Volvo Cars celebra 10 anos da surpreendente e inesperada parceria com a Geely

Linha completa de sedãs e SUVs da Volvo
Linha completa de sedãs e SUVs da Volvo

Como passa rápido! Há 10 anos, o mercado foi surpreendido com a notícia de uma empresa chinesa comprar uma das mais tradicionais marcas de carros da Europa, sinônimo de segurança automotiva. Agora, a Volvo Cars celebra 10 anos dessa parceria com a Geely!

Uma década atrás

No fim de março de 2010, a Volvo Cars viu uma transformação completa de seus negócios com a aquisição pela Zhejiang Geely Holding (Geely). A empresa passou de puramente europeia para uma operação global e forte no mercado de carros premium, acumulando vendas, receitas e lucros recordes ao longo desse caminho.

Em 2011, a Volvo Cars tinha 21.500 funcionários e vendas mundiais de 449.255 unidades. Em 2019, passou a ter 43.000 funcionários e vendas globais de 705.452 carros.

Linha de montagem do Volvo XC90 na Suécia
Linha de montagem do Volvo XC90 na Suécia

Renovação da frota

A partir de 2014, com o lançamento do XC90, a empresa renovou completamente seu portfólio de produtos com uma gama de novos SUVs, sedans e peruas. Todos os novos modelos são baseados na arquitetura modular SPA, desenvolvida pela Volvo, ou ainda pela arquitetura modular CMA, co-desenvolvida entre Volvo e Geely.

Seu novo portfólio provou ser um sucesso global, gerando seis recordes consecutivos de vendas e lucros – em 2019, a Volvo Cars vendeu mais de 700.000 carros pela primeira vez em seus mais de 90 anos de existência.

Só no Brasil, a marca teve um crescimento de 15,8% com quase 8.000 veículos emplacados em território nacional e, segundo ela própria, tornou-se líder no segmento de veículos eletrificados com 1.100 unidades de carros híbridos.

A empresa também expandiu sua rede de fabricação e distribuição logística em todo o mundo: começou com duas plantas industriais e uma fábrica de motores na Europa e agora possui quatro plantas de fabricação adicionais e um centro de pesquisa e desenvolvimento na China, além de uma fábrica de automóveis nos Estados Unidos.

Carroceria do Volvo XC40
Carroceria do Volvo XC40

Traçando um futuro mais elétrico

Há 10 anos, Volvo Cars e Geely traçaram um novo futuro para a marca sueca, com base em alguns elementos fundamentais: independência técnica, presença global de fabricação, identidade de marca reforçada e governança Geely.

Hoje, a Volvo Cars desenvolve uma base firme para tornar-se líder em eletrificação, condução autônoma e novos modelos de mobilidade. Tudo isso paralelamente a uma cooperação cada vez mais estreita com suas marcas irmãs sob supervisão da Geely.

“A Volvo Cars hoje está mais forte do que nunca”, diz Håkan Samuelsson, executivo-chefe da marca. “Com a Geely, começamos uma nova fase de sucesso que nos levou a um nível totalmente novo. Renovamos completamente nosso portfólio de produtos, estabelecemos uma presença global e quase dobramos nossas vendas. No futuro, continuaremos a expandir nossos negócios junto com a Geely”, afirma.

Linha de montagem da Volvo na Carolina do Sul, nos Estados Unidos
Linha de montagem da Volvo na Carolina do Sul, nos Estados Unidos

O futuro

Uma marca e um design Volvo rejuvenescidos, focados em proporções premium e incorporando uma identidade escandinava única na indústria automotiva, também levaram a empresa a novos patamares e a estabeleceram firmemente como uma alternativa completa no segmento premium.

Nos próximos anos, a Volvo Cars pretende se estabelecer como líder em eletrificação e, até 2025, almeja que metade de seu volume global de vendas seja de veículos totalmente elétricos, com os demais híbridos. Esses carros farão parte de uma nova geração de Volvos baseados na plataforma SPA2, o sucessor de sua arquitetura modular de veículos.

A empresa também visa estabelecer milhões de relacionamentos diretos com os consumidores por meio de novas formas de mobilidade e espera desempenhar um papel de liderança na introdução segura de tecnologias autônomas.

ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *