Veja qual dos 25 SUVs tem o maior porta-malas do Brasil e a curiosa história do porta-malas do Jeep Renegade

Novo Chevrolet Tracker Premier 2021

Novo Chevrolet Tracker 2021 já está na lista abaixo, que compara os porta-malas dos SUVs no Brasil

Para quem ainda não reparou, os SUVs lembram muito as peruas, só que mais altos e com, pelo menos, alguma capacidade off-road. E, seguindo duas das principais características que toda station wagon deveria ter, os SUVs tentam se destacar no coração do consumidor com bom espaço interno e para bagagem – foco aqui do post. A partir disso, pesquisei 33 modelos da categoria e 25 foram selecionados, de 16 marcas diferentes. Veja qual SUV tem o maior porta-malas do Brasil!

Eu sei que, na lista abaixo, misturei tamanhos e “subcategorias” entre os SUVs, mas achei interessante dar a vocês uma visão mais geral do “tamanho do veículo” X “volume do porta-malas” X “peso”.

Nissan-Kicks-2017-Olimpiadas-Rio-de-Janeiro

Porta-malas do Nissan Kicks tem 432 litros

Algumas curiosidades do estudo

Vejam, por exemplo, levando em consideração os seus respectivos tamanhos, como o Jeep Renegade é extremamente pesado e como o Nissan Kicks é extremamente leve Renegade e Kicks já se enfrentaram aqui no De 0 a 100.

Repare como Ford EcoSport, Jac Motors T40 e o Suzuki Vitara têm a distância entre-eixos (entre as rodas) pequena, significando, na maioria dos casos, espaço interno limitado (pequeno).

Análises do “mercado” de porta-malas entre os SUVs

Dos 25 SUVs avaliados, 48% deles tem entre 400 l e 499 l de volume no porta-malas, enquanto 20% tem mais de 500 l de capacidade. Isso demonstra que o desenvolvimento de 66,7% dos SUVs abaixo levou em consideração uma qualidade das peruas que é ter bom porta-malas.

  • Mais de 600 litros – 2 modelos (8%)
  • Entre 500 e 599 litros – 3 modelos (12%)
  • Entre 400 e 499 litros – 11 modelos (48%)
  • Entre 300 e 399 litros – 8 modelos (32%)

Por outro lado, 32% dos modelos leva menos do que 400 l – deveria ser o mínimo para essa categoria. Agora, ter menos de 350 l, o que acontece com 12% dos veículos da lista, é realmente um ponto bem negativo, que pode atrapalhar bastante a venda.

Foto do porta-malas do Hyundai Creta

Porta-malas do Hyundai Creta leva 431 litros

Veja o ranking dos 24 maiores porta-malas entre os SUVs vendidos no Brasil

Finalmente, abaixo, você consegue ver a lista. Importante: usei sempre a versão mais cara, com motor não diesel como, referência.

Modelo Porta-malas Comprimento Largura Altura Entre-eixos Tanque Peso
Jac Motors T60 650 litros 4,410 m 1,800 m 1,660 m 2,620 m 50 litros 1.365 kg
Jac Motors T50 600 litros 4,345 m 1,765 m 1,640 m 2,560 m 45 litros 1.320 kg
Audi Q5 550 litros 4,663 m 1,893 m 1,659 m 2,819 m 70 litros 1.720 kg
Honda CR-V 522 litros 4,591 m 1,855 m 1,667 m 2,660 m 57 litros 1.607 kg
Hyundai New Tucson 513 litros 4,475 m 1,850 m 1,660 m 2,670 m 62 litros 1.609 kg
Renault Duster 475 litros 4,376 m 1,832 m 1,693 m 2,673 m 50 litros 1.279 kg
Audi Q3 460 litros 4,388 m 1,831 m 1,590 m 2,603 m 64 litros 1.565 kg
Jac Motors T40 450 litros 4,135 m 1,750 m 1,568 m 2,490 m 42 litros 1.155 kg
Suzuki S-Cross 440 litros 4,300 m 1,785 m 1,605 m 2,600 m 47 litros 1.270 kg
Renault Captur 437 litros 4,329 m 1,813 m 1,619 m 2,673 m 50 litros 1.352 kg
Honda HR-V 437 litros 4,329 m 1,772 m 1,586 m 2,610 m 51 litros 1.276 kg
Nissan Kicks 432 litros 4,295 m 1,760 m 1,590 m 2,620 m 41 litros 1.136 kg
Hyundai Creta 431 litros 4,290 m 1,780 m 1,635 m 2,590 m 55 litros 1.399 kg
Lifan X60 425 litros 4,405 m 1,790 m 1,690 m 2,600 m 55 litros 1.330 kg
Mitsubishi ASX 415 litros 4,360 m 1,810 m 1,635 m 2,670 m 60 litros 1.480 kg
Chery Tiggo 7 414 litros 4,505 m 1,837 m 1,670 m 2,670 m 57 litros 1.445 kg
Jeep Compass 410 litros 4,416 m 1,819 m 1,639 m 2,636 m 60 litros 1.547 kg
Chevrolet Tracker 393 litros 4,270 m 1,791 m 1,626 m 2,570 m 44 litros 1.271 kg
Suzuki Vitara 375 litros 4,175 m 1,775 m 1,610 m 2,500 m 47 litros 1.235 kg
Volkswagen T-Cross 373 litros 4,199 m 1,760 m 1,570 m 2,651 m 51 litros 1.335 kg
Ford EcoSport 356 litros 4,357 m 1,765 m 1,693 m 2,521 m 52 litros 1.469 kg
Peugeot 2008 355 litros 4,159 m 1,739 m 1,583 m 2,542 m 55 litros 1.231 kg
Chery Tiggo 5X 340 litros 4,338 m 1,830 m 1,645 m 2,630 m 57 litros 1.424 kg
Citroën C4 Cactus 320 litros 4,170 m 1,714 m 1,563 m 2,600 m 55 litros 1.214 kg
Jeep Renegade 320 litros 4,232 m 1,798 m 1,686 m 2,570 m 60 litros 1.527 kg

OBS: RAV4 e Hilux SW4 ficaram de fora porque a Toyota não disponibiliza todas as informações do quadro acima no seu site oficial. Kia Sportage, Suzuki Jimny, Hyundai ix35, BMW X1 e X3, Volvo XC40 e Mercedes-Benz GLA ficaram de fora por inconsistências ou falta de informações técnicas precisas disponíveis.

A curiosa história do porta-malas do Jeep Renegade

Quando foi lançado, o Jeep Renegade tinha um porta-malas minúsculo, com míseros 260 litros – menor do que o de vários carros, como: Fiat Uno e Argo; Renault Sandero e Kwid; Nissan March; Hyundai HB20; Volkswagen Gol, Fox e Polo; Chevrolet Onix; entre outros.

Se para um hatch compacto 260 litros é pouco (vide o Ford Ka, com pífios 257 litros), para os SUVs esse número é vergonhoso. Logo, além da falta de força e do consumo altíssimo das versões com motor 1.8 16V flex, o principal defeito do Renegade virou o seu porta-malas.

Porta-malas do Jeep Renegade

Porta-malas do Jeep Renegade era vergonhosamente minúsculo: 260 litros

Correndo atrás do prejuízo

Percebendo esse erro grave de projeto, a Jeep começou a correr atrás do prejuízo e, em 2016, alterou o revestimento interno do porta-malas e fez o seu volume subir para 276 litros – ainda sim menor do que Uno, Argo, Sandero, Kwid, Polo, Gol, Fox, Onix e outros.

As críticas continuaram pesadas e as piadas só aumentando – como “precisar pedir um Uber para fazer as compras no supermercado”.

Em 2018, a Jeep tomou a esperada e crassa medida: trocou o estepe normal por um temporário (aquele fino), fazendo o Renegade ganhar mais 44 l de volume no porta-malas, subindo para 320 litros – garantindo o “suado” empate na última colocação dos 24 SUVs aqui do post.

Para fechar, o Jeep Renegade Trailhawk, versão topo de linha do modelo, que custa a partir de R$ 145.990, leva “incríveis” 273 litros.

ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:

Comentários (2)

  1. Poderia ter incluído tb algumas peruas que ainda sobrevivem como a da Audi, volvo e algumas extintas, weekend – Spacefox – golf wagon só para comparação do porta malas.
    Seria o que tínhamos no passado com o que temos agora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *