018

Fiat Mobi Drive 2018 conta agora com a opção de câmbio manual automatizado GSR

O Fiat Mobi 2018 deu as caras com a nova oferta do câmbio manual automatizado GSR (ex-Dualogic), mas o pequeno teve uma piora perceptível na sua relação custo benefício. É mais um exemplo de como complicamos as coisas ao invés de simplificar.

Quando vejo o Mobi, penso que o ideal seria partir para a simplicidade para determinar o seu futuro no mercado brasileiro. Não digo deixar o carro simples, mas sim usar dessa característica para resolver os seus problemas.

O carro chegou com poucas versões, aumente a oferta; ele chegou com motor ultrapassado; ofereça outro mais moderno e econômico; ele chegou com lista de equipamentos limitada; aumente a oferta; chegou com preços altos, abaixe os valores ou mantenha os mesmos números ampliando os itens de série. É simples assim!

Fiat Mobi Drive 2018Mas, ao invés disso, a complicação entra em cena e os pés são trocados pelas mãos. E, em tão pouco tempo, sempre na fase do “agora vai engrenar”, algo acontece.

GSR: estrela da linha 2018

Agora, o Fiat Mobi 2018 chegou às concessionárias da marca com uma nova opção de câmbio para a versão Drive, o manual automatizado GSR (Gear Smart Ride) de cinco marchas – que chega casado com o ótimo motor Firefly 1.0 6V de três cilindros.

Como no Uno, a alavanca para trocas do Mobi deu lugar a cinco botões que acionam a transmissão, incluindo função Sport, que torna a condução mais “esportiva”, permitindo trocas de marchas manualmente por meio do paddle shifts atrás do volante.

Fiat Mobi Drive 2018 tem câmbio manual automatizado GSR e paddle shift

Fiat Mobi Drive 2018 tem câmbio manual automatizado GSR e paddle shift

O câmbio GSR do Mobi Drive conta com a função Creeping: basta tirar o pé do freio que o carro se movimenta, a exemplo de um câmbio automático convencional, inclusive em rampas com até 8% de inclinação.

Há também o Auto-up Shift Abort, sistema que identifica uma rápida retomada de velocidade e aborta a troca para uma marcha superior, mantendo acelerações mais vigorosas, inclusive em ultrapassagens, com o motor em rotação mais elevada.

Consumo de combustível

Na prática, o câmbio GSR é mais um aperfeiçoamento da transmissão manual automatizada Dualogic (que já tinha virado Plus) que, graças ao motor de três cilindros, fez o Mobi ser o carro 1.0 mais econômico na cidade de acordo com o Inmetro-PBEV. Compare com o restante da linha:

Linha 2018 Etanol Gasolina
Cidade Estrada Cidade Estrada
Mobi Easy* 1.0 8V 9,2 km/l 10,2 km/l 13,5 km/l 15,2 km/l
Mobi Easy On 1.0 8V 8,8 km/l 9,9 km/l 12,7 km/l 14,3 km/l
Mobi Like 1.0 8V 8,8 km/l 9,9 km/l 12,7 km/l 14,3 km/l
Mobi Like On 1.0 8V 8,8 km/l 9,9 km/l 12,7 km/l 14,3 km/l
Mobi Way 1.0 8V 8,9 km/l 9,7 km/l 12,6 km/l 14,2 km/l
Mobi Way On 1.0 8V 8,9 km/l 9,7 km/l 12,6 km/l 14,2 km/l
Mobi Drive 1.0 6V 9,6 km/l 11,3 km/l 13,7 km/l 16,1 km/l
Mobi Drive 1.0 6V GSR 9,8 km/l 11,1 km/l 14,0 km/l 15,9 km/l

*: Versão sem ar-condicionado (sim, até hoje tem marcas que vendem carro sem esse equipamento).

Live On

O sistema Fiat Live On está disponível em quatro das cinco versões do Fiat Mobi 2018 – mais um motivo para não investir na Easy. Por meio de um aplicativo, o sistema transforma um smartphone comum em uma central multimídia que pode ser acessada pela própria tela do aparelho ou pelo volante multifuncional.

Versões menos equipadas

Fiat Mobi Easy 2018

Além de contar com o ultrapassado, robusto e confiável motor Fire 1.0 8V EVO Flex, a versão de entrada tem ainda quadro de instrumentos com iluminação LED e display digital de 3,5″, brake light, ESS (sinalização de frenagem de emergência), airbag duplo, freios com ABS, Lane Change, entre outros itens.

Pode receber opcionalmente desembaçador com ar quente e o Kit Funcional, composto por vidros elétricos dianteiros, pré-disposição para rádio, desembaçador, limpador e lavador do vidro traseiro e travas elétricas nas portas.

A única novidade do Mobi Easy 2018 foi ficar R$ 670 mais caro.

Fiat Mobi Drive 2018 com sistema Live On

Fiat Mobi Drive 2018 com sistema Live On

Fiat Mobi Like 1.0 8V 2018

O Mobi começa a ser atraente a partir da versão Like, que acrescenta à versão Easy ar-condicionado, direção hidráulica, computador de bordo, vidros elétricos dianteiros, trava elétrica nas portas, volante com regulagem de altura, maçanetas e retrovisores na cor do veículo, entre outros.

Mas aqui a Fiat perdeu ainda mais a mão com o seu compacto. Antes equipamentos de série, desembaçador, limpador e lavador vidro traseiro agora fazem parte do Kit Connect, que conta ainda com rádio Connect com Bluetooth e volante multifuncional. Ou seja, perdeu importantes equipamentos de segurança para ficar R$ 50 mais barato.

Essa versão conta ainda com o Kit Live On, que engloba o Connect e acrescenta a sistema Fiat Live On e quadro de instrumentos em TFT.

Fiat-Mobi-Way-On-2017-Brasil

Fiat Mobi Way 2018

Fiat Mobi Way 1.0 8V 2018

Para virar Mobi Way, pegue o Like e acrescente barras longitudinais no teto, moldura nas caixas de roda, para-choques exclusivos e suspensão elevada. Essa versão também pode ser equipada com os kits Connect e Live On.

O Mobi Way também perdeu equipamentos (os mesmos do Like) para ter seu preço reduzido em R$ 40.

Fiat Mobi Drive 1.0 6V 2018

Única versão que realmente é legal, o Mobi Drive tem os itens acima além do bom motor 1.0 Firefly, grade dianteira com pintura em preto ônix, direção elétrica e sistema HCSS de partida a frio.

Para ter a incrível redução de R$ 20, a melhor versão do Mobi perdeu cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura, Cargo Box (compartimento removível no porta-malas com tampa e separador de objetos adaptável) e chave com telecomando para abertura e fechamento das portas e vidros.

Agora os kits disponíveis são Connect, Live On e ainda o Tech, composto por chave com telecomando, faróis de neblina, rodas de liga leve 14″, alarme, retrovisor elétrico com Tilt Down, Cargo Box, banco do motorista com regulagem de altura, sensor de estacionamento traseiro, cintos dianteiros com regulagem de altura, abertura interna do porta-malas e tanque de combustível, além de revestimento da soleira das portas dianteiras.

Painel do Fiat Mobi Drive 2018Fiat Mobi Drive 1.0 6V GSR 2018

Soma à Drive o câmbio automatizado, volante com paddle shift e computador de bordo A e B. Também pode receber os kits Connect, Live On e Tech.

Mundo mais cinza

A oferta de cores do Mobi 2018 foi consideravelmente reduzida para apenas as sólidas Branco Banchisa, Preto Vulcano e Vermelho Alpine; a perolizada Branco Alaska; e as metálicas Prata Bari, Cinza Tellurim e Verde Amazon (as duas últimas exclusivas para a versão Way).

Morreram as metálicas Azul Netuno (que parece cinza) e Vermelho Oppulence e as perolizadas Verde Amalfi (que parece azul) e (a que era mais legal do carro) Roxo Mirtilo.

Preços

Preços Lançamento 2017 2018
Fiat Mobi Easy R$ 31.900 R$ 33.030 R$ 33.700
Fiat Mobi Easy On R$ 35.800 R$ 37.070 R$
Fiat Mobi Like R$ 37.900 R$ 39.240 R$ 39.190
Fiat Mobi Like On R$ 42.300 R$ 43.790 R$
Fiat Mobi Way R$ 39.300 R$ 40.690 R$ 40.650
Fiat Mobi Way On R$ 43.800 R$ 45.350 R$
Fiat Mobi Drive R$ 40.670 R$ 40.650
Fiat Mobi Drive GSR R$ 44.780

Resumo da obra

Se quando começou a ter vendas mais consistentes, o seu preço subiu, o que esperar do momento logo após receber a sua melhor versão? Confesso que eu esperava algo mais simples, otimista e positivo, ainda mais para a linha 2018.

Mas, mais uma vez, o simples se complicou e o futuro do compacto foi minado por mais um erro de estratégia: deixar o carro menos equipado para ter um corte irrisório de preço. Seria mais correto a manutenção da lista de equipamentos e dos valores da linha 2017 – ou, no mundo ideal, tornar o Mobi realmente acessível.

Mas, pelo visto, não tem mais volta.

Fiat Mobi 2018

Melhor angulo de visão do Fiat Mobi 2018

O Mobi é um carro muito legal, com um visual (dianteiro) chamativo e com uma proposta interessante, com bom desempenho e consumo (na versão Drive), além de agora poder dar férias para o seu pé esquerdo – embora não da melhor maneira possível (que seria com câmbio automático de verdade).

Mas ele nasceu caro demais e num segmento que nunca foi e que, pelo visto, nunca será muito querido pelos brasileiro, o de super compactos. Se na hora de simplificar o Mobi sempre se complica, melhor investir no Uno.

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