Qual é a média de consumo dos sedãs compactos premium no Brasil? Veja os mais econômicos e o mais beberrão!

Toyota Yaris Sedã XLS 2019

Toyota Yaris Sedã fez bonito na disputa pelo mais baixo consumo de combustível

Você viu aqui no De 0 a 100 quais são os sedãs compactos mais econômicos do País. Agora chegou a vez de avaliar a média de consumo dos sedãs compactos premium disponíveis no Brasil! E olha que a disputa foi bacana!

Algumas informações importantes

Nessa categoria, o número de representantes é menor. Ainda assim, listei aqui 12 possibilidades de seis veículos distintos, de seis marcas diferentes! 

Mais uma vez, os dados levantados são do Imnetro, na cidade e na estrada, com gasolina ou etanol, e estão datados de março de 2020.

Peguei sedãs concorrentes diretos, manuais e automáticos, com motores 1.0, 1.5 e 1.6, todos flex e alguns turbo – mas não coloquei nenhum 1.0 aspirado, nem versões específicas porque o mais importante aqui é o conjunto mecânico.

CAOA Chery Arrizo 5 turbo CVT 2021

CAOA Chery Arrizo 5 bebeu acima do esperado e ficou em último no comparativo

Chinês beberrão

O Caoa Chery Arrizo 5 foi o mais beberrão, com números parecidos aos do Fiat Cronos 1.8 AT6. A diferença é que o sino-brasileiro tem muito mais desempenho do que o ítalo-mineiro.

O Arrizo 5 foi seguido pelo Volkswagen Virtus 1.6, que entrega números bem mais animadores, não importando o câmbio.

Antes de ver a pesquisa, você sabia que o De 0 a 100 tem um acervo com a média de consumo real mais de 500 veículos? Clique em “Consumo Real” e conheça!

Teste do Volkswagen Virtus Highline 1.0 TSI

Japoneses e o turbo

Mas a disputa ficou mesmo entre os dois japoneses, com motor 1.5 16V, e o alemão, com propulsor 1.0 12V turbo. City, Yaris e Virtus fizeram uma disputa bonita, sendo vencida, com aperto, pelo Toyota.

Consumo em km/l   Etanol Gasolina
Motor Cidade Estrada Cidade Estrada
CAOA Chery Arrizo 5 1.5 CVT 1.5 16V turbo 6,7 8,4 9,9 12,1
Honda City 1.5 1.5 16V 8,6 10,3 12,4 14,6
Honda City 1.5 CVT 1.5 16V 8,5 10,3 12,3 14,5
Toyota Yaris Sedã 1.5 1.5 16V 8,3 10,1 12 14,6
Toyota Yaris Sedã 1.5 CVT 1.5 16V 9 10,6 13 14,5
Volkswagen Virtus 1.6 1.6 16V 8,2 9,5 11,9 13,8
Volkswagen Virtus 1.6 AT6 1.6 16V 7,8 9,8 10,8 13,8
Volkswagen Virtus 1.0 TSI AT6 1.0 12V turbo 7,8 10,2 11,2 14,6

Mais concorrentes

O Chevrolet Onix Plus, além de “rebaixar” o Prisma, agora chamado de Joy Plus (péssimo nome), cresceu e tirou o Cobalt de linha. Por isso, acho justo que ele entre aqui nessa disputa, mas, apenas, com motor turbo.

Chevrolet Onix Plus Premier turbo

Chevrolet Onix Plus subiu a régua de consumo do segmento

Outro que vale fazer parte desse comparativo é o Nissan Versa 1.6, que se equipara com os sedãs aqui do post em tamanho e motorização.

Mais uma vez o Renault Logan, que também deveria estar aqui com propulsor 1.6, sofre com a falta de informações públicas atualizadas e precisas sobre consumo, por isso ficou de fora.

Consumo em km/l   Etanol Gasolina
Motor Cidade Estrada Cidade Estrada
Caoa Chery Arrizo 5 1.5 CVT 1.5 16V turbo 6,7 8,4 9,9 12,1
Honda City 1.5 1.5 16V 8,6 10,3 12,4 14,6
Honda City 1.5 CVT 1.5 16V 8,5 10,3 12,3 14,5
Toyota Yaris Sedã 1.5 1.5 16V 8,3 10,1 12 14,6
Toyota Yaris Sedã 1.5 CVT 1.5 16V 9 10,6 13 14,5
Volkswagen Virtus 1.6 1.6 16V 8,2 9,5 11,9 13,8
Volkswagen Virtus 1.6 AT6 1.6 16V 7,8 9,8 10,8 13,8
Volkswagen Virtus 1.0 TSI AT6 1.0 12V turbo 7,8 10,2 11,2 14,6
Chevrolet Onix Plus turbo 1.0 12V turbo 9,6 12,2 13,7 17
Chevrolet Onix Plus turbo AT6 1.0 12V turbo 8,6 10,9 12 15
Nissan Versa 1.6 1.6 16V 8,4 10 12,6 14,4
Nissan Versa 1.6 CVT 1.6 16V 7,8 10 11,6 14,1

Consumo apenas dos manuais

Na disputa ampliada, entre os manuais, o Onix Plus, outra vez, mostrou a superioridade do seu projeto mais novo e moderno. City e Versa até tentaram, mas o carro com nome feio (esse Plus…) da Chevrolet venceu.

Consumo em km/l   Etanol Gasolina
Motor Cidade Estrada Cidade Estrada
Honda City 1.5 1.5 16V 8,6 10,3 12,4 14,6
Toyota Yaris Sedã 1.5 1.5 16V 8,3 10,1 12 14,6
Volkswagen Virtus 1.6 1.6 16V 8,2 9,5 11,9 13,8
Chevrolet Onix Plus turbo 1.0 12V turbo 9,6 12,2 13,7 17
Nissan Versa 1.6 1.6 16V 8,4 10 12,6 14,4
Volkswagen Virtus 2019

Volkswagen Virtus foi bem, mas eu consegui números melhores do que os do Inmetro

Consumo apenas dos automáticos

Entre os automáticos a disputa foi muito mais intensa. Onix Plus foi recebido numa briga de igual para igual pelo Yaris Sedã, com City vindo no vácuo e com o Virtus turbo logo atrás. Empate entre Chevrolet e Toyota.

Consumo em km/l   Etanol Gasolina
Motor Cidade Estrada Cidade Estrada
Caoa Chery Arrizo 5 1.5 CVT 1.5 16V turbo 6,7 8,4 9,9 12,1
Honda City 1.5 CVT 1.5 16V 8,5 10,3 12,3 14,5
Toyota Yaris Sedã 1.5 CVT 1.5 16V 9 10,6 13 14,5
Volkswagen Virtus 1.6 AT6 1.6 16V 7,8 9,8 10,8 13,8
Volkswagen Virtus 1.0 TSI AT6 1.0 12V turbo 7,8 10,2 11,2 14,6
Chevrolet Onix Plus turbo AT6 1.0 12V turbo 8,6 10,9 12 15
Nissan Versa 1.6 CVT 1.6 16V 7,8 10 11,6 14,1
Nissan Versa SL CVT 2019

Nissan Versa tem consumo honesto

Resumo da obra

Chevrolet Onix Plus, definitivamente, criou um novo padrão para o segmento de sedãs compactos e compactos premium no Brasil, elevando a régua em termos de consumo. Baixo peso e projeto moderno fazem a diferença – e olha que ele pode evoluir se a GM atualizar o motor (com injeção direta de combustível, por exemplo).

Os japoneses fizeram o possível para vencer, com grande destaque para o Toyota Yaris Sedã, tendo o Honda City logo atrás. Mas ambos sofrem com projetos antigos e mais limitados, que carecem renovação. O mesmo vale para o Nissan Versa, que, em breve, será totalmente renovado (e muito bem-vindo) por aqui!

Visual do Honda City EXL

Em consumo, Honda City ficou sempre na disputa pelo Top 3 do segmento

Já o Volkswagen Virtus demonstrou eficiência e teve números bons, embora eu tenha conseguido, na prática, consumo melhor do que o do Inmetro (veja no vídeo acima), que colocaria esse ótimo sedã na briga pela liderança do post.

Por último, o Caoa Chery Arrizo 5 já entrou na disputa, mas precisa melhorar bem a sua média de consumo.

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