Como antecipei em junho, March vai sair de linha no Brasil! Veja os planos da Nissan até 2022!

Renato Parizzi com seu Nissan March SL automático 2020

No momento em que fui tirar o meu Nissan March SL CVT da concessionária

A história do March no Brasil, como um veículo novo, está chegando ao fim. A marca confirmou e o modelo não será mais produzido em Resende (RJ). Antecipei essa informação ainda em junho, mas sem dar certeza absoluta, pois a minha fonte não confirmou a batida de martelo da Nissan, que aconteceu, pelo visto, em julho. Além dessa decisão, veja os planos da Nissan até 2022.

O fim do March

Entre junho e agora, comentei com algumas pessoas sobre isso e, unanimemente, sempre ouvia as perguntas “mas s por que ele está sendo aposentado?”; “ele é um carro tão bom. Por que está saindo?”. Aproveito para ir além:  Para os donos do carro, como eu, devemos nos desesperar?

A confirmação

O comunicado oficial da Nissan sobre o assunto foi simples e direto:

“Como parte natural do ciclo de vida do produto e para a adequação de sua capacidade de produção à realidade do mercado, a Nissan decidiu encerrar a fabricação do Nissan March em seu Complexo Industrial de Resende. “A Nissan assegura que mantém inalterado todos os serviços de manutenção e reposição de peças para os proprietários das diferentes versões do modelo, que teve uma longa trajetória de sucesso no país”.

Por que ele está saindo?

Essa decisão não foi tomada de um dia para outro e é um conjunto de fatores. Mas, segundo a minha fonte, originalmente, o March ficaria no mercado até o final de 2021. Entretanto, a pandemia de Covid-19 acelerou os planos da montadora.

Painel do Nissan March SL CVT 2019

Painel do Nissan March SL 1.6 CVT 2020 – último ano do modelo

E são vários os vários fatores para isso acontecer:

  1. Produto com projeto antigo e superado em termos de tecnologia, acabamento, conforto e, especialmente, segurança – ganhou notas baixas no crash test da Latin NCap e, até hoje, não conta com controles de tração e de estabilidade, cinto de três pontos e apoio de cabeça para todos os ocupantes e ISOFIX para fixação de cadeirinha infantil.
  2. Custo de produção ficou ainda mais alto por causa da pandemia, como expliquei em outro post
  3. E, custo de produção alto, para um veículo de produção de baixa escala, já que vende pouco, faz o valor ficar insustentável: pagar R$ 69.990 num March não compensa de jeito nenhumpaguei menos de R$ 52 mil no meu no ano passado, num valor bem justo para o que o modelo oferece;
  4. E esse custo seria ainda mais alto se o o modelo fosse adequado à legislação brasileira de segurança e emissão de poluentes.
Nissan-March-Active-2015-Brasil

Visual original do March mexicano, lançado em 2011 no Brasil

Por tudo isso, o March deixou de ser atrativo. Na verdade, já deixou de ser atrativo há alguns anos, uma vez que o carro vem vendendo cada vez menos, ano a ano. Confira os números de emplacamentos, de acordo com a Fenabrave:

Emplacamentos do March no Brasil

  • 2011 – 6.939 unidades
  • 2012 – 33.149 unidades
  • 2013 – 24.255 unidades
  • 2014 – 24.650 unidades
  • 2015 – 23.023 unidades
  • 2016 – 18.376 unidades
  • 2017 – 14.052 unidades
  • 2018 – 11.947 unidades
  • 2019 – 6.897 unidades
  • 2020 – 2.602 unidades (janeiro a agosto)
  • Total: 165.890 unidades
Nissan-March-SL-Colors-2016-flex

Nissan March SL Colors foi uma versão especial do compacto

E os donos do March, como eu, devem se desesperar?

Não, não devemos! Mas é lógico que é um balde de água fria para quem comprou o carro há pouco tempo. Por mais que eu goste demais do meu SL CVT, me desanimei muito com o futuro com o veículo.

Mas não é o fim do mundo e é algo natural na indústria. O March deixa de ser fabricado 0 km, mas continua existindo. E a Nissan, como explicado no comunicado acima, garantiu todos os cuidados com o pós-venda.

Nissan-fabrica-plant-planta-factory-Brasil-Rio-de-Janeiro-March-hatch

March inaugurou a linha de produção da Nissan em Resende (RJ), em 2014

Mistura de todos

E o March compartilha centenas de componentes com seu irmão Versa V-Drive, como painel, volante, acabamento, parafusos, chicotes, entre outros.

Os motores 1.0 e 1.6 do March são os mesmos dos primos (de primeiro grau) Kicks, Versa V-Drive e futuro novo Versa, e dos de segundo grau: Kwid, Sandero, Logan, Duster e Captur.

Nissan-New-March-2015-Brasil-novo

Visual final do March chegou em 2014, quando ele virou nacional. Curiosidade: em outros mercados, ele é vendido como Micra

Alguns pontos interessantes sobre o March

  • Primeiro carro popular da Nissan no Brasil, ele começou a ser vendido no País em 2011, importado do México;
  • March foi o responsável por inaugurar a linha da produção da fábrica da Nissan em Resende (RJ), em 2014;
  • Quando o ponto acima acontece, o March foi reestilizado, ganhando o design que tem hoje. Desde então, apenas rodas, emblemas e máscaras nos faróis e lanternas foram alterados visualmente falando;
  • Desde o seu lançamento, somando os mexicanos e os brasileiros, foram emplacados 165.469 unidades do March, de acordo com a Fenabrave (veja mais acima).
Novo Nissan Kicks 2022

Novo Nissan Kicks chega no primeiro semestre de 2021

Os planos futuros da Nissan para o Brasil até 2022

Com o fim da linha para o March, a fábrica carioca ficará ocupada na produção da antiga geração do Versa, agora chamada V-Drive, e pelo Kicks, que será reestilizado no primeiro semestre de 2021 (mais provável entre fevereiro e março).

Mas, antes do SUV mudar, teremos a chegada do novo Versa, já confirmada pela Nissan para o último trimestre do ano. Com motor 1.6 16V, ele será importado do México nesse primeiro momento, com boas chances de virar nacional no futuro.

Novo Nissan Versa 2021

Novo Nissan Versa chega ainda em 2020

Sentra e Mini Kicks

Segundo minha fonte, depois do Kicks, o próximo a mudar será o Sentra, previsto para o segundo semestre de 2021. Ele que chegará em sua nova geração com visual bonito demais (PQP)! Se tiver bom posicionamento de preço e mais eficiência (além de volume), poderá vender bem.

Para 2022, o que podemos chamar de substituto do March será lançado, mas não será o interessante novo March vendido na Europa. Mas sim um “Mini Kicks” baseado no conceito Magnite, conforme antecipou o amigo Marlos Ney Vidal, do Autos Segredos.

Novo Nissan Sentra 2022 Brasil

Novo Nissan Sentra chega em 2021 ao Brasil

Ele seria uma espécie de Renault Kwid, só que maior, mas bem acabado e equipado – um produto potencialmente mais interessante do que o irmão francês. Vamos aguardar.

  • 2020 – Terceiro trimestre: March sai de linha e velho Versa vira V-Drive
  • 2020 – Quarto trimestre: lançamento do novo Versa
  • 2021 – Primeiro semestre: lançamento do Kicks reestilizado
  • 2021 – Segundo semestre: lançamento do novo Sentra
  • 2022 – Primeiro semestre: lançamento do “substituto” do March
Nissan Magnite 2022

Conceito Nissan Magnite: modelo deve chegar ao mercado nacional em 2022

Resumo da Obra

Para os donos e fãs do March, muita força nessa hora! Eu entendo bem o que vocês estão passando e vai dar tudo certo!

Não me arrependo, de forma alguma, de ter comprado o Nissan March SL 1.6 CVT – me arrependo de ter comprado o Ford Ka.

Na versão topo de linha, meu March é muito prático e divertido, com o trivial em termos de equipamentos de série. Mas sinto falta de mais segurança embarcada, conforto e acabamento.

Ainda assim, pelo preço que paguei, valeu muito a pena comprá-lo.

ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *