Fiat Toro 2021 chega com mudanças na lista de equipamentos. Potente, beberrão e “tapa-buraco” motor 2.4 dá adeus

Fiat Toro Ranch 2021
Fiat Toro Ranch 2021

Mantendo toda a sua beleza de sempre e bom acabamento, a Fiat Toro 2021 chega ao mercado com mudanças na lista de equipamentos. Enquanto seus preços assustam, o potente, beberrão e “tapa-buraco” motor 2.4 dá adeus.

Antes de falar das novidades, vamos ver quais são as versões e os seus respectivos altos preços da linha 2021:

  • Fiat Toro Endurance 1.8 Flex MT5 – R$ 99.990
  • Fiat Toro Endurance 1.8 Flex AT6 – R$ 105.990
  • Fiat Toro Freedom 1.8 Flex AT6 – R$ 117.990
  • Fiat Toro Endurance 2.0 Diesel AT9 4×4 – R$ 137.990
  • Fiat Toro Freedom 2.0 Diesel AT9 4×4 – R$ 149.990
  • Fiat Toro Volcano 2.0 Diesel AT9 4×4 – R$ 162.690
  • Fiat Toro Ranch 2.0 Diesel AT9 4×4 – R$ 169.990
  • Fiat Toro Ultra 2.0 Diesel AT9 4×4 – R$ 171.990

Ajuste de equipamentos

As versões topo 2021 da picape Toro, Ranch e Ultra, passam a contar, de série, com airbags laterais, de cortina e para os joelhos do motorista, totalizando sete bolsas infláveis.

Com capacidade de carga que chega a 1.000 kg, a caçamba do modelo agora dispõe de luz com novo posicionamento no compartimento para privilegiar a iluminação com a capota marítima fechada.

Outra mudança na gama diz respeito à versão Volcano, que recebeu, como item de série, revestimento de “couro” nos bancos.

Central multimídia UConnect 7 é de série a partir do Fiat Toro Freedom 2021
Central multimídia UConnect 7 é de série a partir do Fiat Toro Freedom 2021

Fiat Toro 2021: nova central multimídia UConnect 7

Outra novidade é a nova central multimídia UConnect 7, item de fábrica a partir da versão Freedom, vinda da nova Strada e uma resposta à central VW Play do novo Volkswagen Nivus.

Com uma tela sensível ao toque de 7″, traz recursos como Apple Carplay e Android Auto com projeção sem fio (wireless). O sistema foi totalmente desenvolvido pela Fiat, o que, segundo a marca, “melhorou de forma significativa a experiência do usuário com o veículo, tornando mais práticas funções dos smartphones” – só testando mesmo para saber.

Mais detalhes da central multimídia UConnect 7

  • Navegação via Waze e Google Maps;
  • Música (Streaming | MP3);
  • Reconhecimento de voz (Siri | Google Voice);
  • Leitura e resposta de mensagem “handsfree” para SMS e WhatsApp, por exemplo;
  • Integração com calendário
  • Resolução: 1280 x 768 pixels (HD)
  • CPU: 2.100 GHz
  • Memória RAM: 2 GB
  • Memória interna: 16 GB

Lista de equipamentos de série

Fiat Toro Endurance 2021
Fiat Toro Endurance 2021

Fiat Toro Endurance 2021 – R$ 99.990

A versão de entrada, Endurance, equipada com motor 1.8 flex e câmbio manual de cinco marchas, vem equipada com novas rodas de 16″ (pneus 215/65),0 grade de proteção do vidro traseiro e santantônio, chave com telecomando, ar-condicionado, direção elétrica; vidros e travas elétricas; freios ABS com EBD; controles eletrônicos de tração e estabilidade; Hill Holder; airbag duplo frontal; protetor de caçamba, cruise control (piloto automático), entre outros.

Essa configuração também oferece câmbio automático de seis marchas (R$ 105.990). Acima dela encontra-se a motorização 2.0 turbodiesel (R$ 137.990) – acoplada à transmissão automática de nove velocidades e com tração 4×4 – que acrescenta controle de descida (HDC), protetor de cárter e skid plate integrado ao para-choque dianteiro.

Fiat Toro Freedom 2021
Fiat Toro Freedom 2021

Fiat Toro Freedom 2021 – R$ 117.990

Antes versão de entrada e hoje intermediária, a Freedom 2021, que tem propulsor 1.8 flex e câmbio automático de seis marchas, tem os itens da Endurance com adição de volante revestido em “couro” com aletas para troca de marchas (paddle shift); reconhecimento de voz; ar-condicionado dual zone; apoio de braço central dianteiro com porta-objetos, barras longitudinais no teto, capota marítima, faróis de neblina com sistema Cornering, porta-escada; retrovisores externos elétricos com Tilt Down; rodas de liga leve de 16″ (pneus 215/65), sensor de estacionamento traseiro com câmera de ré, entre outros.

Com motorização 2.0 turbodiesel e transmissão automática de nove velocidades (R$ 149.990), acrescenta rodas de liga leve de 17″ com pneus ATR de uso misto (225/65).

Fiat Toro Volcano 2021
Fiat Toro Volcano 2021

Fiat Toro Volcano 2021 – R$ 162.690

Ex-topo de linha, a versão Volcano, que recebeu como item de série revestimento de “couro” nos assentos, agora é oferecida apenas com motor 2.0 turbodiesel e traz os itens da Freedom além de banco do motorista com regulagem elétrica; quadro de instrumentos com display de 7″ colorido com relógio digital, calendário e indicador de temperatura externa; porta-objetos debaixo do banco do passageiro; console central com porta-objetos refrigerado e porta-copos; sensor de pressão dos pneus, faróis com sistema DRL, Keyless entry’n’go; partida remota; retrovisor interno eletrocrômico, retrovisores externos elétricos (Tilt down / rebatimento / luz de conforto); rodas em liga leve de 18″ (pneus 225/60) e sensores crepuscular e chuva.

Painel do Fiat Toro Ranch 2021
Painel do Fiat Toro Ranch 2021

Fiat Toro Ranch 2021 – R$ 169.990

Agora com sete airbags, a versão Ranch 2021 tem propulsor 2.0 turbodiesel e câmbio automático de nove marchas. Além de tudo da Volcano, ela tem bancos em “couro” marrom, pintura no mesmo tom na moldura do rádio, saídas de ar, alça da porta e volante; barra de proteção do vidro traseiro, engate reboque removível; interior escurecido (revestimento do teto e colunas, alça de segurança, porta-óculos); para-barros dianteiros e traseiros; e Welcome Movement com fundo de tela específico da série no quadro TFT de 7″.

Fiat Toro Ultra 2021
Fiat Toro Ultra 2021

Fiat Toro Ultra 2021 – R$ 171.990

Também com sete airbags, motor diesel e transmissão automática de nove velocidades, a versão Ultra, o Fiat mais caro da história, tem tudo da Volcano além da dynamic cover que, segundo a marca, “oferece ainda mais segurança para o conteúdo colocado na caçamba, melhor vedação contra infiltração de água”. A tampa é removível, o que facilitará caso o cliente queira carregar a caçamba com objetos maiores que sua capacidade quando fechada. O modelo também apresenta itens exclusivos que diferenciam a versão.

Fiat Toro 2021 – Opcionais

A Fiat disponibiliza alguns pacotes de opcionais:

Versão Endurance 2021

  • Pack Convenience: faróis de neblina com sistema Cornering; porta-escadas; brake-light; sensor de estacionamento traseiro; retrovisores externos elétricos com sistema Tilt Down + setas de direção integradas.
  • Pack Convenience Multimídia: câmera de ré; central multimídia com tela de 7” touchscreen; Apple CarPlay Wireless e Android Auto Wireless; comandos de voz Bluetooth, MP3, rádio AM/FM, entrada auxiliar, 2 portas USB; 6 alto-falantes; volante em “couro” com comando do rádio e telefone; 2 tweeters no painel.
  • Start & Stop

Versão Freedom 2021

  • Pack Stile: bancos revestidos parcialmente em “couro” e descanso de braço traseiro central com porta copos
  • Pack S-DESIGN: apoia-braço central traseiro com porta-copos; santantônio; pintura cinza na capa dos retrovisores externos; grade superior dianteira e barras de teto; estribos laterais pretos; interior escurecido (teto e colunas); cor específica da moldura da central multimídia, saídas de ar, alças das portas e aros dos alto-falantes; bancos revestidos com mescla de couro e tecido; painel das portas dianteiras revestidos em “couro” com costura preta; volante e kit chaves; faixas adesivas no capô e tampa traseira da caçamba; rodas com pintura escurecida; badge; logos; identificação de versão/motor escurecidos no exterior
  • Start & Stop

Versão Volcano 2021

  • Pack Deluxe Safe: teto solar; 5 airbags adicionais (laterais, cortina e joelho do motorista)
  • Pack Safety: 5 airbags adicionais (laterais, cortina e joelho do motorista)
Motor 2.4 16V Tigershark dá adeus à picape Toro
Motor 2.4 16V Tigershark dá adeus à picape Toro

Motor 2.4 Tigershark dá adeus

A linha 2021 também trouxe a aposentadoria do motor 2.4 16V Tigershark, única alternativa entre o anêmico e beberrão propulsor 1.8 16V E.TorQ Evo flex e a caríssima motorização 2.0 16V Multijet II a diesel.

Motor1.8 16V E.TorQ2.4 16V Tigershark2.0 16V Multijet II
Potência diesel170 cv
Potência gasolina135 cv174 cv
Potência etanol139 cv186 cv
Torque diesel35,7 mkgf
Torque gasolina18,8 mkgf23,5 mkgf
Torque etanol19,3 mkgf24,9 mkgf
Peso1.619 kg1.704 kg1.779/1.788/1.871 kg

Tudo bem que ele também bebia muito, como o irmão 1.8. Mas, pelo menos, entregava desempenho, algo que o E.TorQ nunca conseguiu da maneira certa.

Sem ele, o enorme buraco de preço entre as linhas está de volta, e ficou ainda maior. Se antes ele era de R$ 15.800, agora é de R$ 20.000.

Resumo da obra

Se beleza sempre foi o seu forte – continua a mais bonita disponível no Brasil hoje -, a picape Toro segue acomodada, apoiada nas suas qualidades, boas vendas e na falta de uma concorrência direta para evitar alterações profundas.

Com isso, a mudança mais necessária para o modelo ficará, mais uma vez, para depois: a troca do motor 1.8 E.Torq, que não dá conta do recado em nenhum quesito (nem em preço) – atrasada por causa da pandemia do novo coronavírus.

Vamos torcer para que a linha 2022 traga uma motorização mais eficiente para o utilitário da Fiat e, também, preço mais acessíveis – a picape Toro está muito cara!

ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:

Comentários

  • Gustavo BH disse:

    Duro é ver um carro desse porte por mais de 100 mil com apenas dois air bags. Até carros de entrada já tem mais que a Toro. Os 7 air bags deveriam ser de série. Mas a Fiat deve estar preocupada com o número de vendas e não com o número pessoas que poderiam ser salvas em caso de acidentes.

    • Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *