O que podemos esperar do novo Volkswagen Nivus?

Depois de usar uma estratégia que não gosto muito, de informações a conta gotas, o mais importante finalmente aconteceu: o novo Volkswagen Nivus finalmente foi apresentado! Ele é maior que o T-Cross mas ficará situado um degrau abaixo em preço – que ainda não foi revelado oficialmente. O que podemos esperar dele?

Design do Volkswagen Nivus Highline
Volkswagen Nivus Highline

Podemos esperar muito!

Bem, podemos esperar realmente muito! Se ele chegar com um preço bem agressivo, mesmo 1.0 (motor que não costuma agradar os donos de SUV), poderá brigar pela ponta do segmento – algo que o T-Cross realmente nunca conseguiu fazer de maneira frequente.

E mais: se o Nivus tiver mesmo um ótimo preço, poderá levar a Volkswagen não só para o topo do segmento (numa dupla dinâmica com o seu irmão) mas, quem sabe, até para o topo do mercado nacional.

O que diz o presidente

“O Nivus é um marco para a Volkswagen na América do Sul. É o primeiro modelo desenvolvido na região e que será produzido e comercializado também no mercado europeu, um dos mais competitivos do mundo”, afirma Pablo Di Si, Presidente e CEO da Volkswagen América Latina. “Desde 2017, renovamos por completo o nosso portfólio, na maior ofensiva de produtos da história da Volkswagen na região. O Nivus inaugura na América do Sul também o nosso New Brand Design. É muito mais do que um novo logo da marca. É uma atitude de marca, com novas cores, mais próxima das pessoas”, destaca Di Si.

Volkswagen Nivus: do Brasil para o mundo, em etapas

O novo modelo foi desenvolvido pela Volkswagen América do Sul e será produzido inicialmente na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), para comercialização no mercado latino-americano.

O Nivus será lançado oficialmente no mercado brasileiro nas próximas semanas. Na América do Sul, a Argentina o recebe no fim do 2º semestre deste ano e os outros países no 1º semestre de  2021. Depois é a vez da Europa, onde o veículo será fabricado e lançado no 2º semestre do ano que vem.

Traseira do Volkswagen Nivus
Visual do Volkswagen Nivus é um dos pontos altos do veículo

Visual do Volkswagen Nivus

Em linhas gerais, gostei mais do que vi no visual do Nivus do que no T-Cross. O novo carro ficou com design mais marcante e próprio, reduzindo, de maneira considerável, o “efeito cópia” que a Volkswagen vem adotando em seus modelos nos últimos anos (exemplo: Voyage, Virtus e Jetta).

Curioso que a marca, no passado, como em 2012, adotou una linha visual muito bonita mas extremamente parecida para os seus carros. Ela até admitiu o erro depois.

SUV cupê

Normalmente, um cupê é um veículo de duas portas, com algumas características mais específicas na carroceria. Mas o termo tem sido usado mais amplamente pela indústria e é o que a Volkswagen fez, tratando o Nivus praticamente como um “SUV cupê” – Mercedes-Bens e Porsche, por exemplo, fazem o mesmo.

Perfil do Volkswagen Nivus
Perfil do Volkswagen Nivus valoriza o estilo cupê

E a VW fala isso do Nivus, cujos primeiros sketches começaram há cerca de quatro anos, por causa da sua “queda” da coluna C (A é a do para-brisa; B a central e C a da coluna traseira), considerado pela marca um dos destaques de design da novidade.

Veja pela imagem acima (da lateral) que também mostra os protetores da para-lamas (nada de mais) edas rodas de liga leve de 17″ (versão mais simples terá 16″), com desenho bacana e que devem ter pneus caros.

Nova logomarca (logo) da Volkswagen
Nova logomarca (logo) da Volkswagen ficou muito bacana

Dianteira

Na parte frontal, destaque para a grade dupla, separada pelo suporte da placa, e pela conexão dos faróis na grade superior. Gostei muito do conjunto, que tem um detalhe especial com os faróis de neblina em posição vertical.

Faróis, DRL (daytime running light) e faróis de neblina são todos de LED. Eu não poderia me esquecer que a grade superior também abriga a nova e bacana logomarca da Volkswagen (incrível como uma mudança tão sutil tornou o logo tão bacana) – é a sua estreia na América do Sul.

Volkswagen Nivus Highline
Volkswagen Nivus Highline tem DRL e rodas de 17″

Traseira

A parte traseira também me agradou, lembrando bastante a de um hatch médio, tipo o Ford Focus, por causa da “queda” da coluna C que comentei.

Na tampa do porta-malas (de 415 litros), a marca adotou um elemento horizontal para unir as lanternas de LED, formando uma peça única, que passa a sensação de que o modelo é maior e mais chique. As lanternas começam na tampa traseira e se prolongam até parte da lateral.

Na parte superior, uma solução bastante comum para (tentar) aumentar o efeito de esportividade: um spoiler integrado à tampa traseira provoca um efeito de prolongamento do teto – o meu March tem isso.

Volkswagen Pointer e Volkswagen Nivus
Volkswagen Nivus lembra o Pointer, mas aventureiro e do século 21 – Foto do Pointer: Reprodução do site da Quatro Rodas

Pointer do século 21

O Gustavo Martin de Morais fez um comentário excelente no vídeo do canal do De 0 a 100 no Youtube dizendo que o Nivus lembra o Pointer! Concordo plenamente! É tipo o Pointer do século 21, anabolizado, estilo aventureiro!

Conectividade

O VW Play é uma das principais inovações do Nivus. A central multimídia, totalmente desenvolvida no Brasil, que não será de série em todas as versões, tem tela de 10″ de alta resolução, sensível ao toque, antirriscos e com ‘botões virtuais’, e oferece recursos de conectividade e uma série de serviços e streaming.

Junto com o Active Info Display (quadro de instrumentos digital), o Nivus tem duas telas de 10″ cada em seu painel, criando um grande diferencial de mercado. O “cockpit digital”, como a marca está chamando, pode ser comandada pelos botões no novo volante, o mesmo utilizado pelo Novo Golf.

Loja e aplicativos

Junto com o Nivus estreia também a VW Play APPs, uma loja virtual exclusiva para o cliente Volkswagen, para download de aplicativos direto pelo VW Play, com a mesma facilidade com que se baixa um aplicativo num smartphone.

VW Play do Volkswagen Nivus Highline
VW Play é destaque no centro do painel do Volkswagen Nivus Highline

São 10 GB de memória para download de uma série de apps, como Estapar (estacionamento), 12 min (audiobook), Ubook (audiobook), Porto Seguro (seguros), Deezer (música), Waze (navegação) e iFood (delivery de comida).

Mais diferenciais do VW Play

O VW Play oferece ainda Manual Cognitivo integrado ao veículo (possibilita tirar dúvidas referentes ao manual do proprietário diretamente no sistema), capacidade para ler muitos formatos de mídia e de conectividade com smartphones Android e Apple – neste caso, é o primeiro carro do Brasil com espelhamento sem fio.

Segurança

O Nivus usa a plataforma modular MQB, mesma do Polo, Virtus e T-Cross, e terá itens de segurança interessantes. Confira alguns:

  • Detector de fadiga;
  • Isofix e top-tether para fixação de cadeirinha infantil no banco traseiro;
  • Kessy (abertura das portas e partida do motor sem contato com a chave);
  • Seis airbags;
  • Freio a disco nas quatro rodas com ABS, EBD e ESS;
  • Controles eletrônicos de estabilidade e tração;
  • Bloqueio eletrônico do diferencial;
  • Auxílio de partida em rampa (HHC);
  • Câmera de marcha à ré;
  • Faróis e as lanternas em LED, assim como o DRL (Daytime Running Light).

Controle de velocidade de cruzeiro adaptativos e freada de emergência

Entre os diferenciais de segurança, os destaques ficam para dois novos:

  • ACC (Adaptive Cruise Control) – está entre os itens mais avançados do Nivus. Ele permite ao motorista ajustar a velocidade e a distância que deseja trafegar em relação ao veículo à frente, e o sistema é capaz de acelerar e frear automaticamente. É o único modelo no segmento de compactos no Brasil.
  • AEB (Autonomous Emergency Brake) – recurso que, ao identificar o iminente risco de uma colisão frontal, freia o carro de maneira autônoma, evitando, em alguns casos, completamente uma colisão.
Painel do Volkswagen Nivus Highline
Painel do Volkswagen Nivus Highline. Espere um espaço interno bem próximo do Polo

Equipamentos do Volkswagen Nivus

Os equipamentos ainda não foram oficialmente divulgados, mas pegue a lista do Polo que você terá praticamente quais serão os itens de série e os opcionais do Nivus.

A versão de entrada, Trendline (ou 200 TSI), será equipada, de fábrica, com seis airbags, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, bloqueio eletrônico do diferencial, ar-condicionado, direção com assistência elétrica,  banco traseiro bipartido e rebatível, quadro de instrumentos convencional (sem Active Info Display), computador de bordo, volante com ajuste de altura e profundidade, cruise control, sensor de estacionamento traseiros, travas e vidros elétricos, rodas de liga leve de 16″, faróis com luzes diurnas de LED, lanternas de LED, retrovisores elétricos com repetidores de seta, rack de teto, central multimídia Composition Touch (7″), entre outros.

Motor e câmbio do Volkswagen Nivus

O Nivus terá apenas uma opção de câmbio, automático de seis marchas, e motor: 1.0 12V TSI (família EA211), de três cilindros e injeção direta de combustível, que desenvolve 116 cv de potência com gasolina e 128 cv com etanol, ambos atingidos a 5.500 rpm, além de 20,4 mkgf de torque (200 Nm), entre 2.000 rpm e 3.500 rpm, com qualquer combustível.

Motor do Volkswagen Nivus
Motor do Volkswagen Nivus é o velho conhecido e eficiente 1.0 12V TSI (turbo flex)

Detalhe que Nivus terá sistema Start & Stop. O motor 200 TSI é produzido na fábrica de São Carlos (SP) e também equipa Polo, Virtus e T-Cross.

Medidas do Volkswagen Nivus X Concorrentes

Montado sobre a plataforma MQB – que permite flexibilidade de construção graças aos parâmetros variáveis (entre eles, a distância entre-eixos) – o Nivus oferece espaço interno muito próximo ao do Polo, só que com mais espaço para a cabeça de quem vai atrás. Ou seja, três adultos terão dificuldades de viajar com conforto no banco traseiro.

São 4.266 m de comprimento, 1.757 m de largura, 1.493 m de altura e 2.566 m de distância entre-eixos. A abertura da tampa do porta-malas pode ser feita por um dos ‘botões virtuais’ do VW Play.

Volkswagen T-Cross Highline 2020
Embora seja menor por fora, T-Cross tem mais espaço interno do que o Nivus – que tem porta-malas maior e visual mais bonito

Confira as dimensões do Nivus e de seus concorrentes diretos

ModeloPorta-malasComprimentoLarguraAlturaEntre-eixosTanquePeso
Chery Tiggo 5X340 litros4,338 m1,830 m1,645 m2,630 m57 litros1.424 kg
Chevrolet Tracker393 litros4,270 m1,791 m1,626 m2,570 m44 litros1.271 kg
Citroën C4 Cactus320 litros4,170 m1,714 m1,563 m2,600 m55 litros1.214 kg
Ford EcoSport356 litros4,357 m1,765 m1,693 m2,521 m52 litros1.469 kg
Honda HR-V437 litros4,329 m1,772 m1,586 m2,610 m51 litros1.276 kg
Hyundai Creta431 litros4,290 m1,780 m1,635 m2,590 m55 litros1.399 kg
Jac Motors T40450 litros4,135 m1,750 m1,568 m2,490 m42 litros1.155 kg
Jac Motors T50600 litros4,345 m1,765 m1,640 m2,560 m45 litros1.320 kg
Jeep Compass410 litros4,416 m1,819 m1,639 m2,636 m60 litros1.547 kg
Jeep Renegade320 litros4,232 m1,798 m1,686 m2,570 m60 litros1.527 kg
Lifan X60425 litros4,405 m1,790 m1,690 m2,600 m55 litros1.330 kg
Mitsubishi ASX415 litros4,360 m1,810 m1,635 m2,670 m60 litros1.480 kg
Nissan Kicks432 litros4,295 m1,760 m1,590 m2,620 m41 litros1.136 kg
Peugeot 2008355 litros4,159 m1,739 m1,583 m2,542 m55 litros1.231 kg
Renault Captur437 litros4,329 m1,813 m1,619 m2,673 m50 litros1.352 kg
Renault Duster475 litros4,376 m1,832 m1,693 m2,673 m50 litros1.279 kg
Suzuki S-Cross440 litros4,300 m1,785 m1,605 m2,600 m47 litros1.270 kg
Suzuki Vitara375 litros4,175 m1,775 m1,610 m2,500 m47 litros1.235 kg
Volkswagen Nivus415 litros4,266 m1,757 m1,493 m2,566 m52 litros1.199 kg*
Volkswagen T-Cross373 litros4,199 m1,760 m1,570 m2,651 m51 litros1.335 kg

*: Dado divulgado na Quatro Rodas. Lembrando que Volkswagen Polo 1.0 TSI e T-Cross 1.0 TSI pesam, respectivamente, 1.178 kg e 1.335 kg.

Visual da traseira do Volkswagen Nivus Highline
Visual da traseira do Volkswagen Nivus Highline agrada também

Preços do Volkswagen Nivus

Os preços do Nivus ainda não foram anunciados oficialmente. Mas apurei junto a uma fonte os (altos) valores aproximados e quais devem ser as versões:

  • Volkswagen Nivus Trendline (ou 200 TSI – fonte não quis confirmar): R$ 80.000
  • Volkswagen Nivus Comfortline: R$ 89.000
  • Volkswagen Nivus Highline: R$ 98.000

Os números não incluem o preço do frete, pintura e opcionais.

Resumo da Obra

Como falei no início, a expectativa em torno do Nivus é enorme. Ele representa para a Volkswagen muito mais do que “apenas” o lançamento de um novo carro: ele é o passaporte para uma nova marca, mais jovem, moderna e conectada, num movimento que começou com o Polo – mantendo pilares do passado construídos ao longo de anos.

Visual do Volkswagen Nivus Highline
Volkswagen Nivus Highline

Por isso, o seu preço é fundamental. Se for caro demais, não fará sentido comprá-lo visto que o T-Cross compartilha o mesmo conjunto mecânico, é mais espaçoso e, com certeza, será atualizado com todos os diferenciais do Nivus – menos o volume do porta-malas.

Logo, preço agressivo é uma peça chave para o sucesso, pois o modelo chegará com ótimas qualidades. Deixo a minha sugestão utópica para a marca (a partir de):

  • Volkswagen Nivus PCD: R$ 69.990
  • Volkswagen Nivus Trendline (ou 200 TSI): R$ 74.990
  • Volkswagen Nivus Comfortline: R$ 79.990
  • Volkswagen Nivus Highline: R$ 84.990

ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:

Comentários