Seria o novo Toyota Yaris Cross o carro que falta para a marca no Brasil?

Toyota Yaris Cross 2021

Toyota Yaris Cross Hybrid tem dianteira meio careta

Depois de muita expectativa (minha, pelo menos), finalmente o novo Toyota Yaris Cross foi anunciado! Seria esse SUV compacto o carro que falta para a marca no Brasil?

O anúncio oficial do modelo aconteceria no Salão do Automóvel de Genebra, na Suíça, que foi cancelado. O novo modelo, inicialmente, será feio no Japão, a partir do último trimestre desse ano, e na França, no meio de 2021, para toda a Europa.

Baseado na nova geração do Yaris, apresentada em outubro de 2019, o Yaris Cross será híbrido e usará a plataforma GA-B, versão reduzida da arquitetura TNGA, a mesma do novo Corolla (GA-C) e do RAV4, ambos já vendidos no Brasil, e do C-HR, SUV que foi estudado para o nosso mercado mas, infelizmente, acabou não sendo lançado.

Toyota Yaris Cross Hybrid 2021

Toyota Yaris Cross Hybrid tem visual mais conservador

Nivus da Toyota?

A plataforma GA-B foi desenvolvida pensando em carros mais compactos e urbanos, que é o objetivo do Yaris Cross. Como o próprio (e pouco criativo) nome já diz, o modelo será um Yaris SUV. Mais ou menos na mesma linha que a Volkswagen está fazendo com o Nivus, que é um Polo SUV – mas o Toyota pode, também, brigar com o T-Cross.

Segundo a Toyota, usando o sistema híbrido e a arquitetura TNGA, o Yaris Cross terá bom desempenho e ótima média de consumo, além de baixa emissão de poluentes.  A marca garante que o modelo será fácil de dirigir e terá bons espaço interno e porta-malas.

Painel de Toyota Yaris Cross 2021

Painel de Toyota Yaris Cross foi inspirado no do RAV4, mas modernizado

Por dentro e por fora

O design lembra um pouco o do RAV4, especialmente a traseira. A dianteira, com certeza, precisaria passar por uma alteração para ficar mais agressiva para o mercado brasileiro. Por dentro, o painel também lembra o do RAV4, só que menor e modernizado.

Entre os equipamentos, podemos notar partida sem chave, assistente de partida em rampa, ar-condicionado digital de duas zonas, central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay; computador de bordo; faróis e lanternas de neblina; sensores de chuva e crepuscular; cruise control; direção, trava, vidros e retrovisores elétricos, além de controles de tração e estabilidade, câmbio automático, mais de um modo de condução e tampa do porta-malas com abertura e fechamento elétricos.

Painel do Toyota Yaris Cross Hybrid 2021

Detalhe para o câmbio automático, ar-condicionado digital de duas zonas e para a central multimídia do Toyota Yaris Cross Hybrid

Motor e tração

O Yaris Cross usa o motor 1.5, de três cilindros, a gasolina, e um elétrico, gerando uma potência total de 118 cv (116 hp). Curioso que, além da opção com tração dianteira, o modelo terá a opção de tração integral, algo inédito.

Falando das medidas, o novo Cross tem os 2,56 m de distância entre-eixos do irmão Yaris hatch europeu (o brasileiro tem 2,55 m), mas ganhou é 24 cm de comprimento, 9 cm de altura e 2 cm de altura – sem contar que ele tem 3 cm a mais de altura em relação ao solo.

Toyota Yaris Cross
Comprimento 4,18 m
Largura 1,765 m
Altura 1,560 m
Entre-eixos 2,560 m
Combustão Híbrido
Motor 1.5 Dynamic Force, três cilindros 1.5 Dynamic Force + Toyota Hybrid System II
Transmissão Automática CVT Manual de 6 marchas Automática
Tração Dianteira Dianteira e 4×4

Yaris Cross no Brasil?

Embora não exista planos oficiais de produzí-lo em solo nacional, sem dúvida, o Yaris Cross se encaixaria como uma luva para a Toyota no Brasil. O modelo é menor e seria mais barato do que o RAV4, o que permitiria que a marca japonesa, finalmente, tivesse um representante forte no cobiçado segmento de SUVs.

Como compartilha a mesma plataforma, seria bem fácil equipá-lo tanto com o motor 1.8 16V híbrido flex quanto com o propulsor 2.0 16V Dynamic Force, do novo Corolla.

Mas podemos esperar sentados: Yaris Cross, no Brasil, só a partir de 2022.

Toyota Yaris Cross híbrido 2022

Toyota Yaris Cross híbrido no Brasil? Só a partir de 2022…

Yaris pelo mundo

Para quem não sabe, o Yaris foi lançada em 1999 e, desde então, mais de 8,7 milhões de unidades foram vendidas globalmente.

No Brasil, o Yaris foi lançado em 2018 querendo ficar mais perto do Corolla (conseguiu em preço), mas sendo, na prática, um Etios refinado. Sua linha 2020 trouxe poucas novidades e preços que ainda assustam.

ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:

Comentários (9)

  1. Esse motor não seria muito fraco para o tamanho do veículo? Tenho um Ecosport também 1.5, com mais potencia que o Toyota, mesmo assim acho o motor fraco.

    • Eu penso parecido, por isso coloquei no post que o modelo poderia ter motor 1.8 híbrido por aqui – quem sabe até a opção 2.0, mais potente.

      Como está o consumo do seu EcoSport Dragon?

      Um abraço!

  2. Realmente o Yaris é um estágio avançado do Etios.A Toyota poderia inserir mais itens de série. Mais po tecia no motor, um ar condicionado pra os passageiros que sentam atrás, lanternas de Led, controle de estabilidade e freios abs.

  3. Os veículos alemães e italianos, se destacam pelo designer e beleza.Os veículos estadunidenses e japoneses, pela confiabilidade,os veículos suecos pela segurança. Bem que o Brasil poderia produzir um veículo elétrico revolucionário, ainda nesse século.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *