Meu Ford Ka – Concessionária Roma Ford parece não querer muito contato comigo

Ford Ka 2019 debaixo da capa antes da entrega

Meu Ford Ka 2019 debaixo da capa antes da entrega. Concessionária escolheu um lugar ruim para deixar o carrinho de limpeza

Sou cliente da Ford pela primeira vez na vida depois que comprei o meu Ka SE Plus 2019. Resolvi conhecer a marca na prática e, para a minha infelicidade, nesses cerca de três meses como cliente, já sinto que a concessionária Roma Ford Lourdes, em Belo Horizonte, onde comprei o carro, talvez esteja me tratando com descaso.

Pode até ser paranoia minha, mas explico para vocês entenderem:

Concessionária Roma Ford com descaso?

Há algum tempo, toda vez que você compra um carro ou o leva para uma revisão ou serviço na concessionária, você recebe uma ligação de volta do setor de “‘qualidade” da revenda. Comigo, desde o meu Chevrolet Astra, em 2007, passando meu meu Honda Civic, em 2011, isso acontece.

Mas a Roma Ford, localizada no bairro de Lourdes, parece ter se esquecido dessa prática. Isso porque recebi uma ligação do tal setor de qualidade no dia 06/09/18 e, como eu estava num elevador, pedi para que a moça me ligasse novamente em alguns minutos.

Resultado: espero essa nova ligação há exatos 74 dias – uma absoluta VERGONHA!

Ford Ka 2019 0 km

Ford Ka 2019 0 km me animou, diferente do pós-venda da Roma Ford

Problemas na entrega

Talvez eles tenham receio de me ligar porque eles cometeram três deslizes comigo, sendo um na parte do pagamento e dois na entrega do veículo. Como eles não querem me ouvir diretamente (não por minha causa), torno público os problemas:

1. Transferência bancária impedida

Tente pagar qualquer coisa na Roma Ford pelo Banco do Brasil para ver como isso te dará uma bela dor de cabeça. Pedi para nove pessoas (isso mesmo, 9) diferentes tentarem fazer uma transferência bancária da própria conta do BB para a conta desse mesmo banco da concessionária. Ninguém conseguiu!

Sempre o mesmo problema: pede um número de identificação da concessionária que eu até recebi, mas não existe o campo para digitar esse código, nem pela internet, nem pelo app do banco para Android e iOS. Reclamei e ouvi que “de vez em quando alguns clientes reclamam disso mesmo”.

Ou seja, se for comprar um carro na Roma Ford Lourdes, se prepare para fazer tudo pelo Banco Itaú, com o TED/DOC por sua conta, caso não seja cliente Itaú.

Parafuso sujo no capô do Ford Ka SE Plus 2019 0 km

Parafuso do lado esquerdo da trava do capô estava bem sujo na entrega. Compare com o do lado direito

2. Porca e parafuso enferrujados?

Quando recebi o carro, abri o capô para olhar o motor 1.0 12V. Mas o que chamou mesmo a minha atenção foi o parafuso e a porca localizados à esquerda do suporte da trava da tampa. No primeiro contato, parecia que eles estavam enferrujados (veja acima)!

Levei um susto! A prestativa vendedora também! Rapidamente ela providenciou um pano e limpou o parafuso, que estava ensopado de óleo. Será que veio assim da fábrica ou foi um deslize da “revisão final” antes da entrega? Acho que nunca terei essa resposta…

Friso nas portas do Ford Ka 2019

Friso foi instalado no lugar errado nas portas do Ka 2019

3. Frisos colocados no lugar errado

Agora, juntamente com o problema bancário, o que mais me incomodou foi a localização dos frisos das portas. Comprei esse item como acessório na concessionária porque achei que, como o carro é branco, o visual não seria atrapalhado.

Quando olhei no site da Ford (foto abaixo), notei que o friso seria instalado numa posição mais baixa nas portas, exatamente onde elas são mais largas, deixando o friso mais discreto e interferindo menos no visual do veículo.

Para a minha surpresa, o friso veio instalado no meio da porta (foto logo acima e vídeo no início). No meio! Obviamente não fui consultado para saber se poderia ser ali.

Frisos nas portas do Ford Ka 2019 são vendidos como acessórios

Friso instalado no lugar certo, conforme mostrado no site da Ford

Liguei 6x para conversar com a moça dos acessórios da Roma Ford e não consegui falar com ela. Me disseram que ela estava em horário de almoço (2x); depois que estava em outro atendimento; ou que tinha ido embora mais cedo. Deixei recado em todas as oportunidades e, mais de uma vez, e jamais tive retorno.

Como a tal ligação da qualidade nunca aconteceu, liguei novamente e pedi para falar com o gerente. A resposta da recepcionista foi que eu não poderia falar com ele (!!!), mas que eu poderia enviar um e-mail. Não gostei nem um pouco do “não atendimento”, mas achei melhor mandar o e-mail, para ter o registro formal.

Na minha mensagem, copiei parte da assessoria de imprensa da Ford, relatei todos os problemas e, em 12h, o gerente me ligou. Combinei de levar o carro lá para trocar o friso de lugar. Mas repare no que foi necessário fazer para ter algum tipo de retorno… :-/

4. Tampa do porta-malas provavelmente com problemas

Meu Ford Ka parece ter um quarto problema: a tampa do porta-malas. Ela só fecha corretamente se coloco muita força. Provavelmente ela veio desalinhada de fábrica.

Comentei com o gerente, que disse que iria olhar.

Reclamação direto na Ford

Coincidência ou não, nos primeiros 30 dias após a compra do carro, recebi uma ligação de uma pessoa do SAC da Ford, que me ouviu e que disse que não me retornaria, mas que passaria as minhas reclamações para os responsáveis da Roma Ford Lourdes, pedindo para eles me darem um retorno.

Assim como a ligação da qualidade, tem mais de dois meses que estou esperando (e contando…).

Futuro

Realmente uma ligação faz muita falta. A vendedora, sempre solícita, até levou os meus questionamentos para dentro da concessionária, mas nunca tive nenhum retorno das áreas responsáveis.

A conversa com a atendente que disse que não poderia me passar para o gerente realmente me deixou muito confuso e desanimado com a Roma Ford Lourdes. E isso cria o pior problema possível no mercado automotivo: a desconfiança.

Logo, já decidi onde não levarei o meu Ka para a primeira revisão.

Comentários (10)

  1. Bem ao vindo ao pós-venda padrão Ford. Como já citado em outro comentário, tenho um civic, o qual foi comprado usado, e tenho uma ecosport 2013, comprada 0km, onde tive muitos problemas durante a garantia. Fiquei traumatizado com o pós -venda e hoje eu afirmo: Ford nunca mais….

  2. Fiquei recentemente 3 anos com um Ecosport que comprei e levei nesta mesma concessionaria em todas as revisões. Foi tudo certo e sempre fui bem atendido.

  3. alarme o ka tem, oq ele não tem e a sirene. e sobre a chave reserva ser assim de péssima qualidade o msm acontece com o march, etios, gol, fox, hb20, argo, mobi, uno… o único q tem chave reserva canivete e o ônix 2019 desses modelos mais baratos ate 60mil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *