Audi Traffic Light Information: Audi conecta, em rede, seus carros com os semáforos na Europa

Carros da Audi vão se comunicar com semáforos

Daqui a 1 mês, a partir de julho a Audi vai integrar, em rede, seus novos carros com os semáforos em Ingolstadt, na Alemanha, com a tecnologia Audi Traffic Light Information. Outras cidades europeias farão parte do projeto depois de 2020. Com a nova tecnologia, os veículos poderão capturar uma “onda verde” na cidade.

Isso significa que os motoristas de Audi verão no painel qual velocidade é necessária para chegar ao próximo semáforo no verde. Se isto não for possível dentro do limite de velocidade permitido, aparecerá uma contagem para a próxima fase verde. Assim, dirigir nas cidades será mais relaxante e eficiente.

A Audi é a primeira montadora no mundo a conectar em rede seus modelos com os semáforos nas cidades. “O para e anda nas cidades é muito irritante. Ficamos felizes quando encontramos uma ‘onda verde’, mas infelizmente isso ocorre muito raramente. Com a função Audi Traffic Light Information, os motoristas têm maior controle. Eles dirigem com mais eficiência e mais relaxados, porque sabem se um semáforo a 250 metros à frente estará verde”, comenta Andre Hainzlmaier, responsável pela área de desenvolvimento de aplicativos, serviços conectados e cidades inteligentes da Audi. “Futuramente, dados anônimos de nossos veículos podem ajudar a mudar os semáforos nas cidades para melhorar as fases e o fluxo do tráfego”, completa.

Estados Unidos

Nos Estados Unidos, os clientes da Audi já vêm usando este serviço, com a função “Tempo Até o Verde” desde o final de 2016.

Se o motorista atingir um semáforo vermelho, uma contagem no Audi virtual cockpit ou head-up display conta os segundos até o próximo semáforo verde. Agora este serviço está disponível em mais de 5.000 cruzamentos no país, por exemplo, em cidades que incluem Denver, Houston, Las Vegas, Los Angeles, Portland e Washington – onde cerca de 1.000 cruzamentos estão conectados à função Audi Traffic Light Information.

GLOSA

Desde fevereiro de 2019 a Audi oferece outra função na América do Norte. A finalidade é permitir especialmente a condução na “onda verde”. “Green Light Optimized Speed Advisory” (GLOSA – Aviso de Velocidade Otimizada para o Semáforo Verde) mostra ao motorista a velocidade ideal para chegar ao próximo semáforo verde.

Audi stoplight

Tanto o “Tempo Até o Verde” como o GLOSA serão ativados para início de funcionamento em Ingolstadt em modelos Audi selecionados. Eles incluem todos os modelos e-tron da Audi e o A4, A6, A7, A8, Q3, Q7 e Q8 que serão produzidos a partir da metade de julho. O pré-requisito é o pacote “Audi connect Navigation & Infotainment” e o opcional “reconhecimento da sinalização do tráfego baseado em câmera”.

“Os desafios para a introdução em série do serviço são muito maiores na Europa do que, por exemplo, nos EUA, onde o sistema de semáforos urbanos foi planejado para uma grande área e uniformemente. Como contraste, na Europa a infraestrutura de tráfego foi desenvolvida mais localmente e descentralizada – com grande variedade de tecnologia. Com que rapidez outras cidades estarão conectadas a esta tecnologia depende, acima de tudo, se os padrões de dados e interfaces forem estabelecidos e as cidades digitalizarem seus semáforos”, Hainzlmaier.

Neste projeto, a Audi está trabalhando com Traffic Technology Services (TTS) (Serviços de Tecnologia do Tráfego). O TTS prepara os dados brutos dos centros de gestão de tráfego de cidade e os transmite aos servidores da Audi. A partir daqui, a informação atinge o veículo por uma conexão rápida de internet.

Outros países

A Audi está trabalhando para oferecer a Audi Traffic Light Information em outras cidades da Alemanha, Europa, Canadá e EUA nos próximos anos. Na grande cidade oriental da China, Wuxi, Audi e parceiros estão testando redes entre os veículos e os sistemas de semáforos no contexto de um projeto em desenvolvimento.

Audi Q4 E-tron
Quando for lançado, Audi Q4 E-tron terá todas as funções

No futuro, os clientes da Audi poderão se beneficiar de funções adicionais, por exemplo, quando as “ondas verdes” forem incorporadas ao planejamento do roteiro ideal. Também se pode conceber que os modelos e-tron da Audi, ao cruzar por um semáforo vermelho, usarão cada vez mais a energia de frenagem para carregar as baterias. Acoplado ao controle de cruzeiro adaptativo preditivo, os veículos podem até frear automaticamente em semáforos vermelhos.

Em longo prazo, o tráfego urbano será beneficiado. Quando os veículos enviarem dados anônimos à cidade, os semáforos poderão ser operados com mais flexibilidade. Todos os motoristas conhecem a seguinte situação: à noite você espera em um semáforo vermelho – enquanto nenhum outro veículo é visto nas proximidades. Semáforos em rede poderão reagir de acordo com a demanda. Motoristas de outros veículos da concorrência também aproveitarão esse trabalho de desenvolvimento encabeçado pela Audi com a Audi Traffic Light Information – uma boa novidade para as cidades, que dependem dos dados anônimos de grandes frotas para obter a gestão mais eficiente do tráfego.

Futuramente, tecnologias V2I (veículo para infraestrutura) como a Audi Traffic Light Information facilitarão a condução automatizada. “Uma cidade é um dos ambientes mais complexos para os veículos autônomos. Apesar disso, o veículo deve poder administrar a situação, mesmo na chuva e neve. A troca de dados com a infraestrutura de tráfego pode ser altamente relevante nesta situação, diz Hainzlmaier.

Brasil

E no Brasil? Bem, a Audi não comentou, mas, do meu ponto de vista, não teremos essa função por aqui tão cedo não por causa dos carros da marca, que são avançados e modernos, mas sim por causa de infraestrutura das cidades brasileiras.

Quem sabe, até 2025, não temos novidades.

ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:

Comentários

  • Nossa !!! É uma excelente noticia, em se tratando de transito, vai beneficiar muito todo ele, acredito que muitas outras marcas entraram nesta tecnologia. Uma grande evolução!
    Infelizmente, por aqui, realmente deve demorar muiiiiito. Acho eu, que no Brasil não tem nenhuma cidade com sistema central que controla os semáforos. Eles são pessimamente sincronizados a olho e se desregulam facilmente.

    • Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *