É hora de poupar combustível! Veja o ranking dos sedãs compactos mais econômicos do Brasil

Chevrolet Onix Plus Premier 2021

Spoiler: Chevrolet Onix Plus com motor 1.0 aspirado (não a versão da foto) é o sedã compacto mais econômico do Btasil

O combustível nunca esteve tão caro no Brasil como nos últimos 16 meses, infelizmente. Mais do que nunca, devemos poupá-lo para termos, além de outras vantagens, uma folga no bolso. Por isso, resolvi listar aqui 32 possibilidades de 10 veículos diferentes, de 8 marcas distintas! Veja o ranking dos sedãs compactos mais econômicos do Brasil

Antes de ver a pesquisa, você sabia que o De 0 a 100 tem um acervo com a média de consumo real mais de 500 veículos? Clique em “Consumo Real” e conheça!

Algumas informações importantes

Sedãs concorrentes diretos, manuais, automáticos, automatizado (sim, é incrível, mas ainda temos um disponível no mercado), com motores 1.0, 1.3, 1.4, 1.5, 1.6 e 1.8, todos flex e alguns turbo – a lista é bem variada. Não coloquei versões específicas porque o mais importante aqui é o conjunto mecânico.

Os dados levantados são do Imnetro, na cidade e na estrada, com gasolina ou etanol, e estão datados de março de 2020; ou seja, são recentes.

Chevrolet Onix Plus Premier turbo

Chevrolet Onix Plus 1.0 SEM turbo: bebe menos na cidade e na estrada

Qual é a média de consumo dos sedãs compactos premium no Brasil? Veja os mais econômicos e o mais beberrão!

Sedã compacto mais econômico na cidade

Para escolher o sedã compacto mais econômico na cidade, o veículo precisava fazer, no mínimo, 9 km/l com etanol e 13 km/l com gasolina – uma média combinada de, pelo menos, 11 km/l.

A partir disso, o vencedor, no ciclo urbano, é o Chevrolet Onix Plus 1.0 12V aspirado.

Consumo em km/l   Etanol Gasolina E+G
Motor Cidade Estrada Cidade Estrada Média na cidade
Chevrolet Onix Plus 1.0 12V 10,1 12,5 14,3 17,7 12,2
Chevrolet Onix Plus turbo 1.0 12V turbo 9,6 12,2 13,7 17 11,65
Ford Ka Sedan 1.0 1.0 12V 9,3 10,8 13,3 15,6 11,3
Fiat Cronos 1.3 com start&stop 1.3 8V 9,2 10,7 13,2 15 11,2
Fiat Cronos 1.3 automatizado com start&stop 1.3 8V 9,3 11,1 13 15,6 11,15
*Renault Logan 1.0 1.0 12V 9 10 13,2 14,1 11,1
Volkswagen Voyage (roda aro 15) 1.0 12V 9,1 10,6 13,1 15,1 11,1

Sedã compacto mais econômico na estrada

Para escolher o sedã compacto mais econômico na estrada, o veículo precisava fazer, no mínimo, 10,5 km/l com etanol e 14,5 km/l com gasolina – uma média combinada de, pelo menos, 12,5 km/l.

Mais uma vez, o Chevrolet Onix Plus 1.0 12V aspirado levou a melhor, o fazendo o sedã compacto mais econômico do Brasil.

Consumo em km/l   Etanol Gasolina E+G
Motor Cidade Estrada Cidade Estrada Média na estrada
Chevrolet Onix Plus 1.0 12V 10,1 12,5 14,3 17,7 15,1
Chevrolet Onix Plus turbo 1.0 12V turbo 9,6 12,2 13,7 17 14,6
Fiat Cronos 1.3 automatizado com start&stop 1.3 8V 9,3 11,1 13 15,6 13,35
Ford Ka Sedan 1.0 1.0 12V 9,3 10,8 13,3 15,6 13,2
Volkswagen Voyage (roda aro 14) 1.0 12V 8,9 10,6 13,4 15,6 13,1
Hyundai HB20S turbo AT6 1.0 12V turbo 8 10,8 12,1 15,3 13,05
Chevrolet Onix Plus Joy (Prisma) 1.0 8V 8,7 10,6 12,8 15,3 12,95
Chevrolet Onix Plus turbo AT6 1.0 12V turbo 8,6 10,9 12 15 12,95
Nissan Versa 1.0 1.0 12V 8,8 10,5 12,9 15,3 12,9
Fiat Cronos 1.3 com start&stop 1.3 8V 9,2 10,7 13,2 15 12,85
Volkswagen Voyage (roda aro 15) 1.0 12V 9,1 10,6 13,1 15,1 12,85
Hyundai HB20S 1.0 1.0 12V 9,5 10,6 12,8 14,7 12,65
Chevrolet Onix Plus Premier

Chevrolet Onix Plus: baixo peso é um dos segredos das boas médias de consumo

Os segredos do Chevrolet Onix Plus para beber pouco

Grande vencedor desse post, o Chevrolet Onix Plus se apoia no seu projeto mais moderno para beber pouco. Ele permitiu que o carro tivesse baixo peso e um bom coeficiente aerodinâmico, o que garantiu eficiência ao seu conjunto.

Agora imaginem quando o carro for atualizado, recebendo injeção direta de combustível e mais evoluções técnicas?!? Seria uma baita avanço para o modelo e para a categoria. Quem sabe daqui a 4 anos…

E, se você acha que o seu carro bebe demais, veja aqui algumas dicas para ele beber menos!

Sedã compacto automático mais econômico do Brasil

Entre os automáticos, superioridade absoluta dos sedãs com motor 1.0 12V turbo: Chevrolet Onix Plus e Hyundai HB20S. A diferença dos dois em relação aos outros é notável!

Motor turbo do Chevrolet Onix Plus Premier

Motor 1.0 turbo foi o mais eficiente entre os sedãs automáticos

A curiosidade fica com o Toyota Etios sedã. Sei bem de suas qualidades e defeitos, mas nunca imaginei que o seu conjunto mecânico, com o confiável motor 1.5 16V e o (mais eficiência do mercado) câmbio automático de apenas quatro marchas, fosse capaz de garantir uma honrosa e disputada terceira colocação. Ponto para a Toyota!

Como esperado, o motor 1.8 16V prejudicou o Fiat Cronos, mesmo quando equipado com Start&Stop. Para fechar essa parte, uma curiosidade: quanto maior o motor, maior foi o consumo do sedã compacto automático. 

Consumo em km/l   Etanol Gasolina E + G
Motor Cidade Estrada Cidade Estrada Média cidade Média cidade
Chevrolet Onix Plus turbo AT6 1.0 12V turbo 8,6 10,9 12 15 10,3 12,95
Hyundai HB20S turbo AT6 1.0 12V turbo 8 10,8 12,1 15,3 10,05 13,05
Toyota Etios sedã 1.5 AT4 1.5 16V 8,4 10,4 12,2 14,9 10,3 12,65
Ford Ka Sedan 1.5 AT6 1.5 12V 8,4 9,9 11,7 14,5 10,05 12,2
Hyundai HB20S 1.6 AT6 1.6 16V 8,1 10,4 11,5 14,9 9,8 12,65
Nissan Versa 1.6 CVT 1.6 16V 7,8 10 11,6 14,1 9,7 12,05
Volkswagen Voyage 1.6 AT6 1.6 16V 8 10,1 11,1 14,3 9,55 12,2
Fiat Cronos 1.8 AT6 com start&stop 1.8 16V 7,6 9,6 10,3 13,3 8,95 11,45
Fiat Cronos 1.8 AT6 1.8 16V 6,7 9,3 9,8 13,2 8,25 11,25
Fiat Cronos Drive

Diferente do irmão 1.8, Fiat Cronos 1.3 tem boa média de consumo

Lista de consumo dos sedãs compactos com motor acima de 1.0

Entre os sedãs compactos com motor acima de 1.0, o Fiat Cronos consegue, ao mesmo tempo:

  • ter os melhores números de consumo graças ao propulsor 1.3 Firefly associado ao sistema Start & Stop e ao questionável câmbio manual automatizado de cinco marcas;
  • ter os piores números de consumo graças ao motor 1.8 E.Torq associado à transmissão automática de seis velocidades.

Hyundai HB20S 1.6 e Toyota Etios sedã 1.5 também tiveram bons números.

Consumo em km/l   Etanol Gasolina
Motor Cidade Estrada Cidade Estrada
Fiat Cronos 1.3 1.3 8V 8,9 10,4 12,5 14,7
Fiat Cronos 1.3 com start&stop 1.3 8V 9,2 10,7 13,2 15
Fiat Cronos 1.3 automatizado 1.3 8V 8,6 10,3 12,4 14,4
Fiat Cronos 1.3 automatizado com start&stop 1.3 8V 9,3 11,1 13 15,6
Fiat Cronos 1.8 1.8 16V 7,4 9,3 11 13,5
Fiat Cronos 1.8 com start&stop 1.8 16V 8 9,6 11,6 13,8
Fiat Cronos 1.8 AT6 1.8 16V 6,7 9,3 9,8 13,2
Fiat Cronos 1.8 AT6 com start&stop 1.8 16V 7,6 9,6 10,3 13,3
Fiat Grand Siena 1.4 1.4 8V 7,7 9,4 11,1 13,5
Ford Ka Sedan 1.5 1.5 12V 8,8 10,5 12,4 14,8
Ford Ka Sedan 1.5 AT6 1.5 12V 8,4 9,9 11,7 14,5
Hyundai HB20S 1.6 1.6 16V 8,5 10,5 12,6 15,1
Hyundai HB20S 1.6 AT6 1.6 16V 8,1 10,4 11,5 14,9
Nissan Versa 1.6 1.6 16V 8,4 10 12,6 14,4
Nissan Versa 1.6 CVT 1.6 16V 7,8 10 11,6 14,1
*Renault Logan 1.6 1.6 16V 8,3 9 11,9 13,1
Toyota Etios sedã 1.5 1.5 16V 8,5 10,3 12,5 15
Toyota Etios sedã 1.5 AT4 1.5 16V 8,4 10,4 12,2 14,9
Volkswagen Voyage 1.6 1.6 8V 8 9,9 11,6 14,1
Volkswagen Voyage 1.6 AT6 1.6 16V 8 10,1 11,1 14,3

Ranking dos sedãs compactos mais econômicos do Brasil

Agora, para efeito comparativo, confira os 32 possibilidades dos 10 sedãs compactos avaliados – listados aqui em ordem por fabricante.

Consumo em km/l   Etanol Gasolina
Motor Cidade Estrada Cidade Estrada
Chevrolet Onix Plus Joy (Prisma) 1.0 8V 8,7 10,6 12,8 15,3
Chevrolet Onix Plus 1.0 12V 10,1 12,5 14,3 17,7
Chevrolet Onix Plus turbo 1.0 12V turbo 9,6 12,2 13,7 17
Chevrolet Onix Plus turbo AT6 1.0 12V turbo 8,6 10,9 12 15
Fiat Cronos 1.3 1.3 8V 8,9 10,4 12,5 14,7
Fiat Cronos 1.3 com start&stop 1.3 8V 9,2 10,7 13,2 15
Fiat Cronos 1.3 automatizado 1.3 8V 8,6 10,3 12,4 14,4
Fiat Cronos 1.3 automatizado com start&stop 1.3 8V 9,3 11,1 13 15,6
Fiat Cronos 1.8 1.8 16V 7,4 9,3 11 13,5
Fiat Cronos 1.8 com start&stop 1.8 16V 8 9,6 11,6 13,8
Fiat Cronos 1.8 AT6 1.8 16V 6,7 9,3 9,8 13,2
Fiat Cronos 1.8 AT6 com start&stop 1.8 16V 7,6 9,6 10,3 13,3
Fiat Grand Siena 1.0 1.0 8V 7,9 9,5 11,2 13,6
Fiat Grand Siena 1.4 1.4 8V 7,7 9,4 11,1 13,5
Ford Ka Sedan 1.0 1.0 12V 9,3 10,8 13,3 15,6
Ford Ka Sedan 1.5 1.5 12V 8,8 10,5 12,4 14,8
Ford Ka Sedan 1.5 AT6 1.5 12V 8,4 9,9 11,7 14,5
Hyundai HB20S 1.0 1.0 12V 9,5 10,6 12,8 14,7
Hyundai HB20S 1.6 1.6 16V 8,5 10,5 12,6 15,1
Hyundai HB20S 1.6 AT6 1.6 16V 8,1 10,4 11,5 14,9
Hyundai HB20S turbo AT6 1.0 12V turbo 8 10,8 12,1 15,3
Nissan Versa 1.0 1.0 12V 8,8 10,5 12,9 15,3
Nissan Versa 1.6 1.6 16V 8,4 10 12,6 14,4
Nissan Versa 1.6 CVT 1.6 16V 7,8 10 11,6 14,1
*Renault Logan 1.0 1.0 12V 9 10 13,2 14,1
*Renault Logan 1.6 1.6 16V 8,3 9 11,9 13,1
Toyota Etios sedã 1.5 1.5 16V 8,5 10,3 12,5 15
Toyota Etios sedã 1.5 AT4 1.5 16V 8,4 10,4 12,2 14,9
Volkswagen Voyage (roda aro 14) 1.0 12V 8,9 10,6 13,4 15,6
Volkswagen Voyage (roda aro 15) 1.0 12V 9,1 10,6 13,1 15,1
Volkswagen Voyage 1.6 AT6 1.6 8V 8 9,9 11,6 14,1
Volkswagen Voyage 1.6 AT6 1.6 16V 8 10,1 11,1 14,3

*: Infelizmente, mesmo em fontes oficiais da marca e no Inmetro, não foi possível encontrar números consistentes e completos de consumo do Renault Logan atual. E, até a publicação desse post, a assessoria de imprensa da Renault não tinha me retornado sobre o assunto.

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