Jeep Renegade 2019 melhora, fica mais bonito, mas não evolui onde mais precisava

Jeep Renegade Limited 2019

Jeep Renegade Limited 2019

Ainda com vendas muito boas, mas sem o mesmo vigor de outros tempos, o Jeep Renegade 2019 chega na hora certa, como um produto melhor, mais moderno, mais maduro, mas que, infelizmente, não evoluiu onde mais precisava.

Erro: conjunto mecânico continua igual

Infelizmente, o Jeep Renegade continua oferecendo o mesmo conjunto mecânico. A motorização a diesel, com transmissão automática de nove marchas, não mudou desde 2015, quando o modelo foi lançado – e é muito boa.

Motor do eep Renegade Sport 2018 automático

Falta força ao motor 1.8 16V E.TorQ do Jeep Renegade 2019

Mas não posso repetir as minhas palavras para o motor 1.8, mesmo depois da melhora da linha 2017. Não ter evoluído o “coração bicombustível” do SUV é, disparado, o maior erro da linha 2019. Aparentemente, não vale mais aprimorar ($$) o propulsor da família E.TorQ, pois, segundo rumores, o modelo da Jeep deverá receber a motorização turbo da linha Firefly no futuro.

O Renegade 1.8 flex continua com desempenho (no máximo) mediano e bebendo bem mais do que deveria, tudo isso graças à excelente, segura e pesada estrutura do veículo. Veja:

Modelo Motor Peso
Jeep Renegade Sport 1.8 16V flex 1.413 kg
Jeep Renegade Sport automático 1.8 16V flex 1.448 kg
Jeep Renegade Longitude automático 1.8 16V flex 1.480 kg
Jeep Renegade Limited automático 1.8 16V flex 1.527 kg
Jeep Renegade Longitude automático 2.0 16V diesel 1.641 kg
Jeep Renegade Trailhawk automático 2.0 16V diesel 1.674 kg

A Jeep poderia ter, pelo menos, colocado o Renegade 2019 uma dieta. Se o Sport manual já é complicado, imagina a sofrência de quem dirige um Renegade Limited flex…

Motores do Renegade 2019

O motor 1.8 16V E.torQ Evo VIS desenvolve 135 cv de potência a 5.750 rpm e 18,8 mkgf de torque a 3.750 rpm com gasolina e 139 cv e 19,3 mkgf com etanol nos mesmos regimes de giro.

Já o propulsor 2.0 16V a diesel desenvolve 170 cv a 5.750 rpm e 35,7 mkgf a 1.750 rpm.

Jeep Renegade Trailhawk 2019

Jeep Renegade Trailhawk 2019

Visual quadrado moderno

Não parece tanto, mas o Renegade 2019 foi reestilizado. Confesso que isso me preocupava, mas o trabalho feito pela Jeep foi muito bom! O modelo manteve o seu estilo quadrado e robusto, mas ficou mais moderno e atraente.

A grade frontal, com as sete fendas, é nova. Nas versões Limited e Trailhawk, os faróis agora são de LED, tanto os principais quanto os de neblina, bem como as luzes diurnas (DRL) – bem alinhado com o da nova geração do Wrangler, “ícone máximo da marca” segundo ela mesma.

Esse conjunto de iluminação, com alcance mais de 50% superior ao padrão atual (de lâmpadas halogenas), também está disponível como opcional nas opções Longitude.

Jeep Renegade Trailhawk automático 2019

Traseira mudou pouco no Jeep Renegade 2019 ( foto da versão Trailhawk)

Nas versões Flex, outra novidade é o para-choque dianteiro, que proporciona ao modelo ângulo de ataque (entrada) de até 28° (chegando a 30º nas opções Diesel), o que aumenta a capacidade para enfrentar quaisquer adversidades que venham pela frente – inclusive aquelas rampas e garagens nas quais o Renegade, infelizmente, sempre raspava a sua dianteira.

“Sapatos novos” e detalhes das corres do Renegade 2019

Sempre de liga leve, as rodas ganharam novos desenhos em toda a linha 2019 do Renegade, com destaque para o Limited, que exibe aros de 19″, medida que, além exclusiva no segmento, é péssima para as nossas ruas esburacadas e caríssima para reposição (incluindo o pneu).

Quando o Renegade Limited é Cinza Antique, os contornos das aberturas da grade dianteira e as rodas são grafite. Se o veículo é na cor Deep Brown (disponível apenas nesta versão), tais detalhes ostentam acabamento bronze, com a grade grafite. Nas demais tonalidades do Renegade Limited, a grade, as rodas e outros pontos são em prata acetinado. Há duas novas pinturas: Jazz Blue e Billet Silver, esta exclusiva para os Longitude.

Jeep Renegade Limited 1.8 flex 2019

Jeep Renegade Limited 1.8 flex 2019

Traseira melhorou e porta-malas cresceu

Nunca achei a tampa traseira do Renegade um problema. Mas muita gente reclamava dela. Por isso, a Jeep fez uma alteração, acrescentando uma maçaneta externa, que, de acordo com a marca, torna a abertura mais “fácil e ergonômica”.

Outra coisa que mudou, graças à adoção do estepe temporário (o famoso “pneu fino”), foi o porta-malas. Se antes você tinha vergonha de usá-lo, agora ele subiu para razoáveis 320 litros – 47 l a mais. Segmento exige, pelo menos, 400 litros.

A exceção é o Trailhawk, que manteve o estepe full size por conta de sua “vocação maior para o fora de estrada”, mantendo também o porta-malas com uma capacidade ridícula: 273 litros.

Painel do Jeep Renegade Limited automático 2019

Painel do Jeep Renegade Limited automático 2019

Multimídia com mais recursos e tela maior

De série a partir das versões Longitude, o Renegade 2019 passa a contar com a maior tela multimídia da categoria: 8,4″. Ela faz parte do mesmo sistema Uconnect aplicado no “irmão maior”, Compass. Com ela é possível parear o smartphone por meio das interfaces Android Auto e Apple Car Play, para acessar pelo monitor do veículo aplicativos de navegação, como Google Maps e Waze e de música, a exemplo do Spotify e Deezer, apenas para citar alguns.

O Uconnect 8,4” permite ainda acessar as funções do ar-condicionado remotamente, por toques no monitor ou por comandos de voz. Segundo a Jeep, o tempo de resfriamento da cabine do Renegade 2019, em qualquer versão, ficou 20% mais rápido, graças a melhorias no sistema.

Painel do Jeep Renegade Sport automático 2019

Painel do Jeep Renegade Sport automático 2019

Multimídia com tela pequena

Nas configurações Sport 1.8 Flex, com câmbio manual ou automático, o Renegade 2019 tem de série o Uconnect 5”, com tela de toque e câmera de ré incorporada. A segunda entrada USB, que ficava dentro do porta-objetos central, agora está voltada para os passageiros traseiros, “democratizando” a utilização.

Painel do Jeep Renegade 2019

Ainda no painel, que tem um dos melhores acabamentos do segmento, a Jeep fez algumas mudanças. Os comandos do ar-condicionado são novos, bem como os porta-objetos, mais numerosos e espaçosos. Tanto o que fica à frente da alavanca do câmbio quanto o posicionado entre as poltronas, onde se abriu um novo nicho, para acomodar itens como um telefone celular.

Nas versões Diesel, o botão giratório do Selec-Terrain subiu um pouco para gerar mais amplitude na área ao redor.

Jeep Renegade Limited 2019 em movimento

Jeep Renegade Limited 2019

Preços do Jeep Renegade 2019

A versão Custom, a antiga de entrada, pelo visto, deixou de existir. Pelo menos nada foi dito sobre ela na linha 2019 e, no site da marca, consta o preço da 2018: R$ 72.990.

O lado bom foi que a Jeep percebeu que era possível reduzir o preço do Renegade e fez isso na linha 2019, tornando o acabamento Sport novamente atraente. Confira:

  • Jeep Renegade 1.8 Flex AT6 (exclusivo para PCD) – R$ 69.999
  • Jeep Renegade Sport 1.8 Flex – R$ 78.490 (redução de R$ 7.000)
  • Jeep Renegade Sport 1.8 Flex AT6 – R$ 83.990 (redução de R$ 8.000)
  • Jeep Renegade Longitude 1.8 Flex AT6 – R$ 96.990 (valor igual)
  • Jeep Renegade Limited 1.8 Flex AT6 – R$ 103.490
  • Jeep Renegade Longitude 2.0 Diesel AT9 4×4 – R$ 125.490
  • Jeep Renegade Trailhawk 2.0 Diesel AT9 4×4 – R$ 136.390

Como reduziu o preço? Além de compensações na linha de montagem, as versões Sport perderam alguns equipamentos que antes eram de série, como alarme, sensor de estacionamento traseiro e faróis e lanternas de neblina.

Versões e equipamentos do Jeep Renegade 2019

Jeep Renegade Sport 2019

Jeep Renegade Sport 2019

Jeep Renegade Sport 2019

A versão Sport 2019 vem equipada, de série, com ajuste de altura e profundidade do volante; apoia-braço com porta-objetos; ar-condicionado; banco do motorista com regulagem de altura; banco traseiro bipartido 60/40 e rebatível; computador de bordo; airbag duplo frontal; suspensão independente nas quatro rodas; freio a disco nas quatro 4 rodas com ABS, EBD e ESS (auxílio de frenagem de emergência); controles de tração, estabilidade (ESC) e anticapotamento; freio de estacionamento eletrônico; assistente de partida em rampa (HSA); direção elétrica; Isofix – pontos de fixação para assentos infantis (2 traseiros); piloto automático; retrovisores (com repetidor), travas e vidros elétricos (nas 4 portas), Stop&Start; tomada 12V; sistema de monitoramento indireto dos pneus (iTPMS), cinto de três pontos e apoios de cabeça para todos; alarme; banco do passageiro rebatível com porta-objeto sob o assento; comandos do sistema de áudio e Bluetooth no volante; faróis de neblina; rack do teto; sensor de estacionamento traseiro; sistema de áudio Uconnect 5″ com 6 alto-falantes, entradas USB dianteira e traseira e câmera de ré; e rodas em liga-leve ato 16” e pneus 215/65 (AT6: aro 17″ e pneus 215/60), chave canivete, estepe de uso emergencial, ganchos de fixação de carga no porta-malas, entre outros.

Jeep Renegade Longitude 2019 – 1.8 flex AT6 e 2.0 diesel AT9 4×4

Itens da Sport AT6 com a adição de sistema multimídia Uconnect 8,4“, ar-condicionado de duas zonas com controle pelo monitor ou comandos de voz; novas rodas de liga leve aro 18” (pneus 225/55); alarme, banco do passageiro dianteiro rebatível; bancos revestidos parcialmente em couro com costura Ski Gray; faróis e lanterna traseira de neblina; sensor de estacionamento traseiro; tapetes em carpete e volante revestido em couro.

Jeep Renegade Limited automático 2019

Jeep Renegade Limited automático 2019

Jeep Renegade Limited 2019 – 1.8 flex AT6

Vem com os equipamentos do Longitude e ainda com faróis principais e de neblina de LED, luzes diurnas de LED, airbags laterais, de cortina e um para os joelhos do motorista (totalizando sete bolsas), novas rodas de liga leve aro 19″ (pneus 225/55); sensores crepuscular e de chuva; retrovisor interno eletrocrômico; Keyless entry’n’go; painel de instrumentos de 7″ colorido e configurável

Jeep Renegade Trailhawk 2019 – 2.0 diesel AT9 4×4

alavanca do câmbio com revestimento em couro; bancos revestidos parcialmente em couro com costura na cor vermelho rubi; estepe full size; faróis de xenon; faróis e lanterna traseira de neblina em LED; ganchos de reboque vermelhos (dois dianteiros e 1 traseiro); controle eletrônico de velocidade em descidas (HDC); molduras do painel e console na cor vermelho rubi, preto e metal Diamond; protetores do tanque de combustível, assoalho, cárter e transmissão; rack do teto na cor cinza e na cor preta; rodas em liga aro 17” (pneus 225/60 all terrain); suspensão off road com altura mais elevada do solo e tapetes em borracha.

Painel do Jeep Renegade Trailhawk automático 2019

Painel do Jeep Renegade Trailhawk automático 2019

Mopar: revisões e pós-vendas

Marca mundial de pós-vendas da Fiat Chrysler Automóveis (FCA), a Mopar oferece uma promoção das três primeiras revisões grátis para quem adquirir um Renegade 2019 até 31 de dezembro de 2018 (compras de pessoa física).

A marca manteve o programa de manutenção com as revisões mais espaçadas do segmento: são realizadas a cada 12.000 km nas versões flex e a cada 20.000 km nas configurações diesel. Dessa forma, enquanto modelos concorrentes pedem seis revisões até 60.000 km, o SUV da Jeep exige o mesmo serviço cinco (flex) ou três vezes (diesel).

Jeep Renegade Sport automático 2019

Jeep Renegade Sport automático 2019

Cinco anos de garantia?

Além disso, por meio do programa Mopar Vehicle Protection (MVP), é possível contratar mais um ou dois anos de extensão de garantia, com duas opções de cobertura e planos a partir de R$ 2,08 por dia. Assim, o Renegade pode chegar a 5 anos de garantia (igual ao Hyundai Creta, que oferece essa garantia sem nenhum tipo de plano adicional).

Outro produto dentro do MVP é a Revisão Sob Medida. O cliente monta o próprio plano de revisões, chegando até 96 mil km para o Renegade flex e 100 mil km para o Renegade diesel. Há desconto de 5%, também se evitam os reajustes semestrais. O valor pode ser financiado junto com o veículo pelo Jeep Bank, diluindo o custo nas parcelas do veículo. Para completar, os produtos MVP são ligados ao chassi do veículo, aumentando a valorização na revenda.

Jeep Renegade 2019

Jeep Renegade 2019

Resumo da obra

As mudanças da linha 2019 devem manter o Renegade em alta por mais algum tempo, especialmente o bem-vindo corte de preço. O modelo continua agradando pela robustez, visual, acabamento e lista de equipamentos – e agora tem um porta-malas com volume aceitável.

Mas o SUV da Jeep sofre com a falta de força e com o alto consumo do motor 1.8 flex – o mais popular do mix de vendas. E esse problema deverá ser corrigido pela FCA num futuro, no máximo, de médio prazo.

Você compraria?

Agora, respondendo a quem me perguntou se eu compraria um, minha resposta é provavelmente não, pois, até R$ 90.000, por exemplo, prefiro investir nos concorrentes que oferecem mais espaço.

ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:

Comentários (1)

  1. Minha esposa tem um Longitude 2018. Escolhemos esse devido a preferência dela e da possibilidade de incluir o kit segurança compreto com 7 Air Bags. É muito confortável, mas falta motor. O consumo está em 8.4 no etanol e percurso médio de 70 km por dia misto rodovia/cidade. Como rodamos bem optamos por ele devido às revisões mais espassadas 12 em 12 mil km. Esta com 13 mil rodados e até o momento sem ocorrências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *