Honda Fit 2018 ficou ainda melhor, embora tenha espaço para evoluir

Honda Fit EXL 2018

Honda Fit EXL 2018

Depois de ter unicamente a sua “parte de cima” mexida em 2017, o Honda Fit 2018 chega mais consistente ao mercado, com mínimas mudanças visuais, mas com mais equipamentos de série disponíveis, especialmente de segurança. Carro ficou ainda melhor, embora preços continuem altos.

O Honda Fit 2018 chega ao mercado com motor 1.5 e em cinco versões: DX, LX, EX e EXL, além da nova, Personal. Ela são oferecidas com transmissões manual, na versão DX, e CVT nas demais – com simulação de sete marchas nas versões EX e EXL.

Toda a linha passa a oferecer, de série, controles de tração e estabilidade. O modelo recebeu ainda uma ligeira mudança de design. Seus elevados preços variam entre R$ 58.700 e R$ 80.900.

Honda Fit EXL 2018 CVT

Honda Fit EXL 2018

Honda Fit 2018: visual

O Honda Fit 2018 traz nova grade frontal e para-choques, com desenho um pouco mais “encorpado”. Faróis e lanternas também mudaram.

O modelo passa a trazer luzes de rodagem diurnas em LED, que mudam de posição de acordo com sua versão: na parte inferior do para-choque (item de série na EX e acessório na nos modelos DX e LX) e integrado aos faróis full LED, exclusivos da versão EXL.

Honda Fit 2018 – Vídeo

Na traseira, finalmente todas as lanternas (com iluminação em LED) se acendem na região das colunas em todas as versões.

As versões DX e LX adotam rodas de liga leve de 15″, enquanto as versões EX e EXL recebem rodas de 16″ com acabamento escurecido.

Honda Fit EX 2018 CVT

Honda Fit EX 2018

Renovação visual?

As alterações deixaram o Fit 2018 mais bonito em relação à linha 2017. Não existiu nenhum tipo de renovação visual, mas sim uma evolução, o mais típico facelift, que torna um modelo mais bem resolvido.

Internamente, poucas mudanças. Todas as versões com bancos de tecido ganham uma nova padronagem para a linha 2018, enquanto a versão EXL traz bancos revestidos em couro.

Honda Fit 2018: segurança

Antes tarde do que nunca. Na linha 2018, finalmente o Fit conta, de série, em toda a linha, com controles de tração e de estabilidade, além de freios (a disco na dianteira e a tambor na traseira) com sistema ABS com EBD, BA (Brake Assist) e ESS (em frenagens bruscas, piscam automaticamente e de forma rápida e intermitente para alertar o condutor que vem atrás).

6 airbags do Honda Fit EXL 2018 CVT

Honda Fit EXL 2018 tem 6 airbags de série

O modelo conta ainda, de fábrica com, direção elétrica adaptativa (MA-EPS), que auxilia de manteira ativa no controle da direção em situações de baixa aderência ou em curvas, e com sistema HSA (Hill Start Assist) – auxílio de partida em rampa.

Todas as versões do Honda Fit 2018 trazem também, de série, cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes, sistema ISOFIX de fixação de cadeirinha infantil e airbag duplo frontal.

A versão EX conta com airbags laterais, enquanto a EXL tem as bolsas infláveis laterais do tipo cortina, totalizando seis airbags.

Honda Fit LX 2018 CVT

Para-choque traseiro cresceu para proteger melhor a tampa do porta-malas. Lanternas das colunas agora se acendem. Na foto: Honda Fit LX 2018

Honda Fit 2018: dimensões

Além de aumentar a segurança, finalmente a Honda corrigiu um erro antigo do projeto do Fit: a facilidade com que a tampa do porta-malas se amassa (questão que afeta as duas últimas gerações do modelo).

A solução foi adotar um novo para-choque traseiro, 8 cm maior. Somando com os 1,8 cm a mais do novo para-choque dianteiro, o Fit 2018 cresceu 9,8 cm e agora mede 4,096 m comprimento, 1,694 m de largura (igual), 1,536 m de altura (igual) e 2,530 m de distância entre-eixos (igual).

Painel do Honda Fit EXL 2018

Painel do Honda Fit EXL 2018

Honda Fit 2018: direção e câmbio

Como comentei antes, o Fit 2018 conta com uma nova caixa de direção elétrica, com motor sem escova, que melhora a resposta e a sensibilidade de condução.

O câmbio automático do tipo CVT, nas versões EX e EXL, adota simulação de sete marchas (como no Civic) e pode ter trocas manuais por meio de borboletas atrás do volante.

A versão LX tem câmbio CVT “normal”, enquanto a DX é a única da linha com transmissão manual de cinco velocidades.

Honda Fit 2018: motor

Toda a linha Fit 2018 é equipada com o mesmo motor 1.5 16V i-VTEC FlexOne, que não recebeu nenhum tipo de alteração, desenvolvendo os mesmos 115 cv de potência e 15,2 mkgf de torque com gasolina e 116 cv e 15,3 mkgf com etanol.

Honda Fit DX 2018

Honda Fit DX 2018

Equipamentos de série – Honda Fit DX 2018 – R$ 57.800

Honda Fit DX 2018 oferece, de série, airbag duplo frontal, controles de tração e estabilidade; assistente de partida em rampa; freios ABS com EBD, BA e ESS; direção elétrica; palhetas de limpadores do para-brisa do tipo flat blade; ar-condicionado, direção elétrica; trio elétrico; regulagens de altura e profundidade da coluna de direção, banco do motorista com regulagem de altura, sistema de áudio AM/FM 2DIN com Bluetooth e entrada USB, painel de instrumentos azul e branco. entre outros.

Honda Fit Personal 2018

Honda Fit Personal 2018

Honda Fit 2018 – nova versão Personal – R$ 67.800

Posicionada entre os acabamentos DX e LX, a nova versão Personal é voltada para pessoas com necessidades especiais – mas é oferecida também a qualquer cliente. Ela tem os itens do Fit DX 2018 com adição de câmbio automático CVT, cruise control (piloto automático) repetidores de seta nos retrovisores e sistema de rebatimento dos bancos.

Honda Fit LX 2018

Honda Fit LX 2018

Equipamentos de série – Honda Fit LX 2018 – R$ 70.100

A configuração LX 2018 tem os itens da DX e acrescenta acabamento do painel, portas e volante na cor prata, controle de áudio no volante, faróis de neblina, sistema de configuração modular dos bancos e câmbio automático CVT.

Honda Fit EX 2018

Honda Fit EX 2018

Equipamentos de série – Honda Fit EX 2018 – R$ 75.600

Além dos itens do LX, o Fit EX 2018 conta com airbags laterais (totalizando quatro), descansa-braço central, vidros elétricos com função um toque para motorista e passageiro da frente; ar-condicionado digital automático, com painel touchscreen, que pouco agrega valor (como o do City); setas nos retrovisores externos; volante com paddle shift e controles do piloto automático e do sistema de áudio, que tem visor LCD, rádio AM/FM, CD player, conexão Bluetooth, entradas auxiliares e USB e câmera de ré com três ângulos de visão (panorâmica, normal e superior).

Visual do Honda Fit EXL 2018

Honda Fit EXL 2018

Equipamentos de série – Honda Fit EXL 2018 – R$ 80.900

O Honda Fit EXL 2018 traz tudo acima além de retrovisores externos rebatíveis eletricamente, airbags do tipo cortina (totalizando seis), faróis de LED, dois tweeters nas colunas frontais, bancos e volante revestidos em couro e nova central multimídia de 7″ com comandos e voz e conexão para Apple CarPlay e Android Auto.

Honda Fit 2018 – Cores e garantia

A linha Fit 2018 traz duas cores inéditas: o Branco Estelar Perolizado, novidade para o modelo, e o Azul Boreal (metálico), que estreia da gama. Branco Tafetá (sólido), Prata Platinum (metálico), Cinza Barium (metálico) e Preto Cristal (perolizado) são as outras opções.

As cores sólidas metálicas adicionam R$ 990 no preço do veículo, enquanto a perolizada acrescenta R$ 1.290. Toda a linha Fit 2018 possui três anos de garantia, sem limite de quilometragem.

Honda Fit 2018 – Preços

Honda Linha 2015 Abril 2016 Linha 2017 Linha 2018
Fit DX manual R$ 49.900 R$ 56.200 R$ 57.700 R$ 58.700
Fit DX automático CVT R$ 54.500 R$ 62.000 R$ 63.200
Fit Personal automático CVT R$ 68.700
Fit LX manual R$ 54.200 R$ 62.100 R$ 62.100
Fit LX automático CVT R$ 58.800 R$ 67.600 R$ 67.600 R$ 70.100
Fit EX automático CVT R$ 62.900 R$ 72.600 R$ 73.800 R$ 75.600
Fit EXL automático CVT R$ 65.000 R$ 75.700 R$ 78.900 R$ 80.900
Honda Fit EXL 2018 automático CVT

Honda Fit EXL 2018

Resumo da obra

O Honda Fit 2018 traz design melhorado, mais itens de série e, principalmente, mais segurança – associados à sua excelente qualidade e confiabilidade mecânica, rede bem vista e ótima valorização na revenda. Pela evolução e pela quantidade de equipamentos que o carro ganhou, o aumento de preço foi até abaixo do esperado.

A questão é que o modelo custa muito caro. Sua relação custo/benefício até melhorou na linha 2018, mas preço, definitivamente, é o maior problema do Fit. Logo, existe espaço para evoluir nesse aspecto.

Ainda assim, se você gosta do carro, pesquise a melhor oferta e compre sem pensar, pois esse é um dos melhores Fits já feitos pela Honda no Brasil – se não for o melhor. Ele é uma compra mais legal do que o WR-V.

ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:

Comentários (3)

  1. Falando sério, não me vejo dirigindo este carro. Entretanto, não descarto ter um para a minha esposa e dirigir de vez em quando. Mais alguém tem esta impressão de que a Honda pensou nas mocinhas quando fez este carro?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *