Carros brancos continuam os mais populares; azuis crescem. Confira a palheta automotiva de cores de 2019

Cores automotivas em 2019

Popularidade das cores automotivas em 2019

Como já virou costume, a PPG divulgou a sua pesquisa anual de tendências de cores automotivas válida para o ano de 2019. A “surpresa” é que os carros brancos continuam os queridinhos, enquanto os azuis foram os que mais cresceram.

Mantendo uma constância de 8% dos dados globais totais de popularidade de cores e perdendo apenas para cores neutras, como o branco, preto, prata e cinza, o azul, segundo a PPG, “reflete o desejo dos consumidores por aventura, relaxamento e confiabilidade”.

Europa azul

A Europa testemunhou um maior número de consumidores escolhendo a cor azul para os seus automóveis em 2019, a uma alta de 11% e um aumento de 1% em relação ao ano passado. Logo atrás, na América do Norte, o azul representa 10% dos projetos automotivos – a mais alta depois dos tons neutros. A região da Ásia-Pacífico teve 7% dos consumidores escolhendo o azul.

Honda City EX 2018

Honda City EX azul

América do Sul

Na América do Sul, apenas apenas 2% dos compradores escolheram automóveis azuis. O número pode parecer baixo, mas vemos tivemos um aumento na oferta dessa cor. Enquanto a Chevrolet oferece a cor para quase toda a sua linha, as marcas francesas e a Hyundai são os que menos dão bola para o azul.

Lista de carros azuis vendidos no Brasil atualmente

  • Audi: A3, A4, A5, A6, A7, Q5, Q7 e Q8.
  • BMW: Série 1, Série 2, Série 3, Série 4, Série 5, Série 7, Série X e Série M.
  • Chery Caoa: Arrizo 5 e Tiggo 2;
  • Chevrolet: (Onix) Joy, Joy Plus (Prisma), Onix Plus, Cobalt, Cruze, Cruze Sport6, Spin, Camaro e S10;
  • Citroën: C4 Cactus;
  • Fiat: Argo e Toro;
  • Ford: Mustang, Edge e EcoSport;
  • Honda: HR-V, Fit, City e Civic;
  • Hyundai: HB20S;
  • Jeep: Renegade e Compass;
  • Kia: Cerato, Soul, Sportage e Stinger;
  • Lexus: ES 300h, LS 500h, RX 350, UX 250, NX 300h e CT 200h;
  • Mercedes-Benz: Class A, Classe C, Classe E, Classe G e Classe S;
  • Mitsubishi: ASX, Eclipse Cross e Outlander;
  • Nissan: GT-R e Frontier;
  • Peugeot: 5008 (Emeral Crystal parece azul);
  • Renault: Sandero;
  • Suzuki: Jimny e S-Cross;
  • Toyota: Yaris, Yaris Sedan, Camry e Prius;
  • Volkswagen: Polo, Virtus, T-Cross, Amarok, Passat e Tiguan;

Azul variado

De acordo com a PPG, embora haja uma previsão de aumento dos automóveis azuis nos próximos quatro anos, a cor azul oferece muitas nuances, que podem ser transformadas com diferentes efeitos de pigmento, flocos metálicos finos ou grossos, micas luminosas e flocos de vidro brilhante. Azuis cromáticos, com leves tons de vermelho ou verde, já se fazem notar no mercado automotivo e continuarão a evoluir nos próximos anos.

“Agora, mais do que nunca, os consumidores desejam fazer uma declaração – seja através das escolhas de cores ou das marcas que adquirem. Vemos o retorno de cores mais ousadas em muitos segmentos de consumidores. A versatilidade do azul automotivo – do azul claro até o rico azul índigo – possibilita que os consumidores façam uma declaração, além de garantir que a cor mantenha um certo nível de praticidade”, diz Jane Harrington, gerente de estilo de cor de Revestimentos Automotivos OEM da PPG.

Mais cores nas rodas

“Além das preferências de cores na parte externa dos automóveis, os consumidores desejam incorporar opções mais coloridas para os detalhes das rodas”, afirma Jennifer Solcz, gerente global da PPG para revestimentos industriais no segmento de rodas. “Neste momento, vemos os designers de rodas optando por tons complementares de azul e cinza-azulado e opções mais ousadas para logotipos, faixas de corrida e outros enfeites para uma aparência personalizada e coesa”, completa.

Temas 2020

Os temas representados na paleta de tendências da PPG para 2020, que recebeu o nome de “Flow” (Fluir), ajudam a interpretar as rápidas mudanças que ocorrem em três áreas principais da experiência humana: tecnologia, clima e globalização. Para processar estas mudanças e atender às necessidades atuais, os consumidores devem se adaptar e fluir com conhecimento, equilíbrio e criatividade.

As tendências de cores automotivas incorporam esta constante evolução e continuarão a aparecer no mercado ao longo de 2023 nos três temas a seguir:

On the Move

Um tema de tendência que representa as combinações de criatividade alegre e de cores inesperadas. Isso inclui um espectro saturado com efeitos de matiz em camadas, que expressam mobilidade de alta energia.

At the Core

Um tema de design equilibrado e fundamentado na simplicidade e no bem-estar. A paleta contém tons sutis de cerâmica com uma influência nostálgica. Tons fundamentais incluem os azuis serenos e os verdes orgânicos, que representam a responsabilidade e o consumo consciente.

In the Know

Um tema que conecta a natureza à tecnologia, esta paleta inclui tons neutros combinados com tons autênticos de ouro e cobre inspirados em metais que são suaves e terrosos. Tons de pedras preciosas brutas são um destaque da paleta.

ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *