Alugando carro na Localiza #1: Chevrolet Cobalt LTZ 1.8 automático

Chevrolet Cobalt LTZ 2018 automático

Carro alugado na Localiza: Chevrolet Cobalt LTZ automático 2018

Alugando carro na Localiza #1

Vocês sabem que eu tenho um grande azar com a Localiza – ou que essa locadora realmente não presta um serviço decente. Problemas sem fim, desilusão, quase um atentado à minha vida… realmente já passei por tudo.

Depois de inúmeros “esse não é o padrão da Localiza” e de contatos recebidos, em sua maioria, vazios e, provavelmente, automáticos, percebi que, definitivamente, a Localiza não fez (e faz) o mínimo esforço de relacionamento ou de comunicação (gerenciamento de imagem) para tentar reverter a péssima impressão que eu tenho da empresa (pela quantidade de e-mails que recebo de internautas, não só eu tenho essa percepção).

Se como jornalista e especialista em comunicação e gestão empresarial consigo ver várias soluções para casos como esse, como cliente, não vejo muito o que fazer, já que as experiências, em sua maioria, continuam abaixo da média.

Então, para levar a realidade das locações para o leitores, estou criando uma série de posts chamados “Alugando carro na Localiza”. Dessa forma, consigo detalhar, num vasto conteúdo, o que realmente acontece com os clientes dessa locadora. E começo com um Chevrolet Cobalt LTZ 1.8 automático 2018.

Painel do Chevrolet Cobalt Elite automático 2018 com MyLink

MyLink 2 e câmbio automático: destaques do interior do Chevrolet Cobalt LTZ 2018

Todos os posts terão essa tabela abaixo, com a nota que a Localiza merece pela locação. Dessa forma consigo ter sempre os mesmos critérios e parâmetros por experiência.

#1: Chevrolet Cobalt

Quando cheguei ao aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SP), no meio da manhã de uma terça-feira, fui direto guichê da Localiza e avisei que eu precisaria do transfer até a loja. Esperei por quase 15 minutos até que a van chegasse para me buscar – uma Renault Master novinha, limpa e confortável (com wifi).

No caminho até a loja tentei liberar o meu carro alugado pelo aplicativo da própria Localiza. Tudo aparentemente tinha dado certo. Mas, ao chegar na loja, fui direto ao guichê e, para a minha surpresa, praticamente tudo que eu tinha feito não adiantou para nada.

Chevrolet Cobalt LTZ 2018

Visual do Chevrolet Cobalt LTZ 2018 evoluiu em relação à linha anterior

A retirada

Eu tinha reservado um veículo econômico com ar-condicionado, um Nissan March, que me atenderia pela placa do rodízio da cidade, pelo espaço para dirigir e pela economia de combustível – item importante nesse momento em que o Governo Federal apelou com os preços. Como esperado, a Localiza não tinha o March.

A solução apresentada então foi um upgrade. Vários carros e opções passaram pela minha cabeça, mas não alimentei expectativas, afinal, eu estava na pior loja da Localiza que conheço – a do aeroporto de Congonhas (onde todos os meus principais problemas recentes aconteceram).

Interior do Chevrolet Cobalt LTZ 2018 automático

Interior marrom do Chevrolet Cobalt LTZ 2018 alugado na Localiza tem gosto duvidoso

O carro

Para a minha agradável surpresa, o Nissan March virou um Chevrolet Cobalt LTZ 1.8 automático 2018 com apenas 2.000 km rodados. Ponto para a Localiza.

O carro em si estava impecável, limpo, cheiroso e pronto para sair. Fiquei com ele por três dias e ele me atendeu muito bem. Até irei publicar um teste em breve: Chevrolet Cobalt LTZ 1.8 automático, o carro bom.

Avaliação Nota/Informação*
Loja São Paulo (SP) – Congonhas
Diárias Três
Processo de locação 7
Tempo de espera na retirada 7
Entregou o carro reservado? Não
Se não, a solução foi boa? Upgrade de categoria
Situação do carro no ato da entrega 9
Avaliação geral do veículo 9
Tempo de espera na devolução 4
Algum problema na devolução? Sim
Se sim, qual? Sistema estava instável, me fazendo esperar quase 15 minutos para poder encerrar a locação e ir embora
Precisou de van para ir/vir à/da loja? Sim
Tempo de espera da van na “ida” 5
Limpeza/Qualidade da van 10
Tempo de espera da van na “volta” 6
Limpeza/Qualidade da van 7
Custo/benefício geral da locação 7
De 0 a 100 Nota geral da Localiza: 71 pontos

*: Todo numero em algarismo que estiver na coluna da direita será uma nota. Se for por extenso, é uma informação.

A devolução

No dia da devolução, enchi o tanque com etanol e voltei até a agência de Congonhas. Estava tudo indo bem quando percebi que a situação ia desandar. Isso porque a pessoa que recebeu o veículo começou a reclamar, educadamente (e não comigo), de alguma coisa.

Não entendi o que estava acontecendo e perguntei qual era o problema. Ela me disse que não conseguia fechar a minha locação por algum problema e me pediu para ir até o balcão da loja, procedimento não mais necessário há algum tempo.

Nesse meio tempo, o motorista da van que me levaria de volta para o aeroporto, e que estava me esperando, me deixou para trás, pois precisou levar outro passageiro, para o meu desespero, uma vez que eu estava em cima da hora para o voo (trânsito de São Paulo me pegou nesse dia).

Chevrolet Cobalt LTZ 1.8 automático 2018

Chevrolet Cobalt LTZ 1.8 automático 2018 tem bom espaço. Na hora de devolvê-lo, “sistema” traiu a Localiza

Sistema, sempre ele

Tentei me acalmar e entrei na loja, onde precisei esperar duas pessoas serem atendidas na minha frente. Não foi uma espera muito longa, mas eu estava nervoso para ir embora rápido.

A moça tentou fechar a locação pelo computador e, mais uma vez, não conseguiu. “O sistema está lento hoje”, ela me disse. Aaaaa o sistema, sempre ele… Depois de mais alguns minutos, ela conseguiu fechar e me liberou, dizendo que a outra van que iria me levar já estava chegando.

Perguntei qual foi o problema e, aparentemente o sistema acusou que eu dirigi 9.000 quilômetros com o veículo – ao invés de cerca de 600 km. Vai entender…

Motor 1.8 do Chevrolet Cobalt LTZ 2018 automático

Motor 1.8 do Chevrolet Cobalt LTZ 2018 tem 106/111 cv de potência

Van virou capivara

Eu fiquei do lado de fora da loja esperando pela van e nada dela chegar. Não sei por quanto tempo eu estava esperando, mas sabia que corria um risco sério de perder o voo e que a minha nota fiscal da locação, não entregue em mãos, seria enviada por e-mail.

Depois de mais alguns minutos um rapaz da Localiza veio não com uma van, mas com um Chevrolet Spin (o querido capivara) e disse que iria me levar para o aeroporto. Cheguei em cima da hora, mas consegui pegar o voo e retornei para Belo Horizonte.

De 0 a 100 – nota da Localiza

Nesse primeiro episódio, a Localiza merece 71 pontos em 100 pontos possíveis. É uma nota correta especialmente pelo bom upgrade e pela qualidade geral do veículo entregue.

Resultado final: ainda não gosto da Localiza, mas sou justo – mesmo com problemas, essa locação foi positiva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *