Por que escolhi película V-Kool e não 3M para o meu Nissan March SL CVT?

Nissan March Stormtrooper

Um dos motivos para o meu Nissan March ganhar o apelido de Stormtrooper foi a sua película

Como vocês sabem, gosto muito das películas automotivas da 3M. Já tive e estudei outras marcas, mas, com o tempo, a 3M se tornou a minha referência. Isso até o início de 2018, quando, desde então, todos os meus carros, como o Ford Ka SE Plus e o Nissan March SL CVT, passaram a ter película V-Kool.

Propriedade para comparar V-Kool e 3M

Reconheço a qualidade e continuo gostando da 3M, mas, até para a minha surpresa, achei a V-Kool muito superior. E não falo isso da boca para fora. Falo isso de quem pôde, por mais de 2 anos, testar a V-Kool contra a topo de linha da 3M, quase todos os dias.

No meu carro atual, que será revelado assim que o meu canal do Youtube atingir 10.000 inscritos (se inscreva!), comprado em 2017, tenho 3M: Color Stable nas laterais e Crystalline no para-brisa. No meu ex Ka (comprado em 2018) e no meu March (de 2019), instalei V-Kool.

Some-se a isso toda a pesquisa que venho fazendo sobre películas desde 2013, que me permitiu conhecer outras marcas como Insulfilm, Intercontrol e WindowBlue – todas, pelo menos, um degrau (ou mais) abaixo das protagonistas desse post.

Logo, tenho propriedade para falar.

Comparativo entre as películas da V-Kool e da 3M

Comparativo entre as tecnologias das películas da V-Kool e da 3M

Tecnologias diferentes

Basicamente, a prinicpal diferença entre as películas das duas marcas está na tecnologia embarcada de cada uma.

  • 3M (e outras): trabalha rejeição de calor através de absorção. O calor fica retido no vidro, e, com o movimento do carro, o calor se dissipa.
  • V-Kool: trabalha rejeição de calor através de reflexão. Os raios infravermelhos são refletidos assim que chegam até a película, gerando menor absorção de calor no vidro.

Essa tecnologia de reflexão da V-Kool é chamada de XIR e é alcançada por um processo industrial mantido em segredo. Suas películas são produzidas utilizando metais nobres como ouro, titânio e oxido de índio.

Painel do Nissan March SL CVT 2019

Interior do Nissan March SL CVT fica mais agradável com a película V-Kool

Diferença na prática

Com o carro em movimento, essa diferença entre as duas marcas é menos sentida.

Mas, com o veículo parado, como acontece muito na cidade, é nítida a diferença de temperatura dentro dele, como pude perceber nesses mais de dois anos e comprovar também com esse teste prático – depois quero voltar a fazer um mais detalhado, como esse aqui.

Em relação à 3M, que faz um bom trabalho, a V-Kool garante um interior muito mas agradável termicamente falando, com uma visibilidade (nitidez ótica) excelente!

Tipos de película

3M

Embora você possa pedir para elas serem instaladas em qualquer vidro, normalmente, na linha 3M, as películas são separadas para os vidros laterais, traseiro e pára-brisa. Além das que falei nesse post, a 3M hoje trabalha também com as linhas Ceramic e Black Chrome.

Película V-Kool do Nissan March SL

Película V-Kool do Nissan March SL

V-Kool

A V-Kool, abertamente, adotou o “instale a película que você achar mais adequada no vidro que você quiser do seu veículo”. Ou seja, oferece qualquer película para qualquer vidro do carro. Mas fique atento à escolha e não saia fazendo combinações loucas e que infrinjam a lei.

São muitos tipos e possibilidades e, antes de apresentá-los, fica uma sugestão: não importando o modelo, sempre dê preferência por películas “mais claras” no para-brisa – que permitem que o máximo de luz passe (LVT mais alta), como fiz no March.

Linha Signature (V6)

A Signature é a porta de entrada para as películas automotivas da V-Kool. São três modelos que variam de acordo com a luz visível transmitida, refletida, energia solar rejeitada e rejeição dos raios ultra violeta (UV).

Modelo SIGNATURE Luiz visível transmitida Luz visível refletida Energia solar rejeitada Rejeição UV
V6 Signature 37K 42% 9% 48% 99%
V6 Signature 28K 31% 11% 54% 99%
V6 Signature 14K 15% 17% 54% 99%

Linha Stature (V8)

A Stature é a linha intermediária da V-Kool. Com mais tecnologia embarcada no seu processo de produção, são seis opções para serem escolhidas.

Modelo STATURE Luiz visível transmitida Luz visível refletida Energia solar rejeitada Rejeição UV
V8 Stature X75 78% 10% 42% 99%
V8 Stature X68 67% 23% 50% 99%
V8 Stature X40 39% 15% 59% 99%
V8 Stature X25 24% 10% 59% 99%
V8 Stature X15 16% 14% 66% 99%
V8 Stature X5 8% 9% 63% 99%

Linha Solitaire (V12)

Já a Solitaire é o topo de linha da marca, com cinco opções que entregam tudo que a V-Kool oferece em termos de qualidade e eficiência.

Modelo SOLITAIRE Luiz visível transmitida Luz visível refletida Energia solar rejeitada Rejeição UV
V12 Solitaire VK 70+ 75% 9% 54% 99%
V12 Solitaire VK 70 71% 9% 55% 99%
V12 Solitaire VK 55 57% 8% 60% 99%
V12 Solitaire VK 40 46% 10% 62% 99%
V12 Solitaire VK 30 36% 14% 66% 99%

Comparando os modelos

Não preciso nem fazer muitas comparações entre os modelos disponíveis, pois os números falam por si. Mas veja, por exemplo, a V12 Solitaire VK 30 e a V8 Stature X5. A partir disso percebemos a diferença de tecnologia embarcada.

Em relação à 3M (veja os índices aqui), um ponto que se destaca muito, como comentei acima, é a diferença da energia solar rejeitada – muito maior na V-Kool.

Nissan March SL CVT

Meu Nissan March SL, agora de traseira, alguns dias antes de receber a película V-Kool

Controle térmico e visibilidade

Todos são modelos avançados (dentro das três categorias que fiz aqui) e tem foco principal no controle térmico e na visibilidade. No mercado, ainda conseguimos encontrar outros tipos de películas, como a de “segurança” ou “anti-vandalismo”, chamada de maneira errada por muita gente como “semi blindada” (não tem nada de blindada, nem “semi”).

Essa película se assemelha mais à “básica” (veja as categorias aqui), mas seu filme é mais espesso, aumentando a segurança dos ocupantes em caso de um acidente, pois ajuda na retenção dos cacos de vidro, e dificulta um pouco mais (não impede) a quebra do vidro.

A V-Kool ainda não comercializa opções do tipo segurança no Brasil. Porém, a Eastman, sua fabricante, trabalha com esse tipo de película, mas com outras de suas marcas, como a Suntek.

Resumo da obra

Gosto da 3M, mas a V-Kool é produto superior, por isso, desde quando a conheci, todos os meus carros tiveram películas da marca: ex-KaMarch. Confesso que até orcei trocar a película 3M do meu carro pessoal (de 2017) pela V-Kool, mas preferi deixar para o meu futuro novo veículo.

Na hora de escolher a sua película, sempre leve em consideração as marcas mais conhecidas e com produtos mais refinados, mesmo que elas custem um pouco mais. Assim como óculos escuros ou de grau, quando sempre investimos na melhor qualidade possível, o mesmo deve ser feito no caso das películas para o seu carro.

Em pouquíssimo tempo você terá o retorno do seu investimento pago a mais dividido em conforto visual, térmico, dermatológico e na segurança. E, hoje, a melhor película automotiva disponível no Brasil é a V-Kool.

Ford Ka SE Plus 2019 de Renato Parizzi

Meu ex-Ford Ka SE Plus exibindo as suas películas da V-Kool

Algumas dicas para quem vai mandar instalar uma película automotiva:

  • Sempre respeite a lei;
  • Escolha o produto mais adequado para a sua necessidade;
  • Leve o seu veículo em lojas de confiança, que ofereçam um ambiente adequado para a instalação da película, como a LuxGlass;
  • Peça sempre para ver a película antes da instalação e peça para que a loja mantenha as marcas que vêm nas películas durante a instalação (você pode removê-las depois, em casa);
  • Exija o certificado de garantia da sua película. Se a loja enrolar ou você notar que a garantia não virá com a nota fiscal, fuja do lugar com o seu carro e procure uma loja de confiança.
  • Desconfie de preço excessivamente baixos: provavelmente a película é de péssima qualidade.

ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:

Comentários (5)

  1. Mandei tirar a película window blue instalada no meu Corolla tem 5 meses – qualidade péssima e preço salgado. Parecia e película do meu Celta de 2000… Consegui pegar a grana de volta e investi em outro acessório na ccs. Acabei colocando película 3m no carro e gostei. Abs

    • Que situação chata, hein? A concessionária Toyota te deu alguma explicação? Qual foi o problema da película exatamente? Um abraço!

      • A ccs me ajudou a pegar o dinheiro de volta, pois a instalação da película ridícula foi feita por uma empresa terceira. Película estava descolando, distorcendo a visão (principalmente de noite) e ajudava pouco a manter dentro do carro confortável – vidro esquentava muito no sol.

  2. Parizzi, coloquei V-Kool na minha BMW na Lux Glass e graças à citar o seu blog ganhei desconto! Isso foi no ano passado! Valeu cada centavo investido!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *